quinta-feira, 28 de março de 2013

SP realiza mutirão de testes para detectar HIV em presídios femininos

 

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/03/28/sp-realiza-mutirao-de-teste-anti-hiv-em-presidios-femininos.htm

Do UOL, em São Paulo

28/03/201310h33

A Secretaria de Estado da Saúde realiza, em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária e Programas Municipais de DST/Aids, um grande mutirão de testagem para HIV e sífilis no sistema prisional feminino do Estado de São Paulo. Ao todo serão oferecidos testes para cerca de 10.470 mulheres.

Os testes já vêm sendo realizados desde o segundo semestre do ano passado e, até o momento, já foram beneficiadas cerca de 5 mil presidiárias. A prevalência contatada até agora é de 4,8% para o HIV e 5,7% para a  Sífilis. Vale lembrar que a prevalência de DST/HIV é maior em pessoas encarceradas do que na população em geral.

A ação faz parte de uma proposta mais abrangente de prevenção e controle das duas doenças. O projeto pretende conhecer  a soroprevalência do HIV e da sífilis nesta população, traçar o perfil das mulheres privadas de liberdade em relação a informações sobre sífilis e HIV, dar orientação de qualidade sobre o assunto para as presas, além de dar maior assistência em saúde para DST/HIV/Aids.

"Este levantamento tem como meta não só o conhecimento atualizado destes dois agravos neste grupo populacional, mas, principalmente, estabelecer de maneira sustentável um sistema de referência e contra-referência para o adequado atendimento à saúde destas mulheres", informa Luiza Matida, responsável pelo projeto.

O mutirão está sendo realizado nas seguintes penitenciárias de maneira regionalizada e escalonada: Capital, Santana, Tremembé I e II, Tupi Paulista, Campinas, Pirajuí, Ribeirão, além dos Centros Penitenciários Provisórios Butantã, São Miguel, Casas de Detenção Provisórias Franco da Rocha, Hospital de Custódia e Tratamento Penitenciário Franco da Rocha I e  II, Centros de Reabilitação Itapetininga, Piracicaba, Rio Claro, Araraquara,  São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Até 2015, pretende-se elaborar e implementar, de forma escalonada e regionalizada, o projeto de DST/AIDS da Proposta Integrada de Atenção à Saúde da População Privada de Liberdade, em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária.

"É a primeira ação deste porte no Estado de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa que poderá contribuir para a melhoria da qualidade de vida das mulheres, em decorrência disso, a medida repercutirá  também no controle da transmissão vertical do HIV e sífilis", afirma Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Casos de dengue crescem 4.305% em Belo Horizonte

 

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/03/27/casos-de-dengue-crescem-4305-em-belo-horizonte-28-pessoas-morreram.htm

Carlos Eduardo Cherem
Do UOL, em Belo Horizonte

27/03/201321h48

Os casos de dengue em Belo Horizonte tiveram um aumento de 4.305% entre o ano passado e 2013. Foram confirmados neste ano 5.727 casos da doença na capital mineira, frente a 130 casos, entre 1º de janeiro e 27 de março de 2013. Os dados foram divulgados no início da noite desta quarta-feira (27) pela Secretaria de Saúde de Belo Horizonte.

Nos 853 municípios de Minas Gerais a ampliação da ocorrência da dengue este ano é 623% superior. Passou de 17,1 mil casos notificados entre janeiro e março de 2012 para 123.694 casos, no mesmo período deste ano.

"O município está em situação de alerta, tratando a situação como epidemia e realizando todos os esforços para combater a dengue", afirmou o secretário-adjunto de Saúde de Belo Horizonte Fabiano Pimenta.

De acordo com a metodologia do Ministério da Saúde, a epidemia de dengue é caracterizada pela incidência de 300 casos em cada grupo de 100 mil habitantes.

"Belo Horizonte tem hoje 242 casos para cada grupo de cem mil habitantes. Não vamos ser burocratas. Não vamos esperar", disse Pimenta.

"O vírus tipo quatro é o responsável. A população da cidade não tem nenhuma imunidade contra esse tipo de mosquito. A principal ação é combater o mosquito, além de mobilizar todas as ações de saúde para atender a população acometida pela doença", afirmou o secretário-adjunto.

Tablets e smartphones

Morreram 28 pessoas vítimas da doença em Minas Gerais, desde o início do ano. Duas delas, em Belo Horizonte. Na manhã desta quarta-feira (27), foi sepultada na capital mineira Lígia Mara Barcelos, 20, grávida de oito meses, vítima de dengue hemorrágica. A criança também morreu. Os familiares pediram para que mãe e bebê fossem enterrados juntos.

O governo estadual, que desde o início do ano distribui tablets e smartphones como prêmios para pessoas que detectarem focos do Aedes aegypti, nesta semana, começou a distribuir 2 milhões de litros de água sanitária para a população, em 300 cidades de Minas Gerais.

A Prefeitura de Belo Horizonte, com os postos de saúde lotados, instalou três contêineres para serem usados no atendimento das vítimas da doença. Com 42 metros quadrados e ar condicionado, os contêineres têm dois consultórios médicos e dez leitos para aplicação de soro.
Eleições municipais

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou que, além do aumento da circulação do vírus tipo quatro, o avanço da dengue no Estado foi causado pelo "relaxamento dos municípios" no combate ao mosquito, por causa das eleições municipais de 2012.

Em 83% dos 853 municípios de Minas Gerais houve mudança de gestão, com isso houve "a desmobilização das equipes de controle e vigilância, o que pode ter acarretado na interrupção das ações, que devem ser permanentes".

A situação mais crítica em Minas Gerais é em Uberaba (477 km de Belo Horizonte). No município, também entre janeiro e março, foram infectadas 10.479 pessoas: nove morreram.

Arte/UOL

Análise detecta mais de 26 mil bactérias em notas de bancos europeus

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34267/saude-publica/analise-detecta-mais-de-26-mil-bacterias-em-notas-de-bancos-europeus

publicado em 28/03/2013 às 09h35:00

 

Pesquisa realizada em 15 países da Europa mostra ainda que notas mais novas e, portanto, mais limpas, têm cerca de 2.400 bactérias

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Notas mais recentes, e mais limpas, têm cerca de 2.400 bactérias

Notas mais recentes, e mais limpas, têm cerca de 2.400 bactérias

Pesquisadores do Reino Unido descobriram que as notas de bancos europeus contêm, em média, mais de 26 mil bactérias.

As análises mostraram ainda que as notas mais novas e, portanto, mais limpas, têm cerca de 2.400 bactérias. As informações são do site Ciência Hoje.

"A percepção dos europeus sobre a sujeira do dinheiro não é infundada. As notas que testamos continham uma média de 26 mil bactérias, o que, para vários tipos de organismos patogénicos, é o suficiente para transmitir uma infecção. Estudos anteriores sobre notas indicaram contaminação com bactérias potencialmente perigosas, como a Klebsiella e a Enterobacter que podem provocar doenças nos seres humanos", observa Ian Thompson, da Universidade de Oxford.

A Klebsiella é uma bactéria que causa infecções respiratórias, urinárias e feridas infecciosas e Enterobacter surge de forma natural ou patogênica nos intestinos dos humanos e outros animais, e que às vezes cresce nas plantas.

O crescimento das bactérias resistentes aos antibióticos é uma ameaça cada vez maior. "Com as notas circulando entre tantas pessoas, valeria a pena realizar um estudo mais amplo sobre a propagação de estirpes resistentes de bactérias por meio do dinheiro vivo circulante em todo o mundo", destacam os pesquisadores.

Os resultados do estudo foram conclusivos, com poucas diferenças na maneira como os Europeus percepcionam a sujeira do dinheiro.

Nos 15 países europeus onde se realizou a investigação, o dinheiro vivo foi considerado o menos higiênico dos objetos, mais sujo que o corrimão das escadas rolantes, teclas de um caixa eletrônico ou livros de uma biblioteca.

Para o estudo, as notas foram limpas com uma solução (PBS) para retirar a amostra de bactérias, e esta solução foi diluída em diferentes soluções e introduzida em placas de Petri com agar tríptico de soja, fonte de nutrientes na qual as bactérias podem crescer.

As placas de Petri foram depois postas em uma incubadora durante 5 dias a uma temperatura de 30ºC e o número de bactérias triplicou. Como apenas 1% das bactérias pode crescer em laboratório, os resultados foram multiplicados por 100 para obter o número aproximado de bactérias por nota. Esta é a prática corrente para quantificar as bactérias em ambientes ' in vitro' . Foram testadas 25 notas, em seis moedas diferentes, e foram retiradas dez amostras em cada nota.

Estudo internacional revela mais de 80 alterações genéticas ligadas ao câncer

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34265/geral/estudo-internacional-revela-mais-de-80-alteracoes-geneticas-ligadas-ao-cancer

publicado em 28/03/2013 às 07h30:00

 

Maior pesquisa sobre câncer pode ajudar a calcular o risco de um indivíduo de desenvolver doença na mama, próstata e ovário

Ilustração: UPenn

Cientistas internacionais conseguiram sequenciar 1.092 genomas humanos de indivíduos ao redor do mundo.

Cientistas internacionais conseguiram sequenciar 1.092 genomas humanos de indivíduos ao redor do mundo.

O maior estudo internacional realizado sobre alterações genéticas até a data identificou mais de 80 marcadores genéticos que podem aumentar o risco de câncer de próstata, mama ou ovário.

O projeto, liderado por pesquisadores da University of Cambridge e do Institute of Cancer Research (ICR) no Reino Unido, pode levar a um teste de rastreio do DNA em cinco anos.

O projeto representa a primeira vez em que os investigadores alcançaram uma imagem relativamente clara do número total de alterações genéticas que podem ser ligadas a estes cânceres.

Em última análise, os pesquisadores esperam ser capaz de calcular o risco individual de câncer, entender melhor como esses cânceres se desenvolvem e ser capaz de gerar novos tratamentos.

Os principais resultados são publicados em cinco artigos na revista Nature Genetics.

Os artigos são originários do COGS (Collaborative Oncological Gene-environment Study), um consórcio de base europeia, onde mais de 160 grupos de pesquisa de todo o mundo estão incluídos. Nos cinco estudos, os pesquisadores analisaram 100 mil pacientes com câncer de ovário, mama ou próstata e 100 mil indivíduos saudáveis da população geral.

Os cientistas realizaram análises genéticas de todos os participantes do estudo. A composição das bases A, G, C e T, foi estudada em 200 mil seções selecionadas da cadeia de DNA. Quando os pacientes com câncer tinham composições significativamente diferentes quando comparados com indivíduos saudáveis de controle, as diferenças foram consideradas importantes para o risco de doença.

As alterações podem ser descritas como "erro de ortografia" genética, em que A, G, C ou T foram substituídos por outra letra. Este erro de ortografia é chamado polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs).

Para o câncer de mama, os pesquisadores encontraram 49 erros genéticos ou SNPs, mais que o dobro do número encontrado anteriormente. No caso do câncer de próstata, os investigadores descobriram mais 26 desvios, o que significa um número total de 78 SNPs que pode ser ligado à doença. Para o câncer de ovário oito novos SNPs relevantes foram encontrados.

"Uma descoberta igualmente importante é que nós identificamos muitos SNPs adicionais que poderiam influenciar o risco de câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente. Para o câncer de mama o número é de 1 mil e de 2 mil para o câncer de próstata. Nós também temos uma imagem de onde no genoma devemos olhar em estudos futuros", afirma o pesquisador Per Hall.

SNPs são parte do nosso patrimônio natural, todos nós temos. Como isso afeta o indivíduo depende de onde na cadeia de DNA esse desvio genético é encontrado.

Os investigadores agora esperam ser capazes de avaliar a importância dos desvios identificados, de modo que será possível prever mais claramente quais os indivíduos estão em risco elevado de desenvolvimento de um destes cânceres.

"Estamos à beira de ser capaz de usar o nosso conhecimento destas variações genéticas para desenvolver testes que poderiam complementar o rastreamento do câncer de mama e levar-nos um passo mais perto de ter um efetivo um exame de rastreio do câncer de próstata", conclui o autor do estudo Doug Easton.

Número de mortos por novo vírus chega a 11, segundo OMS

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34271/saude-publica/---numero-de-mortos-por-novo-virus-chega-a-11-segundo-oms

publicado em 28/03/2013 às 09h00:00

 

Até o momento, foi contabilizado um total global de 17 casos confirmados de infecção humana com novo coronavirus (nCoV)

Um homem de 73 anos de idade, dos Emirados Árabes Unidos é a décima primeira pessoa a morrer de um vírus que ataca o sistema respiratório e foi identificado apenas seis meses atrás, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A última vítima do "novo coronavirus" (nCoV) foi levada para o hospital em Munique, na semana passada, e morreu na terça-feira.

Até o momento, a OMS foi informada de um total global de 17 casos confirmados de infecção humana com nCoV.

Segundo cientistas, o novo vírus é da mesma família viral que provoca o resfriado comum e também provocou o surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) que varreu o mundo a partir da Ásia no final de 2003, deixando 775 mortos.

Os sintomas de nCoV, que os médicos dizem que se espalha rapidamente por todo o corpo dentro de 48 horas de infecção, incluem dificuldades respiratórias, febre, tosse e pneumonia. Ele também pode atacar os rins, de acordo com especialistas em saúde.

Com base na situação atual e nas informações disponíveis, a OMS encoraja todos os governos a continuarem a vigilância sobre doenças respiratórias graves e analisarem cuidadosamente quaisquer padrões incomuns.

OMS está atualmente trabalhando com especialistas internacionais e países onde os casos foram relatados para avaliar as recomendações de vigilância e monitoramento.

Todos os governos são recomendados a prontamente avaliar e notificar a OMS de qualquer novo caso de infecção com nCoV, juntamente com informações sobre exposições potenciais que podem ter resultado em infecção.

A OMS afirma que continua a acompanhar de perto a situação.

Fator genético determina jovens mais propensos à dependência de nicotina

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34270/geral/fator-genetico-determina-jovens-mais-propensos-a-dependencia-de-nicotina

publicado em 28/03/2013 às 14h30:00

Perfil genético de alto risco prevê adolescentes fumantes em maior risco de se tornarem viciados em cigarros

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Pesquisa identificou fatores genéticos que podem acelerar a progressão de um adolescente para se tornar um fumante ao longo da vida

Pesquisa identificou fatores genéticos que podem acelerar a progressão de um adolescente para se tornar um fumante ao longo da vida

Pesquisadores internacionais identificaram fatores de risco genéticos que podem determinar adolescentes em maior risco de se tornarem viciados em cigarros.

O perfil genético de risco de uma pessoa não prevê se ele ou ela irá experimentar cigarros, mas sim se, após começarem a fumar, eles têm maior probabilidade de dependência de nicotina.

A equipe examinou estudos anteriores para desenvolver um perfil genético de risco para o tabagismo pesado. Em seguida, eles estudaram 1 mil neozelandeses desde o nascimento até os 38 anos para identificar se os indivíduos em alto risco genético ficaram viciados em cigarros mais rapidamente, na adolescência e se, na vida adulta, eles tiveram mais dificuldade me parara de fumar.

Os participantes do estudo que tiveram o perfil de alto risco genético foram mais propensos a se converter ao fumo diário na adolescência e depois progredir mais rapidamente ao tabagismo pesado (um maço por dia ou mais).

Quando avaliados na idade de 38 anos, os indivíduos de maior risco para o fumo tinham desenvolvido dependência de nicotina e eram mais propensos a ter falhado na tentativa de parar de fumar.

"O risco genético acelerou o desenvolvimento do comportamento de fumar. Os adolescentes com alto risco genético começaram a fumar cigarros e rapidamente se tornaram fumantes regulares e fumantes pesados", afirma o pesquisador Daniel Belsky, da Duke University.

O perfil de risco genético de uma pessoa não prevê se ele ou ela irá experimentar cigarros. Mas para aqueles que experimentam cigarros, ter um perfil genético de alto risco previu o aumento da probabilidade de dependência de nicotina.

Os resultados aparecem na revista JAMA Psychiatry.

Tratamento com bactérias intestinais pode substituir cirurgia contra obesidade

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34264/geral/tratamento-com-bacterias-intestinais-pode-substituir-cirurgia-contra-obesidade

publicado em 28/03/2013 às 07h00:00

 

Transferência de micróbios alterados pela cirurgia de bypass para o intestino de ratos saudáveis resultou em perda de peso rápida

Tratamento com bactérias intestinais pode substituir a cirurgia de bypass gástrico na luta contra a obesidade no futuro. É o que sugere estudo de pesquisadores da Harvard Medical School, nos EUA.

Estudo realizado com camundongos revela que a cirurgia causou mudanças drásticas nos micróbios intestinais dos animais. Quando os micróbios foram transferidos para o intestino de camundongos estéreis, o resultado foi a perda de peso rápida.

"Simplesmente colonizando ratos com a comunidade microbiana alterada, eles foram capazes de manter a gordura corporal e perder peso, cerca de 20%, tanto quanto o fariam se passassem por uma cirurgia", afirma o autor sênior da pesquisa Peter Turnbaugh.

Segundo o outro autor sênior, Lee Kaplan, o estudo sugere que os efeitos específicos da cirurgia de bypass gástrico sobre a microbiota contribuem para sua capacidade de causar perda de peso, e encontrar formas de manipular as populações microbianas para imitar esses efeitos poderiam tornar-se uma nova ferramenta valiosa para tratar a obesidade. "Precisamos aprender muito mais sobre os mecanismos pelos quais a população microbiana é alterada pelo bypass gástrico, e então precisamos saber se podemos produzir esses efeitos, tanto as mudanças microbianas ou as mudanças metabólicas associadas, sem cirurgia", afirma.

A equipe acredita que a capacidade de alcançar até mesmo alguns destes efeitos sem cirurgia daria uma maneira inteiramente nova de tratar o problema crítico da obesidade, que pode ajudar os pacientes não aptos ao procedimento cirúrgico.

"Pode não ser que tenhamos uma pílula mágica que funcione para todos que estão um pouco acima do peso. Mas podemos, no mínimo, proporcionar uma alternativa à cirurgia de bypass gástrico, que produz efeitos semelhantes", ressalta Turnbaugh.

Embora houvesse indícios de que os micróbios no intestino podem mudar após a cirurgia, a velocidade e a extensão da mudança vieram como uma surpresa.

Em experiências anteriores, os pesquisadores mostraram que o intestino de ambos os ratos magros e obesos eram povoados por diferentes quantidades de dois tipos de bactérias - Firmicutes e Bacteroidetes. Quando os ratos foram submetidos a cirurgia de bypass gástrico, no entanto, ela redefiniu o quadro microbiano inteiro.

De acordo com os pesquisadores, a comunidade pós-bypass foi dominada por proteobactérias e verrucomicrobia, e tinha níveis relativamente baixos de Firmicutes. Além do mais, essas alterações ocorreram dentro de uma semana da cirurgia, e foram duradouras, mantendo-se estável durante meses depois.

"A grande lacuna no nosso conhecimento é o mecanismo subjacente que liga micróbios à perda de peso. Houve certos micróbios que encontramos em maior abundância após a cirurgia, por isso acho que esses são bons alvos para começar a entender o que está acontecendo. Na verdade, a resposta pode não ser tipos específicos de micróbios, mas um subproduto eles excretam", observa Turnbaugh.

A pesquisa foi publicada na revista Science Translational Medicine.

Gestante que pagou por parto deve ser ressarcida por plano de saúde

 

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/03/cbn_vitoria/entrevistas/1426358-gestante-que-pagou-por-parto-deve-ser-ressarcida-por-plano-de-saude.html

27/03 - 17h09

No CBN Cotidiano desta quarta-feira (27), a promotora Sandra Lengruber, do Ministério Público Estadual, detalha a recomentação para que as operadoras de plano de saúde que orientem seus médicos obstetras a não cobrarem das gestantes pelo trabalho de acompanhamento presencial. Essa taxa varia entre R$ 1 mil, R$ 2,5 mil, até R$ 3 mil. O MPES considera irregular, a cobrança. Ouça a entrevista.

O médico obstetra Álvaro Lopes, conselheiro do Conselho Regional de Medicina (CRM), defende a cobrança, mas reconhece o trabalho do MPES como importante. Acompanhe.

OUÇAM AS ENTREVISTAS AQUI: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/03/cbn_vitoria/entrevistas/1426358-gestante-que-pagou-por-parto-deve-ser-ressarcida-por-plano-de-saude.html

Prepare o bolso: remédios vão ficar mais caros a partir de domingo

 

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/03/cbn_vitoria/reportagens/1426453-prepare-o-bolso-remedios-vao-ficar-mais-caros-a-partir-de-domingo.html

28/03 - 12h21

Patrícia Scalzer

Quem depende de algum medicamento para manter a saúde em dia terá de se preparar para pagar mais caro por ele a partir deste domingo (31). O reajuste nos remédios, que pode chegar até 5.85%, foi autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). O aumento é repassado para todos os medicamentos disponíveis nas prateleiras e estoques das farmácias. A população não gostou da notícia.

O aposentado Marino Santos precisa tomar todos os dias remédios para controlar a hipertensão. Ele conta que gasta cerca de R$ 50 todo mês para comprar os medicamentos. Para Marino os medicamentos deveriam ser mais baratos, já que muitas pessoas não podem viver sem.

“Isso é obrigatório. Quando o médico receita um remédio de hipertensão ou para o coração, tem de tomar. Porque com a idade, a pessoa vai enfraquecendo, ai não tem jeito, tem de tomar remédio”, afirma.

O engenheiro Walter Montemor diz que ao invés de aumentar, os medicamentos deveriam ficar mais baratos, já que o reajuste beneficia os empresários, mas prejudica o consumidor. “O governo deveria interferir para que o reajuste só acontecesse em último caso. Hoje em dia, uma grande parcela da população tem algum tipo de enfermidade e necessita de algum tipo de remédio. Uns mais caros, outros mais em conta, mas sempre precisa gastar com medicamento”, conta.

Já o engenheiro José Erildo diz que o reajuste é algo que não tem como evitar, porém, ele sugere que o governo amplie a lista de medicamentos contemplados no programa Farmácia Popular. Por meio deste programa é possível comprar alguns medicamentos com até 90% de desconto.

Ele compra medicamentos através do programa e conta que a economia é significativa. “Eu pago em torno de R$ 60 por mês. Mas se eu fosse pagar o preço normal, eu iria pagar cerca de R$ 200 por mês com os remédio”, diz.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Espírito Santo (Sincofaes) , Edson Marchiori, no reajuste é feito um cálculo baseado em fatores como inflação, produtividade das empresas e preço dos insumos usados na produção dos remédio. “Nós temos despesas, impostos e salários dos funcionários para pagar e infelizmente temos que repassar isso para o consumidor.”, explica.

Segundo o presidente do Sincofaes, o reajuste varia de acordo com o medicamento. “Os medicamentos que terão o reajuste máximo, de 5,85%, são os de maior competitividade e que disputam com os genéricos. Mas também tem muitos medicamentos que terão apenas 2,80% de reajuste”, conta.

Marchiori orientou os consumidores a ficarem atentos com as promoções que algumas farmácias devem fazer na próxima semana, já que cada estabelecimento decide quando irá repassar o reajuste para o consumidor.

OUÇA A ENTREVISTA AQUI: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/03/cbn_vitoria/reportagens/1426453-prepare-o-bolso-remedios-vao-ficar-mais-caros-a-partir-de-domingo.html

Fernando Haddad quer postos de saúde privados na periferia de SP

 

Fonte: http://www.folhavitoria.com.br/politica/noticia/2013/03/haddad-quer-postos-de-saude-privados-na-periferia-de-sp.html

28/3/2013 às 10h26 - Atualizado em 28/3/2013 às 10h26

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória

São Paulo - O prefeito Fernando Haddad (PT) estuda uma forma de levar postos de saúde privados à periferia de São Paulo. A ideia é oferecer uma contrapartida a empresas do setor dispostas a instalar leitos, laboratórios ou consultórios médicos em regiões que hoje são atendidas apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dar isenção tributária é uma das possibilidades trabalhadas pela atual gestão.

O objetivo é dividir a responsabilidade com planos de saúde populares, que vendem serviços nos extremos da cidade, mas só mantêm unidades nas áreas centrais. De acordo com estimativa da prefeitura, apesar de 56% da população pagar algum tipo de convênio médico, boa parte desse total utiliza a rede pública, que, por sua vez, não é ressarcida pelos planos de saúde.

Segundo o secretário municipal da Saúde, José de Filippi Junior, essas empresas poderiam ser incluídas no Arco do Futuro, projeto que visa a descentralização do desenvolvimento da cidade, criando mecanismos que aproximem a moradia do trabalho do paulistano. Ele defende, por exemplo, a isenção fiscal como forma de atrativo, assim como deve ocorrer com empresas do setor da construção.

"Acho que é uma coisa de médio prazo, mas tem espaço para isso. Como secretário, eu posso contribuir. Os serviços de Saúde contribuem com ISS, são prestadores de serviço", afirma Filippi. Ele argumenta que é melhor cobrar da iniciativa privada uma melhor distribuição dos serviços pelo território do que esperar o Ministério da Saúde cobrar dos convênios o ressarcimento pelo atendimento no SUS - conforme previsto em lei.

"Eu não quero dinheiro. Eu quero que eles montem um hospital, uma maternidade lá (na periferia). Porque não tem. E os segurados deles aonde vão procurar atendimento?", pergunta o secretário. "Eu até falei com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Como conceber uma região de 1 milhão de habitantes, como M'Boi Mirim, na zona sul, sem um único leito privado? Há 400 mil pessoas lá com convênio médico. A Agência Nacional de Saúde (ANS) tem de começar a regulamentar isso."

Mas, na opinião de Filippi, só o ressarcimento não resolve, já que as unidades do SUS continuariam sendo procuradas por pacientes com plano de saúde. E assim, permaneceriam superlotadas, sem condições de prestar bom atendimento.

Outorga
Creditada ao ex-ministro da Saúde Adib Jatene, a Outorga Onerosa da Saúde chegou a ser cogitada durante a gestão de Gilberto Kassab (PSD). O então secretário Januário Montone apresentou a ideia na Câmara Municipal, em novembro de 2008. Mas não teve acolhida entre os vereadores.

O projeto consiste em cobrar do setor privado um valor pela construção ou ampliação de hospitais em regiões já saturadas, como o centro expandido, os eixos das Avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima. E, com o dinheiro pago, abrir um fundo para financiar a construção de unidades de saúde na periferia - ou ainda obrigar o empreendedor a construir um hospital menor onde há carência de vagas.

A ideia também poderia ser adaptada para que a iniciativa privada financiasse o home care, o atendimento médico em casa. Mas, em ambos os casos, Montone destaca um entrave: depois de instalada, quem faria a manutenção da unidade ou do serviço viabilizado por meio da outorga? A saída, segundo ele, é negociar caso a caso.

O ex-secretário cita como experiência a negociação bem-sucedida entre o município e a Beneficência Portuguesa durante a gestão Kassab. "Eles queriam aumentar o atendimento privado na região da Bela Vista, e nós não concordamos. Negociamos e a Beneficência, que já tinha um projeto de hospital na zona leste, acabou arrendando o antigo Nossa Senhora da Penha. Lá, funcionam hoje quase 500 leitos exclusivamente atendendo pelo SUS", diz.

Eduardo de Oliveira, secretário-geral da Federação Brasileira de Hospitais, disse que o País perdeu cerca de 100 mil leitos lucrativos (privados) entre o fim da década de 1990 e início dos anos 2000, especialmente nos bairros mais afastados e regiões mais carentes. "Não houve reposição desses leitos", diz. Isso aconteceu, segundo ele, porque a carga tributária para os hospitais é de 20%, o que tornava inviável manter as unidades em regiões com menor poder econômico.

Para ele, se a proposta do prefeito Haddad incluir a desoneração desse imposto, pode ser um bom caminho. "O prefeito está no caminho certo. É preciso fazer alguma coisa. Se isso acontecer, será uma corrente de estímulo para dar condições da rede privada voltar a prestar serviços junto com a rede pública", avalia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Comissão do Senado aprova projeto que prevê identificação de medicamentos adquiridos exclusivamente para uso do SUS

 

Fonte: http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2013/03/comissao-do-senado-aprova-projeto-que-preve-identificacao-de-medicamentos

Marcos Chagas - Agência Brasil27.03.2013 - 12h11 | Atualizado em 27.03.2013 - 12h31

Comissão do Senado aprova projeto que prevê identificação de medicamentos adquiridos exclusivamente para uso do SUS (novadermefarmacia.com.br)

Brasília – Todos os medicamentos adquiridos das indústrias farmacêuticas para uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS) terão que ser devidamente identificados. O objetivo é criar um mecanismo que ajude a coibir desvios e a comercialização indevida desses remédios.

A matéria foi aprovada em caráter terminativo hoje (27) na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Agora, segue para apreciação da Câmara dos Deputados e, se aprovada, vai para sanção presidencial.

O relator do projeto, Romero Jucá (PMDB-RR), destacou que, além de medicamentos, a medida deverá ser estendida a equipamentos médico-hospitalares e odontológicos. O projeto prevê que os produtos e a identificação serão definidos em lei suplementar após a sanção presidencial.

Edição: Lílian Beraldo

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Baixa de testosterona prejudica vida sexual da mulher, aponta pesquisa

 

Fonte: http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2013/03/baixa-de-testosterona-prejudica-vida-sexual-da-mulher-aponta-pesquisa

Léo Rodrigues - Portal EBC27.03.2013 - 13h13 | Atualizado em 27.03.2013 - 13h27

Conhecido popularmente como "hormônio masculino", a testosterona é também fundamental para a saúde sexual da mulher. É o que aponta um estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina da UFMG no ano passado, cujos resultados foram agora divulgados para a imprensa. A pesquisa foi baseada em um levantamento com 60 mulheres com problemas sexuais em tratamento no Hospital das Clínicas da UFMG, das quais 75% apresentaram baixos níveis de testosterona.

Todas as participantes do estudo tinham idade entre 18 e 44 anos, período da vida adulta feminina mais favorável para a atividade hormonal e sexual. Uma preocupação dos pesquisadores foi incluir no levantamento apenas pacientes que não tinham problemas psicológicos, sociais ou no relacionamento, com o objetivo de permitir a observação isolada da influência das alterações hormonais.

A ginecologista e pós-graduanda Fabiene Bernardes Vale, autora da pesquisa, conta que a testosterona é encontrada nas mulheres em quantidades menores que no homens. A sua ação está relacionada ao prazer e à resposta sexual feminina. “São necessários níveis mínimos deste hormônio para que exista a ativação do centro cerebral do prazer. A queda desses níveis é causa da baixa de libido”, explica.

Segundo o professor Selmo Geber, orientador de Fabiene Bernardes, é normal a redução gradual dos níveis de testosterona ao longo da vida reprodutiva, mas uma queda mais acentuada pode prejudicar a saúde sexual. A testosterona começa a ser sintetizada nas mulheres durante a puberdade, atingindo um pico máximo aos 20 anos. Após essa idade, inicia-se uma redução lenta dos níveis do hormônio até a menopausa, quando há uma baixa mais drástica.

Fabiene Bernardes explica que ainda não se sabe completamente quais os motivos da queda dos níveis do hormônio durante a vida reprodutiva da mulher. O estudo que ela conduziu também não deixa claro se essa variação ocorre de forma definitiva. "Nós fizemos apenas a dosagem de uma amostra. Não é possível, até o momento, avaliar se esta queda é permanente ou transitória". Ela também esclarece que a pesquisa não calculou qual seria a prevalência desse problema na população em geral. Porém, é certo que seja alto o índice de mulheres que convivem com o problema.

Apesar dessas limitações da pesquisa, a ginecologista acredita que os resultados permitem repensar as estratégias de tratamento e abriu novas perspectivas para que se encontre um procedimento terapêutico com maior eficácia. Atualmente, no Brasil, existem medicações alternativas que podem ser usadas para reposição de testosterona, mas não são drogas elaboradas com a finalidade de tratar a disfunção sexual feminina. "Após a conclusão do nosso estudo, estamos começando a pesquisar um remédio novo no mercado que tenha este objetivo", anuncia Fabiene Bernardes.

Disfunção sexual

Segundo dados da Confederação Médica Brasileira, a disfunção sexual atinge mais de 40% das mulheres. O problema pode ser caracterizado pela falta de desejo ou excitação, ou ainda pela manifestação de dor, durante ou após o ato sexual. Fabiene Bernardes alerta que a disfunção sexual nem sempre é causada exclusivamente pela baixa do hormônio e que a paciente deve recorrer ao ginecologista para que se faça um diagnóstico de seu caso. "Os mecanismos responsáveis pela resposta sexual feminina são complexos e dinâmicos", afirma.

As causas da disfunção sexual ainda não são totalmente esclarecidas. Existe um conhecimento vasto sobre o assunto, mas a ciência precisa realizar mais estudos. "Atualmente, o modelo mais aceito para explicar a resposta sexual nas mulheres reforça a importância da intimidade emocional com o parceiro e a satisfação da própria percepção de desejo e necessidade sexual", explica Fabiene Bernardes. Ela ressalta que fatores biológicos, como as alterações hormonais, são apenas uma parte do problema, que envolve também fatores psicológicos e sociais.

Diversas autoridades médicas do mundo se reuniram em 2002, no Consenso de Paris, para debater questões ligadas à saúde sexual. Entre os resultados do encontro está a definição do que seria a disfunção sexual feminina, passo fundamental para enfrentar o preconceito em relação ao problema. Desde então, a disfunção sexual feminina foi definida como “desordem persistente e recorrente do desejo ou interesse sexual, da excitação subjetiva e genital, no orgasmo e dor ou dificuldade para permitir ou completar a relação sexual”, e foram dividas quatro subcategorias:

Disfunção
do desejo
Falta de interesse ou indiferença ao estímulo sexual, não justificada por outra condição médica, psicológica ou relacionada a uso de medicação. Pode ser também caracterizada pela persistente fobia ou repulsa de qualquer tentativa de contato sexual.

Disfunção
da excitação
Incapacidade de atingir ou manter excitação sexual adequada. É classificada em diferentes subtipos, que vão desde a ausência de lubrificação genital até a ocorrência espontânea e indesejável de excitação sexual.

Disfunção
do orgasmo
Dificuldade em atingir o orgasmo, seja por atraso ou ausência deste, após suficiente estimulação sexual e excitação. É o tipo de disfunção sexual que mais afeta as mulheres.

Disfunção da
dor sexual
Desconfortos que atrapalham ou impedem o ato sexual. Pode ser causada por vários motivos, como a presença de dor durante a penetração e o vaginismo, que ocorre quando há contração dolorosa e involuntária da parede muscular da vagina.

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Vacina contra gripe H1N1 provoca narcolepsia em suecos

 

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/afp/2013/03/27/vacina-contra-gripe-h1n1-provoca-narcolepsia-em-suecos.htm 

AFP da Suécia

27/03/201311h26

A Agência Sueca de Medicamentos informou que uma vacina contra a gripe H1N1 do laboratório farmacêutico britânico GlaxoSmithKline (GSK) provocou crise de narcolepsia em crianças e também em pessoas com menos 30 anos.

A agência divulgou os resultados de um estudo realizado para "confirmar a relação entre a vacinação com Pandemrix e a narcolepsia em indivíduos menores de 20 anos e avaliar possíveis ligações nos adultos com mais de 20 anos", que ainda não haviam sido estudados.

O estudo conclui que o risco de sofrer narcolepsia triplicou entre os menores de 20 anos vacinados e duplicou entre os adultos de 21 a 30 anos.

A narcolepsia ou síndrome de Gelineau é uma doença neurológica pouco habitual que produz episódios de sono irresistível e imprevistos e cansaço extremo.

Segundo um recente estudo britânico, entre 25 e 50 pessoas a cada 100.000 sofrem desse mal.

O Pandemrix, produzido pelo laboratório farmacêutico britânico GSK, foi inoculado em 60% da população sueca durante as campanhas de vacinação contra a gripe H1N1 em 2009 e 2010.

Finlândia e Suécia registraram mais casos de narcolepsia depois destas campanhas.

Empresa anuncia desenvolvimento de vacinas contra dengue e febre chikunguny

 

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/efe/2013/03/27/empresa-anuncia-desenvolvimento-de-vacinas-contra-dengue-e-febre-chikunguny.htm

EFE Em Viena

27/03/201311h45

Duas novas vacinas, contra a dengue e a febre chikungunya (CHIK), foram desenvolvidas pela empresa Themis, de Viena, e após estudos preliminares prometem uma proteção eficaz contra ambas as doenças.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27) pela companhia austríaca Viennese biotech boutique Themis em comunicado, após publicar os dados dos estudos clínicos que acabam de ser concluídos.

Ambas as vacinas "candidatas" mostraram uma boa eficácia, afirma a nota.

"Com apenas uma vacinação contra a febre de chikungunya foi possível o alcançar uma proteção completa", enquanto a fórmula contra a dengue é efetiva para quatro esteriótipos conhecidos da doença.

Baseada nos bons resultados, a Themis começará antes do fim deste ano o estudo da primeira fase clínica para ambas as vacinas.

As duas doenças são virais e transmitidas pelo mosquito "Aedes aegypti" e "Aedes albopictus", que são criados na água acumulada em recipientes e objetos em desuso.

A dengue, única Doença Tropical Desatendida (ETD) que se expandiu na última década, multiplicou sua incidência por 30 nos últimos 50 anos, segundo afirmou em janeiro a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ela pode ser mortal e já é uma doença endêmica em 100 países do mundo, incluindo quase todos da América Latina.

A chamada artrite epidêmica chikungunya é uma cepa de febre viral transmitida pelos mosquitos "Aedes aegypti" e "Aedes albopictus", endêmica no Sudeste Asiático e zonas da África.

Supercomputador pode melhorar tratamento de transtornos mentais

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34253/ciencia-e-tecnologia/supercomputador-pode-melhorar-tratamento-de-transtornos-mentais

publicado em 27/03/2013 às 10h30:00
   

Sistema facilita identificação de vias genéticas envolvidas em doenças como autismo e esquizofrenia

Foto: UC San Diego/Erik Jepsen

Computador utiliza quantidades elevadas de memória flash e isso ajuda na transcrição do estudo que pode ser direcionado para o tratamento de transtornos mentais

Computador utiliza quantidades elevadas de memória flash e isso ajuda na transcrição do estudo que pode ser direcionado para o tratamento de transtornos mentais

Cientistas do National Science Foundation (NSF), nos EUA, desenvolveram um supercomputador que pode ajudar a identificar vias genéticas para melhorar o tratamento de transtornos mentais.

O computador, que recebeu o nome de Gordon, emprega grandes quantidades de memória flash, comum em telefones celulares e laptops. O sistema é utilizado por cientistas, cuja pesquisa requer a mineração, busca e / ou criação de grandes bancos de dados para uso imediato ou posterior, incluindo mapeamento de genomas para aplicações em medicina personalizada.

"Gordon foi projetado para lidar com os problemas científicos que envolvem a manipulação de dados muito grandes. Ele é diferenciado de outros recursos por ter uma memória grande de estado sólido, 4 GB por núcleo", afirma Barry Schneider, do NSF.

Uma equipe de pesquisadores dos EUA e da França relatou o uso de Gordon para elaborar uma nova maneira de descrever um processo tempo-dependente da expressão do gene no cérebro que pode ser usado para orientar o desenvolvimento de tratamentos para doenças mentais, como o autismo e esquizofrenia.

Os pesquisadores identificaram a árvore hierárquica de grupos de genes coerentes e de fatores de transcrição em rede que determinam os padrões de genes expressos durante o desenvolvimento do cérebro. Eles descobriram que alguns fatores de transcrição "master" no nível superior da hierarquia regularam a expressão de um número significativo de grupos de genes.

A descoberta dos cientistas pode ser utilizada para a seleção de fatores de transcrição que podem ser dirigidos para o tratamento de transtornos mentais específicos. "Nós vivemos em um tempo único, quando enormes quantidades de dados relacionados a genes, DNA, RNA, proteínas e outros objetos biológicos são extraídos e armazenados. Eu posso comparar este tempo para uma situação em que o minério de ferro era extraído do solo e armazenado como pilhas no chão. Todos nós precisamos transformar os dados em conhecimento, como minério em aço. Apenas os supercomputadores e pessoas que conhecem o que fazer com eles vão tornar a transformação possível", conclui o principal autor Igor Tsigelny.

Pílula anticoncepcional mata 20 mulheres no ano

 

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/pilula-anticoncepcional-mata-20-mulheres-no-ano-27032013

27/3/2013 às 13h31 (Atualizado em 27/3/2013 às 14h08)

 

Quatorze das 20 mortes foram causadas por remédio lançado nas duas últimas décadas

Do R7

Getty ImagesAgência francesa diz que mulheres morrem todos os anos por causa da pílula

Vinte mulheres morrem por ano causa da pílula anticoncepcional, de acordo com Agência Nacional para a Segurança de Medicamentos e Produtos de Saúde da França, publicado no jornal britânico Daily Mail desta quarta-feira (27).

De acordo com o estudo, o contraceptivo está associado a doenças como a trombose ou coágulos de sangue. Ainda segundo a publicação, 14 das 20 mortes são causadas pela terceira ou quarta geração de pílulas — que foram lançadas nos últimos 20 anos.

Estas duas categoriais de medicamentos estão sendo investigados depois que uma jovem de 25 anos de idade ter entrado com uma ação alegando que o contraceptivo foi a causa de ela ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral).

Saiba como usar pílula do dia seguinte

Longas viagens podem provocar trombose. Saiba como evitar

Ainda de acordo com a agência, todas as pessoas estão suscetíveis a ter trombose, porém o risco é baixo. Segundo a agência, o risco aumenta com o passar dos anos, independentemente de se usar contraceptivo ou não.

Senado aprova projeto que obriga SUS a fazer reconstrução de mama

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34252/geral/senado-aprova-projeto-que-obriga-sus-a-fazer-reconstrucao-de-mama

publicado em 27/03/2013 às 09h02:00

 

Caso não seja possível fazer a reconstrução na mesma cirurgia, ela deve ocorrer logo que a mulher tiver condições clínicas

Foto: Pedro França/Agência Senado

Projeto foi votado pelo plenário do Senado após aprovação da Comissão de Assuntos Sociais

Projeto foi votado pelo plenário do Senado após aprovação da Comissão de Assuntos Sociais

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (26), projeto que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer a reconstrução da mama de mulheres que sofrerem de câncer, preferencialmente na mesma cirurgia em que ocorrer a retirada.

Pelo projeto, caso não seja possível fazer a reconstrução na mesma cirurgia, ela deve ocorrer logo que a mulher tiver condições clínicas de passar pelo procedimento. O objetivo é impedir que a cirurgia seja adiada seguidas vezes de modo a fazer com que a mulher que perdeu a mama desista do procedimento.

O projeto havia sido aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado e seguiu, em regime de urgência, para o plenário. Por não ter sido alterado em relação ao texto aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto segue para sanção presidencial.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Homens que frequentam saunas têm menor contagem de esperma

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34250/geral/--homens-que-frequentam-saunas-tem-menor-contagem-de-esperma

publicado em 27/03/2013 às 07h42:00
  

Pesquisadores sugerem que o calor é o culpado, já que ambiente eleva a temperatura do escroto em 3 graus Celsius

Foto: Life Science

Homens que usaram saunas também mostraram diferenças no DNA de seus espermatozóides

Homens que usaram saunas também mostraram diferenças no DNA de seus espermatozóides

Homens que frequentam saunas podem ter menor contagem de esperma, de acordo com pesquisadores da University of Padova, na Itália.

O estudo mostra ainda que homens que frequentam saunas regularmente também apresentaram diferenças no DNA de seus espermatozoides.

A equipe, liderada por Andrea Garolla, analisou e monitorou homens finlandeses na faixa dos 30 anos que tinham contagem normal de espermatozoides.

Todos eles passaram 15 minutos em uma sauna duas vezes por semana, durante três meses, e tiveram sua contagem de espermatozoides analisada.

Os pesquisadores descobriram que a contagem de esperma dos homens foi menor no final do estudo do que no início, e apenas seis meses depois, ela voltou ao normal.

Segundo os pesquisadores, o calor é o culpado, uma vez que afeta a produção de esperma. Os pesquisadores descobriram que, durante as sessões de sauna, a temperatura do escroto dos homens aumentou três graus Celsius.

Os homens que usaram as saunas também tiveram diferenças no DNA de seus espermatozoides.

Pesquisas anteriores mostraram que o calor de laptops pode danificar o esperma, afetando a fertilidade enquanto ele se esforça para nadar até o óvulo.

"O uso frequente de sauna em países nórdicos e seu uso crescente em outras partes do mundo tornam importante considerar o impacto desta opção de vida sobre a fertilidade dos homens", afirmam os autores.

Eles acrescentaram que em países onde saunas são amplamente utilizadas, os médicos devem alertar para os problemas que isso pode causar a casais com dificuldades para engravidar.

Boletim epidemiológico aponta 42 municípios em epidemia de dengue no Rio

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34257/saude-publica/boletim-epidemiologico-aponta-42-municipios-em-epidemia-de-dengue-no-rio

publicado em 27/03/2013 às 11h38:00

Segundo secretaria, de 1º de janeiro até 23 de março, foram 69.343 casos suspeitos de dengue, com dois três mortes

Foto: Maurício Bazilio/SECOM RJ

Agente passando orientações para o combate a dengue. De janeiro a março de 2012 foram registrados 48.361 casos no Estado

Agente passando orientações para o combate a dengue. De janeiro a março de 2012 foram registrados 48.361 casos no Estado

Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do estado do Rio de Janeiro, nesta semana, mostra que dos 92 municípios do estado, 42 estão em epidemia.

Sete municípios entraram na relação de epidemia desde a semana passada.

Os dados de casos notificados foram compilados pela secretaria a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios até 13h de 26 de março de 2013.

Segundo o boletim, de 1º de janeiro até 23 de março, foram 69.343 casos suspeitos de dengue, com dois três mortes em Magé, Volta Redonda e Itaocara.

De acordo com a secretaria, no mesmo período em 2012 foram notificados 48.361 casos suspeitos de dengue no estado, com 12 mortes.

Epidemia

Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo.

Os municípios que estão em situação de epidemia são:

Baixada Litorânea:

Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e São Pedro D'Aldeia.

Centro Sul Fluminense:

Paracambi, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian, Mendes e Três Rios.

Médio Paraíba:

Valença, Pinheiral, Volta Redonda, Barra do Piraí e Rio das Flores

Noroeste Fluminense:

Cardoso Moreira, Miracema, São José de Ubá, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriaé.

Norte Fluminense:

São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Macaé e São Francisco de Itabapoana.

Região da Baía da Ilha Grande:

Angra dos Reis

Região Metropolitana I:

Magé

Região Metropolitana II:

Niterói, Rio Bonito, Itaboraí, Silva Jardim, Tanguá, Maricá e São Gonçalo.

Região Serrana:

Cantagalo, São Sebastião do Alto e São José do Vale do Rio Preto.

Vacina experimental oferece mais de 90% de proteção contra doença de Chagas

 

Fonte:

publicado em 27/03/2013 às 15h00:00

 

TcVac3 pode interromper o dano cardíaco irreversível que atinge cerca de um terço das pessoas infectadas pelo Trypanosoma cruzi

Cientistas da Universidade do Texas, nos EUA, desenvolveram uma vacina que oferece proteção contra a doença de Chagas.

A vacina experimental, chamada TcVac3, poderia interromper o dano cardíaco irreversível que aflige cerca de 30% das pessoas com a doença.

Os resultados foram publicados na revista Plos One.

A equipe, liderada por Nisha Garg, identificou e testou potenciais candidatos a antígenos de Trypanosoma cruzi (T. cruzi) e modelos de entrega para estabelecer a segurança e eficácia da nova vacina.

"Isso sinaliza um avanço científico, a eficácia da vacina sem precedentes para uma doença comum parasitária sem cura para doentes crônicos. Se esta vacina se mostrar prática, pode ser aprovada em tão pouco tempo quanto cinco anos para uso em cães, que são hospedeiros da doença", afirma Garg.

T. cruzi, transmitido pelo inseto triatomíneo, ou "barbeiro", é predominante em quase todos os países da América Latina e está se tornando mais comum nos EUA. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 10 milhões de pessoas, a maioria crianças, estão infectadas no mundo. Cerca de 13 mil morrem a cada ano devido a complicações da doença de Chagas.

A vacina

TcVac3 é o resultado da análise computacional / bioinformática rigorosa e triagem do genoma do T. cruzi para antígenos potenciais ao longo dos anos por Garg e sua equipe. Estas análises levaram os pesquisadores a três antígenos potenciais (TCG1, TcG2 e TcG4) para uma investigação mais aprofundada.

Em seguida, eles começaram a testar esses antígenos e modelos de entrega de vacinas potenciais, como os componentes são dispostos na vacina real, para determinar as melhores abordagens.

As primeiras experiências revelaram que a distribuição dos antígenos por uma abordagem de impulso DNA-prime/protein, junto com a co-entrega de IL-12 e GM-CSF, citocinas adjuvantes destinadas a aumentar a resposta imunitária, foi eficaz na geração de respostas de células T e de anticorpos capaz de fornecer mais de 90% de controle da infecção aguda e da carga parasitária em camundongos infectados.

Reconhecendo, contudo, que este modelo de entrega da vacina foi muito complexo, os cientistas procuraram simplificar a vacina utilizando um modelo DNA / MVA, que oferece muitas vantagens: pode acomodar vários genes estranhos no genoma; pode ser administrado por uma variedade de vias; tem um registo de segurança excelente, e tem sido mostrado para gerar respostas imunes para uma variedade de antígenos estranhos. MVA por si só pode funcionar como um adjuvante, uma vez que fornece um sinal para o sistema imune inato e pode aumentar as células T.

Baseado em estudos preliminares que indicaram a potência deste modelo de entrega, os cientistas testaram a eficácia de proteção de TcVac3, constituída apenas de TcG2 e TcG4 e sem os adjuvantes, entregues pela abordagem DNA / MVA.

Com duas doses de vacina, os ratos com anticorpos induzidos por TcVac3 apresentaram 92 a 96% de proteção contra a infecção crônica. Eles descobriram que a abordagem DNA / MVA aumentou a eficácia da vacina suficiente para omitir um dos antígenos e os adjuvantes, tornando-se uma vacina muito mais simples, mas ainda altamente eficaz.

"Como a doença de Chagas é mais prevalente em países em desenvolvimento, é essencial que uma potencial vacina seja barata e fácil de ser entregue. TcVac3 cumpre este objetivo, tornando-se não só a candidato eficaz, mas ideal", afirma Garg.

Pesquisas futuras irão determinar se a composição da vacina pode ser ainda mais simplificada. Além disso, os cientistas já estão realizando ensaios relacionados em caninos. Garg e sua equipe também estão trabalhando em ensaios pré-clínicos de amostras de pacientes humanos. Os resultados de ambos os estudos estão previstos ainda este ano.

Hospitais federais no RJ terão reforço de 499 profissionais de saúde

 

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/10024/162/hospitais-federais-terao-reforco-de-499-profissionais.html

27/03/2013 as 08:54:48 alterado em 27/03/2013 as 09:51:27

ASSISTÊNCIA

Portaria conjunta dos Ministérios da Saúde e do Planejamento, Orçamento e Gestão autoriza a contratação de profissionais para as unidades hospitalares.

A autorização para contratação temporária de 499 profissionais de saúde para os hospitais federais no Rio de Janeiro – Bonsucesso, Ipanema, Lagoa, Servidores, Andaraí e Cardoso Fontes - foi publicada nesta terça-feira (26) no Diário Oficial da União em portaria conjunta dos Ministérios da Saúde e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Serão 182 médicos, 182 enfermeiros e 135 técnicos de enfermagem. De acordo com a portaria, o contrato terá a duração de seis meses, com possibilidade de prorrogação. A carga horária prevista para esses profissionais é de 24 horas.

“A expectativa do Ministério da Saúde é de que em um prazo de um mês esses 499 profissionais já estejam atuando nos hospitais federais. Para isso, estamos  atuando com agilidade em todo esse processo. A contratação desses profissionais é fundamental para recompor as equipes médicas que atuam nessas unidades”, informou o Secretário de Atenção à Saúde (SAS), Helvécio Magalhães.

A contratação ocorrerá com base na análise dos currículos enviados para o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (NERJ). O núcleo publicará esta semana, em sua página na internet o comunicado com as informações sobre a seleção. Uma comissão será criada para seleção dos profissionais.

REESTRUTURAÇÃO-Desde 2011, o Ministério da Saúde está recompondo a força de trabalho e reestruturando os seis hospitais e os institutos federais, como forma de qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram realizados dois concursos públicos, que permitiram a entrada de 1.120 profissionais de saúde, incluindo médicos. 

A ampliação do número de profissionais é necessária para atender a demanda crescente pelo atendimento no SUS. Nos últimos 7 anos, o número de leitos nos hospitais federais cresceu 88%, passando de 1.489 leitos, em 2005, para 2.808, em 2012. Os leitos hospitalares nos hospitais federais representam 20% da oferta no município (13.974 leitos).

O Ministério da Saúde pactuou com estados e municípios a criação de quase 5 mil novos leitos clínicos no país até 2014.  Destes, 574 no estado do Rio de Janeiro. Além disso, também foram pactuados 2.174 leitos de UTI, sendo 428 para o Rio e 49 para os Hospitais Federais.

Além da oferta de leitos, o Ministério da Saúde tem investido na criação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), que realizam atendimentos de urgência e emergência, desafogando os prontos socorros dos grandes hospitais. As UPAs conseguem resolver até 97% dos problemas dos usuários que as procuram sem necessidade de encaminhamento a um hospital. As unidades podem possuir até 20 leitos. Existem também as salas de estabilização que possuem até 30 leitos para tratar o paciente.

TRANSPLANTES -O Ministério da Saúde está viabilizando a retomada das equipes transplantadoras do Hospital Federal de Bonsucesso. O ministério efetuou a abertura de novos serviços aos pacientes que necessitam de transplantes no Rio de Janeiro. O Hospital São Francisco de Assis já está habilitado para a realização de transplantes renais e hepáticos. O serviço será gerenciado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Além do Hospital São Francisco de Assis, o Hospital da Criança está desde segunda-feira (25) apto a realizar transplantes de rim e de fígado.

Relatório da Anvisa indica que venda da sibutramina deve ser mantida nas farmácias

 

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/03/noticias/cidades/1426244-relatorio-da-anvisa-indica-que-venda-da-sibutramina-deve-ser-mantida-nas-farmacias.html

27/03/2013 - 08h05 - Atualizado em 27/03/2013 - 10h39

 

Remédio para perda de peso não precisa ser retirado do mercado porque número de efeitos adversos está no limite adequado e não houve abusos na prescrição, aponta estudo

Aprovada na OAB aos 71 anos, ela quer ajudar os necessitados

Foto: Edson Chagas | GZ

Edson Chagas | GZ

Medicamento deve ser mantido nas farmácias

A sibutramina deve continuar no mercado. Relatório da equipe técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluído nesta semana mostra que o número de efeitos adversos está dentro do limite considerado adequado e não houve abuso da prescrição - resultados que não justificariam a suspensão da comercialização do produto. O documento deverá ser votado pela diretoria colegiada da Anvisa na próxima semana.

"É pouco provável que as regras de controle sejam alteradas. Devemos seguir o relatório", afirmou nesta terça-feira o presidente da agência, Dirceu Barbano. Desde dezembro de 2011, a sibutramina, indicada para tratamento de obesidade, tem regras mais rígidas para prescrição. Os efeitos colaterais também passaram a ser acompanhados.

A mudança é reflexo de uma longa discussão, iniciada em fevereiro de 2011, que terminou com a proibição do uso de emagrecedores derivados de anfetamina. Quando a análise começou a ser feita, o cancelamento do registro da sibutramina também foi cogitado. Defensores da proibição usavam como argumento resultados de um estudo, encomendado pela agência europeia de vigilância, que indicava aumento de 16% no risco de enfarte entre pessoas que tomaram o medicamento.

A Anvisa decidiu manter o produto no mercado, mas sob controle mais rígido. Ficou determinado que a sibutramina somente poderia ser vendida se o paciente fosse informado pelos médicos sobre riscos e contraindicações. Um termo de esclarecimento, assinado pelo paciente e pelo médico, passou a ser exigido. Uma das vias tem de ser entregue com receita médica. A validade da receita, que antes era de 60 dias, foi reduzida para um mês. Também foi determinado que a sibutramina ficaria sob monitoramento durante um ano. É o resultado desse monitoramento que a Anvisa agora vai avaliar.

Barbano afirma que, entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012, o número de notificações de efeitos colaterais passou de 2 para 5 ao mês. Apesar do aumento de 150%, técnicos da Anvisa avaliam ter havido uma queda proporcional. Os números, afirma, não podem ser considerados sem uma contextualização. "A vigilância aumentou. Casos que antes passariam sem ser notados agora são registrados", afirmou. O número de prescrições também cresceu no período. Elas passaram de 150 mil mensais para cerca de 180 mil. "Um aumento de 15%, mas que também tem de ser avaliado de forma relativa, uma vez que as receitas agora têm validade de um mês."

> Leia mais notícias em Minuto a Minuto

Consumo. Segundo Barbano, embora o número de prescrições tenha aumentado, o consumo do produto teve variação pouco significativa. Algo que, em sua avaliação, demonstra que médicos que receitavam anfetamina não passaram automaticamente a indicar a sibutramina. "Ao que tudo indica, essas limitações estão sendo respeitadas." Outro fator que deve contribuir para a manutenção do remédio no mercado é que nenhum dos efeitos adversos relatados foi considerado grave.

O monitoramento do remédio deverá ser mantido indefinidamente. "Nada impede, no entanto, que no futuro as regras sejam mudadas", diz Barbano. Ele não descartou a possibilidade de que o prazo da receita médica possa ser ampliado. "Tudo isso dependerá de discussão."

O diretor da Anvisa afirmou que a decisão de manter a sibutramina no mercado provocou questionamentos de agências no exterior. "Sempre de forma respeitosa, queriam saber porque decidimos manter o remédio." Os dados sobre a conclusão do monitoramento foram apresentados nesta terça, durante uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados. Está em análise no Congresso um projeto para retornar a venda de emagrecedores derivados de anfetamina no País. "Esta é uma decisão autônoma do Congresso."

Fonte: Agência Estado

MPES recomenda que médicos de planos de saúde deixem de cobrar taxa extra para partos

 

Fonte: http://www.seculodiario.com.br/exibir.php?id=5632&secao=15

Agência Nacional de Saúde já havia assegurado, em janeiro deste ano, que cobrança é abusiva

Livia Francez

26/03/2013 17:29 - Atualizado em 26/03/2013 18:06

O Ministério  Público do Estado (MPES) enviou notificação à Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico e ao SM Saúde (SMS) recomendando que os médicos obstetras cooperados dos planos de saúde parem de cobrar a taxa extra para acompanhamento dos partos das pacientes gestantes, bem como que sejam ressarcidos os valores referentes à taxa já cobrados das consumidoras.

Leia também

O Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos do Consumidor (CADC) do MPES entendeu que a cobrança é abusiva e que, caso seja aplicada, é o plano de saúde que deve arcar com os custos da taxa. 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) já havia garantido que a cobrança é ilegal em janeiro deste ano, já que o procedimento está incluído nos contratos firmados com os planos de saúde. 

A gerente de Assistência à Saúde da ANS, Karla Coelho disse, em entrevista à radio CBN Vitória em janeiro que as pacientes que se sentissem coagidas a pagarem a taxa podem denunciar à ANS, além de buscar os órgãos de defesa do consumidor e eventualmente o Judiciário. 

No Estado a taxa cobrada por médicos para acompanhar os partos pode chegar a R$ 3 mil, sendo que em outros estados pode variar entre R$ 4 mil e R$ 6 mil, dependendo da complexidade do parto.

O MPES também considerou que a chamada “taxa de disponibilidade” constitui cobrança devalor extra, implicando limitação de cobertura contratada pela usuária de plano de saúde, afrontando a natureza do contrato do plano, que é garantia à saúde de forma integral e não parcial.  

ES: Meio Ambiente da Ales aprova audiência sobre qualidade do ar com presença de secretária

 

Fonte: http://www.seculodiario.com.br/exibir.php?id=5625&secao=10

Comissão vai convidar, além de Patrícia Salomão, presidente do Iema para o debate, no dia 24

Kauê Scarim

26/03/2013 15:47 - Atualizado em 26/03/2013 16:33

Com a surpresa de convidar a secretária de Meio Ambiente, Patrícia Salomão, a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, reunida na manhã desta terça-feira (26), aprovou a proposta de seu presidente, deputado Gildevan Fernandes (PV), sobre a realização de uma audiência pública com o tema “Qualidade do ar e seus mecanismos de controle”.

Também foi convidado o presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Cláudio Denícoli. A audiência vai acontecer no próximo dia 24, ainda sem hora definida.

Os dois têm muito a responder em relação ao tema da audiência, a poluição do ar, um dos mais sérios debates sobre meio ambiente no Estado, cuja população convive e sofre todos os dias com as abusivas emissões das grandes empresas, principalmente Vale e ArcelorMittal.

Mas o tema realmente espinhoso a ser tratado, mesmo que não seja o tema da reunião, é a pesquisa feita pelos servidores do Iema em 2012, relatando diversos casos de assédio moral, falta de transparência no órgão e desestímulo à aplicação de multas, favorecendo as empresas poluidoras do Estado.

O grupo SOS Espírito Santo Ambiental, formado por diversas entidades, fez em fevereiro um pedido à comissão para a convocação da secretária para debater especificamente o tema. Gildevan, porém, preferiu não encabeçar um debate sobre a questão e convocou as autoridades responsáveis para debater um assunto mais “tranquilo”.

No entanto, é bom que a secretária e o presidente do Iema não se enganem: os ambientalistas devem fazer barulho na casa, querendo explicações concretas sobre o caso, que estourou com uma bomba, comprovando as diversas denúncias em relação à atuação do órgão.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada em junho de 2012 pela Associação de Servidores do Iema (Assiema) e consiste em um questionário de 30 questões que foi respondido por 92 servidores, ou seja, 37% do corpo técnico do órgão.

O diagnóstico se debruçou sobre o Sistema de Fiscalização e Aplicação de Penalidades (SFAP) do Iema e revela uma grande preocupação dos servidores, que apontam a pequena efetividade da atuação do órgão. A Assiema critica a atual situação, já que não foram poucas as fragilidades encontradas no SFAP, afirmando que isso resulta, “em última instância, em grandes prejuízos ao meio ambiente e à sociedade capixaba”. 

No todo, a já conhecida inoperância do Iema no que tange à função de fiscalizar cumprimento da legislação ambiental e proteger os recursos naturais, além da atuação como polícia administrativa, fica clara em todo o texto, revelando também que os servidores do instituto travam uma luta diária no interior do órgão, frente aos interesses da direção.

Temas como limitações na legislação e nos procedimentos do Iema, carência de capacitação, falta de rigor na aplicação de penalidades e assédio moral, dentre outros, foram recorrentes.

Um dos maiores problemas apontados pelo relatório diz respeito às multas aplicadas pelo órgão, que deveria ser uma das principais atividades do Iema - 40% dos servidores relataram que, após constatada uma infração ambiental, são ocasionalmente desestimulados por suas chefias a aplicar as devidas penalidades. 

Em decorrência disso, para a entidade, é que surge a atual situação, em que a maioria não aplicou mais de três multas desde que entrou no instituto e 34% não aplicaram sequer uma multa.

O relatório também aponta a morosidade e os entraves nos trâmites para aplicação das penalidades: na maioria dos setores, os técnicos têm autonomia apenas para propor a emissão do Alto, seja de intimação, embargo ou multa.

Há também inúmeras críticas sobre a quantidade de penalidades canceladas ou reduzidas pelo Iema – e em especial pela assessoria jurídica do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Iema). Segundo o relatório, 84% dos servidores desconhecem os critérios adotados para a redução das multas.

O Planejamento Estratégico do Iema de 2011 mostra como os valores das punições do instituto são reduzidos em se tratando de grandes empresas: o Iema arrecadou irrisórios R$ 2 milhões no período, enquanto apenas uma multa a uma grande empresa datada do mesmo ano teve o valor de R$ 3 milhões.

terça-feira, 26 de março de 2013

Copa 2014: Prevenir DST/Aids e hepatites virais é um dos objetivos da Câmara Temática da Saúde

 

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/copa-2014-prevenir-dstaids-e-hepatites-virais-e-um-dos-objetivos-da-camara-tematica-da-saude/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=copa-2014-prevenir-dstaids-e-hepatites-virais-e-um-dos-objetivos-da-camara-tematica-da-saude

26 de março de 2013

Planejar ações nacionais na área da saúde para as Copas das Confederações e do Mundo é um dos objetivos da Câmara Temática da Saúde para a Copa do Mundo. A Câmara é coordenada pelo Ministério da Saúde e faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos. Uma das ações em saúde pensadas para o período é a prevenção das DST/aids e hepatites virais. O coordenador-geral de Vigilância e Respostas às Emergências em Saúde Pública, Wanderson de Oliveira, conta que o objetivo é aproveitar os eventos de massa para aumentar o acesso da população às testagens nos postos do Fique Sabendo e Quero Saber.

“Estes postos são estratégias para facilitar a testagem, o reconhecimento da sua situação em relação as doenças sexualmente transmissíveis e a sífilis, visando identificar e orientar as pessoas além de fornecer os preservativos, dar orientação sobre o comportamento seguro e cuidados gerais de saúde. Então, nós vamos aproveitar os eventos de massa para aumentar o acesso à população”, explica Wanderson de Oliveira.

O teste rápido é feito de uma forma muito simples. Depende apenas da retirada de uma gota de sangue do dedo. E o resultado sai bem rápido. Em até 30 minutos, a pessoa já sabe se está contaminada com o vírus da aids, sífilis ou hepatites B e C. O teste rápido Fique Sabendo é oferecido pelo Ministério da Saúde durante todo o ano. Para fazer o teste, basta procurar por um dos 500 Centros de Testagem e Aconselhamento espalhados pelo Brasil.

Ouça aqui a Web Rádio Saúde

Baixar arquivo mp3

Urologistas lançam campanha para conscientizar população sobre incontinência urinária

 

Fonte: http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2013/03/urologistas-lancam-campanha-para-conscientizar-populacao-sobre-incontinencia

Alana Gandra - Agência Brasil26.03.2013 - 17h14 | Atualizado em 26.03.2013 - 17h37

segura ai campanha prevenção incontinencia urinária

Outra finalidade da campanha é estimular as pessoas que tenham o problema a procurar ajuda de um urologista, o que não costuma ocorrer com frequência, disse o coordenador da campanha (Divulgação )

Rio de Janeiro - A conscientização da população para a importância de procurar ajuda médica nos casos de incontinência urinária é o principal objetivo da campanha “Segura Aí”, que a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) levará às cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre na próxima quinta-feira (28).

Nessas capitais, profissionais médicos estarão à disposição do público interessado em saber mais sobre os tipos de incontinência urinária, como prevenir o problema e tratá-lo, disse hoje (26) à Agência Brasil o chefe do Departamento de Uroneurologia da SBU e coordenador da campanha, Márcio Averbeck. “A campanha é muito importante, do nosso ponto de vista, porque pode melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

De acordo com o especialista, diferente do que muitas pessoas imaginam, as mulheres têm  mais chance de desenvolver incontinência urinária do que os homens. “A proporção é de duas mulheres para um homem. Então, as mulheres têm duas vezes mais chances de ter incontinência urinária ao longo da vida do que os homens”, explicou Averbeck.

O principal fator anatômico que influencia a possibilidade de perda de controle urinário na mulher é o comprimento da uretra, canal que leva a urina da bexiga até o meio externo, mais curta que no homem, e por isso com menor capacidade de retenção.  Em geral, a uretra feminina mede de 3 centímetros (cm) a 4 cm, enquanto a média masculina situa-se entre 18 cm e 20 cm.

Márcio Averbeck disse que outros fatores envolvidos no desenvolvimento da incontinência urinária são as mudanças hormonais da mulher ao longo da existência, como, por exemplo, durante a gestação e no período da menopausa, quando há redução de hormônios.

“Isso pode afetar negativamente a qualidade do colágeno que compõe os ligamentos que mantêm a uretra em posição. Em função das alterações hormonais, a mulher pode ter a ruptura desses ligamentos pélvicos que mantêm a uretra em posição anatômica”, explicou.

Averbeck lamentou que no Brasil não haja a cultura de prevenção quando se trata da  incontinência urinária. “É exatamente isso que a SBU quer promover com a campanha: a conscientização da população para adotar medidas comportamentais que façam com que a chance de ocorrência da incontinência urinária seja  menor”.

Entre as medidas preventivas que podem ser adotadas pelos pacientes, o coordenador da campanha citou os exercícios  do assoalho pélvico. Sob a orientação do médico ou do fisioterapeuta, o paciente pode identificar o grupo de músculos a contrair. Isso é feito em geral três vezes por dia, contraindo os músculos durante dez segundos e relaxando por mais dez segundos, em várias sessões.

Outra finalidade da campanha é estimular as pessoas que tenham o problema a procurar ajuda de um urologista, o que não costuma ocorrer com frequência, disse o coordenador da campanha. O principal motivo que ainda hoje leva os pacientes a não procurar ajuda é o tabu, o constrangimento  e a vergonha que as pessoas têm de falar sobre o assunto, acentuou.

No caso de mulheres, em especial, pode ocorrer perda de urina durante o ato sexual. “Isso se chama  climatúria. Não é incomum que isso afete até a vida sexual. Às vezes, a pessoa deixa de fazer atividades sociais, deixa de querer ter um convívio social, de querer manter relações com seu parceiro, ou nem mesmo fala para o parceiro que tem incontinência urinária por vergonha e constrangimento”.

Outro motivo que impede o paciente de recorrer ao médico é a crença errônea  de que perder urina é algo que ocorre normalmente com a idade, ou seja, quando se fica mais velho. “Isso não é verdade. A gente não precisa obrigatoriamente ficar incontinente na terceira idade”. A terceira desculpa, segundo o médico, para não procurar ajuda,  é o desconhecimento das opções de tratamento.

Edição: Davi Oliveira

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Casos de dengue em Uberlândia (MG) ultrapassam 2,9 mil

 

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/03/26/casos-de-dengue-em-uberlandia-mg-ultrapassam-29-mil.htm

Renata Tavares
do UOL, em Uberlândia

26/03/201319h01

  • AP

    Segundo a Vigilância em Saúde, 96% dos focos de infestação do mosquito estão nas residências

    Segundo a Vigilância em Saúde, 96% dos focos de infestação do mosquito estão nas residências

Em uma semana o número de casos de dengue notificados em Uberlândia, cidade a 537 quilômetros de Belo Horizonte, subiu 23,24%. De acordo com os dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde, na semana passada eram 2.431 casos, enquanto que, na tarde de hoje, em último levantamento, o número chegou a 2.996.  O índice de infestação é de 447,5 para cada 100 mil habitantes.

Os números revelam que são registrados mais de 500 novos casos por semana, desde o início de março. Até a primeira quinzena do mês haviam 1.972 casos, agora a marca já passa dos 2,9 mil e a tendência, segundo o Superintendente Regional de Saúde Daltro Catani Filho, é que os índices continuem subindo. "Esta época é propícia para o mosquito, porque há picos de chuva e sol", disse.

A quantidade de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti levou o município a declarar epidemia da doença. Segundo a diretora da Vigilância em Saúde da cidade, Rosuita Fratari Bonito, o estado de alerta foi divulgado em janeiro, quando o município registrava 600 casos. "Toda e qualquer suspeita nós estamos tratando como dengue".

Segundo ela, 96% dos focos de infestação do mosquito estão nas residências. A diretora ainda revela que para conseguir reduzir os números da doença na cidade é preciso contar com o apoio da população. "A comunidade tem ajudado, mas nós precisamos de um reforço a mais para que eles cuidem do quintal e eliminem os possíveis criadouros do mosquito", disse.

O problema da dengue atinge todo o Estado de Minas. Ao todo já são mais de 123 mil casos e 28 mortes, sendo que duas delas por complicação da doença foram em Uberlândia e nove em Uberaba.

Novo vírus

De acordo com Daltro Catani, em Uberlândia os tipos de dengue predominantes são o  1 e o 4, o que pode estar contribuindo para o aumento nos índices. "O tipo 4 é um novo vírus que foi reintroduzido no país está circulando e que pode infectar quem nunca teve a doença, que é mais um motivo de preocupação", disse.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que começou hoje a coletar amostras de sangue para o isolamento viral que identificará os tipos de vírus da dengue que circulam no município. As amostras são coletadas nas UAIs (Unidades de Atendimento Integrado) em pacientes com suspeita de dengue com, no máximo, quatro dias de sintomas.

Ações

Em nota, a SMS informou que as ações de combate à dengue estão sendo reforçadas com a contratação de mais 150 pessoas. Atualmente, 166 agentes de zoonoses estão em campo. "Nós estamos indo até as casas das pessoas infectadas e fazendo a eliminação das fontes de infecção para tentar reduzir os números", disse.

Arte/UOL

Vigilância Ambiental faz ação de combate à dengue na zona norte do Rio

 

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/03/26/vigilancia-ambiental-faz-acao-de-combate-a-dengue-na-zona-norte-do-rio.htm

Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro

26/03/201313h13

  • Genilton Vieira/IOC

    A ação teve o objetivo de eliminar os focos do mosquito "Aedes aegypti", transmissor da doença

    A ação teve o objetivo de eliminar os focos do mosquito "Aedes aegypti", transmissor da doença

Agentes da Vigilância Ambiental fizeram hoje (26) uma ação de combate à dengue no Méier, na zona norte da cidade, devido ao alto número de casos na região. A ação teve o objetivo de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com o apoio da Guarda Municipal.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na semana passada, o Rio de Janeiro está em estado de alerta devido aos casos de dengue. As áreas mais atingidas são Copacabana e Rocinha, na zona sul; Irajá, na zona norte; Jacarepaguá, Realengo e Bangu, na zona oeste. A secretaria de Saúde informou que os dados devem ser atualizados ainda nesta terça-feira.

Para entrar em imóvel no Méier, os agentes se valeram do Decreto Municipal 34.377, de 2011, que autoriza o ingresso em locais fechados. Desde 2011, a secretaria já fez 255 entradas compulsórias em toda a cidade. Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde, Marcos Vinícius Ferreira, a entrada compulsória em imóveis particulares e públicos é deita depois de três tentativas frustradas de ingresso.

"A grande finalidade não é entrar na casa compulsoriamente, e sim notificar as pessoas. Quase duas mil pessoas, [ao saber da publicação no Diário Oficial da data e hora da entrada no imóvel] apareceram no local para permitir a entrada dos agentes. Não precisando de um chaveiro para fazer isso, o que mostra o apoio da população do Rio [às ações de] combate à doença".

O coordenador também explicou que, algumas vezes, as autoridades pedem apoio à Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) para combater os focos da doença. "Primeiro adentramos o local e, caso haja a necessidade, ela [a Comlurb] é chamada para fazer a limpeza no espaço. Por exemplo, caso o imóvel tenha um terreno com muito lixo ou precisando ser capinado, a Comlurb é chamada para fazer essa limpeza".

Bill Gates lança concurso para criação de 'camisinha do futuro'

 

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/bill-gates-lanca-concurso-para-criacao-de-camisinha-do-futuro.html

26/03/2013 19h02 - Atualizado em 26/03/2013 19h15

 

Fundação de Gates financiará projetos para mudar design e características.
Ideia é manter benefícios e proteção, mas ter preservativo mais 'atraente'.

Do G1, em São Paulo

Usar preservativo ainda é a melhor maneira de prevenir a Aids (Foto: Asscom/Sesa ES)
Preservativo comum; proposta de instituição de fundador da Microsoft é financiar projetos para camisinhas inovadoras que mantenham ou aumentem o prazer, como forma de incentivar o uso (Foto: Asscom/Sesa ES)

A fundação mantida pelo proprietário da Microsoft, Bill Gates, abriu inscrições para um concurso que busca novas ideias para a criação de "camisinhas do futuro", segundo o site da instituição. As inscrições foram anunciadas neste mês e ficam abertas até o dia 7 de maio. Um orçamento de US$ 100 mil vai ser disponibilizado para propostas de universidades, empresas e cientistas que forem escolhidas para serem desenvolvidas.

saiba mais

Chamado de "Next Generation of Condoms" ("Próxima Geração de Camisinhas", na tradução do inglês), o concurso faz parte de uma nova rodada de um projeto maior, o "Grand Challenges Explorations", mantido pela Bill and Melinda Gates Foundation desde 2008. A ideia é incentivar projetos inovadores que contribuam para resolver problemas de saúde, educação, habitação, saneamento, entre outras áreas, que atinjam habitantes de países em desenvolvimento.

'Negociar' uso da camisinha

No caso do concurso aberto, a fundação pondera que o uso universal do preservativo não é atingido de forma plena por alguns fatores - um deles é que muitos homens alegam que usar camisinha diminui o prazer. "Mulheres, especialmente aquelas em grupos de risco, como as prostitutas, têm dificuldade em 'negociar' o uso da camisinha", afirma Stephen Ward, chefe de programa da Bill and Melinda Gates Foundation, no blog da instituição.

"A inegável verdade é que a maioria dos homens prefere sexo sem camisinha, enquanto as preocupações ligadas à infecção por HIV e complicações por gravidez não planejada recaem mais sobre suas parceiras", pondera Ward.

Por isso, os organizadores do concurso dizem estar em busca de novos modelos de camisinha que preservem e até elevem o prazer na hora do ato sexual, como meio de aumentar o uso regular do preservativo pelas pessoas.

Características que facilitem o uso tanto do preservativo masculino quanto do feminino, como design diferente, novos materiais e embalagens mais fáceis de serem abertas também são ideias que a fundação levará em conta na hora de avaliar um projeto. A ideia é ter uma nova camisinha que mantenha as funções atuais de proteção a doenças, como a Aids, mas que possa ser mais "atraente" e aceita de forma ampla pela população.

Subutilizado

"Nós temos um produto que é seguro e efetivo, mas subutilizado. E se nós pudéssemos desenvolver uma camisinha que ofereça todos os benefícios das versões atuais, sem os mesmos problemas? Ainda melhor, e se pudéssemos desenvolver uma que as pessoas preferissem usar, ao invés de descartar o uso do preservativo?", afirmou Papa Salif Sow, oficial sênior do programa para prevenção e tratamento de HIV da fundação, ao blog da instituição.

As propostas devem ser passíveis de serem testadas, além de incluírem um plano de como a ideia pode ser aplicada, segundo a fundação. É desejável, também, o envolvimento de áreas de conhecimento diversas (como a biologia vascular) em estratégias que incentivem o uso do preservativo pelas pessoas, segundo a nota da fundação.

Segundo os dados mais recentes da ONU, o número de pessoas infectadas com HIV em todo o mundo subiu de 33,5 milhões em 2010 para 34 milhões em 2011. A grande maioria dos infectados – 23,5 milhões de pessoas – vive na África Subsaariana, e outros 4,2 milhões no Sul e Sudeste da Ásia.

Encontre-nos no Facebook