segunda-feira, 11 de março de 2013

PROPÉ (em Vila Velha/ES): acolhendo, orientando e oferecendo tratamento preventivo voltado para os diabéticos

 

Fonte: http://www.vilavelha.es.gov.br/paginas/saude-prope

Dentro da rede de atenção ao diabético e ao hipertenso, Hiperdia Vila Velha, implantado há um ano pela Secretaria de Saúde (Semsa), um dos trabalhos preventivos que está dando excelentes resultados é o Programa de Proteção ao Pé Diabético (Propé).

Acolhendo, orientando e oferecendo tratamento preventivo voltado para os diabéticos, o Propé é coordenado pelo cirurgião vascular Eliud Garcia Duarte Júnior.  Em Vila Velha, o tratamento é inovador, utilizando as redes sociais. O Propé funciona em grupos no Facebook, interligado a todas as 18 unidades de saúde.

As redes sociais agilizam o atendimento e os procedimentos a serem tomados. Por lá, a equipe que atende os pacientes nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), postam o histórico e fotos dos ferimentos dessas pessoas. On-line, os médicos orientam e acompanham o tratamento. Em caso de lesões graves, os pacientes são tratados presencialmente com o especialista.

A equipe do Propé é formada por cirurgião vascular, cirurgião geral, endocrinologista, enfermeiro e técnicos, cardiologista, oftalmologista, nefrologista, além de vários outros profissionais que apóiam o projeto. Todos os profissionais foram treinados para ingressar ao programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook