segunda-feira, 11 de março de 2013

NO LIMITE DO COLESTEROL

 

Fonte: http://www.grupovita.com.br/blog/2013/03/11/no-limite-do-colesterol/?doing_wp_cron=1363028428

Hospital VITA

POSTADO POR HOSPITAL VITA - 11 DE MARÇO DE 2013

Confira a matéria publicada no jornal Gazeta do Povo com o dr. Luiz Fernando Kubrusly, cardiologista e diretor clínico dos Hospitais VITA Batel e Curitiba.

O seu colesterol anda alto? Em breve, há chances de que os parâmetros usados para essa resposta mudem e um índice hoje considerado de risco passe a causar menos preocupação em médicos e pacientes. Está em pauta nos Estados Unidos uma discussão que pretende revisar as diretrizes a respeito das taxas do mau colesterol consideradas seguras – vistas como muito rígidas por alguns cardiologistas americanos. A mudança pode influenciar outros países, inclusive o Brasil.

No fim deste ano, é esperado que o US National Heart, Lung and Blood Institute, órgão estatal responsável pela prevenção, controle e pesqui­sa na área, lance o ATP IV, um conjunto de diretrizes que deve rever o posicionamento do último manual, que baixou consideravelmente os parâmetros. O principal objetivo é evitar a medicação exagerada e o uso desnecessário de remédios por quem tem uma taxa um pouco acima do limite.

Queda

Ao longo dos últimos 25 anos, os parâmetros têm caído cada vez mais. Em 1988, quando foi lançado o ATP I, o limite do colesterol considerado seguro era de até 130 mg/dl (miligrama por decilitro de sangue). Em 2002, a taxa passou para 100 mg/dl e, na última revisão, para 70 mg/dl. Com a linha de corte cada vez mais rigorosa e para estar perto do parâmetro ideal, muitos pacientes passaram a tomar estatinas, o medicamento mais vendido no mundo hoje. O receio é de que os médicos tenham se tornado reféns dos números.

Isso porque há estudos que comprovam que as estatinas ajudam a diminuir o colesterol no caso de quem tem fatores de risco, como histórico de infarto na família, fumar ou ser sedentário, mas fazem pouca diferença quando a taxa está um pouco acima do ideal e os fatores estão controlados. Em outras palavras, nem sempre uma taxa um pouco acima é sinal de perigo. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que 75% das pessoas internadas após um infarto tinham taxas normais de LDL, o mau colesterol.

Uso de estatinas é visto com ressalvas

Para quem toma remédios e não consegue baixar o LDL a um nível considerado ideal, a recomendação dos especialistas é evitar o pânico, pois aumentar a dose pode ser mais prejudicial do que continuar com a prescrição atual. Isso porque as estatinas têm efeitos colaterais, como a destruição de células do músculo. E não há, segundo eles, estudos que comprovem que, quanto mais se toma o remédio, mais benefício haverá.

O cirurgião cardiovascular e diretor clínico dos hospitais Vita, Luiz Fernando Kubrusly, explica que o remédio comprovadamente atua sobre fatores de risco, como inflamações nas artérias, e em casos de LDL muito alto, mas não traz benefícios comprovados em casos menos graves. “Há quem defenda colocar estatina na água para prevenir infarto ou aumentar a dose para chegar ao nível ideal, mas não há comprovação de que isso tenha efeito”, diz.

O médico diz que é preciso ser crítico em rela­­ção aos índices, pois qualquer mudança tem impacto no mercado. Atualmente, conforme a revista americana Na­­tu­­re, vários laboratórios trabalham para criar medicamentos que abaixem ainda mais os níveis. “Qualquer nova dire­­triz que diminua os índices cria um novo grupo de pessoas que passam a fazer parte do grupo de risco e potenciais consumidores do remédio.”

Saiba quando é recomendado o uso de remédios para controlar o colesterol e as situações que requerem uma avaliação prévia:

Recomendado

- Após infarto ou derrame.
- Taxa de colesterol acima de 170 mg/dl.

- Paciente vulnerável a fatores de risco, como hipertensão, tabagismo, obesidade, diabetes ou histórico da doença na família.

Avaliação prévia

- Paciente com colesterol acima de 170 mg/dl, mas não possui fatores de risco, faz dieta e exercícios físicos.

- Teve a taxa aumentada nos últimos seis meses por causa da má alimentação.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook