sexta-feira, 8 de março de 2013

No Dia Internacional da Mulher, ONU pede fim de todos os tipos de violência de gênero

 

Fonte: ONU em http://www.onu.org.br/no-dia-internacional-da-mulher-onu-pede-fim-de-todos-os-tipos-de-violencia-de-genero/

8 de março de 2013 · Destaque

Share

Tamanho da fonte: Aumentar o tamanho da letraDiminuir o tamanho da letra

Foto: PNUD Brasil/Kenia Ribeiro/CNM

No Dia Internacional da Mulher, diversas agências, fundos, programas e outros setores da ONU pediram a governos e cidadãos de todo o mundo que tomem medidas para acabar com a violência contra as mulheres em todas as suas formas e em todos os seus contextos.

“Olhe para as mulheres que o cercam. Pense naquelas queridas por sua família e sua comunidade. E entenda que há uma probabilidade estatística de que muitas delas tenham sofrido violência durante sua vida”, observou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em sua mensagem para marcar o 8 de março.

O foco do Dia este ano é o fim da violência contra as mulheres e meninas. Segundo dados da ONU, até 7 em cada 10 mulheres no mundo será espancada, estuprada, abusada ou mutilada durante sua vida e, enquanto cerca de 125 países têm leis que penalizam a violência doméstica, ainda há 603 milhões de mulheres que vivem em países onde a prática ainda não é um crime.

Ban Ki-moon lembrou que 2012 foi um ano de “chocantes” crimes de violência contra as mulheres e meninas. “Uma jovem mulher foi estuprada por um grupo de homens até a morte. Outra se matou para evitar a vergonha que seus agressores deveriam ter sentido. Adolescentes foram baleadas à queima-roupa por se atreverem a buscar uma boa educação”.

“Essas atrocidades, que provocaram uma justa indignação mundial, são parte de um problema muito maior, que permeia praticamente todas as sociedades e todas as áreas da vida”, lembrou o Secretário-Geral.

A Diretora Executiva da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), Michelle Bachelet, parabenizou os países que têm feito progressos nos últimos anos para eliminar a violência contra as mulheres, mas sublinhou que ainda há muito a fazer.

Encontro realizado na vila de Barrod, na Índia, para promover os direitos das meninas e educação para todos (2012) Foto: ONU Mulheres/Gaganjit Singh Chandok

“Eu tenho esperança, porque a consciência e a ação para os direitos das mulheres estão aumentando. Está crescendo o sentimento de que já basta”, afirmou Bachelet em sua mensagem. “Mas estou indignada porque as mulheres e meninas continuam a sofrer altos níveis de discriminação, exclusão e violência. Elas são frequentemente acusadas e sentem vergonha pela violência cometida contra elas, e muitas vezes procuram em vão por justiça.”

“Os problemas das mulheres são questões globais que merecem prioridade urgente. Não pode haver paz, nem progresso, enquanto as mulheres viverem com medo da violência”, acrescentou.

Em sua mensagem para o Dia, a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, observou que, embora a violência contra as mulheres seja uma das violações mais comuns dos direitos humanos, é muitas vezes encarada com indiferença pelas autoridades em diversos países, levando a uma falta de proteção das vítimas e de repressão de seus autores.

O clamor público é um primeiro passo que pode levar a alterações a este respeito, disse Pillay, apontando para casos na Índia, África do Sul e Papua Nova Guiné, onde a indignação pública levou as autoridades a agir. “A indignação é contagiosa”, afirmou a Alta Comissária.

No entanto, ela alertou que indignação temporária e legislações passageiras não são suficientes — a eliminação da violência de gênero deve ser um esforço contínuo.

“Devemos impedir que esta atenção desapareça”, observou ela. “Cada país deve encontrar a solução mais apropriada para assegurar a investigação e aplicação das sanções pertinentes pelos crimes sexuais e baseados no gênero. Com certeza, continuar virando as costas para o que acontece com milhões de mulheres em todo o mundo não é a resposta”

A Administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Helen Clark, ressaltou como a violência contra as mulheres continua a ser um enorme obstáculo para a realização das metas da ONU de combate à pobreza, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

“Esta luta não é só um importante fim em si mesma”, observou ela, em sua mensagem. “A violência baseada em gênero é um dos meios pelos quais as desigualdades entre homens e mulheres são perpetuadas no mundo inteiro. Assim, é essencial enfrentar este problema se quisermos atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e acelerar progresso do desenvolvimento de forma mais ampla.”

Além de consequências imediatas para a saúde, a violência tem um impacto de longo prazo sobre mulheres e meninas, desde a educação e emprego até a situação econômica e a participação na política, demonstrou Clark.

Os custo de resposta a violência também são caros para os Estados. Calcula-se que países como Canadá, Reino Unido e Estados Unidos gastem 32,9 bilhões de dólares com reparações às vítimas e perdas de produtividade. Nos países em desenvolvimento, a violência doméstica também provoca uma perda nos resultados. Em Uganda, por exemplo, seu custo estimado foi de 2,5 milhões de dólares em 2007.

Os chefes da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Programa Mundial de Alimentos (PMA) também destacaram a ligação entre a violência baseada no gênero e desenvolvimento, em particular como isso afeta a segurança alimentar dos países em desenvolvimento, onde as mulheres constituem mais de 40% da força de trabalho agrícola.

Em uma declaração conjunta, o Diretor Geral da FAO, José Graziano da Silva, o Presidente do FIDA, Kanayo F. Nwanze, e a Diretora Executiva do PMA, Ertharin Cousin, ressaltaram que “apesar do importante papel desempenhado pelas mulheres na produção de alimentos e alimentação de suas famílias, pouca atenção tem sido dada para a ligação entre a violência de gênero e segurança alimentar.”

Eles apontaram para a ligação entre a discriminação contra as mulheres e a desnutrição, já que os meninos têm prioridade sobre as meninas quando recebem comida em suas casas, e as filhas são muitas vezes casadas em tempos de escassez para que haja uma boca a menos para alimentar.

As mulheres também são vulneráveis quando forçadas a trocar comida por sexo e correm o risco de serem estupradas, enquanto passam horas recolhendo lenha. Além disso, elas muitas vezes não têm direitos de propriedade da terra.

“Melhorar a igualdade no acesso das mulheres aos insumos agrícolas, como sementes, ferramentas, fertilizantes, educação e serviços públicos contribuiria significativamente para alcançar a segurança alimentar e uma nutrição melhor para todos”, afirmaram.

Se as atuais taxas de casamento infantil continuarem, mais de 140 milhões de meninas se tornarão noivas-crianças entre 2011 e 2020, segundo alerta da ONU feito na quinta-feira (7), advertindo que pouco progresso tem sido feito para acabar com esta prática.

Destas 140 milhões de meninas, 50 milhões terão 15 anos ou menos, de acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que acrescentou que as meninas que se casam antes dos 18 anos têm um risco maior de serem vítimas de violência pelo seu parceiro do que aquelas que se casam mais tarde. “O casamento infantil é uma violação terrível dos direitos humanos”, disse o Diretor Executivo do UNFPA, Babatunde Osotimehin.

Além disso, o casamento infantil também expõe as meninas aos riscos de gravidez precoce, que pode ter consequências fatais. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), complicações na gravidez e no parto são as principais causas de morte de meninas dos 15 aos 19 anos nos países em desenvolvimento.

Garantir a segurança das mulheres em seu local de trabalho também deve ser uma prioridade, lembrou o Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), Kandeh K. Yumkella. O assédio e a violência sexual ainda são um empecilho para as milhões de mulheres empregadas no setor industrial realizarem o seu trabalho.

Yumkella afirmou que a capacitação é importante para proporcionar às mulheres o acesso a competências empresariais e de negócios, tecnologias e de crédito, de modo que elas possam trazer mudanças econômicas para elas mesmas. “O empoderamento econômico das mulheres reduz indiretamente a violência contra as mulheres, aumentando as suas escolhas e poder de barganha no trabalho e em casa”.

O Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, pediu aos países que desenvolvam políticas de prevenção do crime inovadoras que tenham como alvo a violência doméstica e familiar.

De acordo com estatísticas do UNODC, cerca de 84 mil mulheres foram vítimas de homicídio no mundo em 2010. Só na Europa, 18 mulheres são mortas todos os dias, em média, sendo que 12 destas são assassinadas por seus parceiros ou outros membros da família.

A violência ou o medo também pode impedir as mulheres de negociarem sexo seguro, o que as torna mais vulneráveis a contrair o HIV, observou o Diretor Executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), Michel Sidibé.

“Hoje, metade de todas as pessoas que vivem com HIV são mulheres. A cada minuto uma jovem é infectada com o HIV “, relatou ele. “Isso não é aceitável. Somente quando valorizarmos a saúde e o bem-estar de uma menina no mesmo patamar que o de um menino, só quando ouvirmos e agirmos igualmente para as vozes das mulheres – então poderemos ter a chance de acabar com esta epidemia.”

Sexualidade da mulher também é saúde

 

Fonte: FACULDADE DE MEDICINA DA UFMF em http://www.medicina.ufmg.br/noticias/?p=32607

Publicado em Divulgação científica
08 de março de 2013

Vida sexual durante a adolescência e na fase adulta, além dos desafios e conquistas da mulher moderna, permeiam discussão no programa de rádio da Faculdade de Medicina da UFMG. Camisinha feminina e outros métodos contraceptivos também são destaques.

Há mais de 50 anos, as mulheres brasileiras receberam uma aliada importante para a conquista de direitos: a pílula anticoncepcional. Com a oportunidade de planejar a gravidez, uma maior liberdade sexual foi possível. Décadas de vigilância sobre a sexualidade feminina, porém, ainda influenciam questões relacionadas ao tema. Mas a ginecologista Cláudia Ramos, professora da Faculdade de Medicina da UFMG, não hesita: “manter uma vida sexual ativa, se essa é a escolha, vai fazer com que a mulher se sinta bonita, desejada e cheia de vida.”

Ela acrescenta que a própria satisfação do sexo gera essa sensação de conquista e bem-estar. No entanto, o exercício pleno da sexualidade pode ser um desafio para a mulher. Quem nunca ouviu relatos sobre insatisfação sexual ou perda da libido, por exemplo? Em muitos casos, o orgasmo feminino ainda é um mistério.

Conquistas e desafios na vida afetiva e sexual também motivam mulher moderna. Ilustração: Carina Cardoso

Segundo Gislene Valadares, psiquiatra do Hospital das Clínicas, isso é comum quando a mulher desconhece o próprio corpo. Além disso, fatores como a falta de estímulo e o padrão de relação estabelecido com o companheiro ou com o círculo de convivência, que pode ser liberador ou opressor, também são determinantes. “Na maioria das vezes, existem comportamentos opressores.”

Mas outras questões podem interferir: problemas na tireoide, no metabolismo ou mesmo hormonais, às vezes devido a uma cirurgia. A aposentada Maria Helena Pereira, de 56 anos, retirou o útero há cerca de dez anos, por motivo de mioma. Desde então, ela alega se sentir “fria” em relação ao sexo. Mas a ginecologista Cláudia Ramos pondera: “ao retirar o útero, não haverá uma mudança hormonal.”

Em alguns casos, de acordo com a ginecologista, os ovários também são retirados durante essa cirurgia, gerando uma menopausa abrupta, ligada à falta de hormônio. Apesar de tal situação possibilitar o comprometimento do desejo sexual, ela reforça que somente a retirada do útero não interfere, mas é importante que a mulher não estabeleça uma relação com a perda da feminilidade.

Todavia, a preocupação médica já associa a prescrição de medicamentos aleatórios à questão da libido. A psiquiatra Gislene revela que, atualmente, ao ser prescrito um antidepressivo, por exemplo, essa questão envolve a escolha da medicação. “A gente procura prescrever aquela que tenha menos efeitos colaterais, uma vez que esses efeitos já são considerados na área sexual”, justifica.

Tema da semana

O Saúde com Ciência desta semana aborda a sexualidade da mulher, onde tabus ainda perduram. Temas como orgasmo e menopausa são discutidos pelos especialistas da área. Confira a programação:

Mulher moderna: desafios e conquistas – segunda-feira (11/03/2013)

Vida sexual – terça-feira (12/03/2013)

Sexo na maturidade – quarta-feira (13/03/2013)

Sexualidade da adolescente – quinta-feira (14/03/2013)

Mulher cuidadosa, mulher moderna – sexta-feira (15/03/2013)

Sobre o programa de rádio

O Saúde com Ciência é produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. O programa é veiculado em vinte e sete emissoras de rádio em Minas Gerais. Também é possível conferir as edições pelo site do Saúde com Ciência.

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG
jornalismo@medicina.ufmg.br

Programa Momento Saúde: Saúde da Mulher. Saiba como se cuidar em cada fase da vida

 

O médico ginecologista do Hospital Samaritano, Dr. Nicolau D'Amico discorre sobre a saúde da mulher. Saiba mais sobre os principais exames que a mulher deve fazer ao longo da vida. Clique aqui e assista!

Câncer: autoexame de mama pode salvar vidas

 

Fonte: BLOG DA SAUDE em http://www.blog.saude.gov.br/cancer-autoexame-de-mama-pode-salvar-vidas/

7 de março de 2013

Foto: Klaus Tiedge / Corbis

“Eu mesma descobri o meu câncer. Estava tomando banho e ao apalpar o meu seio senti uma coisa estranha que parecia um grãozinho de feijão. Fui à mastologista e ela pediu uma mamografia que acusou o câncer. Quando ela disse que era maligno o chão abriu pra mim. Fiquei muito nervosa, chorei muito, mas com o tempo isso foi passando e aceitei que para eu viver teria que tirar o seio”, conta Diomar da Silva, 65 anos, moradora do Rio de Janeiro.

Assim como aconteceu com Diomar, a maioria dos tumores na mama é detectado pela mulher através do autoexame. Conhecer o que é normal em suas mamas e ficar atenta a eventuais alterações é primordial para evitar um caso grave de câncer. Nesta quinta-feira (7), durante o Encontro com Blogueiras sobre Saúde da Mulher, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou que em 2011 a doença matou mais de 13 mil mulheres no Brasil. O câncer de mama é causado pela multiplicação anormal das células da mama que formam um tumor maligno, mas se for descoberta no início tem cura.

O primeiro sinal do câncer costuma ser a presença de um caroço acompanhado ou não de dor. Existem outros sintomas que também devem ser observados como a deformidade ou o aumento do seio, vermelhidão, retração da pele, edema e a presença de líquido nos mamilos. Também podem aparecer pequenos caroços na região, embaixo dos braços e nas axilas. Entretanto, nem sempre essas alterações são sinais de câncer de mama. Para não ficar na dúvida a mulher que identificar algum desses casos deve procurar auxílio médico.

Toda mulher deve cuidar da saúde, mas para o controle do câncer de mama as mulheres com 40 anos ou mais devem procurar o posto de saúde, anualmente, para ter suas mamas examinadas por um profissional. Entre 50 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos, pois o risco de câncer de mama aumenta com a idade.

Em 2004, Diomar confirmou a doença após uma biopsia realizada no Instituto Nacional do Câncer (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde. Um mês antes de descobrir o caroço, durante o banho, ela fez uma mamografia que não identificou nenhum tumor. A radiografia das mamas é realizada por um equipamento chamado mamógrafo e feita através de uma compressão das mamas para visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer em fase inicial.

Ciente da importância do resultado gerado pelo mamógrafo, o Ministério da Saúde está com foco na qualidade desses aparelhos, explica a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher do MS, Esther Vilela: “O laudo e a qualidade da mamografia interferem muito no diagnóstico certeiro de um câncer de mama. Por isso, o Ministério da Saúde realizou uma força tarefa para rastrear todos os mamógrafos e fazer uma revisão da situação de todos os aparelhos de mamografia do Brasil, para saber onde eles estão e como eles estão”.

Além da mamografia, o Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece o rastreamento precoce do câncer de mama através de exames periódicos feito por profissionais em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais. “Toda mulher deve procurar o posto de saúde para fazer o preventivo e seguir as orientações feitas pela equipe. Além do autoexame que a mulher deve realizar mensalmente em casa, quando ela vai ao ginecologista ou a um clínico ela tem que pedir para ele examinar a sua mama, porque o exame feito por um profissional tem uma especificidade diferente. O importante é fazer a prevenção”, explica Esther Vilela.

“Se não fosse o autoexame eu não iria descobrir cedo o que eu tinha e talvez hoje eu não estivesse mais aqui. Mas já se passaram quase nove anos e eu estou muito bem. Até pensei em reconstruir a mama, mas como tenho dificuldade de cicatrização, optei por usar a prótese externa que eu uso dentro do sutiã e ninguém percebe. Só se eu contar para as pessoas que elas vão saber”, comemora a corajosa Diomar. Próteses de seios, internas e externas, também são ofertadas pelo Sistema Único de Saúde.

Tratamento – O tumor de Diomar tinha 13 mm e o médico julgou necessária a retirada da mama. A cirurgia foi realizada no mesmo ano em que ela descobriu a doença. Ela não precisou de tratamento com quimioterapia e radioterapia, mas durante cinco anos tomou medicamentos diariamente. As formas de tratamento variam conforme o tipo e o tamanho do câncer. A quimioterapia é a forma de tratar a doença com medicamentos que matam as células malignas; a radioterapia mata essas células através de radiação; a hormonoterapia é a medicação que bloqueia a ação dos hormônios femininos; e a cirurgia, que pode incluir a remoção do tumor ou a mastectomia que é a retirada completa da mama. O SUS oferece todos os tratamentos.

Genética – A mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 anos, ou câncer de ovário, deve, a partir dos 35 anos, realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano. Uma parte delas tem herança genética e devem avaliar seu risco de desenvolver a doença.

Outras maneiras de prevenção – Não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar, alimentar-se bem e praticar atividade que movimente seu corpo podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer. A amamentação e o controle do peso corporal também. Se a mulher for se submeter à reposição hormonal é importante que converse com o seu médico antes.

Grupo Fleury apresenta: A Última Rosa (HD)

 

 

Este filme é uma homenagem do Grupo Fleury a todas as mulheres. Uma celebração das suas lutas e conquistas diárias que trouxeram um significado ainda mais forte para o Dia Internacional da Mulher.

----------------------------------------­­--------------------------
Saiba mais sobre o Grupo Fleury: http://www.fleury.com.br/sobre-o-fleury
Curta a Fan Page de Fleury:http://www.facebook.com/FleuryMedicinaeSaude
Curta a Fan Page de a+: http://www.facebook.com/amaissaude

ES: Hospital São Judas Tadeu reabre e volta a realizar atendimento ambulatorial

 

Fonte: A GAZETA em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/03/noticias/cidades/1414604-hospital-sao-judas-tadeu-reabre-e-volta-a-realizar-atendimento-ambulatorial.html

07/03/2013 - 17h31 - Atualizado em 07/03/2013 - 18h11

 

Internações e cirurgias só voltarão a ser feitas quando unidade cumprir exigências feitas pela Vigilância Sanitária Estadual

Leonardo Soares

Foto: Ricardo Medeiros

Ricardo Medeiros

Hospital e Maternidade São Judas Tadeu, em Guarapari, foi interditado em fevereiro

O Hospital São Judas Tadeu, em Guarapari, foi reaberto no início da tarde desta quinta-feira (07) apenas para atendimento ambulatorial de pacientes com plano de saúde particular. As internações e cirurgias só voltarão a ser feitas quando a unidade cumprir as exigências feitas pela Vigilância Sanitária Estadual. O São Judas foi interditado no último dia 20, para a investigação da morte de sete recém-nascidos no hospital, entre janeiro e fevereiro deste ano.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o hospital está autorizado a realizar novamente o atendimento ambulatorial. Entretanto, não é permitido que haja nenhum outro tipo de procedimento que não seja o de ambulatório, esclarece a Sesa.

O diretor clínico do Hospital São Judas, Carlos Frederico Machado, informou que o alvará necessário para a reabertura do ambulatório foi conseguido às 11h desta quinta. Às 14h o hospital já começou a atender os pacientes. "Por enquanto temos somente o ambulatório funcionando. Mas já estamos providenciando as exigências apontadas pela Vigilância Sanitária para reabrir o hospital, por completo".

No hospital São Judas, apenas a maternidade funcionava em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), informou o diretor clínico. E como não há, ainda, condições de realizar as internações de gestantes, somente são feitos atendimentos particulares no local.

"Até a próxima semana devemos ter tudo sob controle. São questões como o fluxo de esterilização de materiais, escala de plantonistas e outras questões. Estamos organizando as escalas dos profissionais".

Explicação
Carlos Frederico Machado voltou a defender a unidade hospitalar sobre o episódio em que sete recém-nascidos que nasceram no São Judas entre os meses de janeiro e fevereiro vieram a óbito. Os repetidos óbitos fizeram com que tanto o Conselho Regional de Medicina (CRM) quanto o Ministério Público Estadual abrissem investigação sobre os casos.

"Já foi comprovado pela comissão de investigação que as mortes dos bebês não são culpa do hospital. Pode ter havido alguma falha durante o pré-natal e há mães que já chegaram ao hospital com o bebê morto", defendeu.

CBN
Em entrevista ao CBN Vitória na manhã desta quinta, o sub-secretário de Estado da Saúde, Geraldo Queiroz, defendeu choque de ordem na saúde do município. Geraldo Queiroz também falou sobre a situação do hospital: "A Vigilância Sanitária de Guarapari foi omissa em permitir que o Sâo Judas tadeu funcionasse sem condições e colocando em risco a vida de pacientes".

A relação médico x paciente: a ausência do profissional no plantão

 

Fonte: CBN VITÓRIA em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/12/cbn_vitoria/comentaristas/michel_assbu/1385882-a-relacao-medico-x-paciente-a-ausencia-do-profissional-no-plantao.html#.UTldzBeS90E.facebook

Dr. Michel Assbú

Consultório CBN

Nosso comentarista do Consultório CBN, Michel Assbu, fala da relação médico x paciente com base no caso que chocou o Brasil: a história da menina Adrielly, de 10 anos, que teve morte encefálica neste domingo (30), após ser atingida por uma bala perdida na cabeça na noite de Natal, no Rio de Janeiro.

OUÇA A NOTÍCIA

CUIDADOS NO SALÃO DE BELEZA

 

Fonte: HOSPITAL VITA em http://www.grupovita.com.br/blog/2013/03/07/cuidados-no-salao-de-beleza/

Hospital VITA

POSTADO POR HOSPITAL VITA - 07 DE MARÇO DE 2013

Você sabe os cuidados que deve ter no salão de beleza? A infectologista do Hospital VITA Curitiba, Marta Fragoso, falou sobre o assunto para o Portal Atmosfera Feminina.

É preciso manter-se alerta: o risco de contrair uma infecção por fungos, bactérias e vírus pode ser alto se os procedimentos de higiene não forem realizados corretamente. Alicates, pinças, lixas, palitos, todos podem estar suscetíveis à contaminação. Basta uma pessoa estar contaminada para transmitir para outras que utilizarem o mesmo instrumento. “Micoses de pele, unhas e couro cabeludo; verrugas nos pés e mãos; hepatites virais, AIDS, furúnculos, pedículos, sarna, dermatites alérgicas na pele e couro cabeludo podem ser transmitidos nos salões, caso eles não sigam algumas normas de higiene”, alerta a infectologista Marta Fragoso, dos Hospital VITA Curitiba. Confira algumas dicas da doutora:

Limpeza é fundamental

Na sala de espera, observe as condições de limpeza do local. “O ambiente do salão de beleza deve ser limpo, bem ventilado, com pisos, paredes e superfícies de móveis com condições adequadas de higienização, e não deve possuir animais de estimação”, ela diz.

Atenção aos detalhes

Observe também como os materiais são higienizados e esterilizados. “Além de condições adequadas de limpeza, os salões devem fazer a desinfecção e esterilização dos instrumentais utilizados, não reaproveitar cera depilatória, fazer descarte de lixo, possuir profissionais habilitados, e possuir licença sanitária vigente”, observa.

Unhas

Aqui a maior preocupação é com os alicates de cutícula e cortadores, que devem ser rigorosamente higienizados e esterilizados. Lixas de unhas, de pés e palitos de madeira devem ser descartáveis. Os kits esterilizados devem ser abertos na frente da cliente, que também deve ficar atenta ao descarte apropriado do material. Alguns salões guardam o conjunto de cada cliente em saquinhos plásticos individuais e identificados, para ser usado somente por ela. Se puder, leve o seu próprio kit. As bacias de plástico devem ser lavadas e desinfetadas após o uso, e recobertas com capas protetoras descartáveis.

Depilação

Tanto os lençóis da maca como a cera devem ser descartáveis.

Cabelos

Toalhas, escovas e pentes devem ser lavados e higienizados a cada uso.

Maquiagem

A maquiagem, especialmente de olhos e boca, pode transmitir conjuntivites e herpes, por exemplo. E, neste caso, não tem como higienizá-la, então prefira levar a sua.

Estufa ou autoclave?

São aparelhos usados para a esterilização do material. Mas, apesar de terem a mesma função, são aparelhos diferentes e, portanto, com eficácias diversas. “Somente a autoclave é capaz de promover a esterilização eficaz, desde que regulada e monitorada quanto às condições de temperatura, pressão, umidade e tempo correto de exposição dos instrumentais ao calor”, finaliza Marta.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Herpes: é possível prevenir

 

Fonte: HOSPITAL ALBERT EINSTEIN em http://www.einstein.br/einstein-saude/proteja-se/Paginas/Herpes-e-possivel-prevenir.aspx

Desagradável, doloroso e inconveniente. Esses são três adjetivos que definem perfeitamente uma das infecções virais mais comuns à população: o herpes.

herpesDe acordo com o dr. David Salomão Lewi, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), cerca de 90% da população adulta já entrou em contato com o vírus da famíliaHerpeviridae, mas apenas 1% apresenta recorrência da doença.

Entre suas diferentes denominações, o vírus possui três subtipos: herpes simples 1 e 2 e varicela-zóster. O simples tipo 1 atinge principalmente os lábios, manifestando-se por meio de feridas e bolhas agrupadas, que lembram um cacho de uvas.

Há ocorrência desse tipo viral também na face e no nariz. Já o simples 2, muito semelhante ao tipo 1, promove lesões na região genital.

O varicela-zóster é o causador da catapora – doença típica da infância – e pode ser prevenido por vacina. Muitas vezes, nos adultos que tiveram a doença quando crianças o vírus pode voltar a se manifestar por meio de vesículas em algumas terminações nervosas no tórax, costas, abdome ou rosto.

Quando isso ocorre o efeito é avassalador. Seu primeiro indício é uma hipersensibilidade na pele, seguida da erupção de feridas. Pode ainda levar à nevralgia pós-hérpica, ou seja, mesmo após o desaparecimento das lesões pode haver uma inflamação dos nervos, provocando dores.

Possíveis causas e tratamentos

Longa é a discussão sobre os reais motivos para a ativação do vírus herpes simples, que se instala na cadeia ganglionar, o conjunto de gânglios localizados no pescoço, nas axilas e nas virilhas. Estresse, febre, infecções e alta exposição ao sol são algumas das principais causas para despertá-lo. Por essa razão, em pacientes com imunidade baixa, muitas vezes chega a ser crônico.

Você também pode gostar de:

Quando há frequente ocorrência do herpes simples tipo 1, existe a possibilidade de prevenir sua manifestação contínua por meio de tratamentos com antivirais de uso tópico ou via oral. “O tratamento encurta a duração dos surtos, mas não há cura em definitivo, podendo haver recidiva mesmo após o tratamento”, explica o dermatologista Beni Grinblat, do HIAE.

O herpes é contagioso. Assim, cuidado, atenção e prevenção são as palavras-chave para a não proliferação do vírus. “O simples 1 é transmitido pela saliva ou pelo contato da ferida com a pele, em sua fase vesicular; e o herpes simples 2, por relação sexual. O uso de proteção e boa higienização após o ato sexual, portanto, são essenciais para prevenir-se contra ele.”

Como os anteriores, o varicela-zóster também é contagioso e pode ser contraído com o contato direto entre as lesões e a pele. “Ao primeiro sinal de manifestação da doença, deve-se procurar um médico. Ele indicará o melhor tratamento para evitar a reincidência da doença ou sua disseminação”, conclui o infectologista.

Publicada em dezembro/ 2009

Pesquisadores relacionam consumo de sal com doenças autoimunes

 

Fonte: O GLOBO em http://oglobo.globo.com/saude/pesquisadores-relacionam-consumo-de-sal-com-doencas-autoimunes-7764971#ixzz2MsxsEDBb

DUILO VICTOR (EMAIL)

Publicado:7/03/13 - 7h00

Atualizado:7/03/13 - 7h00

<br />Consumo excessivo de sal pode estar ligado ao aumento de casos de doenças autoimunes<br />Foto: Alice Edward / Agência O Globo

Consumo excessivo de sal pode estar ligado ao aumento de casos de doenças autoimunes Alice Edward / Agência O Globo

Um grupo de três estudos feitos por importantes pesquisadores de universidades americanas e instituições alemãs associaram o consumo excessivo de sal às doenças autoimunes. Em testes de laboratório, foi descoberto um gene que ativa a agressividade de uma célula de defesa do organismo chamada TH17, de acordo com o consumo de sal. Este glóbulo branco, ao agir de forma descontrolada, pode desencadear uma série de doenças autoimunes, entre as quais esclerose múltipla, artrite reumatoide, doença de Crohn, retocolite ulcerativa e psoríase.

Não à toa, sugerem os estudos, o aumento do número de diagnósticos de doenças autoimunes acompanha o crescimento do consumo de alimentos industrializados. É questão de saúde pública a carga extra de sal que alguns produtos ganham na sua formulação, quase sempre para prolongar a validade. Mas, até então, a maior ameaça trazida pela ingestão exagerada de sal era a hipertensão.

— É bastante surpreendente que a descoberta tenha sido sobre um elemento que está bem debaixo do nosso nariz — comenta Cláudio Ribeiro, imunologista do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio. — As reações imunológicas são resultado de um equilíbrio muito delicado e os estudos mostram que o consumo de sal deve ser um dos fatores a serem estudados daqui em diante.

Fator genético é indispensável

Assim como destaca Ribeiro, as pesquisas sobre o sal publicadas na revista “Nature” nem de longe podem explicar sozinhas por que as doenças autoimunes — em que o corpo reage inadequadamente contra ele mesmo — se manifestam. Tais males ocorrem, em primeiro lugar, por causa de características genéticas especiais. Apenas com o defeito no DNA que, depois, devido a uma série de fatores ambientais, o indivíduo pode desenvolver a doença. O sal, segundo concluem os pesquisadores, manifesta-se como mais um fator neste conjunto. De acordo com especialistas, há chances de que uma pessoa nunca manifeste os sintomas da doença mesmo com gene defeituoso, caso seja poupada de certas características do ambiente em que vive, seja um determinado alimento, o tabagismo ou o estresse, por exemplo.

— A maioria das doenças autoimunes funcionam como numa prova de salto em altura. Cada fator ambiental vai aumentar a altura do sarrafo, até que o saltador não consiga mais ultrapassá-lo — compara o reumatologista Luis Eduardo Coelho Andrade, professor da Universidade Federal de São Paulo. — Estudou-se muito até hoje sobre o que pode desencadear este tipo de doença, o que faz subir o sarrafo, mas ainda se sabe muito pouco. O estudo sobre o sal parece ser inédito, mas é bem preliminar.

Teste feito em camundongos

Na publicação feita pela “Nature”, os cientistas dizem que o gene ativado pelo consumo de sal é o SGK1. Hongkun Park, de Harvard, conseguiu identificar o gene depois de desenvolver um método de pesquisa em que pode isolar, um por um, o efeito de cada gene na produção das células TH17. Em conjunto com os departamentos de física e bioquímica da universidade americana, Park conseguiu desenvolver uma estrutura eletrônica, ligada a agulhas microscópicas feitas de silicone, capazes de perfurar as células sem danificá-las e identificar a função de cada gene.

Já Markus Kleinewietfeld, pesquisador das universidades americanas de Yale, Harvard e MIT e Dominik Müller, do Centro de Pesquisas e Experimentos Clínicos da Experimental (ECRC), com laboratório em Berlim, descobriram que o consumo exagerado de sal pode aumentar em até 10 vezes a ação nociva da célula TH17. A constatação veio a partir do cultivo da célula do sistema imunológico em laboratório.

Além disso, no teste feito em camundongos, a dieta com mais sal levou os roedores a desenvolverem uma forma mais voraz de uma doença autoimune semelhante à esclerose múltipla. A doença é conhecida pela reação inflamatória do corpo contra a bainha de mielina, um grupo de células do sistema nervoso que, se afetadas pela esclerose, começa a bloquear a comunicação dos neurônios.

Além da esclerose múltipla, Müller e seus colegas querem estudar os efeitos do sal na psoríase, doença autoimune conhecida pelas lesões causadas na pele. Jens Titze, da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, que assina um três estudos, descobriu recentemente que a pele tem importância no armazenamento de sal no nosso corpo. Por isso, há o interesse em investigar como o consumo de sal pode fazer a psoríase se manifestar.

No Brasil, um acordo entre a Associação Brasileira da Indústrias de Alimentação e o Ministério da Saúde prevê metas de redução de sal para nove categorias de alimentos, que devem resultar na retirada de mais de 20 mil toneladas de sódio (sal) dos produtos até 2020, segundo anunciou o ministério no ano passado. Na dúvida, as autoridades sanitárias ganham mais um motivo para cortar o sal da mesa do brasileiro.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/pesquisadores-relacionam-consumo-de-sal-com-doencas-autoimunes-7764971#ixzz2MsxsEDBb
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Prefeitura dá "parabéns" às mulheres com música, filme, teatro e orientações

 

Fonte: PREFEITURA DE VITORIA/ES em http://www.vitoria.es.gov.br/secom.php?pagina=noticias&idNoticia=10653

Publicada em 07/03/2013, às 14h40 | Atualizada em 07/03/2013, às 15h30

Por Secom - Prefeitura de Vitória

Elizabeth Nader

Mulheres assistindo filme

Servidoras poderão assistir a um curta-metragem no auditório da PMV durante as homenagens ao Dia Internacional da Mulher

Graça, formosura, alegria, amor e força de vontade. Sobram virtudes e palavras para representar um nome ao mesmo tempo singelo e essencial para toda a sociedade: mulher. No dia dedicado a elas, a Prefeitura de Vitória tem o prazer de dizer: “Parabéns”.

Corajosas, elas mostraram e mostram seu valor, seja no mercado de trabalho ou em suas respectivas famílias. Tamanhas importância e representatividade são reconhecidas no dia a dia, mas, nesta sexta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, elas merecem um algo a mais.

Por isso, a administração municipal preparou uma programação especial para as servidoras e munícipes. No auditório Zemar Moreira Lima, no Palácio Jerônimo Monteiro (sede da Prefeitura de Vitória), o prefeito Luciano Rezende dará início às homenagens, a partir das 16 horas. Depois, haverá exibição de um curta-metragem com temática voltada para as mulheres e apresentação musical.

O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) contará com oficinas de autocuidado e maquiagem. Já as idosas da capital poderão participar de diversas atrações nos CCTIs, a partir das 15 horas. Em Jardim Camburi, haverá desfile de roupas excêntricas e apresentação da peça "A Evolução da Mulher", com o grupo "Baú da Sabedoria".

Massagem nos pés, limpeza de pele, maquiagem profissional e produção de fotos, tudo em um só lugar. Essas atividades estão sendo oferecidas para as mulheres no Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Maria Ortiz nestas quinta (7) e sexta-feiras (8).

Diego Alves

Maquiagem

Mulheres têm acesso a diferentes serviços de beleza e maquiagem no Centro de Convivência da Terceira Idade de Maria Ortiz

Ainda nesta sexta, haverá uma mobilização na praça Costa Pereira, a partir das 9 horas, organizada pelo Fórum de Mulheres. O objetivo é chamar atenção para o número de casos de violência contra a mulher. A Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) programou apresentações teatrais e de dança contemporânea. Na ocasião, serão feitas ainda abordagens para informar sobre os serviços de atenção à mulher disponibilizados pelo município.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, em Santo Antônio, o professor de Língua Portuguesa Vicente Ferreira Oliveira preparou um textopara homenagear as 75 mulheres da unidade, entre professoras, coordenadoras, pedagogas, estagiárias, assistentes e funcionárias terceirizadas .

Neste sábado (9), o Centro de Referência da Juventude (CRJ) traz uma programação especial apresentando trabalhos de várias mulheres em exposições culturais e apresentações musicais. O evento é aberto ao público, das 9 às 21 horas.

Para encerrar a programação, a Prefeitura de Vitória agendou para o dia 24 (domingo) a VII Corrida da Mulher. As inscrições começam nesta segunda-feira (11).

ES: bebês de Guarapari morreram por pré-natal mal conduzido ou não feito

 

Fonte: CBN VITORIA em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/03/cbn_vitoria/entrevistas/1414412-pre-natal-mal-conduzido-ou-nao-feito-sao-as-principais-causas-das-mortes-de-bebes-em-guarapari.html

07/03 - 11h54

Rádio CBN Vitória (93,5 FM)

Pré-natal mal conduzido ou não feito. Esta é a principal causa apontada pela Secretaria de Estado da Saúde para as mortes dos sete bebês de Guarapari que nasceram no Hospital São Judas Tadeu.

Em entrevista ao CBN Vitória, o sub-secretário de Estado da Saúde, Geraldo Queiroz, defende choque de ordem na saúde do município. Geraldo Queiroz também falou sobre a situação do hospital: "A Vigilância Sanitária de Guarapari foi omissa em permitir que o Sâo Judas tadeu funcionasse sem condições e colocando em risco a vida de pacientes".

A Vigilância Sanitária Estadual identificou problemas graves na Maternidade São Judas, que está sob interdição desde fevereiro deste ano: "O hospital não tem escala de trabalho para médicos e enfermeiros. Não tem área física para a esterilização de seus equipamentos. Falta lavanderia para tratar adequadamente as roupas de cama e dos pacientes. E ainda: a refeição oferecida aos pacientes é manipulada em ambiente inadequado. São as condições imediatas que precisam ser cumpridas para o hospital voltar a reabrir as suas portas", detalhou Geraldo Queiroz. 

OUÇA A NOTÍCIA
 

APROVADO PROJETO DE LEI - PL - QUE ALTEROU PARTE DA LEI MUNICIPAL 8.110 - ATENDIMENTO DPVAT

 

Fonte: SEGS em http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=109252:aprovado-projeto-de-lei-pl-que-alterou-parte-da-lei-municipal-8110-atendimento-dpvat&catid=45:cat-seguros&Itemid=324

06Mar2013

QUA, 06 DE MARÇO DE 2013 17:06 RONALDO FAGUNDES NOTÍCIAS -SEGUROS

A Lei Municipal nº 8.110 que dispõe sobre a afixação de orientação sobre seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veiculos Automotores de Via Terrestre - DPVAT - , em estabelecimentos de prestação de serviços de saúde públicos ou privados e funerárias do Município de Vitória, sofreu alteração por projeto de autoria do Vereador e Corretor de Seguros, Sérgio Augusto de Magalhães e Souza-(SERJÃO)- da Bancada Municipal do PSB do Estado do Espírito Santo, uma vez que não deixava claro ser o atendimento prestado de forma gratuita.

No projeto de Lei de autoria do Vereador Serjão aprovado na última semana, determina que passe a constar a informação de que o Sindicato dos Corretores de Seguros e Empresas Corretoras de Seguros do Estado do Espirito Santo-(SINCOR-ES)- oferece "Gratuitamente" atendimento a vitimas e beneficiários do Seguro DPVAT, fazendo constar ainda endereço e telefones do Sindicato.

Segundo o Verador Serjão-(PSB)- o PL, visou unicamente dar maior segurança aos beneficiários e vitimas de acidentes provocados por veículos automotores, evitando e inibindo que ações de terceiros possam reter parte dos valores das indenizações.

Afirma ainda o Vereador, que boa parte da população não recorrer ao seguro ou não recebem os valores a que teriam direito por Lei, por total falta de conhecimento, deixando registrado ainda que este serviço é prestado pelo Sincor-ES totalmente Gratuito.

------------------------------------------------------------------------------

Segs.com.br valoriza o consumidor e corretor de seguro

Padilha anuncia R$ 120 milhões para implantação da Rede Hora Certa em SP

 

Fonte: REDE BRASIL ATUAL em http://www.redebrasilatual.com.br/temas/saude/2013/03/padilha-anuncia-r-120-mi-para-implantacao-da-rede-hora-certa-em-sp

Programa é uma das principais promessas de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT) e prevê a construção de 31 unidades para exames e cirurgias não urgentes

Por: Raimundo Oliveira, da Rede Brasil Atual

Publicado em 07/03/2013, 15:11

Última atualização às 15:11

Padilha anuncia R$ 120 milhões para implantação da Rede Hora Certa em SP

Cuidados com a a saúde da mulher estão relacionados entre prioridades da proposta da Rede Hora Certa (CC/Ministério da Saúde)

São Paulo – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou hoje em São Paulo que o ministério vai repassar R$ 120 milhões para a prefeitura implantar a Rede Hora Certa, uma das principais promessas de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT).

O programa prevê a construção, nas 31 subprefeituras, de unidades de saúde para a realização de exames de média e alta complexidade e de cirurgias não urgentes. Segundo Padilha, o repasse será feito em dez parcelas mensais, no valor de R$ 10 milhões cada. “Este programa será implantado para reduzir a fila de espera de exames e em cirurgias eletivas. Não podemos mais permitir as filas”, disse Padilha.

O ministro participou na manhã de hoje, na prefeitura de São Paulo, de um evento promovido para divulgar parcerias feitas entre a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres e outras secretarias da prefeitura, entre elas a que define o atendimento da rede municipal de saúde para diminuir a fila de espera por exames como ultrassonografias vaginais e de mama – usadas, principalmente, para detectar tumores.

De acordo com informações da prefeitura, 800 mil pessoas estão na fila de espera da rede municipal de saúde atualmente: 500 mil a espera de consulta e 300 mil que aguardam a realização de exames.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Júnior, para realizar os 90 mil exames na área de saúde da mulher que lideram a lista de espera da rede pública do município, a prefeitura vai contratar serviços de hospitais filantrópicos e laboratórios privados enquanto unidades da Rede Hora Certa não são construídas. Filippi afirmou que a expectativa de prazo para realizar os 90 mil exames é de três meses e o custo estimado é de R$ 2 milhões.

Gravidez planejada: escolhendo o momento de gestar

 

Fonte: FOLHA VITORIA em http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/dicasdesaude/2013/03/05/gravidez-planejada-escolhendo-o-momento-de-gestar/

5mar2013

Publicado às 16:27 | Postado por saulomalbar

Confira as respostas da psicóloga Clarice Skalkowicz Jreissati, sobre gravidez planejada.

Escolhendo o momento de gestar
Encontrar sua alma gêmea e viver feliz para sempre. Esse é o grande sonho, aprendido desde a infância, quando escutamos os tradicionais contos de fadas. O princípe e a princesa tem muitos filhos e vivem felizes para sempre em seu castelo. Mas não é o destino nem o capítulo final de um casamento feliz que trazem os filhos.

Ter filhos, dar espaço para eles na relação implica em várias decisões e avaliá-las com rigor pode ser um bom começo para esta emocionamente aventura.

Na verdade o que determina quando é chegada a hora de um casal se transformar em família é o emocional, o psicológico: o estar preparado enquanto casal para assumir esta responsabilidade e arcar com ela para todo o sempre, já que ter um filho é uma decisão sem volta. Mas existem alguns parâmetros que ajudam a avaliar se o momento que vocês estão vivendo e pelo qual passa a relação é o mais indicado, e se o filho vai chegar numa boa hora para os dois.

A relação vai bem e o filho só vem a acrescentar?
Filho não é a solução para nenhuma crise conjugal e não evita o naufrágio do casal.
Pelo contrário, nos primeiros tempos, uma criança significa uma revolução tão grande que até os mais sólidos casamentos podem balançar temporariamente. Portanto, ter filhos só pode ser decidido num momento de estabilidade da relação.

O desejo de ter um filho é comum aos dois?

Os bebês não vem mais ao mundo “sem querer”, as gestações ocorrem pelo desejo de ter um filho quer seja consciente ou inconsciente. O que garante o afeto e o amor ao bebê que está chegando é a certeza de que ele chegou com mútuo consentimento e desejo dos dois.

Existe uma pré-disponibilidade interna de cada um em abrir mão de uma vida mais descompromissada em prol do bebê que vai chegar?

Essa terceira pessoa que vem se juntar ao casal, exige cuidados, carinho e disponibilidade dos dois. Se os companheiros estão dispostos a lidar com os medos e ansiedades da gestação, com as noites mal dormidas sem se sentir lesados por isso é um bom indicio de que é chegada a hora.

O momento foi planejado considerando os prós e contras da vida profissional de cada um?

Hoje é comum que homem e mulher trabalhem fora. Um filho pode causar mudanças e sacrifícios à carreira, sobretudo da mulher, que vai diminuir ou interromper suas atividades profissionais por um tempo ou definitivamente. E ainda vai querer contar com a ajuda e presença do marido ao lado dela.

Se vocês estão de acordo sobre isso e não vêem o bebê como um empecilho, então este filho será bem- vindo.


Vocês acreditam que realmente chegou o momento, é agora ou nunca?

Só vocês dois, de corações abertos, podem avaliar. E se juntos chegarem a esta decisão, está na hora de encomendar o berço, começar a lista do enxoval e buscar orientação sobre essa nova tarefa a que vocês estão dispostos : a de ser pais.

E não se envergonhem de buscar ajuda profissional para desvendar os “segredos “da maternidade e da paternidade. Afinal se para tirar carteira de habilitação é necessário fazer uma série de provas e testes, para ser pai e mãe e conduzir uma criança que vai chegar são necessários : amor, disponibilidade, afeto e muita, mais muita orientação.

Plagiando Chico Buarque de Hollanda, que esse bebê que vai chegar seja “o fruto mais bendito do amor de vocês”. E que com muito carinho possam arrumar o “berço” para este mais novo membro da família.

Uso frequente de aspirina eleva risco de perda da visão em idosos, diz estudo

 

Fonte: ESTADÃO em http://www.estadao.com.br/noticias/geral,uso-frequente-de-aspirina-eleva-risco-de-perda-da-visao-em-idosos-diz-estudo,976219,0.htm

Risco sobe de 1 para 1,8 % apenas mas valor é importante do ponto de vista estatístico, dizem especialistas

20 de dezembro de 2012 | 18h 21

Tomar aspirina regularmente durante períodos prolongados pode aumentar o risco de que a pessoa apresente degeneração macular - transtorno associado à idade que provoca perda de visão. Essa foi a conclusão de um estudo com quase 5 mil participantes realizado nos Estados Unidos. Baseado em dados colhidos ao longo de 20 anos, o trabalho foi publicado na revista científica Journal of the American Medical Association (JAMA).

O aumento nos riscos foi relativamente modesto: participantes que tomaram aspirina regularmente (mais de duas vezes por semana durante três meses) ao longo de dez anos ou mais apresentam quase duas vezes mais riscos de desenvolver degeneração macular do que os que não tomaram o medicamento.

Os riscos de vir a sofrer do problema são de 1% para quem não tomou aspirina e 1,8% para quem tomou. Quando se leva em conta o fato de que um alto número de pessoas consome aspirina com frequência, o aumento no risco passa a ser significativo, dizem os especialistas.

Benefícios da aspirina

A degeneração macular é a principal causa da perda de visão entre pessoas maiores de 60 anos. A enfermidade afeta a mácula - parte do olho que permite à pessoa ver imagens em detalhes - e pode, gradualmente, levar à cegueira.

Embora exista um tratamento para retardar a perda de visão, não há uma cura ou forma de recuperar da visão perdida. Nos últimos anos, estudos vêm apontando os efeitos protetores da aspirinas contra várias enfermidades.

Especialistas acreditam, por exemplo, que as propriedades anti-inflamatórias da substância ajudem a prevenir infartes e outros acidentes vasculares. Ela também é usada para aliviar a dor e a inflamação causadas pela artrite.

Também há estudos vinculando o usa da aspirina e a proteção contra alguns tipos de câncer. Como resultado, milhões de pessoas tomam aspirina regularmente no mundo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que 19,3% da população adulta tome aspirina regularmente. E o consumo tende a aumentar com a idade. O país também apresenta uma alta incidência de casos de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Segundo a Macular Degeneration Association, 9 milhões de pessoas maiores de 40 anos sofrem do problema nos Estados Unidos.

Há duas formas de DMRI: a "seca", em que a visão lentamente fica embaçada, tipo que responde pela maioria dos casos. E a chamada DMRI "úmida", menos comum, quando aparecem novos vasos sanguíneos sob a retina, provocando o vazamento de fluidos e levando, eventualmente, à cegueira.

O estudo

Para estudar a relação entre ingestão de aspirina e DMRI, a pesquisadora Barbara Klein, da School of Medicine and Public Health da University of Wisconsin, em Madison, analisou dados de um estudo populacional de doenças oculares associadas à idade.

Klein e sua equipe também fizeram testes de visão nos participantes, que tinham idades entre 43 e 86 anos no início do estudo. Os testes foram feitos a cada cinco anos durante duas décadas.

Ao analisar os resultados, a equipe levou em conta fatores como idade, sexo e nível socioeconômico dos participantes.

A incidência de casos de DMRI em indivíduos que haviam ingerido aspirina durante mais de dez anos foi 1,8%. Entre os que não tomaram aspirina, a incidência foi 1 %.

A degeneração macular associada ao uso da aspirina é do tipo úmido, segundo os especialistas. Não houve variação no número de casos de DMRI do tipo seco.

'Estatisticamente importante'

"A associação entre o uso regular de aspirina e a incidência de DMRI neovascular (úmida) é pequena, porém estatisticamente importante", ressaltaram os autores.

Eles acrescentaram que é necessário fazer mais estudos para confirmar os resultados.

"Se (os resultados) forem confirmados, é importante definir os mecanismos causais para que se desenvolvam métodos que bloqueiem esse efeito e previnam ou atrasem o desenvolvimento de DMRI neovascular em pessoas que tomem aspirina".

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Clínica Santa Isabel pode receber intervenção do Estado

 

Fonte: A GAZETA http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/03/noticias/cidades/gazeta_online_sul/1414466-clinica-santa-isabel-pode-receber-intervencao-do-estado.html

07/03/2013 - 14h16 - Atualizado em 07/03/2013 - 14h18

 

O objetivo é impedir a interrupção no tratamento de pacientes do SUS que necessitam de internação psiquiátrica

Gustavo Ribeiro

Uma Nota Recomendatória do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) foi encaminhada ao Governo do Estado do Espírito Santo e ao secretário estadual de Saúde, requerendo intervenção na Clínica de Repouso Santa Isabel, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. O objetivo é impedir a interrupção no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de internação psiquiátrica. O prazo para resposta é de 15 dias.

A clínica anunciou no início de fevereiro que deixaria de receber pacientes do SUS a partir do dia 1º deste mês, e que até o dia 30 providenciaria alta ou encaminhamento para outras unidades os internos que estão lá. De acordo com o médico Psiquiatra e responsável pela unidade, Sérgio Burbon Cabral, o que motivou o pedido de descredenciamento é o valor recebido pela diária de cada interno. “O valor que recebemos hoje é de R$ 39/dia, o ideal seria de R$ 130/dia”, explicou.

Com a intervenção, o serviço será comandado pela Secretária Estadual de Saúde, que poderá também seguir a recomendação de adotar medidas para dar início à construção e ampliação da rede de atendimento à saúde mental. O prazo para que essa mudança aconteça, caso haja intervenção, é de 60 dias.

O responsável pela Clínica, disse que ficou sabendo da possível intervenção por meio de um amigo. Ele explicou que no dia 16 de janeiro enviou uma proposta ao Estado para evitar uma interrupção repentina na assistência aos pacientes. “Propomos que o Estado pagasse uma diária mais adequada, até que ele pudesse se reorganizar e retirar os pacientes. Porém, não tivemos resposta”, disse Sérgio.

Em relação as irregularidade no modo de funcionamento, carência de recursos humanos e falta de projeto terapêutico, apontados pelo MPES, o médico explicou que é um problema comum a muitos hospitais do país. “O Mistério da Saúde tem uma portaria que exige um número bastante elevado de profissionais e nenhum hospital cumpre, não é somente a clínica. Os métodos usados são os habituais em todos os hospitais. Mas não recebemos o detalhamento do caso para argumentá-lo”, disse.

Atendimento

Dos 460 leitos que o hospital têm, apenas 60 são voltados para internação particular, o restante é credenciado pelo SUS. A clínica atende atualmente 80% dos pacientes com transtorno mental do Espírito Santo, e segundo o MPES, o Estado não possui a quantidade de leitos necessários para a internação desses pacientes, o que torna inviável a transferência imediata dos internados da clínica para outra unidade.

Dia Internacional da Mulher terá vários serviços oferecidos de graça em toda a Grande Vitória

 

Fonte:  A GAZETA em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/03/noticias/cidades/1413940-dia-internacional-da-mulher-tera-varios-servicos-oferecidos-de-graca-em-toda-a-grande-vitoria.html

07/03/2013 - 00h00 - Atualizado em 07/03/2013 - 08h32

 

Uma lista extensa de atividades gratuitas está programada, já a partir desta quinta (07), como corte de cabelo, cursos de beleza, exames de saúde e promoções em lojas de shopping

Vitor Ferri
vferri@redegazeta.com.br

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (08), não vai passar em branco no Estado. Uma lista extensa de atividades gratuitas está programada, já a partir desta quinta (07), como corte de cabelo, cursos de beleza, exames de saúde, promoções em lojas de shopping, massagens corporal, distribuição e sorteio de brindes e até curso de mecânica específico para elas.

Nas unidades do Senac da Grande Vitória, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, os alunos dos cursos de Modelagem de Sobrancelhas, Manicure, Pedicure e Depilação vão oferecer os serviços gratuitamente para as população local. Para se inscrever, basta procurar as unidades.

Em Cariacica, haverá teatro, oficinas artesanais, exames médicos e música no estacionamento em frente à Câmara Municipal, que fica às margens da BR 262, em Campo Grande. O ponto alto da comemoração, nesta sexta, ficará por conta da peça teatral “Parem de falar mal da rotina”, com a atriz Elisa Lucinda, a partir das 21h.

Além disso, tem loja que vai dar brinde para todas as clientes, assim como empresas que também homenagearão suas funcionárias. Na Serra, o sábado será dia da mulherada aprender a cuidar do carro. A concessionária CVC, em Laranjeiras, vai oferecer um curso gratuito de Mecânica só para elas.

Luana Machada Coswoscky, 28 anos, técnica em meio ambiente, e a funcionária pública Ivone Campagnaro, 60, já participaram uma vez e vão repetir a dose.

“Eu aprendi muita coisa diferente. A gente passa a ver o carro de outra maneira. Me surpreendi com o curso, aprendi a trocar pneu e outras coisas de manutenção do carro”, diz Luana, que afirma ter quebrado um preconceito. “Ainda acham que mulher não pode fazer esse tipo de serviço”.

“O curso foi fundamental por uma série de fatores. Acho que fiquei mais prudente no trânsito”, completa Ivone.Mulheres vão poder cortar cabelo e fazer cursos de beleza.

Senac de Colatina (hoje)
Alunas dos cursos de Cabeleireiro Assistente e Manicure e Pedicure farão atendimento gratuito ao público, hoje, das 8 às 17h. Serviços oferecidos: cortes de cabelo e manicure e pedicure. Inscrições no Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de São Vicente.

Vai nessa


Shopping Mestre Álvaro, Serra

As lojas vão oferecer descontos especiais para o Dia da Mulher.

Shopping Praia da Costa, Vila Velha

Aulas de defesa pessoal, zumba e sessões de massoterapia. Tudo na Praça Central do shopping e de maneira gratuita.
As inscrições podem ser feitas na hora pelas interessadas.
Aulas de zumba, das 9 às 10h. Massagem, das 11h às 14h, das 15 às 18h, e das 19 às 22h.

Shopping Norte Sul, Vitória
Demonstração de produtos de beleza, às 10 e 16h. Também haverá sorteios de brindes.

Hortomercado, Vitória
Nesta sexta, alguns restaurantes vão oferecer bebidas gratuitas e pratos exclusivos.

Lojinha da Garoto, Vila Velha
Na sexta, a cada R$ 30 em compras, o consumidor ganha um kit Serenata, contendo bombons Serenata de Amor e toalhinha de rosto personalizada.

CVC, Serra
Curso de Mecânica Básica para mulheres, no próximo sábado, das 9 às 12h.
Local: concessionária CVC (Rodovia BR-101 Norte, Km 263, Laranjeiras, Serra).
Inscrições: são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone 3298-9006 ou pelo e-mail marketing.cvc@grupolider.com.br. Vagas limitadas.

Cariacica

Nesta sexta, café da manhã, apresentação de banda marcial escolar, teatro educativo, corte de cabelo, design de sobrancelha, massagem facial, penteado afro, maquiagem, encaminhamento ao emprego, distribuição de mudas de plantas, pula-pula, medição de pressão arterial, teste de glicose, sífilis, HIV, hepatite e oficina de máscaras. Tudo entre 9 e 14h.
Às 21h, haverá peça teatral “Parem de falar mal da rotina”, com Elisa Lucinda.
Local: em frente à Câmara de Vereadores, na BR 262.

Serra

nesta quinta e sexta, programação especial para as mulheres do grupo “Espelho, espelho meu, que mulher sou eu?” e do Programa Incluir, do Cras de Novo Horizonte (Rua Tiê, telefone: 3218-5746). Haverá aferição de pressão e teste de glicemia. No segunda dia, exibição de filme.

Viana

Na unidade básica de saúde de Marcílio de Noronha haverá coleta de preventivos, testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV com aconselhamento de um psicólogo.
Na próxima terça-feira, 12, das 13 às 16h, no Centro do Idoso, em Viana-Sede, haverá corte de cabelo e maquiagem para mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pela Assistência Social do município.

Saúde Farma

Vai distribuir um calendário de bolso às mulheres que comparecerem às suas unidades.

Senac de Cachoeiro de Itapemirim

Na sexta, das 8 às 12h, haverá atendimentos gratuitos de manicure e pedicure; e das 14 às 18h, depilação e cortes de cabelo. As vagas são limitadas.
À tarde, serão realizadas duas palestras: Dicas de Maquiagem (15h) e Saúde da Mulher (16h30).
No sábado, das 8 às 12h, serão feitos atendimentos de modelagem de sobrancelhas. As vagas são limitadas.
Local e inscrições: Av. Governador Jones dos Santos Neves, 83, bairro Santo Antônio. Informações: (28) 3522-9388.

Senac da Grande Vitória

Tratamentos gratuitos nas áreas de saúde e beleza ao longo da semana.
Corte de cabelo:
No Cras de Padre Gabriel (Cariacica), hoje, das 13 às 17h.
Unidade de saúde Resistência, em São Pedro (Vitória), no sábado, das 8 às 12h.
Manicure:
No Shopping Boulevard Vila Velha, hoje, das 13 às 17. Basta chegar à tenda que foi montada no hall do shopping.

Lorenge e Meridional

Funcionárias da construtora serão recepcionadas com flores. As colaboradoras do administrativo serão presenteadas com bolsas.
Já o hospital vai dar esmaltes de brinde para as colaboradoras ficarem ainda mais belas, além de aulas de dança nos intervalos.

Fonte: A Gazeta

Campanha virtual denuncia violência contra a mulher

 

Fonte: SECULO DIARIO em http://seculodiario.com/exibir.php?id=5291&secao=17

Projeto Machismo é Violência, da Ong Olho da Rua, espalha peças publicitárias por redes sociais, sites e blogs

Lívia Corbellari

07/03/2013 12:17 - Atualizado em 07/03/2013 13:20

“Qualquer relação que tenha como base a subordinação das mulheres pelos homens constitui uma violência. Portanto, para reduzir os índices de violência física, é preciso questionar essa ordem social opressora”. Assim, Bruna Gatti, integrante da Organização Não-Governamental Olho da Rua, começa explicando o objetivo da Campanha Machismo é Violência

O projeto é composto por cinco peças publicitárias, que serão disseminadas pela internet, em redes sociais, blogs, email e sites. As imagens questionam a violência contra a mulher abordando diversas formas de agressão. 

A campanha começou a ser divulgada no mês de março aproveitando o Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), mas as motivações vão muito além de apenas a data. Mesmo após seis anos da promulgação da Lei Maria da Penha e o aumento de denúncias contra homens exploradores e violentos, o número de mulheres assassinadas e agredidas continua crescendo. 

O Espírito Santo está em primeiro lugar em casos de homicídios de mulheres no país, de acordo com o Mapa da Violência 2012, divulgado pelo Instituto Sangari. A taxa do estado é de 9,4 homicídios para cada 100 mil mulheres. É um drama presente no país inteiro. 

Ainda na mesma pesquisa, o Brasil acumulou mais de 90 mil mortes de mulheres vítimas de agressão nos últimos 30 anos e ocupa o 7º lugar no ranking dos países com mais assassinato de mulheres. 

“A campanha pretende estimular o debate sobre a violência contra a mulher tão presente no nosso cotidiano e tão naturalizada nos valores de nossa sociedade”, explica Bruna, que entende que o assassinato é o ápice da violência, mas que qualquer forma de violação de direitos é uma agressão contra as mulheres. 

Para lutar contra esses índices, a iniciativa do Olho da Rua vai trabalhar conceitos contra-hegemônicos e a quebra de estereótipos.

“Queremos conscientizar a população capixaba, em especial as mulheres, sobre a problemática da violência de gênero, além de estimular ações de enfrentamento a essa violência”, diz a ativista. 

Ela explica que Centro de Comunicação e Cultura Popular Olho da Rua é uma organização social que utiliza a produção de mídias e outros elementos culturais para fomentar o debate sobre os diversos problemas sociais e opressões vivenciadas no cotidiano. 

Apesar do potencial das ferramentas da internet para mobilização, os membros da organização entendem que seu uso não substitui outras ferramentas tradicionais. Por isso, a construção da campanha se deu com a parceria de atores sociais que já travam esse debate diariamente, como o Fórum de Mulheres do Espírito Santo. 

O trabalho também contou com o apoio dos estúdios Cosmonauta e Juuz Design e da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do edital Valorização da diversidade cultural capixaba. 

“Dessa forma, a campanha consegue transpor o espaço virtual e se insere em um espaço concreto de luta, onde é possível, coletivamente, pensar a construção de estratégias para dar continuidade à campanha e potencializá-la”, afirma Bruna. Para expandir essa ação para além da internet, o Olho da Rua também realiza seminários para as mulheres com o intuito de pensar estratégias e envolver outros setores sociais na luta contra a violência.

Apesar de a campanha ter sido lançada às vésperas do dia 8 de março, ela é atemporal e pode - e deve - continuar a ser trabalhada. A data foi escolhida apenas porque é um marco na luta em defesa dos direitos das mulheres. 

“Estamos, é claro, buscando parcerias que possibilitem a continuidade do projeto, mas independente disso, a campanha pode continuar por meio de todos aqueles que derem vazão a ela e realizarem ações articuladas”, explica Bruna. 

quarta-feira, 6 de março de 2013

São Francisco de Itabapoana recebe tomógrafo móvel

 

Fonte: GOVERNO DO RIO DE JANEIRO em http://www.saude.rj.gov.br/imprensa-noticias/16279-sao-francisco-de-itabapoana-recebe-tomografo-movel-hoje.html

Publicado em Terça, 05 Março 2013 09:52

Oferta de exames de tomografia e ressonância magnética móveis acaba de realizar. 85 mil exames beneficiando pacientes de todo o estado

tomografo movel 02O tomógrafo móvel computadorizado (TCM) chega a São Francisco de Itabapoana hoje, dia 05 de março. O projeto da Secretaria de Estado de Saúde (SES) visa tomar acessível o diagnóstico avançado por imagem para pacientes que têm indicação para este tipo de procedimento. Até agora, já foram realizados 64.583 exames, somando os dois tomógrafos móveis que circulam pelo estado. O projeto foi implementado em 2009. O serviço móvel por imagem conta também com uma ressonância magnética e, juntos, eles acabam de realizar 85 mil exames.

O aparelho ficará na RJ 224 após o Pórtico de entrada, em frente ao Centro de Fisioterapia, até o dia 16 de março e deverá beneficiar cerca de 450 pacientes, incluindo moradores de Campos, Cardoso Moreira, Italva e São João da Barra.

O TCM funciona das 7h30 às 18h30 e, aos sábados, das 7h30 às 15h. Cada aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia. O serviço de tomografia móvel da SES conta com dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e possui, ainda, com vestiário para o paciente.

Agendamentos – Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

Rapidez e conforto - Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O exame de tomografia computadorizada móvel é acompanhado por médico radiologista que emite o laudo e o resultado é entregue às secretarias municipais de Saúde.

Vigilância Sanitária em Debate

 

Fonte: VISA EM DEBATE em http://www.visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate

A revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia é uma publicação trimestral exclusivamente online editada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz.

Seu objetivo é divulgar artigos acadêmicos e científicos inéditos que articulem temas multi e interdisciplinares relativos à sociedade, à ciência e à tecnologia, desde que o objeto trabalhado seja aplicável à Vigilância Sanitária.

O INCQS é uma unidade técnica e científica da Fiocruz e um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, constituindo-se assim como um indispensável elemento para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Dengue: Belo Horizonte inova e vira exemplo em redução de casos

 

Fonte: BLOG DA SAUDE em http://www.blog.saude.gov.br/dengue-belo-horizonte-inova-e-vira-exemplo-em-reducao-de-casos/

6 de março de 2013

O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) mostrou que o município de Belo Horizonte conseguiu reduzir o número de infestação da dengue nas residências (conhecido como Índice de Infestação Predial), de 4,2 em janeiro de 2010, para 1,9 em janeiro de 2013. Apesar de ainda ser uma localidade considerada de médio risco, o município passou a ser exemplo por ir além das exigências feitas pelo Ministério da Saúde e implementar medidas inovadoras de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Um das iniciativas surgiu a partir da observação do próprio LIRAa. O levantamento dividido por regionais serve para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor. A partir desse estudo, a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte elaborou um novo levantamento, divido por bairros, e o divulga periodicamente no site da prefeitura e através da imprensa local. A intenção é aproximar esses números do cotidiano do cidadão mineiro.

O secretário adjunto da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta, explica a iniciativa: “A metodologia clássica do LIRAa faz um extrato por regionais de 8,5 mil a 10 mil imóveis. Nós fizemos um pequeno ajuste nela e passamos a divulgar por bairro. Quando eu dou o resultado do bairro Lourdes, Sagrada Família, Pompéia, por exemplo, eu estou falando de onde o cidadão mora. Ele se identifica melhor e passa a se preocupar mais”, destaca o secretário.

Bonificação ao agente – Outra medida adota pelo município foi a bonificação variável para estimular os agentes de combate à dengue. Os trabalhadores que cumprirem as metas estipuladas pela secretaria irão receber um 14° salário. “Um agente é responsável por uma área de 800 a 1000 imóveis. Na meta dele tem um limite máximo de casos de dengue esperado para a área onde ele trabalha. Interessa ao agente que o número de casos na área dele não cresça para não afetar o indicador e, consequentemente, a sua pontuação. Mas se o distrito dele está dentro do esperado ele pontua e recebe a bonificação. Se percebe um caso de suspeita de dengue é do interesse dele que seja notificado para que não se expanda na área dele”, comenta.

Foto: Agência Brasil

Outras medidas – Através de carro de som e faixas a secretaria leva até os bairros a mensagem de existência de alto risco de epidemia de dengue no local. Também existe um número disponível para os mineiros informarem possíveis focos de larvas do mosquito, é o número 156. “Quando a pessoa ouve a mensagem ou vê o índice do seu bairro na internet, ela se sente diretamente ameaçada e o número de ligações com denúncias e reclamações aumenta. Acredito que os municípios devem exercitar essa maior proximidade com a necessidade da população e com as especificidades de cada lugar. O aumento ou redução dos casos de dengue é de responsabilidade sanitária do gestor local. Por isso, tomamos essas iniciativas e os resultados nos indicam que as medidas que tomamos são promissores e satisfatórias”, explica o secretário.

Região Sudeste – A dengue é uma doença com característica sazonal, ou seja, que se concentra em um mesmo período do ano. No Brasil esse período ocorre no verão, devido à maior ocorrência de chuvas e do aumento da temperatura. O aparecimento do mosquito é mais comum em regiões urbanas, principalmente nas cidades maiores, onde há mais aglomeração de habitantes. Por isso, a região Sudeste concentra os maiores focos em depósitos domiciliares do país, com 63,6%.

Campanha – Com o slogan “Dengue é fácil combater, só não pode esquecer”, a campanha desde ano incentiva a população a praticar medidas simples de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. A campanha também alerta sobre os sinais e sintomas da doença e quais as principais medidas que devem ser adotadas, em caso de suspeita. A campanha é dirigida à população em geral, gestores, lideranças comunitárias, movimentos sociais, entre outros.

Camilla Terra / Blog da Saúde

Câncer no estômago pode ser detectado com exame de hálito, diz estudo

 

Fonte: BBC em http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/03/130306_cancer_estomago_exame_fn.shtml

Michelle Roberts

Editora de Saúde da BBC News Online

Atualizado em  6 de março, 2013 - 13:37 (Brasília) 16:37 GMT

Foto: Wikimedia Commons

Novo exame poderia diferenciar se o câncer no estômago está em fase inicial ou estágio avançado (Foto: Wikimedia Commons)

Um exame de hálito simples e rápido pode diagnosticar um câncer no estômago, segundo um estudo realizado por cientistas israelenses e chineses.

Em um levantamento com 130 pacientes, os pesquisadores descobriram que o exame tinha 90% de precisão no diagnóstico e na diferenciação do câncer de outros problemas do estômago.

Notícias relacionadas

Tópicos relacionados

O novo teste tenta detectar perfis químicos no hálito que são característicos de pacientes com câncer no estômago.

A revista especializada British Journal of Cancer afirmou que o exame pode revolucionar e acelerar a forma como o câncer é diagnosticado.

Atualmente, o diagnóstico da doença pode ser feito por meio de uma endoscopia.

No procedimento, o médico insere um cabo flexível pela boca do paciente, que acoplado a uma microcâmera, permite a visualização do aparelho digestivo.

Kits e cães

Os pesquisadores descobriram que o câncer no estômago possui uma espécie de marca, uma característica específica: compostos orgânicos voláteis, que emitem um cheiro e podem ser detectados usando um kit médico ou talvez até cães farejadores.

A técnica usada no exame não é nova, muitos pesquisadores estão trabalhando na possibilidade de exames de hálito para diagnosticar vários tipos de câncer, incluindo o de pulmão.

O trabalho do professor Hossam Haick, do Instituto de Tecnologia de Israel, analisou 130 pacientes em situações diferentes: 37 deles tinham câncer de estômago, 32 tinham úlceras e 61 tinham outros problemas de estômago.

Além de assegurar, com precisão, a diferença entre todos os problemas em 90% das vezes, o exame do hálito também conseguiu apontar em quais casos o câncer estava nos estágios iniciais e em quais estava em fases mais avançadas.

Agora, as equipes israelense e chinesa estão fazendo um estudo maior, envolvendo mais pacientes, para corroborar os resultados dos primeiros testes.

Para Kate Law, diretora de pesquisa clínica da ONG britânica Cancer Research UK, os resultados da pesquisa são "promissores".

"Apenas uma em cada cinco pessoas consegue uma cirurgia como parte do tratamento, pois a maioria dos casos de câncer no estômago são diagnosticados em fases que são avançadas demais para uma cirurgia", afirmou.

"Qualquer exame que ajude a diagnosticar cânceres de estômago mais cedo vai fazer diferença na sobrevivência de longo prazo do paciente", acrescentou.

Justiça manda indenizar pai impedido de assistir parto

 

Fonte: ESTADÃO em http://www.estadao.com.br/noticias/geral,justica-manda-indenizar-pai-impedido-de-assistir-parto,1005185,0.htm

06 de março de 2013 | 17h 02

JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agência Estado

A Justiça condenou o governo do Estado de São Paulo a pagar indenização de R$ 5 mil ao construtor Bruno Santana por ter sido impedido de assistir ao parto da esposa, Aline Correa dos Santos, no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), hospital público estadual. A criança nasceu em setembro de 2010, mas longe dos olhos do pai. A lei estadual 10.241, de 17 de março de 1999, dá ao pai o direito de acompanhar os exames do pré-natal e o parto, mas nem sempre é seguida pelos hospitais.

Na época, Santana ficou sabendo da lei e, quando levou a esposa em trabalho de parto ao hospital, manifestou o interesse de presenciar o nascimento da filha. Os funcionários alegaram desconhecer a lei e disseram que, em internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital não admitia acompanhante. Diante da insistência, um médico foi até a recepção e repetiu a negativa. O construtor ainda foi até a casa de um amigo imprimir uma cópia da lei na internet, mas quando voltou o parto já tinha ocorrido. Inconformado, recorreu à Justiça.

A sentença da 1ª Vara da Fazenda Pública de Sorocaba considera caracterizada a conduta irregular dos servidores por terem impedido um direito subjetivo, previsto em lei. "O dano moral daí resultante é inequívoco, pois frustrada justa expectativa em relação a ato tão relevante na vida dos pais", diz a sentença. Em nota, a direção do hospital lamentou o corrido e informou ter orientado os profissionais para que o fato não se repita. A Fazenda Pública, que representa o governo estadual no processo, vai entrar com recurso. O advogado Claudio Dias Batista, que defende o pai, também vai recorrer para aumentar o valor da indenização. "Era uma ocasião única para ao pai e não volta mais", argumentou.

Exame de sangue agora detecta Síndrome de Down

 

Fonte: HOSPITAL ALBERT EINSTEIN http://www.einstein.br/einstein-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/exame-de-sangue-agora-detecta-sindrome-de-down.aspx

Laboratório do Einstein será um dos primeiros a oferecer o serviço

Até o 2012, a detecção antes do parto de doenças como as síndromes de Down, de Edwards e de Patau só era possível por meio de procedimentos como a biópsia de vilo corial ou a amniocentese, ambos exames de coleta de material por punção da placenta e do líquido amniótico. Agora, um simples exame de sangue – em breve disponível no Einstein – será capaz de detectar essas mesmas doenças sem ser invasivo.

Criança com síndrome de down

Grávidas acima de 35 anos têm risco maior de gerar bebês com problemas cromossômicos e 98% deles serão uma dessas três síndromes, sendo a mais comum a de Down. As outras duas apresentam má formações gravíssimas e letais, impossibilitando aos bebês sobreviverem ao nascimento.

Atualmente, o diagnóstico dessas doenças congênitas é realizado por meio de ultrassom (no primeiro trimestre) associado aos exames de coleta de material citados acima – que apresentam risco de abortamento de até 1%. O novo exame não é invasivo e pode ser realizado antes dos tradicionais, geralmente indicados a partir do início do quarto mês da gestação.

Apesar de apresentar 99% de chance de detecção dessas doenças, as mães podem ficar seguras em relação à eficácia do exame de sangue porque, caso apresente resultado alterado em algum cromossomo, os laboratórios ainda recomendam a confirmação pelo método tradicional.

“É muito difícil que o resultado seja incorreto, mas não falamos em 100% porque é um exame indireto, de sangue, e não de células fetais retiradas diretamente do liquido amniótico ou da placenta”, afirma a Dra. Rita Sanchez, responsável pela área de Medicina Fetal do Einstein.

O exame, além de tranquilizar a maioria dos pais de que seu filho não nascerá com problemas, permite ao pais se prepararem para receber um bebê com a Síndrome de Down, por exemplo, se for o caso.

“Não podemos esquecer da importância do ultrassom de primeiro trimestre porque ele rastreia outras alterações físicas, que talvez não tenham uma origem cromossômica, mas que necessitam de tratamento durante a gestação”, alerta a médica. “Mas a grande vantagem de aliar o ultrassom ao novo exame é que isso vai diminuir muito o número de procedimentos invasivos”, conclui.

No Brasil, o aborto é proibido, com exceção para os casos de violência sexual, anencefalia ou risco de morte para a gestante. Para as síndromes de Patau e Edwards, porém, os pais podem tentar uma autorização judicial para sua realização, de acordo com cada caso.

Para a síndrome de Down, que é mais comum, o mesmo não é possível, já que o problema não impossibilita a vida. O exame de sangue para detecção de síndromes cromossômicas (que será colhido pelo laboratório do hospital e enviado para análise nos Estados Unidos) estará disponível no Einstein em poucas semanas.

Publicado em 01/03/2013

VEREADOR SERJÃO (VITÓRIA/ES): efeitos da poluição atmosférica na saúde

 

Encontre-nos no Facebook