segunda-feira, 11 de março de 2013

Obesidade materna antes da gravidez aumenta risco de asma nos filhos

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34036/geral/obesidade-materna-antes-da-gravidez-aumenta-risco-de-asma-nos-filhos

publicado em 11/03/2013 às 09h36:00

 

Dados mostram que, em média, risco de sibilância é quatro vezes maior entre crianças nascidas de mães com excesso de peso

Foto: Jeinny Solis S.

Excesso de peso durante a gravidez aumenta o risco dos filhos terem asma

Excesso de peso durante a gravidez aumenta o risco dos filhos terem asma

Pesquisadores do Centre for Research in Environmental Epidemiology (CREAL), na Espanha, demonstraram que filhos nascidos de mães obesas antes da gravidez são mais propensos a ter chiado frequentes, um dos sintomas da asma, em comparação a filhos de mães com peso normal.

O estudo confirmou que, em média, o risco de sibilância durante os primeiros 14 meses de vida é quatro vezes maior entre as crianças nascidas de mães com excesso de peso.

"Estamos baseando isto no pressuposto de que a obesidade das mães pode ser um fator de risco potencial intergeracional para a asma. Nossa proposta foi determinar se a obesidade materna está associada a um maior risco de fenótipos de sibilância em crianças", explica o autor da pesquisa Stefano Guerra.

A equipe, então, analisou dados de 1.107 pares de mãe e filho de um estudo espanhol sobre a infância e o ambiente.

Os resultados confirmaram a associação entre obesidade materna e chiado no peito, independentemente do peso da criança e de outros fatores, tais como a educação da mãe, sua idade e o tabagismo.

"A relação independente da obesidade antes da gravidez com o aumento do risco de sibilância frequente em crianças acrescenta mais evidências para os efeitos da exposição fetal e suas consequências sobre a asma", afirma Guerra, sugerindo "possíveis benefícios preventivos da perda de peso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook