terça-feira, 12 de março de 2013

Mulheres devem redobrar cuidados com a saúde do coração

 

Fonte: http://www.medicando.com.br/conteudo/destaque/mulheres-devem-redobrar-cuidados-com-a-saude-do-coracao

Tuesday, 12 de March de 2013

 

No mês dedicado a elas, cardiologista alerta quanto às principais causas de morte feminina

Da Equipe Medicando

Problemas cardiovasculares já matam seis vezes mais mulheres no Brasil do que o câncer de mamaFoto: PhotoXpressProblemas cardiovasculares já matam seis vezes mais mulheres no Brasil do que o câncer de mama

Alguns dos fatores de risco para a saúde da mulher moderna têm ganhado bastante destaque, mas o maior vilão ainda passa despercebido para a maioria delas: os problemas cardiovasculares. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que 63% das mulheres que morreram por conta de complicações cardíacas não apresentaram sintomas da doença, tida hoje como uma das principais causas de morte feminina.

Rubens Darwich, cardiologista do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, alerta para um dado alarmante, de que os problemas cardiovasculares já matam seis vezes mais mulheres no Brasil do que o câncer de mama. “É imprescindível que as mulheres, além de cultivar hábitos saudáveis, procurem seus médicos e realizem avaliações e exames regularmente”.

Prevenção

Pesquisa realizada nos EUA revelou que mais de 50% das mulheres que sofreram infarto agudo do miocárdio desconheciam seus riscos de problemas cardiovasculares.

Darwich alerta para alguns fatores que tornam o risco maior para as mulheres, como, por exemplo, hipertensão, obesidade, sedentarismo, tabagismo, diabetes, elevação no colesterol ruim (LDL) e baixa no colesterol bom (HDL). “Depois da menopausa, os riscos aumentam ainda mais, por conta das mudanças hormonais”, destaca.

Segundo o especialista, eventualmente, as mulheres apresentam sintomas atípicos, como dores epigástricas (queimação no estômago), dispneia (falta de ar para fazer atividades antes normais) e dores nas costas, geralmente associadas a atividades físicas.

Doenças

Os problemas cardiovasculares mais comuns são o Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e as doenças arteriais periféricas, que caracterizam-se pelo entupimento de vasos dos membros inferiores.

O infarto ocorre quando um vaso, que leva sangue ao coração, “entope” abruptamente, provocado pelo acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, seguido da formação de um coagulo de sangue.

Já o AVC se caracteriza por perda de oxigenação de uma área do cérebro, devido a um coágulo sanguíneo, que causa entupimento (isquêmico) ou sangramento (hemorrágico) de vasos.

Dicas úteis

- Consulte o médico de sua confiança periodicamente

- Procure ter uma alimentação saudável:

- Peixes ricos em Ômega 3

- Castanhas e nozes

- Vinho tinto ou suco de uva.

- Pratique exercícios físicos regularmente:

-Caminhadas

-Natação

-Ginástica em geral

Os exercícios adequados para melhorar as condições cardíacas são os aeróbicos, mas é necessário realizar uma consulta prévia com seu médico antes de iniciar as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook