quinta-feira, 14 de março de 2013

Dia Mundial do Rim

 

Fonte: http://www.grupovita.com.br/blog/2013/03/14/14-de-marco-dia-mundial-do-rim/

14 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DO RIM

Hospital VITA

POSTADO POR HOSPITAL VITA - 14 DE MARÇO DE 2013

Durante esta semana temos visto e ouvido muito sobre o Dia Mundial do Rim, comemorado hoje, 14 de março. Devemos sempre ressaltar a importância desse órgão em nosso organismo. Uma das campanhas da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) é: Pare de Agredir seu Rim; e isso pode ser feito de forma simples.

Primeiro, devemos identificar fatores de risco para nefropatias (doenças nos rins): idade avançada, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, infecções urinárias de repetição, cálculos renais, uso crônico de medicamentos antiinflamatórios e histórico de doenças renais na família. Se você identificou um ou mais destes fatores, já pode começar a cuidar de seus rins. De que forma? Aumentando a ingesta de líquidos; cuidando na dieta, com o intuito de perder peso (no caso de obesos); diminuir o consumo de sal; praticar exercícios físicos e sempre realizar exames de rotina, com o seu clínico ou nefrologista.

Nefrologia

É a especialidade médica que trata do diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças relacionadas aos rins. A origem etimológica da palavra vem do grego (nephros, rim e logos, tratado ou estudo).

Os rins têm importantes funções no corpo, é o responsável em manter o equilíbrio eletrolítico do organismo, auxiliar no controle da pressão arterial e até mesmo na produção de glóbulos vermelhos (através de um hormônio, a eritropoetina). O nefrologista é, sobretudo, um clínico, e sua área de atuação abrange desde patologias oriundas dos rins como doenças sistêmicas que possam afetar o órgão. Por isso, o nefrologista é o profissional habilitado a cuidar de pacientes hipertensos, diabéticos, portadores de cálculos urinários e infecções urinárias de repetição.

Devemos ter um cuidado especial com os rins, principalmente na prevenção: o mau funcionamento acarreta sérias consequências, podendo evoluir para um quadro de insuficiência renal terminal, em que pode haver necessidade de tratamento dialítico ou transplante renal. Em resumo, o papel do nefrologista é o de prevenir e retardar esta evolução.

Dr. Ricardo Benvenutti
Nefrologista do Hospital VITA Batel e VITA Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook