segunda-feira, 11 de março de 2013

Emergência: você sabe como socorrer alguém?

 

Fonte: http://www.pordentrodo9dejulho.com.br/sua-saude/emergencia-voce-sabe-como-socorrer-alguem/

Escrito em 08 de mar de 2013

 

Categorias: Sua Saúde Autor: Hospital 9 de Julho   

Provavelmente você deve ter pensado “eu me viro, qualquer coisa chamo alguém para me ajudar”. Claro que chamar ajuda é fundamental, mas conhecer algumas técnicas básicas de primeiro atendimento pode até evitar futuras sequelas na vítima.

O Dr. Renato Poggetti, cirurgião responsável pelo Centro de Trauma do Hospital 9 de Julho, lembra que a primeira atitude é ligar para o serviço de atendimento pré-hospitalar, que é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo número 192 ou o resgate do Corpo de Bombeiros, pelo 193.

A seguir, é necessário avaliar se a vítima está consciente, se tem machucados aparentes e hemorragia. “Caso esteja consciente, procure mantê-la acordada, identifique como ocorreu o acidente, se a pessoa toma alguma medicação e pergunte quais partes do corpo estão doendo”, explica.

Quando encontrar uma pessoa aparentemente desmaiada, se possível, coloque-a deitada de costas deixando o pescoço reto, se não for possível, mantenha-a na posição em que foi encontrada. Se ela estiver respirando, mantenha as vias aéreas (boca e nariz) limpos e, se necessário, remova corpos estranhos e secreções com a mão protegida com saco plástico. Assim, a vítima irá respirar melhor. Verifique se existe sangramento ativo em alguma parte do corpo, se houver, comprima com a mão protegida com um plástico ou com um pano amarrado no local.

Se não estiver respirando, pode ter tido uma parada cardíaca. Neste caso, tente identificar se há pulsação no pescoço. Se não houver pulso, a massagem cardíaca precisa ser iniciada imediatamente. São 30 repetições por minuto, seguidas de duas ventilações, a respiração boca a boca, que pode ser realizada com a proteção de uma sacola de plástico furada no meio, por exemplo. Realize o procedimento até a chegada de ajuda especializada. “Com atitudes relativamente simples, podemos salvar vidas!”, finaliza o Dr. Poggetti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook