quarta-feira, 13 de março de 2013

Alterações repentinas nos pelos podem indicar problema hormonal

 

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/alteracoes-repentinas-nos-pelos-podem-indicar-problema-hormonal.html

12/03/2013 10h26 - Atualizado em 12/03/2013 11h35

 

Mudança no crescimento e aparência do pelo pode ser sinal de hirsutismo. Hipertricose também causa excesso de pelo, mas tem relação com genética.

Do G1, em São Paulo

10 comentários

Quando os pelos do corpo começam a crescer de repente, muito rápido, em excesso, enrolados e em locais em que a pessoa não espera, isso é um sinal de alerta para procurar um médico.

Por isso, é importante observar essas alterações repentinas que podem indicar o hirsutismo, um problema hormonal que pode estar associado a diversas doenças, como alertou a dermatologista Márcia Purceli no Bem Estar desta terça-feira (12).

O crescimento dos pelos acontece geralmente entre os 7 e 9 anos de idade - geralmente é mais precoce nas meninas. Porém, isso não significa que as crianças estejam entrando na puberdade, como explicou o endocrinologista João Eduardo Salles. O marcador da puberdade nas meninas é o crescimento das mamas e nos meninos, o crescimento dos testículos. Por isso, ter pelos antes da puberdade não é um fator preocupante e pode ser apenas o início da função da glândula suprarrenal.

Pelos (Foto: Arte/G1)

Porém, se o paciente crescer e, de repente, começar a ter muitos pelos, isso pode ser um sinal de desequilíbrio hormonal, principalmente nas mulheres.

No caso do hirsutismo, há uma sensibilidade da mulher ao hormônio masculino que faz os pelos crescerem em locais onde os homens costumam ter, como no queixo e buço, nas costas e entre as mamas. Nesse caso, os pelos nascem grossos e enrolados e esse aumento pode estar acompanhado também de sinais de masculinização na mulher, ou seja, engrossamento da voz, perda de cabelo e do contorno corporal.

De acordo com a dermatologista Márcia Purceli, o hirsutismo é uma manifestação clínica de alguma doença e, para tratar, existem remédios que agem no folículo e diminuem a sensibilidade das glândulas. Porém, entre as possíveis causas do problema, estão os ovários policísticos e também a obesidade - no caso de quem tem ovário policístico, o tratamento é feito com a pílula anticoncepcional; já se o problema for o excesso de peso, a solução é emagrecer.

Os médicos explicaram que há ainda a hipertricose, que também é uma sensibilidade da mulher ao hormônio masculino, mas que faz os pelos crescerem finos em locais onde elas já costumam ter, como nos braços, pernas, costeleta e buço.

Ao contrário do hirsutismo, a hipertricose não está relacionada a alguma doença e pode ter características étnicas, como por exemplo, de pessoas que nasceram em famílias árabes, portuguesas ou espanholas.

O tratamento da hipertricose é feito com medicamentos que reduzem a sensibilidade da paciente ao hormônio masculino, mas segundo a dermatologista Márcia Purceli, a depilação a laser também se mostra bastante eficiente nessas situações. No caso do hirsutismo, a depilação a laser é eficaz apenas no buço e costeleta, onde os pelos são mais grossos.

Cuidados com a depilação
A dermatologista Márcia Purceli alertou também para os riscos de remover os pelos em locais que não têm a higiene adequada. A principal recomendação é em relação à cera quente utilizada nesses estabelecimentos, que é um foco importante de infecções, e por isso deve ser sempre descartável.

Veja no quadro abaixo os pontos que devem ser observados na hora de escolher um local e um profissional para se depilar (*normas da Vigilância Sanitária do Município de São Paulo para os salões que fazem depilação).

O PROFISSIONAL DEVE...
O SALÃO DEVE TER...

... lavar as mãos antes e depois de atender cada cliente
... local adequado e com privacidade

... utilizar pinça descartável ou esterilizada a cada cliente
... maca com superfície lisa e lavável, que permita a higienização

... trocar o lençol descartável a cada cliente
... lençol de papel descartável, que deverá ser trocado a cada nova cliente

... descartar as espátulas de madeira após cada uso
... mesa auxiliar, com superfície lisa ou lavável, para a colocação dos produtos usados no ato da depilação

... usar uma cera de depilação que traga no rótulo identificação do produto, procedência, validade e notificação da Anvisa
... lixeira com saco plástico e tampa para descarte da cera usada

Outro problema bastante comum em quem se depila com cera são as manchas na pele, mas segundo a dermatologista Márcia Purceli, o que mancha é a exposição ao sol ou à luz após a remoção dos pelos. Por isso, é importante sempre usar protetor solar, principalmente no rosto, após a depilação já que a pele do buço é muito fina e fácil de manchar.

Além disso, a pele deve também ser limpa com água e sabonete neutro para depois ser hidratada com um produto em gel à base de calêndula ou camomila, que ajudam a amenizar irritações. Não é recomendável utilizar talco, antiinflamatórios, álcool, perfumes ou cremes fortes depois de se depilar já que eles podem agredir a pele e favorecer o surgimento de pelos encravados.

Info Bem Estar Depilacao (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook