sexta-feira, 22 de março de 2013

Hoje é Dia Mundial da Água

 


Neste dia Mundial da Água, foi lançado no país, um pacto nacional pela gestão das águas. Entre as ações do pacto, será dado um reforço financeiro para os governos estaduais investirem em melhorias do uso dos recursos hídricos em suas regiões.

Matéria originalmente publicada em: http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/video/37486/

ES: reabertura do Hospital dos Ferroviários segue sem previsão

 

Fonte: http://www.seculodiario.com.br/exibir.php?id=5549&secao=15

Segundo o deputado Hércules Silveira, havia a promessa de um acordo com a Secretaria da Saúde para o hospital retomar as atividades

Flávia Bernardes

21/03/2013 16:56 - Atualizado em 21/03/2013 17:57

A reabertura do Hospital dos Ferroviários, em São Torquato, Vila Velha, segue sem previsão. Havia a perspectiva de uma reunião com o Secretário de Estado de Saúde, Tadeu Marino, para restabelecer o funcionamento da instituição. Entretanto, segundo o deputado  Hércules Silveira (PMDB) - presidente da Comissão de Saúde da Assembleia - a data da reunião não foi confirmada. O diretor clínico do hospital, Hélcio Couto, também disse que até esta quinta-feira (20) não houve confirmação do encontro.

A promessa de reunião foi feita pelo secretário durante audiência pública realizada na Assembléia Legislativa, no último dia 12. Na ocasião, Marino afirmou que reabriria o hospital quando o adequasse à composição de sua equipe médica e melhorasse os procedimentos de esterilização. Porém, segundo a direção do hospital, as melhorias só seriam possíveis se o repasse fosse liberado. 

O Hospital dos Ferroviários recebia cerca de R$ 500 mil do governo federal e outros R$ 900 mil do Estado para manter o atendimento que foi suspenso após apontamentos de irregularidades na instituição. 

O deputado Hércules Silveira afirmou que irá cobrar novamente uma nova conversa com o secretário para tentar apressar a reabertura do hospital. 

Desativado, o ferroviários deixa de realizar uma média de seis mil consultas por mês e 40 cirurgias por dia. 

Fechado desde fevereiro deste ano, o deputado Hércules Siveira defende que a instituição poderia ter passado por uma intervenção, e assim continuar funcionando, ao mesmo tempo em que regularizasse a sua situação, sem precisar fechar as portas.

Segundo ele, além de atender a Grande Vitória, o Hospital recebe pacientes de outras partes do Estado e seu fechamento representa um enorme prejuízo ao sistema de saúde do Espírito Santo. 

ES: estado agora "exporta" córneas para o Brasil

 

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/03/noticias/colunas/1423400-estado-agora-exporta-corneas-para-o-brasil.html

21/03/2013 - 20h49 - Atualizado em 21/03/2013 - 23h42

 

O feito se deve a vários fatores, como a abertura de mais um banco de olhos (dois no total) no Estado

O Espírito Santo passou a ser um Estado “exportador” de córneas. Depois de zerar a fila de pacientes à espera de transplantes, em setembro de 2011, a Secretaria Estadual de Saúde doou o órgão 168 vezes até fevereiro deste ano. E olha que a fila capixaba de espera por uma córnea já ultrapassou 300 pessoas.

Os motivos
O feito se deve a vários fatores, como a abertura de mais um banco de olhos (dois no total) no Estado, o incentivo financeiro que a Sesa repassa aos hospitais para que aumente o número de doadores e o investimento feito na estruturação da Central de Captação de Órgãos da Secretaria da Saúde (CNCDO). 

Haja imaginação
É bom preparar um bom ar-condicionado. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, estará hoje no Palácio Anchieta para falar sobre as obras do PAC II no Espírito Santo.Vai ter que se esforçar muito para ter o que dizer.

Somente a verdade
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Ranna, esteve com o deputado federal Romário (PSB-RJ), em Brasília. O Baixinho confirmou a presença no Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas em Vitória, em maio, e, provocador, perguntou a Ranna se era para falar a verdade.

Vergonha
Os sem-noção voltaram com força na terça-feira, o dia do dilúvio. A Defesa Civil recebeu ligações informando que uma família estava se afogando dentro de um carro que caiu num valão em Vila Velha e que outra, incluindo crianças, estava correndo risco de vida perto do Terminal de Itacibá. Viaturas, equipamentos e socorristas foram mobilizados. Pura perda de tempo. As duas chamadas eram trotes.

PM em movimento
O tenente-coronel Reinaldo Brezinski está deixando o comando do 1º BPM. O motivo é o mesmo apontado para a queda do comandante do 12º BPM, em Linhares: resultados operacionais aquém do esperado pelo atuais chefes da Segurança Pública do Estado. Brezinski está cotado para comandar o Ciodes.

Atentado à democracia
Neste domingo, dia em que se completam 10 anos do assassinato do juiz Alexandre Martins Filho, é bom lembrar: cerca de 180 magistrados, segundo o CNJ, vivem sob algum tipo de ameaça no Brasil. Já o levantamento realizado por um juiz do Paraná indica que o número de magistrados sob ameaça passa de 700.

Constatação
A Seleção Brasileira perdeu o encanto.

Polícia neles
Em Itapoã, quem precisou de transporte público na noite de terça quase não chegou em casa. Um grupo de mulheres esperou por quase duas horas o ônibus da linha 611 que passava vazio sem parar no ponto. Cansadas da espera, acionaram uma viatura da PM que fez o ônibus parar. E elas (viva!), finalmente, embarcaram.

Atravessou
A Independentes de São Torquato repetiu no último carnaval o péssimo hábito de todos os anos, depois do desfile das escolas de samba: abandonar na rua, num ponto de ônibus em frente à sua sede, a estrutura de ferro de um dos seus carros alegóricos.

De graça. E do céu
Nem todo mundo perde com a chuva. A construtora Lorenge conseguiu captar, na sua nova sede na Enseada do Suá, 39 mil litros de água em poucas horas na última terça-feira. Essa reserva será utilizada, nos próximos dois meses, nas torneiras e descargas dos banheiros da empresa, na limpeza das garagens e na rega dos jardins. Fica o exemplo.

Alô, desperdício!
O que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi fazer em Roma na cerimônia de entronização do papa Francisco?

Fonte: A Gazeta

Veja todos os cuidados necessários com o pós-operatório

 

19mar2013

Publicado às 17:04 | Postado por saulomalbar

Dicas de Saúde hoje conversa com Dr. Rogério Luiz, da Cooperativa dos Cirurgiões Gerais do Espírito Santo – Cooperciges, sobre os cuidados durante o pós-operatório, que incluem os curativos, falar pouco, repouso, entre outros pontos que devemos prestar muita atenção.

Confira:

 

Absurdo: mesmo com liminar pacientes esperam por cirurgia há quatro meses

 

A justiça determinou, mas a Secretaria Estadual de Saúde não cumpriu. Pacientes conseguiram liminares para fazer uma cirurgia fora do Espírito Santo. Quatro meses se passaram. O sofrimento só aumenta e nada de resposta.

Brasileiro deveria tomar menos banhos e lavar mais as mãos, diz especialista

 

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/03/22/brasileiro-deveria-tomar-menos-banhos-e-lavar-mais-as-maos-diz-especialista.htm

Da Agência Brasill, em Brasília

22/03/201311h13

Cerca de 40% da população mundial ficará sem água até 2030

Criança rema no rio Aura, que fica à beira de um lixão, na floresta Amazônica, na véspera do Dia Mundial da Água. O leito do rio está contaminado pelas quase 2.000 toneladas de lixo da cidade de Ananindeua, no Pará. Segundo a ONU, quase metade da população global terá problemas de abastecimento até 2030 Leia mais Paulo Santos/Reuters

A pior consequência da diarreia é a desidratação, que pode ser grave tanto em crianças quanto em idosos, informou o pediatra e mestre em infectologia pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Edimilson Vigotski.

"Sobretudo as crianças são as mais afetadas, porque têm um comportamento que permite o acesso ao agente infeccioso, quando, por exemplo, põem a mão na boca, no chão, e têm menos noção de higiene", explica. Além disso, diz o médico, esse grupo pode apresentar o problema com maior frequência e, quando adoece, tem mais probabilidade de uma complicação que pode levar à morte.

Para o pediatra, "o brasileiro deveria tomar menos banhos e lavar mais as mãos". Segundo ele, a prática contribuiria para evitar doenças como conjuntivites, gripes e resfriados. O médico alerta os pais para os sintomas da diarreia como boca seca, lábios rachados, confusão mental e diminuição da urina, além da evacuação mais pastosa ou até mesmo líquida.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a diarreia é a segunda maior causa de morte entre menores de cinco anos de idade. A Pastoral da Criança, que atua nas comunidades mais pobres do país, confirma as consequências da falta de saneamento básico para a saúde das pessoas. Nessas áreas os cuidados devem ser redobrados e os resultados aparecem. Dados de 2012 mostram que de 1,4 milhão de crianças acompanhadas pela entidade, apenas 5,3% tiveram diarreia.

O gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança, Clóvis Boufleur, defende o uso do soro caseiro como medida simples que faz a diferença para tratar o problema. Ele ressalta que, apesar de as unidades básicas de Saúde distribuírem envelopes do produto, o domínio da técnica do soro caseiro dá autonomia para a família até que ela busque auxílio médico.

"O soro caseiro precisa de um punhado de açúcar, uma pitada de sal e um copo de água. A criança deve tomar aos poucos ao longo do dia, assim ela vai repor o líquido no organismo". Segundo Boufler, outra forma de prevenir a diarreia é o hábito de lavar as mãos.

Enquanto não há saneamento básico nas localidades, o pediatra reforça que os pais devem manter as crianças longe do esgoto e da água acumulada pelas chuvas e dar prioridade ao consumo de água potável ou fervida. O pediatra lembra que o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida é outra ação que diminui a chance de a criança ter complicações por causa da diarreia.

Pai em idade avançada tem neto com maior risco de autismo, diz estudo

 

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/pai-em-idade-avancada-tem-neto-com-maior-risco-de-autismo-aponta-estudo.html

22/03/2013 07h00 - Atualizado em 22/03/2013 14h31

 

Chances sobem até 1,79 vez quando homem tem filha acima dos 50 anos. Cientistas viram dados de quase 6 mil suecos autistas e 31 mil saudáveis.

Do G1, em São Paulo

saiba mais

Homens que são pais em idade avançada correm maior risco de ter netos com autismo, aponta um novo estudo feito em conjunto pelo Instituto de Psiquiatria do King’s College de Londres, no Reino Unido, pelo Instituto Karolinska, na Suécia, e pelo Instituto do Cérebro de Queensland, na Austrália.

Esta é a primeira vez que uma pesquisa mostra que a probabilidade de transmitir esse transtorno do desenvolvimento se acumula ao longo de gerações. Os resultados foram publicados nesta quinta-feira (21) na revista científica "Journal of the American Medical Association (Jama) Psychiatry".

Autismo (Foto: Stan Grossfeld/The Boston Globe/NYT)Risco de autismo é maior em neto quando homem é pai tarde (Foto: Stan Grossfeld/The Boston Globe/NYT)

Os pesquisadores usaram registros da população sueca e analisaram 5.936 pessoas com autismo e 30.923 indivíduos saudáveis que nasceram desde 1932. O banco de dados incluía informações sobre a idade de reprodução dos avós maternos e paternos de cada um dos analisados, além de detalhes sobre diagnósticos psiquiátricos.

Os homens que haviam gerado uma filha com 50 anos de idade ou mais apresentaram 1,79 vez mais chance de ter um neto com autismo, em comparação com aqueles que tiveram filhos entre os 20 e 24 anos. Já os pais que haviam gerado um filho do sexo masculino com 50 anos ou mais apresentaram 1,67 vez mais risco de ter um neto com a desordem.

"Tendemos a pensar em termos de 'aqui e agora' quando falamos sobre os efeitos do ambiente sobre o nosso genoma. Pela primeira vez na psiquiatria, mostramos que as escolhas do estilo de vida do seu pai e seu avô podem afetar você", diz o coautor do estudo Avi Reichenberg, do King's College, segundo nota da instituição.

De acordo com Reichenberg, isso não quer dizer que uma pessoa deva evitar filhos se o pai dela a gerou com idade avançada, pois o risco de autismo ainda é pequeno. No entanto, descoberta é importante para entender a forma complexa como o distúrbio se desenvolve.

O autismo é causado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. De acordo com a principal autora do trabalho, Emma Frans, do Instituto Karolinska, pesquisas anteriores já apontavam que a idade paterna era um fator de risco que chega a mais que dobrar as chances de aparecimento da doença. Mas o atual estudo vai além, ao sugerir que a faixa etária do avô também seja relevante.

O mecanismo que está por trás dessa ligação ainda é desconhecido pela ciência, mas poderia ser explicado por mutações que ocorrem nos espermatozoides. Isso porque as células reprodutivas masculinas se dividem ao longo do tempo, e cada divisão no genoma enfrenta a possibilidade de novas mutações genéticas.

A maioria dessas mudanças "silenciosas", porém, não resulta em crianças autistas, mas pode influenciar o risco das gerações futuras, ao se acumular até atingir um limite em que o autismo se manifesta.

No Reino Unido, cerca de 1 em cada 100 adultos apresenta algum transtorno do espectro do autista, que atinge mais homens que mulheres. A condição afeta as pessoas de maneiras muito diferentes: algumas são capazes de levar uma vida relativamente normal, enquanto outras exigem um apoio especializado. Indivíduos com síndrome de Asperger (um tipo de autismo), por exemplo, têm dificuldade de comunicação e relacionamento com os outros e de encontrar sentido no mundo ao redor.

Descoberta a estrutura molecular de dois receptores de serotonina

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1250340-descoberta-a-estrutura-molecular-de-dois-receptores-de-serotonina.shtml

22/03/2013 - 03h05

DE SÃO PAULO

Pesquisadores americanos e chineses conseguiram decifrar a estrutura molecular de dois receptores do neurotransmissor serotonina --responsável pela regulação de atividades como sono, apetite e humor. Os resultados podem revelar novos alvos para futuras drogas para depressão e obesidade.

Receptores são as "fechaduras químicas" do organismo e os cientistas vêm tentando durante anos decifrar os da serotonina.

"Antes desse estudo não havia nenhuma estrutura conhecida para qualquer receptor de serotonina. Muito do que era teórico é agora conhecido com um grande grau de certeza", disse Bryan Roth, da Universidade da Carolina do Norte Chapel Hill, e coautor dos dois estudos sobre o tema que saíram ontem na revista "Science".

Existem 14 receptores de serotonina conhecidos, e os pesquisadores focaram seus esforços em dois deles, chamados 1B e 2B. Eles descobriram que ambos possuem estruturas similares nas áreas em que a serotonina se liga.

Roth e seus colegas descobriram as estruturas dos receptores utilizando uma técnica conhecida como cristalografia de raios-X, em que raios-X são disparados em cristais de um composto específico, e a estrutura é deduzida a partir da dispersão dos raios ao se chocarem com os átomos dos cristais. Obter a estrutura de uma molécula é fundamental, pois a sua forma está intimamente relacionada à sua função no corpo, e é um passo crucial para o desenvolvimento de novas drogas.

Christoph Anacker, um neurofarmacologista do Kings College de Londres, concorda que os resultados são importantes para a descoberta de medicamentos. "Estes receptores estão envolvidos em muitas condições, especialmente a depressão, e ao conhecermos as estruturas moleculares, isso nos ajudará a desenvolver medicamentos mais específicos e evitar a ocorrência de efeitos colaterais indesejáveis."

Pessoas com Down buscam autonomia e atingem sucesso profissional

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1250432-pessoas-com-down-buscam-autonomia-e-atingem-sucesso-profissional.shtml

22/03/2013 - 03h13

LUCIANA COELHO
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK
MARCO VARELLA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O centro de distribuição que a rede de farmácias e varejo Walgreens abriu na Carolina do Sul (EUA), em 2007 tem uma peculiaridade: produtividade 20% maior que a de seus pares.

O segredo do negócio, conta o então vice-presidente da rede, Randy Lewis, é o perfil dos funcionários. Criado em 2007, o centro foi o primeiro da empresa a empregar e treinar pessoas com deficiência intelectual.

"Sempre tivemos em mente que é um bom negócio, não caridade", afirmou ele em painel do Dia Mundial da Síndrome de Down promovido na sede da ONU, em Nova York. Neste segundo ano, o foco foi a inclusão no mercado de trabalho.

Aposentado após 16 anos pilotando a logística da rede, Lewis diz que os dois centros da Walgreens que empregam pessoas com deficiência são os mais produtivos dos 13 existentes. E são procurados por empresas interessadas em funcionários que, segundo pesquisas, faltam menos e tendem a trocar de emprego com frequência menor.

"Quando começamos, sabíamos que teríamos impacto entre pessoas com deficiência e suas famílias", diz Lewis, cujo filho é autista. "Descobrimos que tínhamos impacto maior ainda sobre as pessoas sem deficiência."

Glória Moreira Salles, que preside a ONG Carpe Diem para a inclusão de deficientes intelectuais no Brasil, acha que, no país, ainda há resistência a quebrar.

"[As empresas] ainda têm medo de não saber lidar com a pessoa [com deficiência]. Por isso é importante o acompanhamento de uma associação de apoio a qual se possa recorrer em caso de dúvida" diz a voluntária, que tem uma filha adulta com Down e foi a Nova York para o evento.

"Temos de mostrar que dá certo. E as famílias têm de fortalecer a pessoa com síndrome de Down para que sejam elas as protagonistas."

Fabio Braga/Folhapress

Marizete dos Santos Silva, 35, trabalha há um mês em uma rede de Fast Food e vê o emprego como sonho realizado

Marizete dos Santos Silva, 35, trabalha há um mês em uma rede de Fast Food e vê o emprego como sonho realizado

E dá mesmo. A baiana Marizete dos Santos Silva, 35, trabalha há quase um mês em um McDonald's em São Paulo e vê isso como um sonho realizado --seja quando precisa limpar o chão ou servir sorvete. "Estou gostando", diz ela, que escolheu a rede de fast food entre opções de farmácias e supermercados após dois anos na Oficina Abrigada de Trabalho, que promove a inclusão.

"Com meu salário, quero ajudar a minha irmã a pagar as contas e comprar as minhas coisas, crescer forte. Tenho que ter independência", resume, contando que vai e volta sozinha para o trabalho.

Não há estatística sobre pessoas com síndrome de Down no mercado. O Censo de 2010 aponta, genericamente, que, dos 2,6 milhões de deficientes intelectuais no país, 22% dos homens e 16% das mulheres trabalham. Já nos EUA, 18% dos deficientes físicos e intelectuais estavam no mercado em 2011, mas o desemprego entre eles chegava a 15% --o dobro da média.

O ator e judoca carioca Breno Viola, 32, quer melhorar esses números. Famoso pelo filme "Colegas", ele está fascinado pelo papel de autodefensor, ao dar voz a pessoas com a síndrome, como ele.

Breno também trabalha no Movimento Down, que dissemina informações e congrega esforços de inclusão. Sua função é ler textos extensos, extrair deles as informações principais e organizá-las, com a ajuda dos monitores, para que outras pessoas com a síndrome entendam.

É aí que se dá o acesso, explica."Para as pessoas com deficiência visual, é preciso cão-guia, bengala e [escrita] braile. Para as com deficiência auditiva, a linguagem de sinais. E para as pessoas com deficiência intelectual, como eu, é preciso ter textos simples, com imagens."

De olho na próxima geração, Breno quer ministrar cursos para que mais autodefensores possam mostrar como a inserção funciona.

"Ser valorizado é muito bom. Ter direito ao trabalho, e ter sua vida é muito bom."

ANS terá mutirão para queixas contra planos de saúde

 

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/ans-tera-mutirao-para-queixas-contra-planos-de-saude-22032013

22/3/2013 às 13h55

Agência Estado

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou ontem mudanças no procedimento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para tentar reverter o atraso na análise de processos contra planos de saúde.

Estão previstos um "mutirão" e a contratação de 200 funcionários temporários para acelerar as ações, que agora serão analisadas coletivamente. As medidas foram consideradas "muito tímidas" pela pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Lígia Bahia. Atualmente, 8.791 processos de reclamações de usuários aguardam decisão da ANS. Alguns tramitam há mais de cinco anos, reconheceu Padilha.

Especialista em saúde pública e na regulamentação dos planos de saúde, Lígia afirma que esse "engarrafamento" ocorre porque os julgamentos da agência são favoráveis às empresas, permitindo protelações. "O governo está sendo muito leniente com essas empresas há muito tempo. Eu esperaria que o governo anunciasse que a legislação seria cumprida, que multas seriam aplicadas, que os planos que não podem ser comercializados não seriam e que empresas seriam fechadas."

Entre os principais motivos que levam às queixas de usuários estão a negativa de cobertura, o reajuste de mensalidades e a mudança de operadora. No País, cerca de 48,6 milhões de pessoas têm planos de saúde com cobertura de assistência médica e 18,4 milhões odontológica.

Padilha disse que a redução de prazos foi uma exigência da presidente Dilma Rousseff a todas as agências. "A partir da decisão da presidente, anunciada no Dia do Consumidor, montamos um grupo de trabalho, que começou a funcionar em janeiro", disse ele. Outra medida já anunciada pela ANS e citada ontem pelo ministro foi a nova exigência feita às operadoras em caso de negativa de cobertura. Elas terão de justificar, por escrito, em até 48 horas, o motivo de ter negado autorização para algum procedimento médico, sempre que o usuário solicitar.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que em 2012 "foi suspensa temporariamente a venda de 396 planos de 56 operadoras que não atenderam seus clientes dentro dos prazos máximos previstos para marcação de exames, consultas e cirurgias".

Felipe Werneck

Homem tem faca retirada de crânio após 20 anos

 

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/homem-tem-faca-retirada-de-cranio-apos-20-anos-22032013

22/3/2013 às 15h35 (Atualizado em 22/3/2013 às 16h17)

Cirurgia demorou sete horas; caso aconteceu em El Salvador

Do R7

Reprodução/TheSun

Um homem, que foi esfaqueado há quase 20 anos atrás, passou por uma cirurgia delicada de sete horas para a retirada do objeto. A operação aconteceu em El Salvador, na América Central.

De acordo com o jornal britânico The Sun, o sapateiro Jorge Alberto Gonzales Campos, 44 anos, foi esfaqueado em 1995 por uma gangue após se recusar a entregar um solvente ao grupo. 

Depois de ser atacado, ele chegou a ser tratado em um hospital. Nesta ocasião, os médicos avisaram ao sapateiro que ele teria que conviver com um vestígio do objeto, que havia ficado dentro de sua cabeça.

Leia mais notícias de Saúde

Por fobia, mulher só come batatas

Veja alimentos que previnem o câncer

Em 2007, ele percebeu que uma lâmina começou a sair de seu crânio e picar sua cabeça. Nenhum hospital queria pagar a operação por ser cara, mas um hospital privado de El Salvador resolver ofertar a cirurgia.

Santa Casa de São Paulo cancela cirurgias por falta de sangue

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34195/saude-publica/santa-casa-de-sao-paulo-cancela-cirurgias-por-falta-de-sangue

22/03/2013 às 08h36:00

Na última semana foram registrada apenas 250 doações. A entidade necessita de média de 200 doações por dia

Foto: Governo de São Paulo

Santa Casa de São Paulo é o maior hospital filantrópico da América Latina

Santa Casa de São Paulo é o maior hospital filantrópico da América Latina

A Santa Casa de São Paulo pede socorro para repor os estoque do banco de sangue. O maior hospital filantrópico da América Latina já cancelou 8 cirurgias eletivas (procedimentos agendados) por falta de sangue.

O estoque, responsável ainda por abastecer outros 20 hospitais do estado de São Paulo, esteve quase zerado. Na última semana, 250 pessoas compareceram ao hemocentro da entidade, que necessita de uma média de 200 doações (100 litros de sangue) por dia para manter seus estoques.

De acordo com a assessoria da entidade, com as campanhas realizadas neste final de semana, os estoques já começam a ser normalizados, mas ainda é grande a falta do sangue O Negativo, conhecido como universal, que pode ser transfundido em qualquer pessoa, mas está presente em menos de 10% dos brasileiros. "Tudo que chega sai, afirmam os assessores da Santa Casa".

Fundada há mais de quatro séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é um dos mais importantes complexos hospitalares do Brasil. A Irmandade, em todas as unidades, atende mais de 8 mil pessoas por dia em todas as especialidades médicas, possui mais de 2 mil leitos, comuma média mensal de 118 mil atendimentos ambulatoriais, 152 mil atendimentos de emergência, 3,8 mil cirurgias e 370 mil exames.

A entidade é referência nos atendimentos de emergência, ortopedia, pediatria, além de obstetrícia e ginecologia, e nos procedimentos de alta complexidade como neurocirurgias e transplantes.

Hospital de Heliópolis em SP ganha ambulatório para tratamentos de câncer, neurologia e ginecologia

 

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/hospital-de-heliopolis-em-sp-ganha-ambulatorio-para-tratamentos-de-cancer-neurologia-e-ginecologia-22032013

22/3/2013 às 11h50

Governo inaugurou espaço nesta sexta-feira (22); local atenderá 30 mil pacientes por ano

Do R7

O governo de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (22) um novo espaço para tratamento de câncer nas áreas de cabeça e pescoço, neurologia, gastroenterologia, coloproctologia e ginecologia, no Hospital Heliópolis, zona sul da capital. O local poderá atender cerca de 30 mil pacientes por mês.

Com funcionamento de segunda à sexta, das 7h às 17h, o novo serviço conta com 40 consultórios voltados para o atendimento clínico-oncológico.

O ambulatório dispõe de uma área dedicada ao tratamento à base de quimioterapia, composta por 19 poltronas para aplicação do medicamento, com capacidade de realizar aproximadamente 10 mil sessões por ano.

Leia mais notícias de Saúde

No próximo semestre, o governo promete que o local terá ainda uma área para radioterapia, composta por dois aceleradores lineares e uma braquiterapia, entre outros equipamentos.

A unidade também terá um serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, com tecnologia para rastreamento de tumores. Além disso, o novo serviço vai contar com outros dois tomógrafos, dois aparelhos de raios-X convencional, uma ressonância magnética, um aparelho de raios-X telecomandado, um mamógrafo, um aparelho radiodiagnóstico odontológico e um aparelho de densitometria óssea.

A unidade terá também um laboratório de análises clínicas e de anatomia patológica. Segundo o secretário de Saúde do Estado, Giovanni Guido Cerri, o novo ambulatório solidifica a vocação assistencial do Hospital Heliópolis na área de oncologia.

O mega-ambulatório de oncologia do Hospital Heliópolis faz parte da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, programa que unifica e padroniza protocolos de atendimento e mantém uma única regulação, por meio de uma Central de Regulação Oncológica.

Serviço

Endereço: rua Cônego Xavier, 276, no bairro do Sacomã.

Organização pede mudanças em maços de cigarro proteger crianças

 

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/organizacao-pede-mudancas-em-macos-de-cigarro-proteger-criancas-22032013

22/3/2013 às 12h14 (Atualizado em 22/3/2013 às 12h37)

Usar embalagens menos atraentes é vital para para proteger os menores dos males

BBC Brasil

Uma organização não-governamental britânica que atua na prevenção e no tratamento do câncer lançou um apelo para que autoridades adotem mudanças no visual dos maços de cigarro para tornar o fumo menos atraente para crianças e adolescentes.

De acordo com a entidade Cancer Research UK, usar embalagens menos atraentes e com alertas de saúde é 'vital' para proteger os menores dos males do cigarro.

A organização divulgou uma pesquisa anual que indica que 570 menores começam a fumar por dia na Grã-Bretanha. No total, cerca de 207 mil crianças e adolescentes entre 11 e 15 anos fumaram pela primeira vez em 2011, 50 mil a mais do que em 2010.

Os números sugerem que cerca de 27% de todos os jovens abaixo de 16 anos na Grã-Bretanha experimentaram cigarro pelo menos uma vez, o equivalente a um milhão de crianças. Além disso, oito em cada dez fumantes adultos começaram antes dos 19 anos.

Leia mais notícias de Saúde

Sarah Woolnough, diretora-executiva de política e informação da Cancer Research UK, afirmou que medidas urgentes são necessárias para enfrentar o problema.

— Substituir as embalagens atraentes, de cores brilhantes que atraem as crianças, por embalagens padronizadas que mostrem com destaque alertas de saúde é parte vital dos esforços para proteger a saúde [das crianças].

— Reduzir o poder de atração dos cigarros por meio do uso de embalagens simples dará a milhões de crianças uma razão a menos para começar a fumar.

Vício

De acordo com a Cancer Research UK, os dados também sugerem que, à medida que ficam mais velhas, as crianças fumam mais.

Em 2010 a pesquisa descobriu que, entre crianças de 12 anos, nenhuma fumava regularmente, 1% fumava ocasionalmente e 2% disseram que não fumavam mais.

Mas, um ano depois, em 2011, ao pesquisar o mesmo grupo, agora com 13 anos de idade, 2% afirmaram que fumavam regularmente, 4% fumava ocasionalmente e 3% informaram que haviam parado de fumar.

Metade de todos os fumantes de longo prazo vai morrer devido a doenças relacionadas ao fumo, segundo a organização.

Pesquisas já mostraram que crianças acham as embalagens sem cores ou logotipos menos atraentes e, neste caso, há uma chance menor de serem enganadas pelas técnicas de propaganda voltadas para jovens, segundo a organização.

Em dezembro de 2012, a Austrália determinou a venda dos cigarros em caixas verdes, sem nenhum logotipo ou marca, apenas fotos com alertas de saúde.

Outro lado

A Associação dos Fabricantes de Cigarros britânica, afirmou que a porcentagem de crianças que fumam na Grã-Bretanha atingiu 'o nível mais baixo: 5%.

— Não há prova plausível de que as propostas de embalagens padronizadas terão um impacto nos números de fumantes jovens, na verdade pode até aumentar o fumo entre jovens ao aumentar a disponibilidade de cigarros contrabandeados vendidos por criminosos em comunidades locais.

Simon Clark, do grupo de lobby britânico Forest, que atua contra a adoção de restrições contra o fumo, reforça a visão de que não há indícios conclusivos associando a aparência do maço a uma redução no número de menores que fumam.

— Os principais motivos que levam adolescentes a começar a fumar é a pressão dos colegas e a influência dos pais, não a embalagem.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados - É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC

quinta-feira, 21 de março de 2013

Papel da família na inclusão do Down é destaque em solene

 

Fonte: http://www.al.es.gov.br/portal/frmShowContent.aspx?i=23330

Data da Publicação: 21/3/2013

Fotos: Aldo Aldesco

Em sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down comemorado neste 21 de março, a importância e o papel da família no desenvolvimento da pessoa com a síndrome foram destaques dos discursos. Proponente da solenidade, que já ocorre pelo terceiro ano na Assembleia Legislativa (Ales), Cláudio Vereza (PT) reforçou que no relacionamento com a síndrome as outras pessoas têm muito mais a receber do que dar.

“São cidadãos plenos com direitos, deveres e potencialidades como qualquer outra pessoa”, destacou. Vereza reforçou que a relação humana é a coisa mais importante no desenvolvimento de qualquer cidadão.

Vereza_21032013_media_AA.jpg
Vereza foi proponente da sessão

Vice-presidente da Associação Vitória Down, Lisley Sophia Nunes Dias, defende que os direitos ao trabalho da pessoa com down passa não só pelo acesso a uma escola de qualidade, mas também pela consciência da família. “A inclusão começa em casa, mas ainda existem muitos que impedem o contato do deficiente com a sociedade”, lamenta.

Jovens da Associação Vitória Down contagiaram o plenário ao usarem a tribuna para revelar seus maiores sonhos que coincidiam simplesmente em namorar e casar, além de declararem seus amores incondicionais às famílias - deixa ideal para que o palestrante convidado, o psiquiatra infantil e psicanalista Athos Pereira Schmidt, provocasse os familiares presentes a discutirem a sexualidade das pessoas com a síndrome.

SessaoDiaSindromeDown_Vereza_21032013_Athos_media_AA.jpg
Psicanalista Schmidt convidou familiares a debater sexualidade

Especialista em transtornos de desenvolvimento da infância e da adolescência, Schmidt aponta que o discurso da sociedade ainda é o de que “vocês estão incluídos, mas sexo não, casar não” e que é preciso desenvolver a sensibilidade da família para o tema deixar de ser tabu. “O desejo é o que nos move na vida, e a sexualidade é junção de amor e orientação. Não dá mais pra escolher ou pra negar o direito de amar”, frisa.

Autor do livro “Mano Down, relatos de um irmão apaixonado”, o escritor Leonardo Gontijo, apresentou o Projeto Mano Down liderado por ele em Belo Horizonte. Leonardo contou sua trajetória, acompanhado pelo seu irmão o jovem músico Eduardo Gontijo, que tem a síndrome, conhecido como Dudu do Cavaco. A dupla emocionou o plenário ao cantar e tocar clássicos da música popular que reafirmavam o sentimento de amor e cumplicidade entre os dois.

SessaoDiaSindromeDown_Vereza_21032013_IrmaosGontijo_media_AA.jpg
História e amizade dos irmãos Gontijo emocionam plenário

Inclusão x inserção

Representando o Ministério Público Estadual (MPES) a promotora Sandra Maria Ferreira criticou a postura paradoxal da sociedade que diz incluir, mas quer escolher onde. Em seu discurso a promotora ressaltou que o Brasil apresenta “inúmeras legislações que cuidam das políticas públicas para deficientes, mas falta aplicação efetiva das leis e que as políticas sejam realmente ofertadas”.

As reais chances da lei de cotas, que garante a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, ser modificada ou até mesmo extinta no Congresso Nacional foram apontadas com preocupação pelo deputado Cláudio Vereza. Representando o Ministério Público do Trabalho (MPT-ES), o procurador Estanislau Tallon Bozi fez coro às preocupações da promotora e do parlamentar ao defender que “a inclusão vai muito além da inserção e da carteira assinada”. Para Bozi a verdadeira inclusão passa em um reordenamento no acesso à educação no país.

Luan Antunes/ Web
(Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)

Ministro da Saúde anuncia medidas para acelerar processos contra planos

 

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/03/ministro-da-saude-anuncia-medidas-para-acelerar-processos-contra-planos.html

21/03/2013 17h34 - Atualizado em 21/03/2013 17h44

 

Ações serão analisadas coletivamente pela ANS, por tema e operadora. Padilha anunciou também a contratação de 200 servidores para mutirão.

Priscilla Souza Do G1 Rio

Comente agora

Ministro Alexandre Padilha participou de entrevista coletiva nesta quinta-feira, no Rio (Foto: Priscilla Souza /  G1)Ministro Alexandre Padilha participou de entrevista coletiva nesta quinta-feira, no Rio (Foto: Priscilla
Souza / G1)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quinta-feira (21), em entrevista coletiva no Rio, duas novas medidas para acelerar processos de consumidores contra planos de saúde.

Até julho, os processos passarão a ser analisados pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) coletivamente, reunidos por tema e por operadora. Atualmente, essa análise acontece caso a caso, o que torna o tempo de trâmite demorado. "Há processos que estão correndo há cinco anos", disse o ministro.

As multas serão aplicadas conforme a gravidade e a partir do conjugo de reclamações, o que deve dar maior rigor às punições.

Concurso para 200 servidores
A segunda medida será a contratação, por meio de concurso, de 200 servidores temporários para a ANS, que farão parte de um mutirão para análise dos processos em andamento.

O ministro Alexandre Padilha afirmou ainda que a mediação de conflito, iniciada em 2012, será intensificada porque, segundo ele, esse é o caminho mais rápido para solucionar impasses entre as operadoras de planos de saúde e os consumidores.

"O ideal é que não haja processo. Em 2012, 78% das queixas dos beneficiários foram resolvidas pela mediação de conflitos sem a necessidade de abertura de processo", frisou o ministro.

De acordo com a ANS, das 75.916 reclamações de consumidores recebidas em 2012, 75,7% são referentes a negativas de cobertura pelos planos de saúde.

Na tentativa de reduzir esse número, a partir do dia 7 de maio as operadoras de plano de saúde estão obrigadas a justificar no prazo de 48 horas o  motivo de ter negado autorização para algum procedimento médico, sempre que o usuário solicitar. A operadora que não cumprir a determinação terá de pagar multa de R$ 30 mil.

Tuberculose: atenção para detecção precoce da doença

 

Fonte: http://www.ejornais.com.br/jornal_es_hoje.html

21 de Março de 2013 às 11:38

tosse

Com a proximidade do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, celebrado dia 24 de março, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para a importância da detecção precoce da doença. No Espírito Santo o número de casos notificados se manteve estável: foram 1.452, em 2011, contra 1.481 em 2012. Em 2013, 217 novos casos já foram notificados.

A taxa de mortalidade também se manteve: 1,7 óbitos por tuberculose por 100 mil habitantes, em 2011, contra 1,6 em 2012. Dos 78 municípios capixabas, 10 respondem por 70% dos casos registrados: Região Metropolitana (com exceção de Fundão), além de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, da Sesa, a enfermeira Ana Paula Costa, os números indicam que a doença está controlada no Estado. Mesmo assim, é preciso avançar na busca ativa das pessoas que possuem os sintomas da doença, principalmente tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro.

Sintomas

Quem está com tosse por mais de três semanas, apresenta emagrecimento, febre no final da tarde, dor no peito e nas costas, e cansaço deve procurar a unidade básica de saúde do seu município mais próxima de sua residência para investigação da doença.

A coordenadora ressalta que o risco de transmissão da tuberculose é grande porque o bacilo é transmitido pelo ar, de pessoa para pessoa, e se o tratamento não for feito de forma adequada pode acarretar uma multirresistência às drogas existentes no mercado para o tratamento da doença.

“Sem o diagnóstico precoce dos casos e a investigação dos contatos mais próximos, é difícil quebrar a cadeia de transmissão da doença. Além disso, é preciso evitar o abandono do tratamento, que dura seis meses e é gratuito”, reforça.

A coordenadora alerta ainda que, quando o bacilo se torna multirresistente, o tratamento pode chegar a dois anos. “Há casos em que o bacilo se tornou tão resistente às medicações, que pacientes foram levados à morte”, alerta.

A forma de evitar que isso aconteça é a detecção precoce, através da avaliação médica, tratamento em tempo oportuno com acompanhamento profissional e laboratorial durante todo o período.

“É importante dizer que o exame é simples, rápido e está disponível nas unidades básicas de saúde. A Sesa tem incentivado cada vez mais a descentralização das ações de controle da tuberculose nos municípios, aproximando o serviço dos usuários. A medicação também é disponibilizada para todas as 78 cidades capixabas, gratuitamente”, ressalta.

Para a coordenadora, o combate à tuberculose não envolve só a área da saúde pública, mas todos os setores sociais afins em uma força-tarefa que estabeleça objetivos a alcançar, definir estratégias de ações e favorecer a execução das atividades. “Tem de ser trabalhada a intersetorialidade, a participação da sociedade, a integralidade e a difusão do conhecimento e, assim, reduzir também o preconceito contra o doente”.

Por isso, no final do ano passado, a Sesa vem trabalhando a implantação do Comitê Estadual de Controle da Tuberculose para coordenar as ações de mobilização da sociedade civil.

A doença

– O Dia Mundial da Tuberculose foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em homenagem ao descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março de 1882, pelo médico patologista e bacteriologista Robert Koch.

– Este foi um passo importante na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial.

– Hoje, o problema ainda persiste com 1/3 da população mundial infectada: 5,5 milhões de casos novos notificados e 1,5 milhões de mortes anuais, segundo a OMS. Por isso, esta data não é de comemoração, mas sim de compromisso e reafirmação política quando o seu efetivo controle.

– Familiares e colegas de trabalho de pacientes identificados com a doença devem ser examinados para investigar eventual contaminação.

– A população carcerária, os moradores em situação de rua e os usuários de álcool e drogas, além de outras comorbidades como diabetes, têm mais chance de desenvolver a doença.

Defensoria Pública move ação para retomada de transplantes em hospital federal no Rio

 

Fonte: http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2013/03/defensoria-publica-move-acao-para-retomada-de-transplantes-em-hospital

Vladimir Platonow - Agência Brasil20.03.2013 - 19h29 | Atualizado em 20.03.2013 - 21h25

Médicos fazem transplante ósseo no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

(Ministério da Saúde/Creative Commons)

Rio de Janeiro – A Defensoria Pública da União (DPU) ingressou na Justiça Federal com ação civil pública contra a União cobrando a retomada do serviço de transplantes renais e hepáticos do Hospital Federal de Bonsucesso.“Entramos com a ação civil pública contra a União para que ela seja obrigada a recompor sua equipe de cirurgiões no prazo de 15 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 100 mil”, disse o defensor público Daniel Macedo.

Desde dezembro, o hospital deixou de prestar o atendimento por causa da saída de profissionais. A unidade responde por 70% dos transplantes renais do estado e é a única da rede pública a fazer esse tipo de cirurgia em crianças e adultos.

“É a situação mais grave que eu vi na saúde, porque são evidências de que crianças estão falecendo por conta desse sucateamento do Hospital Federal de Bonsucesso. O hospital fazia uma média [anual] de 150 cirurgias de transplantes renais e hepáticos, de 1999 para cá, e de uma hora para outra parou de fazer essas cirurgias. Têm crianças morrendo e outras que poderão falecer, se nada for feito.”

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze, responsabilizou o hospital pela falta de cirurgiões, pois foram concedidas licenças para diversos profissionais se afastarem, o que prejudicou o serviço. “A DPU recebeu nossa denúncia e esperamos que a Justiça conceda liminar no caso da emergência. A situação no Hospital Federal de Bonsucesso é muito grave e lamentavelmente temos que recorrer ao Poder Judiciário para resolver os problemas que hoje afetam diretamente o atendimento da população.”

Procurado pela Agência Brasil, o hospital não se manifestou sobre o assunto até a publicação da matéria. No último dia 18, o Ministério da Saúde informou que começou o processo para a contratação de equipes médicas para o hospital nas especialidades cirúrgicas vascular, urologia e anestesiologia. De acordo com nota do ministério, as equipes vão retomar os serviços de transplante renal nos próximos 15 dias.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que está "viabilizando a retomada das equipes transplantadoras do Hospital Federal de Bonsucesso" e "efetuando a abertura de novos serviços aos pacientes que necessitam de transplantes no Rio de Janeiro". A pasta informou ainda que o Hospital São Francisco de Assis foi vistoriado e está habilitado, a partir de amanhã (21), para fazer transplantes renais e hepáticos. O serviço será gerenciado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Conforme o ministério, a morte de duas crianças, de 11 anos e 3 anos, que aguardavam por um transplante, "não ocorreu por desassistência médica do Hospital Federal de Bonsucesso". O primeiro caso, segundo a pasta, ocorreu "por complicações respiratórias, após [a menina] ter sido atendida em um serviço de emergência em Macaé. Não foi por motivos renais" e o segundo devido infecção generalizada.

O ministério informou ainda que a diretoria do hospital abrirá sindicância para verificar "se houve negligência de comunicação entre funcionários do hospital e parentes da criança quanto à possível identificação de doador compatível" em relação ao primeiro caso.

Edição: Carolina Pimentel

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Época de chuvas exige cuidados para evitar doenças ligadas à água

 

Fonte: http://www.ebc.com.br/noticias/saude/galeria/audios/2013/03/epoca-de-chuvas-exige-cuidados-para-evitar-doencas-ligadas-a

Radioagência Nacional - Denise Viola 20/03/2013

Época de chuvas exige cuidados para evitar doenças ligadas à água

Confira a entrevista do programa Rádio Sociedade, da Rádio MEC AM do Rio de Janeiro, com o biólogo Celso Sanchez, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) aqui: http://www.ebc.com.br/noticias/saude/galeria/audios/2013/03/epoca-de-chuvas-exige-cuidados-para-evitar-doencas-ligadas-a

@saúde: "transtorno bipolar virou moda", diz especialista

 

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/03/21/saude-transtorno-bipolar-virou-moda-diz-especialista.htm

Do UOL
Em São Paulo

21/03/201307h00

Pessoas que têm repentinas mudanças de humor ou que se irritam facilmente acabam sendo apelidadas como "de lua" ou são "diagnosticadas" por colegas e familiares como bipolares. O termo, que segundo o psiquiatra Ricardo Moreno, diretor do grupo de estudo de doenças afetivas do Instituto de Psiquiatria da USP, "virou moda", faz referência a uma doença conhecida como transtorno bipolar, que atinge de 1% a 3% da população, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).  

No @saúde desta semana, o psiquiatra conversa com o colunista Jairo Bouer sobre os sintomas do transtorno bipolar, que vão além da alteração do humor, e sobre o tratamento desta doença crônica que deve ser acompanhada por toda a vida. Além disso, ele comenta a quebra de tabu sobre os bipolares que é também abordada no filme americano "O Lado Bom Vida". De acordo com Ricardo Moreno, os medicamentos estabilizadores aliados à psicoterapia podem garantir uma vida normal ao bipolar.

ASSISTA AO PROGRAMA @SAÚDE SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR aqui: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/03/21/saude-transtorno-bipolar-virou-moda-diz-especialista.htm

Médicos americanos pedem redução da cafeína em energéticos

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1249667-medicos-americanos-pedem-reducao-da-cafeina-em-energeticos.shtml

21/03/2013 - 03h15

DO "NEW YORK TIMES"

The New York Times

Um grupo de 18 médicos, pesquisadores e especialistas em saúde pública estão pedindo à FDA (vigilância sanitária dos EUA) para agir contra os riscos da ingestão de altos teores de cafeína em energéticos para crianças e adolescentes.

"Há evidências na literatura científica de que os níveis de cafeína em energéticos traz riscos sérios à saúde", afirma o grupo.

Em carta à comissária da FDA, Margaret Hamburg, os médicos argumentam que os fabricantes não conseguiram seguir as exigências de segurança requeridas, especialmente no que toca a crianças e jovens. O grupo pede que a agência reguladora restrinja o conteúdo de cafeína nos produtos e exija que a embalagem dos produtos tenha o conteúdo da substância.

Os fabricantes insistem que seus produtos são seguros e que os níveis de cafeína, um estimulante, são equivalentes aos de outras bebidas muito consumidas, como o próprio café.

A FDA afirma que é seguro o consumo de cerca de 400 mg de cafeína por dia, ainda que muitos especialistas afirmam que a maioria dos adultos pode consumidor 600 mg ou mais sem prejuízos. Uma xícara de café Starbucks com 470 ml tem 330 mg de cafeína, quase o dobro de energéticos com o mesmo volume.

Mas ainda não se tem certeza do nível seguro de cafeína para adolescentes, dizem os especialistas. Em geral, considera-se que o consumo máximo seguro por dia deve ser menor do que para um adulto.

Na carta à FDA, o grupo de pesquisadores também destacou que os fabricantes anunciam os produtos de forma agressiva aos jovens.

Nos últimos anos, o número de visitas a hospitais ligadas ao consumo de energéticos cresceu muito nos EUA. Em 2011, houve 20.783 visitas à emergência hospitalar nas quais o energético era a causa do problema de saúde ou fator contribuinte. Em 2007, foram 10.068. Os problemas tipicamente ligados ao excesso de consumo de cafeína incluem ansiedade, dores de cabeça, batimentos cardíacos irregulares e infartos.

Teste de saliva pode prever comportamento agressivo em meninos

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34175/geral/teste-de-saliva-pode-prever-comportamento-agressivo-em-meninos

publicado em 21/03/2013 às 08h30:00

 

Estudo revela ligação direta entre concentrações salivares de três hormônios e a agressividade em crianças

Um teste simples de saliva pode ser um método eficaz para prevê o comportamento agressivo em meninos. É o que sugere estudo de pesquisadores do Cincinnati Children's Hospital Medical Center, nos EUA.

Os resultados revelam uma ligação direta entre as concentrações salivares de certos hormônios e a agressividade.

Pesquisadores liderados por Drew Barzman reuniram amostras de saliva de 17 meninos com idades entre 7 a 9 anos que foram internados no hospital para tratamento psiquiátrico.

Eles, então, usaram estas amostras para avaliar quais crianças foram mais propensas a apresentar agressividade e violência.

As amostras foram recolhidas três vezes em um dia imediatamente após a admissão no hospital. Em seguida, as amostras foram analisadas quanto aos níveis de três hormônios: cortisol; testosterona e desidroepiandrosterona (DHEA).

Segundo os pesquisadores, a abundância e o nível de agressão estavam associados com a força destes hormônios.

A equipe estava à procura de um teste rápido que pode revelar tendências agressivas em pacientes pediátricos, problema comum em unidades psiquiátricas. "Acreditamos que os testes hormonais salivares têm o potencial de ajudar os médicos a monitorar quais tratamentos funcionam melhor para seus pacientes. E como os profissionais de saúde mental são muito mais propensos a serem agredidos no trabalho, ele pode oferecer uma maneira rápida de antecipar o comportamento violento em unidades de psiquiatria infantil. Eventualmente, nós esperamos que este teste possa também fornecer uma ferramenta para ajudar a melhorar a segurança nas escolas", afirma Barzman.

Os autores observam que, apesar do pequeno tamanho do estudo, os dados são significativos e lhes dá a chance de avançar. Mais estudos são necessários antes de uma conclusão final possa ser feita, mas o desenvolvimento de uma nova ferramenta para prever o comportamento violento é o objetivo principal.

Veja mais detahes sobre esta pesquisa (em inglês).

A cada 600 a 800 nascimentos uma criança nasce com Síndrome Down

 

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/a-cada-600-a-800-nascimentos-uma-crianca-nasce-com-sindrome-down-21032013

21/3/2013 às 12h36 (Atualizado em 21/3/2013 às 13h15)

Dia Internacional é comemorado nesta quinta-feira (21) para conscientizar a sociedade

Agência Brasil

No Dia Internacional da Síndrome de Down, a Agência Brasil publica hoje (21) uma série especial de matérias mostrando pessoas com a alteração genética que venceram o preconceito e as dificuldades e são exemplos de inclusão.Brasil te

A síndrome de Down, ou trissomia do 21, é uma condição geneticamente determinada. Trata-se da alteração de cromossoma mais comum em humanos. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a cada 600 a 800 nascimentos, uma criança tem síndrome de Down, independentemente de etnia, gênero ou classe social.

Entenda o que é a Síndrome de Down

A data foi criada em 2006 com o objetivo de valorizar as pessoas com a síndrome, conscientizar a sociedade sobre a importância da promoção de seus direitos e, assim, permitir que elas tenham vida plena e digna, como membros participativos em suas comunidades.

Aborto é a quinta causa de mortalidade materna, segundo Conselho Federal Medicina

 

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/aborto-e-a-quinta-causa-de-mortalidade-materna-segundo-conselho-federal-medicina-21032013

21/3/2013 às 13h37 (Atualizado em 21/3/2013 às 13h57)

Médicos decidiram defender interrupção de gravidez até o terceiro mês de gestação

Marina Marquez, do R7, em Brasília

Falta de segurança em aborto é o grande problema

O risco de um aborto clandestino e sem acompanhamento médico é uma das principais causas que levou o CFM (Conselho Federal de Medicina) a decidir apoiar a interrupção de gravidez até a 12ª semana de gestação. Segundo o presidente do conselho, Roberto Luiz d'Ávila, o aborto é a quinta causa de mortalidade materna. 

Nesta quinta-feira (21), o CFM se posicionou a favor do aborto em quatro casos e vai enviar uma proposta de alteração na legislação brasileira explicando seus motivos para o Congresso Nacional. A discussão faz parte das mudanças no Código Penal. Hoje o aborto é considerado crime. 

Para o CFM, o aborto deveria deixar de ser crime quando houver risco à vida ou à saúde da gestante; se a gravidez resultar de violação da dignidade sexual, ou do emprego não consentido de técnica de reprodução assistida; se for comprovada a anencefalia ou quando o feto padecer de graves e incuráveis anomalias que inviabilizem a vida independente, em ambos os casos atestado por dois médicos; e se por vontade da gestante até a 12ª semana da gestação.

Leia mais notícias de Saúde

Entidades divergem sobre decisão do CFM sobre aborto

— Nós não somos a favor do aborto, vamos continuar defendendo sempre a vida, que é bem maior e supremo. Mas o aborto é a quinta causa de mortalidade materna. As mulher que não têm condição e fazem o aborto clandestino, as pobres, muitas vezes negras, excluídas socialmente, são aquelas que acabam perdendo o útero, perdendo as capacidades reprodutivas e muitas vezes, a vida. São aquelas que fazem o procedimento em lugares sem limpeza e esterilização necessária, acabam com o útero perfurado, entre outra coisas.

d'Ávila lembrou ainda casos em que a mulher toma remédios clandestinos para perder o bebê e acaba tendo sangramentos que a levam à morte ou à cirurgias emergenciais em hospitais para retirar restos embrionários. 

A falta de segurança no procedimento, por ele ser ilegal, é o grande problema, na opinião do presidente do CFM. Segundo ele, as mulheres que têm condições financeiras de pagar um médico, mesmo que isso seja ilegal, não sofrem consequências físicas. 

Apoio ao direito de abortar é questão social, diz CFM

— Não podemos fingir que não está acontecendo nada. As mulheres decidem interromper a gravidez hoje, decidiram ontem e vão decidir sempre. Enquanto os que podem pagar estiverem protegidos e fazendo esse aborto com segurança - e são as filhas de juízes, médicos e advogados muitas vezes -, ninguém vai se preocupar com aquelas que são de cor negra, pobres e não podem fazer essa interrupção da gravidez com segurança. 

Autonomia

O princípio que o CFM defende é de autonomia da mulher para decidir se quer ou não levar a gravidez até o fim. Este princípio tem sido defendido em diversos casos, como nos de pacientes com doenças crônicas que estão em fase terminal e que não querem ser entubados, levados para uma UTI e ligados a aparelhos. 

Para o CFM, o paciente tem o direito de decidir se quer morrer em casa, por exemplo,  e essa autonomia do paciente deve ser estendida a mulheres grávidas. 

— O aborto é proibido por lei e vamos continuar punindo os os médicos que fazem. O que nós fizemos foi dizer que respeitamos e opinamos respeitando a autonomia da mulher, defendendo este ponto de vista e estimulando este debate na sociedade.

Os médicos decidiram por maioria. Votaram os 27 CRMs (Conselhos Regionais de Medicina) dos Estados e 80% deles concordou com o os quatro casos de aborto. 

Segundo d'Ávila, o terceiro mês seria o limite porque é o prazo de formação do feto. A partir do quarto mês ou depois da 12ª semana, o risco para bebê e mãe são maiores. 

— Além disso, muitos geneticistas e especialistas entendem que é depois do terceiro mês que o sistema nervoso central do embrião vai se formar. Eles entendem que este prazo é o limite em termos de funcionamento completo do feto. A partir de então, o feto poderia ter todas as sensações e sentimentos, teria a possibilidade de neurologicamente ser atingido e perceber essa violência. 

Mudança na lei

A proposta do CFM faz parte de uma discussão do Congresso Nacional sobre mudanças no código penal. Uma comissão foi formada e os médicos estão se posicionando sobre quando não deveria ser crime o aborto. 

Hoje, a legislação brasileira só permite a interrupção da gravidez para fetos anencéfalos (má formação que impede a vida do bebê antes ou depois de nascer), mulheres que correm risco de vida caso a gravidez continue e em casos de violência sexual. 

A mulher que faz um aborto pode responder criminalmente e o médico pode ter o registro que o permite exercer a medicina cassado.

Mais duas Unidades de Saúde no combate contra a Tuberculose

 

Fonte: http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/mais-duas-unidades-de-saude-no-combate-contra-a-tuberculose-3571

21 de março de 2013 às 11h42 - Atualizado em 21 de março de 2013 às 11h45

Texto: Emerson Cabral / Foto: Arquivo

capacitação sobre tuberculose para agentes de saúde - Imagem: Eduardo Ribeiro

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha capacitou mais duas Unidades de Saúde (Jardim Marilândia e Paul) para tratar a Tuberculose.  Antes esse tipo de tratamento era oferecido somente da Unidade da Glória.

É suspeito de Tuberculose o paciente que apresentar tosse por mais de três semanas, febre vespertina, sudorese noturna, cansaço, falta de apetite e emagrecimento. Para constatar a doença é feito o exame do escarro.

"Para fazer o exame o paciente não precisa pegar ficha de atendimento, basta ele procurar a enfermeira de qualquer uma das 17 Unidades de Saúde e fazer o teste do escarro. Caso o resultado seja positivo, esse paciente será encaminhado para uma das Unidades especializadas para iniciar o tratamento", disse a Referência Técnica do Programa de Controle de Tuberculose, Valesca Trés Medina Wehbé.

Dia 24 de março é o dia Mundial de Combate à Tuberculose, esta é uma doença que tem cura. O tratamento é gratuito e é realizado em um período mínimo de seis meses, diariamente. É importante que não ocorra interrupção para garantir bons resultados. O tratamento só termina quando o médico confirma a cura através de exames, dando alta ao paciente.

Como prevenir a Tuberculose:

A Tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa. O doente ao espirrar, tossir ou falar espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. A pulmonar é a forma mais comum e a única capaz de transmitir a doença, mas várias partes do corpo podem sofrer de Tuberculose, como: ossos, ovários, rins, etc.

A melhor forma de prevenir é evitar ambientes fechados e mal ventilados, pois favorecem a transmissão da doença. “Os recém-nascidos são prevenidos das formas graves da doença por meio da vacina BCG”, disse Valesca.

Número de casos de tuberculose no município:

2011: 181 casos diagnosticados

2012: 189 casos diagnosticados

2013: 26 casos diagnosticados até o momento.

ALUNOS COM DOWN EXPÕEM TRABALHOS

 

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,alunos-com-down-expoem-trabalhos-,1011269,0.htm

Mostra será na Galeria Olido, em São Paulo

21 de março de 2013 | 2h 03

FERNANDA BASSETTE - O Estado de S.Paulo

Em comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural lança hoje a exposição Pintou a Síndrome do Respeito, que inclui uma mostra de fotografias, pinturas e desenhos feitos por alunos com deficiência intelectual - a maioria deles com síndrome de Down.

A mostra, na Galeria Olido, em São Paulo, é resultado de oficinas realizadas ao longo dos seis anos do instituto.

As obras são releituras feitas pelos alunos - ao todo, 30 trabalhos serão expostos e estarão à venda. A verba arrecadada será revertida para cada aluno, como parte do programa de inclusão.

O instituto existe desde 2009 e atende hoje cerca de 1,4 mil pessoas em mais de dez instituições diferentes. "Começamos o projeto com 18 alunos, hoje temos mais de mil. Queremos fechar o ano com 2,4 mil", afirmou Wolf Kos, presidente da instituição.

A partir de abril, as atividades serão estendidas para cinco Centros Educacionais Unificados (CEUs). Serão atendidas 20 turmas, com 15 alunos cada, além de alunos de baixa renda.

O projeto foca em oficinas culturais e esportivas. As oficinas são ministradas ao longo do ano, em módulos de oito aulas. O objetivo é melhorar as habilidades e a comunicação.

"A comunicação é a principal barreira dessas pessoas. Ao vencer essa dificuldade, você faz a inclusão", afirma Kos.

A psicóloga Sônia Casarin, que é a responsável técnica pelo instituto, explica que os alunos são avaliados seguindo uma metodologia que envolve 12 indicadores, entre eles: motivação, coordenação motora, coordenação dos membros superiores e inferiores, relacionamento, hierarquia e atenção. "Assim, é possível observar de maneira simples a evolução de cada um deles", afirma.

Enfermeiros da rede privada entram em greve e fazem protesto em Vila Velha

 

Fonte: http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2013/03/enfermeiros-da-rede-privada-entram-em-greve-e-fazem-protesto-em-vila-velha.html

21/3/2013 às 13h47 - Atualizado em 21/3/2013 às 14h15

TV Vitória

Redação Folha Vitória

Reprodução TV VitóriaEnfermeiros da rede privada do Estado entraram em greve na manhã desta quinta-feira (21) e realizaram um protesto em frente ao Hospital de Vila Velha.

Mascarados e com apitos, representantes do Sindienfermeiros reivindicaram aumento salarial e melhores condições de trabalho. De acordo com a categoria, a hora de trabalho do profissional de enfermagem de um hospital particular é de R$ 10,12 e não há benefícios trabalhistas. Eles dizem que tentam negociar desde agosto do ano passado e não obtiveram nenhuma resposta por parte dos patrões.

Os profissionais reivindicam 30% de reajuste salarial e benefícios como tíquete alimentação, plano de saúde e participação nos lucros. A classe ressalta que, enquanto os patrões não se pronunciarem, vão continuar em greve.

Conselho Federal de Medicina apoiará direito de mulher abortar até a 12ª semana

 

Fonte: http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2013/03/cfm-apoiara-direito-de-mulher-abortar-ate-a-12a-semana.html

21/3/2013 às 8h24 - Atualizado em 21/3/2013 às 8h25

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória

Brasília - O Conselho Federal de Medicina (CFM) decidiu romper o silêncio e defender a liberação do aborto até a 12.ª semana de gestação. O colegiado vai enviar à comissão do Senado que cuida da reforma do Código Penal um documento sugerindo que a interrupção da gravidez até o terceiro mês seja permitida, a exemplo do que já ocorre nos casos de risco à saúde da gestante ou quando a gravidez é resultante de estupro.
O gesto tem um claro significado político. "Queremos deflagrar uma nova discussão sobre o assunto e esperamos que outros setores da sociedade se juntem a nós", afirmou o presidente do CFM, Roberto D’Ávila. A entidade nunca havia se manifestado sobre o aborto.

A movimentação em torno do tema vem perdendo força nos últimos anos, fruto sobretudo de um compromisso feito pela presidente Dilma Rousseff com setores religiosos, ainda durante a campanha eleitoral. Diante da polêmica e das pressões sofridas de grupos contrários à legalização do aborto, a então candidata amenizou o discurso e se comprometeu a não adotar nenhuma medida para incentivar novas regras durante seu governo.

O comportamento da secretária de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, é um exemplo do quanto o compromisso vem sendo seguido à risca. Conhecida por ser favorável ao aborto, em sua primeira entrevista depois da posse ela avisou: sua posição pessoal sobre o assunto não vinha mais ao caso. "O que importa é a posição do governo", disse ela, na época. A decisão da entidade foi formalizada na quarta-feira (20), dia em que Dilma Rousseff se encontrou com o papa Francisco, em Roma.

Por enquanto não há sinais de que uma nova onda de manifestos favoráveis possa mudar a estratégia do governo. O Ministério da Saúde disse que a discussão do tema cabe ao Congresso. A ministra Eleonora, por sua vez, afirmou que não se manifestaria. "Não podemos deixar que esse assunto vire um tabu. O País precisa avançar", afirmou D’Ávila. Ele argumenta que mulheres sempre recorreram ao aborto, sendo ele crime ou não. Para o conselho, a situação atual cria duas realidades: mulheres com melhores condições econômicas buscam locais seguros para fazer a interrupção da gravidez. As que não têm recursos recorrem a locais inseguros. "Basta ver o alto índice de morte de mulheres por complicações. Não precisa ser assim." O aborto é a quinta causa de morte entre mulheres - são 200 mil por ano.

O CFM sustenta que a mulher tem autonomia para decidir. "E essas escolhas têm de ser respeitadas." A proposta do CFM avança em relação ao texto da comissão do Senado, que também permitia o aborto até a 12.ª semana, mas desde que houvesse aprovação médica. "Seria uma burocracia desnecessária. Sem falar de que poderia começar a ocorrer fraude com tais laudos", avaliou.

Legislação
D’Avila é enfático ao dizer que o CFM não é favorável ao aborto. "O que defendemos é o direito de a mulher decidir." A divulgação do manifesto, diz, não mudará em nada a forma como o conselho trata acusações de médicos que realizaram aborto ilegal. "Não estamos autorizando os profissionais a fazer a interrupção da gravidez nos casos que não estão previstos em lei. Queremos é que a lei seja alterada." O presidente do CFM reconhece haver resistência a essa alteração. "Vivemos em um Estado laico. Seria ótimo que as decisões fossem adotadas de acordo com o que a sociedade quer e não com o que alguns grupos permitem." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Parece gripe? Você pode ter ingerido comida estragada

 

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/03/voce_ag/vida/1422705-parece-gripe-voce-pode-ter-ingerido-comida-estragada.html

21/03/2013 - 00h00 - Atualizado em 21/03/2013 - 07h34

 

Fungos em temperos secos atacam sistema respiratório e causam os mesmos sintomas

 

Renata Lacerda
rlacerda@redegazeta.com.br

Foto: Divulgação

Divulgação

A contaminação é mais comum em temperos como orégano, manjericão e cominho

Tosse, nariz escorrendo, garganta incomodando e uma chata dorzinha de cabeça. Tudo leva a crer que você está gripado. Mas esses sintomas podem indicar que, na verdade, você comeu um alimento estragado. É o que afirma a nutricionista Rita Kwak. 

> Leia mais notícias de Vida
Ela explicou que ingerir alimentos contaminados por fungos podem provocar sintomas facilmente confundidos com os de uma gripe ou resfriado. Esse tipo de contaminação é mais comum em temperos secos, como orégano, manjericão e cominho, entre outros.
A nutricionista lembrou que os ataques ao sistema digestivo – vômito, diarreia e dor de estômago – acontecem quando há infecção alimentar, normalmente causada por bactérias.
“Com fungo é diferente. Quando ele chega ao estômago não causa tanto problema, mas ataca o sistema respiratório. É um corpo estranho que nosso organismo vai combater, mas não é uma infecção. Por isso, não há febre. Os sintomas também são mais leves que a da gripe, mas podem durar até dois meses”, explicou.
Segundo Rita, a contaminação por fungos pode acontecer até pela respiração mas é mais comum através do consumo de temperos secos contaminados. O problema é imperceptível apenas olhando o alimento.
“O vapor que sai da comida acaba levando essa umidade para o tempero, criando o ambiente propício para o fungo”, contou.

Cuidados

O problema
Fungos
Ao entrarem em contato com a umidade, os temperos secos – orégano, pimenta-do- reino moída, manjericão, cominho, colorau, etc. – se tornam um ambiente propício para fungos
Entenda a diferença
Gripe ou resfriado
Gripe e resfriados são causados por vírus. Os sintomas duram de alguns dias a 1 semana
Infecção alimentar
Acontece quando os alimentos são infectados por bactérias, que atacam o sistema digestivo causando dor de barriga, diarreia e enjoo
Fungo
Os fungos atacam as vias respiratórias, com sintomas semelhantes aos da gripe e resfriado – coriza, dor de garganta e dor de cabeça – porém são mais leves e demorados. Não há febre ou dor no corpo
Tratamento
Com remédios ou esperando o próprio corpo curar a contaminação – mas, dependendo da imunidade, isso pode demorar até 2 meses
Como prevenir
Validade
Respeite a validade indicada na embalagem. Se você guarda os temperos em potes, anote a data
Armazenamento
Ao temperar um alimento, não leve o recipiente com o tempero próximo à panela para que ele não entre em contato com o vapor. Tire o que for usar com a mão ou uma colher

Entenda o que é a Síndrome de Down

 

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/entenda-o-que-e-a-sindrome-de-down-21032013

21/3/2013 às 01h00

Dia Mundial da sídrome acontece nesta quarta-feira (21)

Do R7

Desde 2006, Brasil já comemorava o dia 21 de março como Dia da Síndrome de Down. Mas foi apenas em dezembro de 2011, que a assembleia geral da ONU reconheceu a data e colocou no calendário oficial dos 193 países.

De acordo com Patrícia Almeida, membro do conselho da DSI (Down Syndrome Internacional), com o reconhecimento da ONU, os brasileiros passarão a ter um “novo olhar” sobre a questão.

— As pessoas antes ignoravam os deficientes; eles eram como invisíveis. Não é questão de o dia ser comemorado, mas o que ele representa. É a oportunidade para essas pessoas contarem um pouco mais sobre a vida delas e como vivem.

Brasileiros com Down dão exemplo de superação

Leia mais notícias de Saúde

Entenda o que é a doença:

quarta-feira, 20 de março de 2013

Ministro Padilha fala sobre decreto presidencial a favor da mulher vítima de violência

 

15 de março de 2013

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fala para internautas sobre as conquistas recentes em saúde da mulher: o decreto da presidenta Dilma Rousseff que amplia ações de atendimento  no Sistema Único de Saúde (SUS) às mulheres vítimas de violência sexual. Outro avanço foi a aprovação do Projeto de Lei 60/99, no plenário da Câmara dos Deputados, que fortalece diretrizes já instituídas pelo Ministério da Saúde para acolhimento humanizado dessas vítimas na rede pública de saúde.

População contribui com o combate à dengue e envia fotos para o MS

 

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/populacao-contribui-com-o-combate-a-dengue-e-envia-fotos-para-o-ms/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=populacao-contribui-com-o-combate-a-dengue-e-envia-fotos-para-o-ms

20 de março de 2013

Luciene Cristina, lá de Formiga/MG, deixou registrada a alegria do bloco “Unidos Contra a Dengue”. Envie a sua também.

O papel da população é fundamental nas ações de combate à dengue, inclusive a conscientização da sua comunidade sobre os riscos da doença e dos cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do mosquito transmissor, aedes aegypti. Se você organizou um mutirão na sua vizinhança, mostre que é um combatente enviando fotos para combatadenguems@gmail.com e ajude o Ministério da Saúde a conscientizar mais pessoas.

Sua foto irá aparecer aqui, no Blog da Saúde, e na página da campanha Combata à Dengue no Facebook.

Deputado estadual denuncia falta de leitos e medicamentos para pacientes com aids no Pará

 

Fonte: http://baunerreon.com.br/compartilhar.php?url=http://news.google.com/news/url?sa=t&fd=R&usg=AFQjCNFmwhZqSNCv30IhCAIhQFla4w3TIw&url=http://www.agenciaaids.com.br/noticias/interna.php?id=20495%20&titulo=Deputado%20estadual%20denuncia%20falta%20de%20leitos%20e%20medicamentos%20para%20...%20-%20Ag%C3%AAncia%20de%20Not%C3%ADcias%20da%20Aids&utm_source=Aids%20Google&utm_medium=twitter%20@revistamedico

20//03/2013 – 14h

“A oferta insuficiente de leitos e a falta de medicamentos para o tratamento de doenças oportunistas, como a toxoplasmose, estão piorando em muito a qualidade de vida dos pacientes de HIV e aids no Estado do Pará, levando-os em muitos casos à morte”. A denúncia foi feita pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Pará, na sessão desta terça-feira, 19 de março.

Segundo a Phd Ana Cleide Moreira, que desenvolve pesquisa no Hospital Barros Barreto, a taxa de mortalidade de aids no mundo caiu 25%, em 2012. No Brasil, essa taxa está em 6 por cada 100 mil habitantes, mas, em Belém esse número chegou a 13 por 100 mil habitantes no ano passado.

Ativistas do estado reforçaram a crítica feita pelo deputado. De acordo com Chico Vaz, do Comitê de Artistas e Jornalistas na Luta Contra a Aids “Arte pela Vida”, o  Pará não possui uma política de saúde voltada para o atendimento de pessoas que vivem com aids. Ele denuncia que os recursos oriundos do governo federal estariam sendo mal aplicados ou tendo a finalidade desviada. Além disso, os Centros de Testagem e Aconselhamentos (CTA’s) não estão funcionando na capital e nem de forma itinerante no interior do Estado. Segundo ele, a entidade recebe reclamações até mesmo de comunidades indígenas, onde não foram feitas mais testagens da doença. “Só no Barros Barreto, estão morrendo cerca de três a quatro pessoas por semana, em decorrência da aids. Esse número é muito preocupante e poderia ser evitado se o atendimento fosse adequado e tivéssemos mais leitos e medicamentos para as doenças oportunistas”, disse Vaz.

O deputado Edmilson Rodrigues protocolou requerimento para que o Legislativo negocie com o governo do estado a fim de conseguir, com urgência, os medicamentos necessários para o tratamento de doenças oportunistas sejam providenciados com urgência e disponibilizados em todo o Estado nas unidades de saúde para acabar com o alto índice de mortalidade registrado no Pará.

Além disso, Edmilson Rodriques quer que o requerimento seja levado ao conhecimento da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), da Prefeitura Municipal de Belém, do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público Estadual (MPE), do Ministério da Saúde, do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde de Belém, do Departamento de DST/AIDS, da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA), do Comitê de Artistas e Jornalistas na Luta Contra a Aids “Arte pela Vida” e da direção do Hospital Universitário Barros Barreto.

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado estadual Edmilson Rodrigues

Técnica para corrigir problema no coração permite alta após 48 horas

 

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/03/19/nova-tecnica-para-corrigir-sopro-no-coracao-permite-alta-apos-48-horas.htm

Alessandra Morgado
Do UOL, em Piracicaba

19/03/201317h40 > Atualizada 20/03/201316h40

19.mar.2013 - Prótese de nitinol (liga feita de níquel e titânio) usada em uma técnica nova de correção de sopro cardíaco que permite alta do paciente em apenas 48 horas. Uma menina de quatro anos com o problema foi submetida ao procedimento no Instituto do Coração de Piracicaba (Incorpi), vinculado ao Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), um dos centros de referência em cardiologia no interior do Estado de São Paulo. É a primeira operação do tipo na região Divulgação

Uma menina de quatro anos com malformação congênita no coração foi submetida a uma técnica de cateterismo no Instituto do Coração de Piracicaba (Incorpi), vinculado ao Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), um dos centros de referência em cardiologia no interior do Estado de São Paulo. É o primeiro procedimento desse tipo feito na cidade e a vantagem está na rapidez da recuperação: a paciente teve alta após 48 horas.

A menina, que tem Síndrome de Down, nasceu com a chamada Comunicação Interventricular (CIV). "O defeito gera um fluxo elevado de sangue nos pulmões provocando hipertensão arterial pulmonar, infecções respiratórias de repetição, baixo ganho de peso e baixa estatura", disse Pablo Tomé, médico e coordenador de Setor de Intervenções Congênitas do Incorpi, que foi responsável pela cirurgia realizada em fevereiro e divulgada nesta terça-feira (18).

A técnica utilizada foi a inserção de duas próteses de nitinol (liga feita de níquel e titânio) por meio de cateteres que foram introduzidos por orifícios na região da virilha da paciente. O nitinol tem flexibilidade e memória térmica, o que permite que a prótese se deforme para passar pelos cateteres e no coração, mas volte ao formato original ao ser implantada nos orifícios cardíacos. O monitoramento foi feito por raio X e ecocardiograma. 

Além do tempo menor de recuperação, a técnica traz outras vantagens:  "A sensação dolorosa é menor, havendo também menor índice de complicações pulmonares e de transfusões sanguíneas, quando comparadas à cirurgia aberta convencional, além do bem-estar proporcionado para toda família", explica Tomé.

O tratamento convencional  dessa  patologia  é  a  cirurgia  cardíaca,  com incisão  no tórax  do  paciente,  com  visualização  direta  do  coração, parada  cardiorrespiratória  e  circulação  extracorpórea. Várias instituições no país já realizam o procedimento. Segundo Tomé, o HFC é um dos poucos centros com capacidade técnica para realizá-lo.

Má postura pode causar diversos problemas de saúde. Veja quais são eles

 

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/fotos/ma-postura-pode-causar-diversos-problemas-de-saude-veja-quais-sao-eles-20032013

20/3/2013 às 01h00

Hoje em dia, muitas pessoas passam a maior parte do tempo sentado ou em pé. De acordo com o professor de anatomia, Robert McCoy, da Escola Britânica de Osteopatia, os músculos da coluna e do abdomen começam a fadigar após 10 minutos em uma mesma posição. Além do desconforto e das tensões musculares, a má postura também pode levar ao aumento da pressão arterial, dores de cabeça, entre outros problemas de saúde

Getty Images

Aumento da pressão arterial: Em um estudo publicado em 2007, os neurocientistas da Universidade de Leeds descobriram que quando as células dos músculos do pescoço se movem, automaticamente, eles enviam um sinal ao cérebro. Isso ajuda a garantir o fornecimento de sangue que é mandado aos músculos quando trocamos de posição. No entanto, essas células podem se danificar com a má postura provocando um aumento da pressão arterial

Foto: Getty Images

Identificadas novas variações genéticas que aumentam risco de leucemia infantil

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34155/geral/identificadas-novas-variacoes-geneticas-que-aumentam-risco-de-leucemia-infantil

publicado em 20/03/2013 às 08h15:00

Estudo mostra que crianças hispânicas são mais propensas a herdar as quatro versões de alto risco destes genes

Cientistas do St. Jude Children' s Research Hospital, nos EUA, descobriram que crianças que herdam variações em quatro genes específicos estão em risco muito maior de desenvolver leucemia linfoblástica aguda (ALL).

O estudo também mostrou que pacientes hispânicos eram mais propensos do que os pacientes de ascendência europeia ou africana a herdar as versões de alto risco destes genes.

O genoma de cada pessoa inclui duas cópias de cada gene, uma de cada progenitor. Assim, os indivíduos podem herdar até oito versões de alto risco dos quatro genes ligados à doença. Neste estudo, os pesquisadores descobriram que ter mais de cinco cópias dos genes de risco resultou em um risco nove vezes maior de desenvolver a leucemia na infância do que herdar não mais que uma cópia.

A pesquisa foi publicada na revista Journal of National Cancer Institute.

O trabalho incluiu 2.450 pacientes pediátricos com ALL e 10.977 indivíduos de diversas origens étnicas e raciais sem a doença.

Segundo o autor sênior do estudo, Jun J. Yang, o risco absoluto de uma criança em particular desenvolver ALL continua baixo. "ALL é uma doença complexa que provavelmente envolve muitos genes. As descobertas deste trabalho são um importante passo em frente em termos de entender por que as crianças desenvolvem ALL, em primeiro lugar, especialmente aqueles com descendência africana ou etnia hispânica. No entanto, esta é, provavelmente, ainda apenas uma pequena parte", observa.

O estudo também oferece pistas para a compreensão do padrão de idade da ALL, que tem seu pico em crianças de 2 a 4 anos. Estes achados sugerem que os pacientes mais jovens podem ser mais vulneráveis aos efeitos das variações de genes de alto risco.

Encontre-nos no Facebook