quarta-feira, 13 de março de 2013

Ônibus do Hemoes está em Viana para coleta de sangue

 

Fonte: http://www.es.gov.br/Noticias/158431/onibus-do-hemoes-esta-em-viana-para-coleta-de-sangue.htm

quarta-feira, 13 de março de 2013 | 11h40

Os moradores de Viana que puderem contribuir para o aumento do estoque de sangue doHemocentro (Hemoes), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) poderão se dirigir aos locais ondea unidade móvel do serviço estará à disposição para promover a coleta e cadastramento depossíveis doadores de medula. Nesta quarta-feira (13), a equipe está em frente à unidade desaúde no Centro de Viana e, na quinta-feira (14), estará em frente à Igreja Católica do BairroMarcílio de Noronha, das 8 às 16 horas.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos de idade, desde quepossua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Medula óssea

Além de doar sangue, o voluntário poderá se inscrever no cadastro nacional de potenciais doadores de medula óssea (Redome). Para isso, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.

A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Por causa desta dificuldade, é organizado o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. 

Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, o voluntário é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido. 

Agenda externa

As coletas externas contribuem para aumentar os estoques do banco de sangue do Hemoes – responsável por abastecer 51 serviços, entre hospitais e agências transfusionais de todo o Estado – e facilita a captação de voluntários, já que o ônibus adaptado para o serviço está disponível para ir a qualquer município, principalmente em locais onde não há postos de coleta.

Essas campanhas são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por instituições de ensino e bancárias, empresas, igrejas e entidades que queiram participar. Os telefones de contato para informações são: (27) 3636-7900 / 3636-7920 / 3636-7921. Já as marcações de visita devem ser solicitadas por meio do endereço eletrônico: hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira Texto: Maria Angela Siqueira mariaperini@saude.es.gov.br Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776 asscom@saude.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook