quinta-feira, 14 de março de 2013

Combate à dengue: Secretaria de Saúde amplia os locais

 

Fonte: http://www.folhadoes.com/site/pagina_interna.asp?cID=35&nID=23186&tp=1

A hidratação venosa é um dos principais procedimentos para tratar os pacientes

14.3.2013 - Redação

A hidratação venosa é um dos principais procedimentos para tratar os pacientes com dengue. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está preparada para atender os moradores de Vitória em todas as unidades básicas de saúde e também nos dois prontos-atendimentos (Praia do Suá e São Pedro) durante a semana. Nos finais de semana, além dos PA´s, que ficam abertos 24 horas, as unidades da Praia do Suá e de Nova Palestina também estão funcionando para hidratação venosa.

Para que toda essa estrutura funcione bem, os moradores de Vitória devem utilizar os serviços de forma adequada, procurando atendimento inicial na unidade de saúde do seu bairro. Lá, o paciente receberá atendimento médico e, se necessário, será encaminhado para um dos prontos-atendimentos da capital.

A secretária municipal de Saúde, Sony de Freitas Itho, explica que, se a população utilizar o serviço adequadamente, o atendimento será mais ágil. "As unidades de saúde estão preparadas para receber os moradores de Vitória. Por isso, não espere e procure a unidade de saúde do seu bairro assim que surgirem os primeiros sinais de mal-estar".

Ela completou: "Muitas vezes, o munícipe procura diretamente o PA, sendo que o seu caso poderia ter sido resolvido na unidade de saúde. A espera acaba sendo muito maior, já que os casos mais graves têm prioridade".

O Pronto-Atendimento da Praia do Suá recebeu, no mês de fevereiro, 8.449 pacientes. Desses, 5.089 - mais da metade - teriam seus problemas de saúde resolvidos na unidade básica de saúde. "Sempre é bom lembrar que estamos com uma demanda acima do normal em função da dengue, mas, ainda assim, toda a população de Vitória receberá atendimento", afirma a secretária Sony.

Febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo podem ser sintomas de dengue. Por isso, não espere, beba muita água e procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Fonte: Capixabão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook