quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Fumo passivo é a 3ª maior causa de morte no mundo

Ar poluído contém cerca de três vezes mais nicotina do que a fumaça que o fumante recebe pelo filtro do cigarro


Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a 3ª maior causa de morte no mundo é o tabagismo passivo. O ar poluído contém cerca de três vezes mais nicotina e até cinquenta vezes mais substâncias que causam câncer do que a fumaça que o fumante recebe pelo filtro do cigarro.
É comum crianças que convivem com fumantes terem problemas respiratórios, de ouvido e também resfriados. Entre os menores de 2 anos, há 5 vezes mais chances de ocorrerem mortes súbitas (Síndrome da Morte Súbita Infantil), quando os pais são fumantes. Entre adultos que são fumantes passivos há o aumento de 30% do risco de câncer de pulmão e 24% de infarto.
Amanda Brito, 23 anos, nunca fumou, no entanto, ela convive diariamente com fumantes. Ela se incomoda com hábito dos colegas. “Às vezes meu nariz coça só de eu estar próxima à fumaça. Peço aos amigos que não fumem na minha presença”, conta. A estudante é asmática e já passou mal em uma boate devido ao número de fumantes no ambiente. “Havia várias pessoas fumando a minha volta, fiquei sem ar, tive que ser retirada do local pelo segurança”, conta.
Segundo o pneumologista Ricardo Meirelles, aqueles que convivem em ambientes fechados com fumantes têm mais chances de contrair doenças causadas pelo uso do tabaco.  Além de doenças a longo prazo, fumantes passivos também podem ter tosse, dores de cabeça, problemas alérgicos e irritação nos olhos. “Estudos mostram que garçons não-fumantes que trabalham em locais onde é permitido fumar tem duas vezes mais riscos de adquirirem doenças do pulmão. O risco é muito grande”, comenta.
Fonte: Kathlen Amado/Blog da Saúde

Encontre-nos no Facebook