terça-feira, 12 de março de 2013

Casos suspeitos de dengue no Rio sobem 24% em 2013

 

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/casos-de-dengue-no-rio-sobem-24-ate-9-de-marco

12/03/2013 - 20:49

Epidemia

De janeiro até o último dia 9, o governo recebeu mais de 41 mil notificações

'Aedes aegypti'

Aedes aegypti, o mosquito transmissor do vírus da dengue: pesquisa constatou que em janeiro deste ano 267 municípios estavam com risco de epidemia, 487 em alerta e 238 em situação satisfatória (Thinkstock)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu 41.409 notificações de casos suspeitos dedengue entre 1º de janeiro e 9 de março - 24% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando houve 33.261 casos e uma morte. A pasta investiga ainda três óbitos suspeitos. Em todo o ano passado, houve 184.123 notificações de dengue e 42 mortes.

De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, o aumento de casos era previsto. "Os picos no Rio de Janeiro ocorrem em março e abril. Já havia epidemia no Noroeste; as regiões Norte e Baixada Litorânea começam a caracterizar epidemia. A progressão de casos de municípios da região metropolitana, como Itaboraí, São Gonçalo e Duque de Caxias, acende o sinal de alerta", afirmou Chieppe.

Leia também: Casos de dengue crescem 190% no Brasil em um ano

Quinze cidades enfrentam epidemia de dengue. O Noroeste Fluminense é a região mais atingida, com nove cidades. Na capital, houve o registro de 9.163 casos até a primeira semana de março - no ano passado, houve 25.629 casos suspeitos nesse período. Em parceria com prefeituras, a SES criou 46 pontos de hidratação para pacientes com dengue em 29 municípios - cada um tem capacidade para atender até 300 pacientes. A orientação é para que as pessoas procurem os centros de atendimento, assim que perceberem sinais de febre e dor no corpo.

(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook