sexta-feira, 15 de março de 2013

Estudo mostra que hipertensão causa 70% das complicações na gravidez

 

Fonte: http://www.gp1.com.br/noticias/estudo-mostra-que-hipertensao-causa-70-das-complicacoes-na-gravidez-292802.html

15/03/2013 - 12h05

Pesquisa

Oito em cada 100 mulheres desenvolvem a hipertensão durante a gravidez

Ao todo, 70% das complicações durante a gravidez são causadas pela hipertensão. É o que aponta uma pesquisa nacional coordenada pela Universidade de Campinas.

Os pesquisadores acompanharam gestantes em 27 maternidades de cinco regiões do Brasil. Entre as que apresentaram algum tipo de complicação durante a gravidez, um problema em comum: a hipertensão.

O descontrole da pressão arterial aumenta os riscos de parto prematuro, e em casos mais graves pode levar à morte da mãe e do bebê. Uma doença perigosa e silenciosa.

“Na verdade eu não sentia nada, o médico que me encaminhou porque poderia ser uma gestação de alto risco”, conta Elisângela Oliveira da Silva, líder de produção.

Ao todo, 8 em cada 100 mulheres desenvolvem a hipertensão durante a gravidez. Entre as causas está a obesidade, que pode aumentar em até quatro vezes as chances de a mulher ter a doença.

Quando Cristiane Regina dos Santos engravidou pela segunda vez já estava acima do peso: “Comecei com 147 quilos e, devido ao peso, passei pela nutricionista e fui mantendo meu peso durante a gestação”, conta a funcionária pública.

Valorizem muito sintomas como dor de cabeça, vista embaçada, dor de estômago, qualquer tipo de sangramento. Não esperem até a próxima consulta de pré-natal para procurar atendimento”, recomenda Mary Ângela Parpinelli, pesquisadora.

Além dos cuidados que as mães precisam ter para evitar problemas de saúde, a pesquisa indica também a necessidade de melhorias na estrutura de atendimento para gestantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 90% das mortes na gravidez poderiam ser evitadas com prevenção.

Com diagnóstico de pressão alta há sete anos, Juliana da Silva Custódio sabe da importância da alimentação saudável e do controle do peso. No final da gestação, comemora o resultado do pré-natal. “Está indo tudo bem graças a Deus. Nenhum problema mais grave, só o controle da pressão mesmo”, conta a auxiliar de produção.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook