quinta-feira, 14 de março de 2013

Cerca de 76% dos brasileiros aceitariam receber atendimento médico virtual

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34071/saude-publica/cerca-de-76-dos-brasileiros-aceitariam-receber-atendimento-medico-virtual

13/03/2013 às 17h35:00

 

Pesquisa global demonstra mudança no consumo, no compartilhamento de dados e acesso à informação médica

No Brasil, 76% dos consumidores aceitariam receber atendimento médico virtual. A conclusão é parte de uma pesquisa global da empresa Cisco. O relatório, realizado no início de 2013, analisou as percepções de 1.547 usuários e profissionais de saúde em dez países, incluindo o Brasil. Do total, 74% dos consumidores pesquisados manifestaram vontade em receber atendimento virtual.

A pesquisa estudou os pontos de vista dos consumidores e profissionais de saúde sobre partilha de dados pessoais de saúde, consulta médica pessoal, atendimento remoto e uso da tecnologia para receber recomendações sobre a própria saúde. Pontos de vista sobre esses temas foram muito diferentes entre os dois grupos (consumidores e profissionais de saúde) em todos os países pesquisados.

O levantamento também avaliou como os consumidores estão confortáveis com o compartilhamento de informações pessoais de saúde e médicos para uma melhor experiência.

O estudo mostrou que, no geral, os profissionais de saúde estavam mais dispostos a compartilhar informações pessoais e privadas de pacientes ou de outros cidadãos. Contudo, o grau em que todos os médicos, pacientes e cidadãos estão dispostos a compartilhar informações pessoais de saúde varia de acordo com a região estudada.

O relatório aponta que a maioria das pessoas consultadas para o estudo se sentem confortáveis em ter os dados sobre a própria saúde disponíveis de forma segura na internet, exceto japoneses e alemães.

Já um outro dado revela que quase metade aceitaria compartilhar e receber informações de saúde através de redes sociais.

Brasileiros buscam mais informações sobre saúde em dispositivos móveis

O interesse no acesso à informação em saúde em dispositivos móveis está crescendo rapidamente entre os brasileiros, ocupando a primeira posição, segundo a pesquisa global. O tema também lidera o ranking na preferência de consumidores do México e da China.

Do total, cerca de quatro em cada dez consumidores estariam interessados em receber recomendações sobre médicos, hospitais e medicamentos automaticamente através do computador ou em dispositivos móveis.

Enquanto a maioria dos consumidores que têm aplicativos de saúde em seus dispositivos indica que seus aplicativos estão relacionadas a uma alimentação saudável e exercício, 25% afirmaram que eles são para a gestão de alguma doença crônica.

A pesquisa também aponta que cerca de um em cada quatro aceitaria receber lembretes relacionados com a saúde em dispositivos móveis.

Com informações da Cisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook