sábado, 2 de março de 2013

Circulação sem controle favorece falsificação de medicamentos

 

Fonte: DIÁRIO DA SAÚDE em http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=falsificacao-de-medicamentos&id=8625

01/03/2013

 

Com informações da Agência USP

Falsificação de remédios

Pesquisa internacional coordenada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, com participação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, alerta para o elevado número de medicamentos falsificados em circulação no mundo, que chega a 50% na África.

A falta de fiscalização na circulação de medicamentos e dos seus princípios ativos (cadeia de suprimentos) favorecem a falsificação, principalmente em países subdesenvolvidos.

No Brasil, o estudo revela que o principal problema é a deficiência no controle de fronteiras, que facilita a entrada de medicamentos falsificados.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20% a 25% dos medicamentos comercializados em todo o mundo são falsificados. O professor Marco Antonio Stephano, que representou o Brasil na pesquisa, afirma que o índice de falsificação no país é baixo, oscilando entre 5% e 8%.

"Em todo o mundo, os principais alvos de fraudes são os chamados medicamentos blockbusters, com faturamento de vendas superior a U$ 1 bilhão por ano, como os utilizados no tratamento de câncer, doenças crônicas como diabetes, Alzheimer, disfunção erétil, malária e doenças autoimunes", explica.

Remédios falsificados no Brasil

"No Brasil a maior parte desses medicamentos é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou seu consumo não é o mesmo encontrado em outros países," diz o pesquisador.

As falsificações mais encontradas no mercado brasileiro são de medicamentos sociais ou de entretenimento, como os usados no tratamento de disfunção erétil, e de anabolizantes para fortalecimento físico.

O professor alerta que os medicamentos provenientes de cargas roubadas também são considerados falsificações. "Normalmente, esses produtos são submetidos a um processo inadequado de armazenamento e alterações de embalagem, o que pode levar a perda de sua atividade terapêutica", diz. "Os fabricantes são obrigados a investir em segurança no transporte, o que encarece o preço para os consumidores".

Embora não tenham sido localizadas fábricas de medicamentos falsos no Brasil, eles entram no País ilegalmente pelas fronteiras, por meio das mesmas rotas do tráfico de drogas. "A maioria dos produtos é fabricada na China, Índia, Paraguai e Bolívia, sendo que nos dois países sul-americanos existem empresas com equipamentos antigos que produzem as falsificações", ressalta Stephano. "É possível encontrar medicamentos falsos contra disfunção erétil ou colesterol no comércio ambulante das grandes cidades".

Fiscalização de medicamentos

De acordo com o professor, a legislação brasileira contra falsificações de medicamentos é rigorosa, mas falta fiscalização.

"As penas são muito severas, os falsificadores podem receber penas de três a 15 anos de prisão, conforme a gravidade do caso, e as empresas multadas em R$ 75 mil", aponta. "Entretanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem uma carência de pessoal para fiscalizar os mais de 300 mil medicamentos registrados no País".

A Agência, que também controla produtos médicos e alimentos industrializados, deverá realizar concurso público neste ano para contatar 340 novos funcionários.

Falsificação

Em 2011, a OMS publicou documento sobre a falsificação e subpadrões de medicamentos. "Na África, o índice de produtos falsos chega a 50%, principalmente medicamentos contra a malária, o que aumenta os custos hospitalares e o número de mortes", conta Stephano.

Com base nesse documento, a FDA (Food and Drug Administration), órgão do governo dos Estados Unidos que realiza a vigilância sanitária, encomendou um novo estudo em 2012 ao Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências, para estabelecer formas de combate à falsificação.

"A OMS publicou uma convenção internacional que adota o critério do 'contrafeito' (counterfeit), termo jurídico que implica que todo medicamento fora das regras legais, isto é, produzido a partir de princípio ativo com proteção patentária, é considerado falsificação," disse

Segundo o professor, em muitos países, como no Brasil, a legislação não considera que o princípio ativo isolado de uma planta ou de materiais biológicos encontrados na natureza deva ser patenteado, por isso não adotam o "counterfeit", dificultando a fiscalização do processo produtivo.

Rastreabilidade dos medicamentos

A pesquisa recomenda o aumento da rastreabilidade dos medicamentos, além da ampliação dos mecanismos de controle de qualidade e atendimento ao consumidor. "Também é necessário criar uma cultura nos cursos de Medicina e Farmácia para que haja uma maior identificação das fraudes".

Stephano lembra que, nos países desenvolvidos, a entrada de medicamentos falsificados se dá pela compra direta via internet, muitas vezes sem precisar de prescrição médica.

"A maioria dos sites de medicamentos são fora do Brasil, pois empresas virtuais brasileiras devem seguir os mesmos trâmites de registro de empreendedorismo que as empresas físicas", afirma. "Neste caso, uma das recomendações é que se controlem as empresas de venda de medicamentos pela internet com inspeções e aquisições de medicamentos, de modo a coibir a venda de medicamentos falsos".

O estudo teve a participação das universidades de Harvard, George Washington State e Iowa (Estados Unidos), além de pesquisadores da Índia e África do Sul. O Brasil foi representado pela FCF. As conclusões e as recomendações da pesquisa foram reunidas em livro, que pode ser acessado no link www.iom.edu.

Encontro com especialistas: gravidez x anticoncepcional x câncer

 

Fonte: A.C. CAMARGO em http://www.accamargo.org.br/gravidez-x-anticoncepcional-x-cancer

 

Publicado em 08/05/2012

Quais as chances de uma mulher engravidar depois de passar por todo o tratamento com químio e radioterapia? Caso ela engravide, quais as chances de passar algo para o bebê? Qual a relação do anticoncepcional com câncer de mama e ovário?

Confira o Encontro com Especialistas sobre Tumores Ginecológicos.

http://www.accamargo.org.br

VEJA MAIS VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI

RIO CLARO/SP: Santa Casa solicita doação de vidros para leite materno

 

Fonte: http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/dia-a-dia/saude/100738-Santa-Casa-solicita-doacao-de-vidros-para-leite-materno

29/01/2013 - 11h31

http://jornalcidade.net/100738
Visualização: 275

 

Divulgação

Para quem não sabe o que fazer com os potes de vidro usados de café solúvel ou maionese, uma sugestão é, em vez de jogá-los no lixo, promover uma função muito mais nobre para os recipientes.

Eles são extremamente necessários para o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro. São nesses vasilhames de vidro, boca larga e tampa plástica com rosca, que o alimento dos bebês prematuros (leite materno) fica armazenado depois de pasteurizado.

Muito pequenos, os recém-nascidos de baixo peso não conseguem mamar diretamente no seio materno. Assim, o leite é fornecido através de uma sonda, trabalho que é desenvolvido na UTI Neonatal da Santa Casa. Todo o processo para armazenar o leite exige muitos potes de vidro.

É importante salientar que apenas os recipientes de vidro com tampas plásticas poderão ser aproveitados pelo Banco de Leite. Frascos de plástico e tampas metálicos serão descartados, pois não podem ser utilizados para acondicionar o leite humano com segurança.

Quem estiver interessado em doar, basta fazer uma limpeza prévia nos recipientes (com água e sabão), pois depois que chegam à maternidade eles passam por um processo de higienização adequado.

Os doadores podem entrar em contato diretamente com o Banco de Leite da Santa Casa através do telefone (19) 3535-7024.

Os interessados em colaborar podem se dirigir à recepção da Santa Casa de Misericórdia, das 7 às 17 horas. O hospital encontra-se localizado na Avenida 15 entre ruas 1 e 3, no bairro Saúde.

sexta-feira, 1 de março de 2013

O que fazer em uma emergência médica?

 

Fonte: http://www.grupovita.com.br/blog/2013/03/01/o-que-fazer-em-uma-emergencia-medica/

Hospital VITA

Postado por Hospital VITA - 01 de março de 2013

Acompanhem texto publicado hoje no jornal Gazeta do Povo sobre atendimento emergencial.

Por questões éticas, nenhum hospital pode se recusar a atender uma pessoa com um trauma ou problema de saúde extremo. “O hospital é a casa da saúde e não pode negar atendimento a alguém que tem chances reais de perder a vida naquele momento. No Hospital Vita Batel, não temos ala pediátrica, mas se uma criança é atropelada na frente do hospital ou os pais nos procuram com ela nos braços, precisamos preservar a vida desse ser humano acima de tudo”, comenta o diretor clínico dos hospitais Vita Batel e Vita Curitiba, Luiz Fernando Kubrusly.

Chame a ambulância

Uma vantagem é que sistemas como o Siate e o Samu iniciam os atendimentos dentro das ambulâncias, que contam com equipe médica e de equipamentos específicos. Em hipótese alguma se desloque sozinho, de carro ou a pé, se estiver passando por uma emergência porque são grandes as chances de você ter um mal súbito no caminho e desmaiar. Neste caso, chame a ambulância, um táxi ou peça para alguém conduzi-lo.

Exija seus direitos

Todos os hospitais com pronto-socorro ou pronto-atendimento devem contar com a classificação internacional de Manchester para determinar o risco da situação do paciente. Quem recebe uma classificação “vermelha” não fica na fila e vai direto para atendimento, caso de pessoas com parada cardiorrespiratória ou inconscientes. Nos hospitais particulares, a pessoa também deve ser atendida prontamente e não pode ser cobrada qualquer taxa previamente para emergências. Se você tiver convênio médico, os procedimentos devem ser realizados mesmo sem autorização prévia.

Informe-se

Conhecer os hospitais mais próximos de sua casa ou trabalho para facilitar o deslocamento em caso de problemas é essencial. Pesquise o endereço dessas unidades, os horários de funcionamento, se elas contam com plantão 24 horas e tenha sempre dentro da carteira um papel com os endereços e os telefones do hospital escolhido. É importante saber se a unidade escolhida atende pelo SUS, somente com pagamento particular ou aceita o seu convênio médico. Também decore e mantenha anotado os números do Samu (192), Siate (193) e da ambulância do seu convênio médico.

Mantenha a calma

Uma das recomendações mais importantes durante a emergência é tentar se acalmar e passar tranquilidade para quem está com o problema. Também é fundamental não tentar procedimentos que você não conhece, e só efetuar manobras de ressuscitação, massagem cardíaca ou estabilização de pacientes com parada cardiorrespiratória se tiver um curso nestas áreas ou se souber realmente o que está fazendo. Isso porque é fácil uma pessoa leiga confundir uma parada cardíaca com um desmaio e, na ânsia de ajudar, acabar prejudicando. Para evitar isso, procure sempre ajuda especializada. No caso de pessoas que passaram por quedas ou acidentes de trânsito, é importante não mexer na vítima se ela não conseguir sair sozinha e só movimentá-las se houver um risco maior (um incêndio no local, por exemplo).

Não perca tempo

Cada minuto para uma pessoa que passa por uma emergência médica faz diferença entre a vida e a morte. Se você verificar que alguém está passando por uma emergência, chame uma ambulância imediatamente ou procure o hospital mais próximo. Tanta preocupação tem motivo. Em três minutos, uma parada cardíaca é capaz de comprometer a sobrevida e deixar sequelas irreversíveis. Metade das vítimas sobreviver se for atendida nos primeiros cinco minutos. A partir desse tempo, as chances caem gradualmente até chegar a quase zero após dez minutos.

Para onde ligar

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – Número: 192

Atende pessoas com sintomas de enfarte (dor no peito e suor frio), AVC (perda de movimento de um lado do corpo), desmaios, convulsões, intoxicações, choques elétricos e hemorragias.

Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) – Número: 193

Atende pessoas que passaram por quedas de grandes alturas, acidentes de trânsito, domésticos ou de trabalho, agressões, atropelamentos, queimaduras, afogamentos, têm ferimentos por arma branca ou de fogo ou estão inconscientes.

Hospital Vita (Batel e Curitiba)

O que oferece: atende emergências 24 horas, todos os dias da semana, e conta com plantão fixo de cardiologia, ortopedia e neurologia, sempre realizado por especialistas de cada área. O hospital se destaca pelo atendimento de traumas, como acidentes domésticos e fraturas. No Vita Curitiba, também são atendidas emergências com crianças. Nesta unidade, há o Vita Kids, com socorro específico para crianças 24 horas, inclusive com cirurgião pediátrico de plantão. Não atende emergências com gestantes. Pagamento: atende convênios médicos e particular.

Contato:
Vita Curitiba: Rodovia BR 116, Km 396, nº 4021 – (41) 3315.1935
Vita Batel: Rua Alferes Ângelo Sampaio, nº 1896 / Batel – (41) 3883.8482
Site: www.grupovita.com.br

Mortes por overdose de analgésicos crescem nos EUA

 

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO em http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1233494-mortes-por-overdose-de-analgesicos-crescem-nos-eua.shtml

20/02/2013 - 05h06

DA ASSOCIATED PRESS

Mortes por overdose de drogas subiram pelo 11º ano consecutivo, segundo dados do governo americano. A maioria delas foram acidentes envolvendo analgésicos que causam dependência, apesar da atenção crescente para os riscos desses medicamentos.

"O quadro geral é que esse é um grande problema que piorou rapidamente", disse Thomas Frieden, diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que reuniu e analisou os dados.

Em 2010, segundo Frieden, houve 38.329 mortes por overdose de drogas em todo o país. Medicamentos, em sua maioria drogas prescritas, estavam envolvidos em quase 60% de mortes por overdose deste ano, ofuscando as mortes por drogas ilícitas.

O relatório foi publicado nesta terça-feira (19) na revista científica "Journal of the American Medical Association".

Ele detalha quais drogas estavam envolvidas na maior parte das fatalidades. Como em anos anteriores recentes, as drogas opioides --que incluem OxyContin e Vicodin-- foram o maior problema, contribuindo para 3 de cada 4 mortes por overdose de medicamentos.

Frieden disse que muitos médicos e pacientes não percebem o quão viciante essas drogas podem ser, e que elas estão muitas vezes sendo prescritas para casos de dores que podem ser controladas com medicamentos menos arriscados.

Os remédios são úteis para casos de câncer, "mas, se você tem dores agudas nas costas ou enxaquecas terríveis, usar essas drogas que causam dependência pode ser perigoso", disse ele.

Foram contabilizadas 22.134 mortes por overdose por medicamentos em 2010. Ansiolíticos, incluindo Valium, estavam entre as causas mais comuns de mortes relacionadas com medicação, envolvidos em quase 30% dos casos. Entre os óbitos relacionados com o medicamento, 17% foram suicídios.

Os dados do relatório vieram de certidões de óbito, que nem sempre são claras sobre se a morte foi um suicídio ou uma tentativa trágica de uso recreativo. Mas parece que a maioria das overdoses por analgésico foi acidental, disse Rich Zane, professor de emergência médica da Escola de Medicina da Universidade de Colorado.

As conclusões do estudo não são surpresa, acrescentou Zane. "Os resultados são consistentes com o que vemos cotidianamente nas emergências", disse ele, acrescentando que as estatísticas sem dúvida têm piorado desde 2010.

Alguns especialistas acreditam que os números dessas mortes vão se estabilizar. "Atualmente, há uma crença geral de que, porque são drogas farmacêuticas, elas são mais seguras do que drogas ilícitas como a heroína de rua", disse Don Des Jarlais, diretor do Instituto de Dependência Química no Centro Médico Beth Israel em Nova York.

"Cedo ou tarde, as pessoas que utilizam esses medicamentos vão se tornar mais conscientes dos perigos", disse ele.

Frieden disse que os dados mostram a necessidade de mais programas de monitoramento de prescrição de drogas ao nível estadual, e mais leis para fechar "vertedouros de pílulas" -- consultórios médicos e farmácias que receitam em excesso remédios que causam dependência.

No mês passado, um conjunto de especialistas federais em segurança de medicamentos recomendou que o remédio Vicodin e dezenas de outros medicamentos sejam submetidos às mesmas restrições que os outros entorpecentes como oxicodona e morfina têm. Enquanto isso, cada vez mais hospitais têm estabelecido restrições mais duras em prescrições de analgésicos.

Um exemplo: o hospital da Universidade de Colorado em Aurora, EUA, está considerando uma regra que proíbe os médicos de emergência de prescrever medicamentos aos pacientes que afirmarem que perderam seus remédios para dor, disse Zane.

Médicos veem crise global de falsificação de remédios

 

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO em http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1235515-medicos-veem-crise-global-de-falsificacao-de-remedios.shtml

23/02/2013 - 05h01

RAFAEL GARCIA
ENVIADO ESPECIAL A BOSTON

Quando a multinacional Pfizer contratou John Clark, um ex-funcionário de alto escalão da Alfândega dos Estados Unidos, para coordenar sua divisão de segurança e propriedade intelectual em 2008, a empresa colecionava relatos de casos de falsificação de 20 de suas drogas, incluindo o Viagra, a droga mais visada no mundo por esse tipo de crime.

Cinco anos depois, 60 drogas do laboratório estão sendo alvo do mesmo crime. Não existe um levantamento preciso sobre o mercado de medicamentos falsos, mas a opinião de sanitaristas, laboratórios e agências de fiscalização é que há uma crise.

"O problema está crescendo exponencialmente agora", afirma Clark. "A estimativa geral é de que esse mercado movimenta US$ 75 bilhões de dólares por ano."

Clark foi um dos palestrantes num seminário promovido, no último domingo, pela AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), que reuniu cientistas e juristas em Boston.

Um relatório do Instituto de Medicina, a divisão de saúde da Academia Nacional de Ciências dos EUA, pede à Organização Mundial da Saúde que lidere a produção de um tratado internacional para combater o problema.

Hospital referência para o tratamento de câncer relata falta de remédio contra leucemia

 

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO em http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1239089-hospital-referencia-para-o-tratamento-de-cancer-relata-falta-de-remedio-contra-leucemia.shtml

01/03/2013 - 15h41

JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA

O Centro Infantil Boldrini, hospital de referência para o tratamento de câncer, informou que não tem estoques de um medicamento usado contra a leucemia linfoide aguda e linfomas. E um segundo medicamento contra as mesmas doenças está na iminência de faltar, segundo o centro.

Vitória Pinheiro, hematologista do centro, explica que os dois medicamentos --Lanvis e Purinethol, respectivamente-- são insubstituíveis e utilizados em fases distintas do tratamento.

Os laboratórios envolvidos no caso informaram que a situação deve ser normalizada em breve.

Mesmo assim, explica Pinheiro, pode haver dano aos pacientes. "A interrupção é prejudicial ao tratamento, mesmo que por pouco tempo", afirma.

TROCA DE FABRICANTES

O Purinethol, que está com estoques limitados no Boldrini, é utilizado por cerca de 100 pacientes, avalia a médica. Recentemente, esse medicamento teve o registro transferido do laboratório GSK para a Aspen Pharma.

A Aspen informou que o novo registro foi publicado em 4 de fevereiro e que, por formalidades a serem cumpridas junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a autorização de comercialização só foi recebida pela Aspen nesta quinta-feira (28).

"A partir de hoje, 1º de março de 2013, a Aspen Pharma está legalmente apta a comercializar o medicamento. O produto se encontra disponível para faturamento", informou o laboratório.

Segundo a Aspen, o registro do Lanvis ainda não foi transferido para a empresa e, assim, o medicamento ainda está sob a responsabilidade da GSK.

Procurada, a GSK informou que, desde 2010, está em processo a transferência do Lanvis para a Aspen. E que, neste intervalo, tem abastecido hospitais com estoques nacionais e internacionais.

Em novembro de 2012, diz a GSK, foi feito um pedido à Anvisa para que liberasse um estoque trazido do exterior, autorização que foi dada também nesta quinta-feira (28), de acordo com a GSK.

"Ontem mesmo, continuamos a realizar o processo de doação deste medicamento para os principais hospitais do país. Continuamos no aguardo da transição regulatória oficial", diz o laboratório.

DESABASTECIMENTO

Em janeiro, matéria publicada pela Folha mostrou que outro medicamento contra a leucemia, a L-asparaginase, tinha estoques limitados no país, por conta da interrupção de produção do único fornecedor para o Brasil.

À época, médicos disseram que o risco de desabastecimento existia para outras drogas e cobraram do governo medidas para evitar uma falta ampla de remédios no país.

Compartilhe na Rede | #doesangue

 

Fonte: BLOG DA SAUDE em http://www.blog.saude.gov.br/compartilhe-na-rede-doesangue/

26 de novembro de 2012

Mídia Impressa:

Flyer, Mub Cemusa, Outdoor , Saúde apresenta ações para ampliar doação de sangue

Mídia Online:

msg_partiu1msg_partiu2msg_partiu3msg_partiu4avatar-doe-sangue

Ouça o jingle abaixo

Baixe-o aqui: http://cdn.saude.ewti.com.br/wp-content/uploads/2011/11/MinSaude_Estilos_Jingle_13_06.mp3

Governo planeja 'importar' médico para a rede pública

 

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/96341-governo-planeja-importar-medico-para-a-rede-publica.shtml

Proposta visa facilitar atuação de profissionais estrangeiros e de brasileiros formados no exterior como forma de reduzir deficit no SUS

A atuação de médicos estrangeiros e de brasileiros formados no exterior na rede pública de saúde pode ser facilitada por uma proposta em debate pelo governo federal.

Hoje, esse ingresso é feito principalmente pelo Revalida, exame tido como difícil e com alta taxa de reprovação.

A ideia é lançar editais internacionais para que os médicos trabalhem vinculados à rede pública em cidades do interior e periferias carentes de assistência, com registro provisório de dois anos.

Nesse período, o médico seria acompanhado por tutores e supervisores de instituições de ensino e teria aulas de português e sobre o SUS.

Após dois anos, se quisesse ficar no país, o profissional teria que fazer o Revalida.

Essa proposta foi apresentada, anteontem, a reitores e coordenadores de cursos de medicina de universidades federais pelos ministérios de Saúde e Educação.

O Ministério da Saúde calcula um deficit de 160 mil médicos, que será suprimido apenas em 2035 se mantida a presente situação.

A expectativa é que a carência seja sanada principalmente por médicos de Portugal e Espanha, onde o índice de desemprego está alto.

"Tem gente que diz que a proposta é importar médicos sem qualidade, que vão tomar o lugar dos brasileiros. Não achei que seja isso, pareceu algo bem organizado", disse Ângela Cruz, reitora da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

As entidades médicas no Brasil têm opinião contrária e criticam duramente a ideia de flexibilizar a entrada dos diplomas internacionais.

Para o CFM (Conselho Federal de Medicina), o problema é a má distribuição de médicos. Estudo da entidade aponta que a proporção de médicos no país, na rede pública e privada, é de 2 médicos por 1.000 habitantes.

Enquanto isso, no SUS o índice é de 1,13 no país e não passa de 1,35 no Sudeste.

O governo também estuda alterar o Revalida, para que o exame tenha o mesmo grau de exigência dos cursos nacionais. Uma possibilidade é calibrar a nota de corte pelo desempenho de formandos de medicina na prova.

Saiba quando começam as agressões domésticas

 

Fonte: MULHER BELEZA em http://www.mulherbeleza.com.br/diversos/agressao-domestica-saiba-quando-comeca/

As agressões domésticas são muito mais comuns do que imaginamos e hoje trouxemos informações importantes.

Por Ana Lucia no dia 28 de fevereiro 13

Agressão Doméstica ( Foto: Divulgação)

Agressão Doméstica ( Foto: Divulgação)

A agressão doméstica é um problema que acontece no mundo inteiro e vem fazendo cada dia mais vítimas, independente de idade e classe social, por isso viemos abordar um pouco sobre este assunto tão atual e que traz tantas conseqüências físicas e emocionais. A agressão doméstica é muito maior em mulheres e crianças, mas alguns homens também são vítimas em alguns casos. As agressões domésticas são mais comuns do que imaginamos até porque muitas vezes as vitimas se calam não denunciando por medo ou dependência.

Saiba quando começam as agressões domésticas

  • A agressão doméstica pode começar por diversos fatores, mas predominantemente acontece quando acaba o respeito. A falta de respeito pode acabar por falta de amor, compreensão, carinho e isso tudo junto desencadeia um descaso.
  • Muitas vezes o agressor comete estes atos por fazer uso de drogas ou álcool o que não justifica a agressão.
  • Infelizmente muitas pessoas demoram em perceber os sinais iniciais de agressões que podem começar com palavras e rapidamente caminhar para agressões físicas.
  • As agressões podem ser físicas, verbais ou psicológicas e todas elas são horríveis e podem causar danos irreversíveis.
  • Cada pessoa que convive com seus familiares conhece pelo menos um pouco as suas reações e quando estas relações começam a ficar diferentes já é um caso para prestar atenção, conversar e caso não surta efeito procurar ajuda.

Sabemos que muitas pessoas não pedem ajuda por medo, dependência financeira ou emocional, mas gostaríamos de ressaltar que as agressões sejam elas de que ordem for porque tende a piorar, portanto jamais se submetam a elas buscando ajuda sem medo.

Agressão Doméstica ( Foto: Divulgação)

Agressão Doméstica ( Foto: Divulgação)

20% das pessoas que fazem teste de HIV não voltam para buscar o resultado

 

Fonte: CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIOS DE SAUDE em http://www.conass.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1983&catid=3&Itemid=12

Sex, 01 de Março de 2013 06:50

Para especialista, o medo e a falta de informação fazem as pessoas preferirem conviver com dúvida; os riscos de transmissão, porém, são maiores

Levantamento realizado pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, aponta que um quinto das pessoas que fizeram exame de sorologia para HIV, entre janeiro e dezembro de 2012, não voltaram para buscar o resultado do teste. No período, foram realizados 867 testes no Instituto.

Medo, insegurança e falta de informação são alguns dos fatores preponderantes que levam muitas pessoas a abandonarem os resultados de exames realizados para a sorologia de HIV.

De acordo com o infectologista Jean Gorinchteyn, o medo de receber um diagnóstico positivo é um dos principais motivos que levam as pessoas a preferirem conviver com a dúvida a saber que foram infectados.

"O número é assustador, pois a pessoa infectada, desconhecendo o resultado, além de poder ficar muito doente, também pode continuar a transmitir o vírus. O diagnostico precoce é essencial para a eficácia do tratamento", explica Gorinchteyn.

Ainda segundo o médico, a falta de informação sobre a doença, que é muito estigmatizada, também faz com que as pessoas procurem o serviço de saúde somente quando já estão muito doentes. Nessa fase, o paciente fica com a saúde muito mais debilitada favorecendo o aparecimento de doenças oportunistas e tornando a recuperação mais lenta.

"No entanto, a recomendação é que todos, em primeiro lugar, façam uso de preservativo, mas em caso de qualquer tipo de exposição que ofereça risco, procure um serviço de saúde, deixe o medo de lado - seja ele qual for, e não fique na dúvida", finaliza Jean.
Publicado por Assessoria de Imprensa SES/SP

Riscos de Câncer de Mama

 

 

No último dia do mês de julho, Dra. Maria do Socorro Maciel, Diretora do Núcleo de Mastologia do A.C.Camargo, e sua equipe se reuniram no auditório José Ermírio de Moraes para palestrar sobre o risco de se desenvolver câncer de mama e, principalmente, a relação com a hereditariedade.

Sob o tema "Tenho risco de desenvolver câncer de mama, e agora?", os especialistas esclareceram as dúvidas do público presente e você pode conferir agora os vídeos da palestra.

http://www.accamargo.org.br

MUITOS OUTROS VÍDEOS AQUI: http://www.accamargo.org.br/riscos-cancer-mama

Goiania: funcionários do Samu ameaçam paralisação

 

Fonte: http://www.ohoje.com.br/noticia/10369/funcionarios-do-samu-ameacam-paralisacao

Condições precárias de trabalho e salários defasados causam insatisfação da classe, que dá 7 dias para resposta da Secretaria

ANGÉLICA QUEIROZ E LYNIKER PASSOS

Em 01/03/2013, 01:02

Ambulâncias sucateadas, materiais hospitalares escassos e salário defasado. Segundo funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), essa é a realidade da unidade de Goiânia. A categoria, composta por pelo menos 180 profissionais de saúde, reivindicou melhorias na manhã de ontem e ameaça paralisar o atendimento caso a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não apresente uma resposta convincente aos servidores.

Segundo o técnico em enfermagem do Samu Gilberto Júnior, das 17 unidades móveis de atendimento, somente 12 estão em condições de circular. “As outras permanecem paradas por problemas mecânicos”, revela. Ele afirmou que o déficit aumenta, e muito, o tempo de resposta no socorro emergencial. “O atendimento deve ser feito no prazo de 15 a 20 minutos após a solicitação.” No entanto, com a defasagem citada, o solicitante tem de aguardar até uma hora para ser socorrido. “Isso depende do quantitativo de ocorrências registradas. Geralmente, atendemos cerca de 13 pessoas por dia.”

Mesmo as ambulâncias que atualmente socorrem as vítimas de algum tipo de acidente apresentam problemas. Algumas não possuem radiocomunicador, outras estão com bancos enferrujados e macas quebradas. Se a solicitação for para o socorro de uma criança, a situação fica ainda pior. Falta equipamento específico para aferir a pressão arterial e talas para mobilização de algum membro quebrado. O risco de infecção também é constante. Em ocorrências nas quais a vítima necessita de auxílio respiratório, “o aparelho, que deve ser descartável, é reutilizado várias vezes”, conta o técnico em enfermagem Gilberto Júnior. A maca na qual os pacientes são conduzidos é feita de madeira e ainda apresenta manchas de sangue, difíceis de serem retiradas.

Não são apenas os problemas estruturais que prejudicam o atendimento na capital. A falta de recursos pessoais também é um dos motivos da reivindicação. Segundo a própria categoria, o Samu deveria ter 300 profissionais no quadro efetivo de funcionários, mas hoje tem apenas 180. Gilberto ainda disse que acontecem casos em que as ambulâncias ficam paradas por falta de equipe. “Algumas vezes, em virtude da sobrecarga dos funcionários, alguns têm problemas de saúde e deixam de vir trabalhar.” Ele ainda disse que alguns chegam a pedir demissão devido às condições precárias de trabalho.

A servidora Ana Rosa considerou o serviço muito estressante e que os trabalhadores não possuem nem condições adequadas de descanso no período em que estão aguardando as chamadas. Os funcionários estão fazendo até mesmo uma vaquinha para comprar ar condicionado e colchão para o alojamento.

Profissionais pedem 100% de reajuste

Os profissionais da saúde reclamam que a média salarial é de 900 reais, para uma carga horária de 12 horas diárias. “Nós precisaríamos ter dois empregos, mas isso é inviável porque no Samu não temos hora pra sair”, detalhou Ana Rosa. Ela reclama ainda que os servidores não recebem gratificação por periculosidade. “Eles entendem que o risco que a gente corre não é agraciado pela regulamentação.”

A categoria deve apresentar hoje de manhã a proposta para o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado. A reivindicação consiste em gratificação de 100%, em razãoda atividade diferenciada pelo tipo de periculosidade. A intenção é de que a média salarial chegue a R$ 1.800. 

Além disso, os funcionários também pretendem conseguir vale-alimentação. “Nós não temos tempo para alimentar. O vale-refeição vai agilizar nosso trabalho, pois vamos poder almoçar ou lanchar na rua.”

A reportagem solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) as mesmas informações repassadas pelos funcionários do Samu, mas não obteve resposta. A assessoria de imprensa do órgão preferiu manter a nota repassada ontem pela manhã, que informava que a secretária ainda não havia sido notificada oficialmente sobre o movimento, mas que estava aberta à negociações.

Custos médico-hospitalares de planos têm expansão de 16,4%

 

Fonte: SAUDEWEB em http://saudeweb.com.br/35363/custos-medico-hospitalares-de-planos-tem-expansao-de-164/

1 de março de 2013

De acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), os custos médico-hospitalares dos planos individuais de saúde cresceram quase o triplo da inflação nos 12 meses encerrados em junho de 2012 em comparação com o mesmo período de 2011.

O IESS apontou que o índice variação teve alta de 16,4% no período, enquanto o IPCA se expandiu em 6,1%. As internações, com expansão de 16,6%, foram as responsáveis pela maior pressão no indicador.

Não é apenas amiloide: Alzheimer depende de fator que pode ser prevenido

 

Fonte: DIÁRIO DA SAUDE em http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=alzheimer-depende-fator-prevenido&id=8613&nl=nlds

28/02/2013

 

Redação do Diário da Saúde

Hiperintensidades de Substância Branca

Em 2010, um cientista norte-americano recolheu os resultados das pesquisas mais recentes sobre o Mal de Alzheimer e declarou de forma contundente: "É hora de uma nova teoria sobre a Doença de Alzheimer".

Desde então, outros estudos têm questionado a teoria atual sobre placas de proteína beta-amiloide que, a rigor, não produziu resultados práticos em termos de prevenção e tratamento para a doença.

Agora, cientistas da Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos, sugerem que os depósitos de amiloides sozinhos não são suficiente para explicar o surgimento do Alzheimer.

Além deles, parece haver um segundo fator necessário para o desenvolvimento da doença.

Indicadores de Alzheimer

O novo fator agora descoberto chama-se Hiperintensidades de Substância Branca (HSB, ou WMH na sigla em inglês: white matter hyperintensities).

Adam Brickman e seus colegas descobriram que as HSBs (Hiperintensidades de Substância Branca) e os depósitos de beta-amiloide são igualmente associados em pacientes com diagnóstico de Alzheimer.

Os dois elementos são indicadores igualmente válidos de quais pacientes com danos cognitivos leves vão desenvolver Alzheimer.

Mas, entre aqueles paciente com volumes significativo de amiloides, as HSBs foram mais prevalentes em pacientes com Alzheimer do que em pacientes normais.

Como os fatores que levam ao desenvolvimento das HSBs - que são principalmente vasculares - podem ser controlados, os resultados sugerem possíveis formas de prevenir o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Não é apenas amiloide: Alzheimer depende de fator que pode ser prevenido

As HSBs (Hiperintensidades de Substância Branca), presentes no paciente da direita, resultam de uma doença cerebrovascular que atinge pequenos vasos sanguíneos - uma doença que se pode prevenir. [Imagem: CUMC/Columbia]

Alvo errado

Este é mais um estudo que questiona o uso dos depósitos de amiloide como explicação definitiva para a doença.

Em 2011, cientistas suecos fizeram uma descoberta que contradiz a teoria dominante sobre o Mal de Alzheimer, mostrando que os esforços em busca de tratamentos e de cura para o mal estão sendo feitos no sentido contrário.

No ano passado, outro estudo sugeriu que a proteína beta-amiloide pode ser consequência, e não causa do Alzheimer.

O estabelecimento da causalidade é importante porque é nela que os pesquisadores se baseiam na busca por medicamentos para prevenir e tratar oMal de Alzheimer.

A arteterapia beneficia pessoas com problemas de expressão

Ministério da Saúde promove alimentação saudável nas escolas

 

Fonte: BLOG DA SAÚDE em http://www.blog.saude.gov.br/ministerio-da-saude-promove-alimentacao-saudavel-nas-escolas/

19 de fevereiro de 2013

Para promover hábitos mais saudáveis entre as crianças, o Ministério da Saúde criou o Manual das Cantinas Escolares: promovendo a alimentação saudável. O documento foi desenvolvido para incentivar os colégios a oferecerem às crianças alimentos com menos sódio, açúcar e gordura. A coordenadora da área de nutrição do Ministério da Saúde, Patricia Jaime, conta que a comunidade escolar está cada vez mais empenhada a seguir o Manual das Cantinas Saudáveis. “Tivemos uma excelente receptividade dos diretores das escolas particulares, dos administradores das cantinas das escolas e também da comunidade escolar: os professores e a associação de pais e mestres. Porque as pessoas já reconhecem a necessidade de ações de educação e de apoio às crianças para a adoção de uma pratica alimentar mais saudável.”

Patricia também chamou a atenção para um dado levantado em 2009 pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar: os refrigerantes e as frituras estão no cardápio de 40% das crianças. Patricia Jaime acredita que o Manual das Cantinas Escolares Saudáveis pode ajudar a mudar o mau hábito. “O manual traz o que é esse trio de responsabilidade pela formação de hábitos alimentares saudáveis das crianças, que significa a família, a escola e os serviços de saúde. É este o nosso esforço: trabalhar esses três arcos de responsabilidade.”

A expectativa do Ministério da Saúde é que pelo menos 18 mil instituições de ensino passem a oferecer aos estudantes lanches menos calóricos e com maior valor nutritivo. O Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável está disponível no site www.saude.gov.br/nutricao.

Ouça a matéria da Web Rádio Saúde AQUI.

Baixar arquivo mp3

VILA VELHA/ES: CONVITE DE INAUGURAÇÃO DO CRAMVIVE, CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO EM ATENDIMENTO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

482611_620011631357558_2018802180_n

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Parceria entre SMS e Exército mostra resultados positivos

 

Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIANIA em http://www.saude.goiania.go.gov.br/html/noticia/13/02/resultado-positivos.shtml

27.02.2013

Militares reforçam o atendimento nos Cais e providenciam lotação de usuários nas unidades

A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o exército em combate a Dengue nas unidades de saúde tem mostrado o resultado esperado já nos primeiros dias. Pacientes do Cais Novo Horizonte elogiaram a presença do exército nos Cais, auxiliando os encaminhamentos e agilizando o processo de atendimento dos pacientes no primeiro momento em que o paciente chega na unidade.

O trabalho da equipe de soldados presente no Cais é realizar apoio administrativo. O Exército ajuda a unidade a fazer a triagem dos usuários, ou seja, identificar quais pacientes têm atendimento prioritário, pacientes que estão retornando ao Cais para receber soro e pacientes que chegam pelas unidades do Samu, nesses casos emergenciais.

O usuário Valdivino Gabriel ainda não havia sido atendido pelos profissionais de saúde na unidade, mas considerou que o trabalho dos soldados era importante para desafogar o serviço.

"O atendimento é ótimo. Os funcionários são muito prestativos" relatou Teresinha Alves. Segundo ela, o atendimento foi rápido. Teresinha chegou ao Cais pelo atendimento de uma unidade do Samu.

O apoio da equipe do Exército nas unidades de saúde tem como objetivo facilitar a identificação do paciente com suspeita de dengue que procura o Cais. Inicialmente, os soldados analisam as fichas cadastrais e definem quais pacientes terão prioridades, conforme a classificação de risco.

A parceria firmada com o Exército é uma ação afirmativa para continuar o combate e controle da doença. O Exército disponibilizou um efetivo de 90 soldados que vão atuar durante um mês nas visitas aos locais que possuem maior número de criadouros e no atendimento à população nas Unidades de Saúde, agilizando o acolhimento do usuário.

Fiocruz: Carta ao Cidadão

 

 

A fan page da Carta ao Cidadão é mais um canal de relacionamento da Fiocruz com seus usuários diretos, instituições e gestores do campo da saúde. Lá você encontrará informações sobre os serviços oferecidos, os compromissos com os resultados e as principais formas de contato com a instituição. Compartilhe, curta, comente e contribua para que a Fundação possa atendê-lo cada vez melhor.

#cartaaocidadaofiocruz
www.facebook.com/cartaaocidadaofiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz oferece mais de 190 serviços aos seus usuários e cidadãos brasileiros. A Carta ao Cidadão é um instrumento que define as prioridades e expressa o compromisso da instituição com a prestação de serviço de qualidade ao cidadão de acordo com as exigências do Decreto nº 6.932/2009, que dispõe sobre a simplificação do atendimento ao público. É um instrumento proposto pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para apoiar as instituições públicas na melhoria contínua da qualidade da gestão pública.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

 

Fonte: FOLHA VITÓRIA em http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/educacaoeempreendedorismo/

28fev2013

Publicado às 5:56 | Postado por isaminatel

Olá Pais e Professores Empreendedores,

Mulher empreendedora?

Concorra ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios!

Você pode ganhar até viagens internacionais.


Empreendedorismo feminino em foco através de premiação oferecida pelo Sebrae

O “sexo frágil” está com tudo no mercado empresarial. Neste próximo Dia Internacional da Mulher, o maior presente para elas é o reconhecimento por suas conquistas e dom de empreender.

Setores de moda, cabelos, vestuário, entre outros, são comandados com o poder das mulheres de negócios. Reconhecendo o fato, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai premiar a competência desse grupo.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece relatos de vida de mulheres de negócios que transformaram seus sonhos em realidade ao empreender. Os quesitos avaliados são, entre outros, superação de discriminação da mulher, ideias inovadoras, lições aprendidas por meio de erros e contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedoras. As interessadas devem ficar atentas às inscrições, que se iniciam em 08 de março.

Os prêmios vão de troféus a viagens internacionais.

Os relatos reconhecidos nas etapas estadual e nacional passam a servir de exemplos para outras mulheres que sonham em abrir e serem bem sucedidas com seu próprio negócio. “A mulher venceu e hoje tem história de sucesso. E o prêmio dá a oportunidade dela mostrar seu exemplo para outras mulheres”, ressalta a gestora do prêmio no Sebrae ES, Marceliy Frassi Bridi.

Números

O ano de 2012 foi delas. Uma pesquisa inédita divulgada pelo Sebrae mostra que o número de mulheres empreendedoras tem crescido no país. No ano passado, quase metade dos Microempreendedores Individuais (MEI) foram mulheres, representando 46%, número que tem crescido regularmente.

A jovem empresária Cintia Mattos faz parte dessa estatística. Umas das primeiras MEI do estado, ela abandonou o escritório e decidiu tornar seu sonho em realidade. Começou a atuar na área que mais gostava e foi aí que nasceu a loja de cosméticos ‘Morena Rouge’. “Hoje recebo alunos de vários Estados do Brasil para fazer curso de maquiador profissional e tenho ministrado palestras para grandes empresas, além de sempre prestar serviço no Projac (Globo RJ) a convite da supervisão de lá”, contou.

Coragem

Uma mulher empreendedora é uma batalhadora que precisa conviver, muitas vezes, com outras prioridades em sua vida. Uma delas, talvez a mais importante, seja a família. Mas o empreendedorismo pode fazer a diferença nesse meio, valorizando a mulher e trazendo benefícios a todos. “A mulher é cada vez mais sujeito de seu próprio sucesso. Exemplo de perseverança, motivação e vitória para sua família, que acaba sendo beneficiada com suas conquistas”, aponta Marceliy.

É o caso da empreendedora Jamile Gonçalves Cidade, de 31 anos. Ela é casada e tem dois filhos, mas mesmo assim resolveu abrir seu próprio negócio, uma loja de roupas. “A loja fica no meu bairro, o que me proporciona ficar mais perto dos meus filhos. Além disso, com meu negócio próprio me sinto realizada e posso ajudar financeiramente minha família”, contou.

Elas dominam os pequenos empreendimentos

Segundo o analista da Unidade de Estratégia, Planejamento e Orçamento do Sebrae ES, Dênis Pedro Nunes, a crescente das mulheres como empreendedoras individuais se dá porque os principais setores que formalizam são relacionados a atividades dirigidas, em sua maioria, por mulheres – lojas de roupas (17,1%) e salões de cabelereiro (12,3%). “A maior parte dessas mulheres está buscando alternativas para melhoria da renda familiar”, completou.

Renata Calmon Rosa, de 48 anos, é proprietária do restaurante Café com Delícias, empresa que está no mercado há sete anos. Junto com sua irmã, Marcela Rosa, sempre esteve à frente do negócio e busca efetivamente capacitação para adquirir melhorias na gestão como, por exemplo, a consultoria de gestão financeira que realizou no Sebrae ES. “Cuido de toda a parte administrativa da empresa, além do contato direto com os clientes. Entendo que as mulheres estão cada vez mais independentes financeiramente, conquistando o mercado de trabalho”, afirmou.

Capixaba é finalista do Prêmio em 2011

Para servir de inspiração, as capixabas foram bem representadas na edição de 2011 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A empreendedora Gracinha Pinheiro ficou em primeiro lugar na etapa estadual e em terceiro lugar na etapa nacional.

Maria da Graça de Souza Lima Pinheiro ou simplesmente Gracinha Pinheiro, do Yázigi Vitória, disputou com 17 mulheres, em duas categorias, a etapa nacional em Brasília. A empreendedora revela outro segredo de sucesso: ser apaixonada pelo que faz gera frutos e a atitude de buscar um jeito diferente de acertar, um caminho novo para chegar aonde é preciso, é a melhor forma.

É empreendedora ou conhece alguma mulher que é? Inscreva-se já!

Sexo frágil? Aonde?

Sucesso aos Pais e Professores Empreendedores.

Até o próximo post!

Piúma é uma das cidades com alerta de dengue no ES

 

Fonte: A GAZETA em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/02/noticias/cidades/gazeta_online_sul/1410435-piuma-e-uma-das-cidades-com-alerta-de-dengue-no-es.html

28/02/2013 - 12h10 - Atualizado em 28/02/2013 - 12h18

 

O estado é o 6º com mais casos registrados em 2013. Guarapari, Linhares, Serra e Cariacica também estão na lista

De acordo com o levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do Ministério da Saúde, divulgado na última terça-feira (26), cinco municípios do Espírito Santo estão em situação de alerta para a dengue.

Segundo o órgão, o estado é o sexto com mais casos de dengue registrados de 1º de janeiro de 2012 a 16 de fevereiro de 2013. No ano anterior, foram 1.445 notificações contra 9.013 deste ano, um aumento de 524%, no mesmo período por grupo de 100 mil habitantes.

No Sul do Estado, a única cidade na lista é Piúma. Guarapari, Linhares, Serra, Cariacica também estão em alerta. Segundo o levantamento do Ministério da Saúde os criadouros do mosquito aedes aegypt no Espírito Santo são encontrados nas casas, nos armazenamentos de água e por último, nos lixos.

Por isso, o cuidado e a prevenção devem fazer parte do cotidiano de todas as pessoas.

Prefeito visita secretaria e reafirma compromisso com saúde

 

Fonte: PREFEITURA DE VILA VELHA em http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/prefeito-visita-secretaria-e-reafirma-compromisso-com-saude-3483

22 de fevereiro de 2013 às 14h18 - Atualizado em 22 de fevereiro de 2013 às 14h51

Texto: Emerson Cabral / Foto: Camila Vargas

Prefeito visita Secretária de Saúde - Imagem: Camila Vargas

O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, visitou a Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta sexta-feira (22) para conhecer a estrutura do prédio, além dos profissionais que nela trabalham e os serviços que são prestados no local. Rodney foi recebido pela secretária de saúde Andréia Passamani, que organizou o encontro do prefeito com os servidores no auditório da secretaria. Depois disso, a secretária seguiu com o prefeito pelos três andares do edifício, localizado na Av. Castelo Branco, no centro de Vila Velha.

Na sua conversa para os servidores, Rodney Miranda enfatizou que esta é a primeira visita que ele faz a uma secretaria de governo. “Fiz questão de vir aqui na saúde para reforçar o que eu já tenho falado: a confiança que eu tenho em vocês. Alguns já trabalhavam aqui há mais tempo, outros estão iniciando agora, mas todos têm visto a situação crítica que nós encontramos em Vila Velha. Dívidas, sucateamento, desânimo. Uma série de problemas que vêm se acumulando ao longo dos anos e que cresceram na última administração. Estamos fazendo hoje em todos os órgãos uma auditoria completa para saber dos problemas e organizar a casa”, disse o prefeito.

Segundo o prefeito, a maior angústia nesse início de mandato é não poder dar um atendimento digno a quem precisa. “Esse é o nosso trabalho. Melhorar nossa prestação de serviço para a comunidade. Nós vamos fazer tudo para melhorar essa condição, além das condições de trabalho de todos vocês servidores. O importante é trabalhar com vontade. Chega de sacrificar as gerações. Vamos olhar para frente sem nos esquecer do hoje. Nós vamos muito mais. Esse é um processo que vai demorar alguns meses, mas vamos mostrar para a sociedade que trabalhando com seriedade e honestidade nós podemos ir muito mais longe, e Vila Velha merece isso”, finalizou o prefeito.

Vigilância Sanitária faz planejamento

Também nesta sexta-feira (22), pela primeira vez, a equipe de servidores da Vigilância Sanitária se reuniu para traçar o plano de ações para o ano de 2013. O grupo é composto por 65 profissionais, entre fiscais, referências técnicas e apoio administrativo. De acordo com Diana Alencar Moreira, coordenadora de Vigilância Sanitária, Vila Velha tem hoje aproximadamente 10 mil estabelecimentos de saúde ou de interesse em saúde passíveis de fiscalização. “O objetivo do encontro de hoje foi o de realizar o plano de ação de 2013. Nós trabalhamos em cima de risco e de prevenção. Evitamos que as pessoas adoeçam, seja através da alimentação ou através de um atendimento médico hospitalar”, frisou Diana.

Vila Velha/ES: Conselho Municipal de Saúde realiza primeiro encontro do ano

 

Fonte: PREFEITURA DE VILA VELHA em http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/conselho-municipal-de-saude-realiza-primeiro-encontro-do-ano-3497

26 de fevereiro de 2013 às 17h30 - Atualizado em 26 de fevereiro de 2013 às 17h43

Texto: Emerson Cabral / Foto: Arquivo

Cemas Mais Saúde - Imagem: Comunicação PMVV

O Conselho Municipal de Saúde de Vila Velha realizou na tarde desta terça-feira (26) a primeira reunião ordinária de 2013. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Entre os conselheiros presentes estava Maria Geni Meriguetti Cerutti, que há mais de 20 anos participa do conselho e foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como a conselheira mais antiga do país.

Com muita simplicidade e sabedoria, dona Geni fez um breve comentário e uma recomendação à secretária Municipal de Saúde de Vila Velha, Andréia Passamani, presente à reunião. Segundo Dona Geni, é preciso que o profissional de saúde trabalhe com amor. “Temos de ter pessoas comprometidas e que trabalhem com amor. A pessoa já chega doente, passando mal, e não pode ser mal recebida. Em vez de ter carinho com essa pessoa, muitas vezes vemos que elas são mal tratadas. Se a gente for recebido com carinho nas unidades de saúde eu tenho certeza que muitos dos problemas do serviço público de saúde já vão ser resolvidos somente com essa atitude”, disse a conselheira.

Andréia Passamani assegurou que esse tipo de comportamento carinhoso e afetuoso é o que a atual administração espera de seus funcionários. Ela também reconheceu que é preciso redefinir o papel dos servidores que trabalham na auditoria para que fiscalizem de forma proativa e ajudem no controle e avaliação da qualidade da prestação dos serviços de saúde em Vila Velha.

Também esteve presente à reunião o auditor do Ministério da Saúde, Paulo Barros. Ele descreveu o conselho municipal de saúde como um ator imprescindível na fiscalização da aplicação dos recursos e da qualidade de atenção ao usuário. “Ele é um órgão fundamental para o bom funcionamento da secretaria de saúde. Ele auxilia na formação do plano de investimento e cada conselheiro é representante de um segmento, trazendo para a secretaria a sua representatividade. O Ministério da Saúde vai trabalhar como parceiro do município nessa fiscalização junto com o conselho. Já obtivemos a palavra da secretária atual de que vai organizar o serviço de controle e avaliação; um canal de comunicação com o usuário e com o conselho”.

Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Os conselhos de saúde são órgãos que existem nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal, cujo objetivo é a garantia de melhores condições do sistema público de saúde, o SUS. Contribuem na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde em seu nível de atuação. Sua característica deliberativa, em que seus membros se reúnem para discussão de assunto e chegam num acordo, exige que suas decisões sejam democráticas e, por isso, toda a sociedade deve estar representada nos conselhos. Para tanto, os conselhos são compostos por representantes dos gestores, de prestadores de serviços conveniados ao SUS, de profissionais de saúde e de usuários do sistema público de saúde.

O Conselho Municipal de Saúde de Vila Velha (CMS-VV) foi criado pelo Artigo 268 da Lei Orgânica Municipal (Lei nº 1 de 25 de Outubro de 1990), e regulamentado pela Lei nº 4.700, de 05 de Dezembro de 2008. Atualmente possui 40 membros, sendo 20 titulares e 20 suplentes, e obedece ao sistema paritário, visto que 50% de seus membros representam os usuários do SUS. As reuniões ordinárias do CMS-VV são abertas ao público e acontecem mensalmente, na última terça-feira de cada mês, às 14 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Google e cadeirantes vão mapear rotas acessíveis de SP

 

Fonte: ESTADÃO em http://blogs.estadao.com.br/vencer-limites/google-e-cadeirantes-vao-mapear-rotas-acessiveis-de-sp/

27.fevereiro.2013 21:27:57

Curta Facebook.com/VencerLimites
Siga @LexVentura

Mande mensagem para luiz.ventura@estadao.com

“Ninguém percebe o quanto é difícil andar em uma cadeira de rodas na cidade de São Paulo. São inúmeros obstáculos, como buracos e até rampas construídas de forma errada”. A frase do diretor de tecnologia e projetos da AgênciaClick Isobar, Fabiano D’agostinho, abre o vídeo de apresentação do Accessibility View, projeto que pretende mapear os pontos de acessibilidade da capital paulista.

Fabiano D’agostinho, diretor de tecnologia e projetos da AgênciaClick Isobar

Em parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), cadeirantes vão usar câmeras especiais, nos mesmos moldes do Google Street View, e percorrer todos os locais onde uma cadeira de rodas pode transitar (ou não).

O Accessibility View, ideia do diretor de criação da AgênciaClick Isobar, Eduardo Battiston, venceu oCreative Sandbox, concurso do Google que reúne tecnologias inovadoras e ideias criativas para melhorar a vida das pessoas nas cidades.

O vídeo abaixo explica detalhes do projeto, no qual cidadãos poderão taguear pontos críticos de acessibilidade em tempo real. As informações serão usadas pelo Google Maps para criar rotas. Ainda não há uma data para o trabalho chegar à web.

 

Accessibility View. Navegar pelas calçadas de São Paulo é um desafio para os cadeirantes. Esse projeto vai mudar isso.
1º colocado do Google Creative Sandbox Brief. http://www.creativesandbox.com.br/

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Governador Renato Casagrande/ES seguindo o Twitter do “SAÚDE também depende de VOCÊ (@STDDV)”.


Fico lisonjeada e agradecida. Obrigada senhor governador.
Luciana Nazaret
ScreenShot001
ScreenShot002

Série GERAR: 9 vídeos, um sobre cada mês de gravidez

 

O programa mulheres exibe uma série muito completa e interessante sobre a gestação. Passando por cada etapa e por cada mês deste lindo mas longo processo. Acompanhem!

Gravidez: Divã do Tribuna Notícias

 

 

Publicado em 26/02/2013

De repente, sem esperar, a gravidez. Muitas mulheres não planejam os filhos, mesmo com tanta informação. Pois é, e podem acabar se tornando mães solteiras. Assunto para o Divã do TN.

Fala Doutor: Mitos e verdades da Gravidez

 


03 de janeiro de 2013 às 12h55

Gravidez é um período lindo na vida da mulher, mas também cheio de dúvidas. E tem tanta gente para dar palpite que a mulher fica ainda mais confusa. O que é mito ou verdade? Veja no Fala Doutor.

Asperger's Syndrome Documentary (inglês)

 

Enviado em 13/05/2007

This short documentary about Asperger's Syndrome shown on TV in 2005 is about me, I have mild Asperger's Syndrome. I was diagnosed in 2002.
I knew I was different from the age of about 6 years old, hypotheses included - the reincarnation of King David or Pliny the Elder, a left behind Space Alien and finally mild autism (after seeing a TV documentary). Other pupils were loud and ran around randomly, while I preferred a mature intellectual life. I became interested in astronomy/science ~3 years old, so I'm told, it was my interests that made me stand out in school.

Later on in primary school, I became fascinated by mineralogy too. I found it difficult not to talk about my hobbies, one time I stopped taking for a week or two after the summer holidays, because I knew if I talked ... the bullies would again realise I was different and the bullying would start again. I was bullied badly, sometimes beaten up, for years. Bullying mostly stopped in secondary school as I found a group to hang around with.

In 1987, at 14, I went to an astronomy lecture, but due to the excitement of it all I had a panic attack and I had to leave (a panic attack over astronomy?). This began over a decade of anxiety & panic attacks and increased reclusiveness, which I completely overcame in 1998. Perhaps due to my bad experience with Astronomy, I turned to Mineral collecting.

One of isolating aspects of Asperger's is, we tend to talk at people not with people. However, in 1998, I did a 6 week geological mapping project with a friend, and I every hour or so we would sit and chat. After 4 weeks our conversations became two way. While I noticed this improvement, it also led to my growing sense oddness. This processes I am told, is called gaining insight, some young adults with Asperger's try to transition from the basic social skills of childhood to the more sophisticated social skills of adult life, but fail.

My diagnosis in 2002 was a great relief, I felt better about myself and understood myself more, I didn't feel the need to be normal so badly (that ever that is). I set up a social group in 2002, made many good friends and found a girlfriend though the group. I find people with Asperger's (I have met aver 100) are all extremely kind and interesting people. My social skills have improved allot. I graduated with a PhD in geology in 2008.

Please visit my photo website: http://bbrhuft.photium.com

Campanha Nova Lei Seca: Parada Pela Vida

 

Publicado em 06/02/2013

Campanha para esclarecer a sociedade sobre a Nova Lei Seca. Parada - Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes. Um Pacto Pela Vida.

Pneumonia mata mais que aids, malária e tuberculose

 

Fonte: PORTAL HOSPITAIS BRASIL em http://www.revistahospitaisbrasil.com.br/noticias/pneumonia-mata-mais-que-aids-malaria-e-tuberculose/

De acordo com a OMS, mais de 99% das vitimas fatais da pneumonia vivem em países em desenvolvimento.

26/02/2013

De caráter inflamatório, a pneumonia é uma reação que afeta os pulmões, principalmente os alvéolos pulmonares, e pode ser infecciosa ou não. Homens e mulheres podem ser atingidos, sendo mais comum em recém-nascidos, crianças menores de cinco anos e idosos acima de 65 anos. Esta doença pode ser provocada por bactérias, fungos, vírus, parasitas, reações alérgicas ou por agentes irritantes, como fumaça, por exemplo.

Crianças menores de cinco anos são as principais vitimas desta inflamação pulmonar e em muitos casos vão a orbito por falta de tratamento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 99% das vitimas fatais da pneumonia vivem em países em desenvolvimento, onde grande parte das crianças não tem acesso ao sistema de saúde. Pesquisas revelam que a doença mate 1,2 milhão de crianças menores de 5 anos todos os anos no mundo, mais ainda que os óbitos provocados por aids, malária e tuberculose juntas.

“Fatores como a baixa imunidade (devido a subnutrição e desnutrição), a precariedade das condições de higiene, ausência da vacinação contra a pneumonia e a falta de tratamento adequado favorecem o surgimento da doença em crianças nessa idade e por isso tornam-se vitimas fatais”, explica o pediatra, Cláudio Viana, do Hospital Daher.

Não são apenas as crianças que estão propensas a esta enfermidade, os adultos também estão expostos devido a elementos de risco que instigam o aparecimento da doença, tais como, tabagismo, mudanças de temperatura, usuários de drogas.

Os sintomas se diferem quando se trata da pneumonia em adultos e em crianças, sendo que todos podem apresentar sintomas clássicos, como: febre alta e persistente, dor torácica, dor ao inspirar ou apresentar movimentos respiratórios mais constantes. “Os idosos podem apresentar ausências dos sintomas clássicos, devendo prestar bastante atenção na presença de confusão mental, piora acentuada do estado geral (fraqueza, perda do apetite e desânimo) e nas crianças menores deve-se prestar atenção no choro constante, na febre persistente, mesmo não sendo com alta e diminuição do apetite”, alerta o pediatra.

A pneumonia bacteriana não é contagiosa e tem cura, mas para obter bons resultados, deve ser tratada desde o inicio, através de antibióticos receitados por especialistas. Em outros casos, outras medidas são necessárias e vão depender do quadro clinico em que o paciente se encontra.

Para prevenir a doença é necessário cuidados com a higiene pessoal. “Cuidados simples como lavar as mãos e fazer assepsia com álcool são fundamentais. Além da alimentação correta e tomar a dose da vacina contra a pneumonia são os principais métodos eficazes de impedir a manifestação da mesma”, recomenda o Dr. Viana.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Profissionais bem formados e experientes são peças-chave em instituições de saúde

 

Fonte: REVISTA HOSP em http://www.revistahosp.com.br/dados/materia/Profissionais-bem-formados-e-experientes-sao-pecas-chave-em-instituicoes-de-saude/2935

Por: SB Comunicação - 25/02/2013

"A potencialização ou a retenção de talentos pode resultar da convicção dos profissionais sobre parâmetros e responsabilidades, a proteção do seu trabalho e a segurança do sistema de governo, das perspectivas de utilidade do profissional na trajetória institucional e da confiança em seus dirigentes sob os aspectos técnicos e éticos". Essa é a ótica do administrador Paulo Sales sobre o crescente investimento das instituições de saúde para qualificar e profissionalizar a gestão e os talentos.

Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio, com MBA Gestão em Saúde pelo COPPEAD e extensão pela Universidade de Barcelona (Espanha), e especialista em Gerenciamento de Ambiente e Segurança Hospitalar pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Sales acredita que os planos de negócios, as metas de produção devem inspirar a qualificação da força de trabalho. Para ele, que ministra o curso Educação e Qualificação dos Profissionais de Saúde, promovido pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), o investimento em educação continuada é primordial. "O investimento, não apenas financeiro, deve ser continuado tanto quanto a educação. Iniciativas interessantes são percebidas nas instituições que abrigam atividades de ensino e pesquisa no âmbito da assistência", assegura.

Para o especialista, a seleção e a qualificação de profissionais impactam diretamente no desempenho da instituição de saúde. "Importante exercitar a disciplina funcional atrelada aos programas de governo institucionais, aplicando atividades de ensino e de monitoramento permanentes. Nestes casos, cuidando para que sejam efetivas tanto pela escolha de escolas e consultorias qualificadas quanto pela qualificação e pertinência das próprias atividades", sugere Sales, que sublinha que o tratamento dos eventos adversos e a valorização dos exemplos de boas práticas devem estar consagrados.

Paulo Sales afirma que os processos de qualidade resultam de responsabilização e disciplina funcional. Em sua opinião, além das posturas individuais, uma das origem das barreiras é a fragilidade dos processos gerenciais aplicados aos sistemas de trabalho que não inovaram. "As fronteiras de responsabilidades podem estar tênues e a accountability measures ainda não é consciência ou consenso dos profissionais, independentemente de sua posição hierárquica. E isto deve inspirar atividades de ensino sistemáticas", diz Sales. Na visão do especialista, indicadores são importantes e a remuneração é fundamental. "Serão vetores de prosperidade quando precedidos por modernização dos protocolos de governo e de negócios da instituição", acredita.

Profissionalização e Qualificação

Paulo Sales ministrará o curso Educação e Qualificação dos Profissionais de Saúde, nos dias 22 e 23 fevereiro, na sede do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), no Rio de Janeiro.

Entre o conteúdo figuram abordagens como a gestão de competências ou do conhecimento ou de talentos, a transformação cultural, o gerenciamento da comunicação e a ambiência. O curso foca ainda na vinculação a políticas e procedimentos que orientam a preparação de sucessores, o reconhecimento profissional, a mensuração de desempenho e as contribuições individuais e em grupo. Com ênfase na metodologia JCI, instrui o planejamento do complexo de educação e qualificação de profissionais, com vistas à modernização do gerenciamento da força de trabalho. O conteúdo contempla também aspectos da ambientação e posturas pessoais, credenciamentos e monitoramento profissional. E aborda o cotidiano quanto às suas influências sobre o desempenho, destacando aquelas que ainda não são tratadas, formalmente ou institucionalmente.

O Centro de Ensino do CBA está situado na R. São Bento, 13, 4º andar, Centro, RJ. Mais informações pelo site www.cbacred.org.br ou através dos e-mails eventos@cbacred.org.br esecretaria.eventos@cbacred.org.br ou pelos telefones (21)3299-8241, 3299-8202 ou 3299-8234.

Doenças respiratórias: como evitar

Cartaz Doenças Respiratórias

DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

 

Enviado em 08/04/2010

Video a respeito de DPOC descreve os sintomas e tratamento.

Manual orienta profissionais de saúde a atender adolescentes que vivem com aids

 

Fonte: BLOG DA SAÚDE em http://www.blog.saude.gov.br/manual-orienta-profissionais-de-saude-a-atender-adolescentes-que-vivem-com-aids/ 

26 de fevereiro de 2013

O Ministério da Saúde lançou este mês a segunda versão do Manual de Atenção Integral a Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids. A publicação contêm orientações para os profissionais de saúde que tratam de jovens e adolescentes que vivem com aids. O objetivo é que esses profissionais ajudem os pacientes no tratamento e na prevenção da doença.

O diretor adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa, diz que o manual ajuda o profissional a se comunicar melhor com os jovens. “Estão voltadas especialmente para os profissionais de saúde para trabalhar todos esses aspectos que vão desde conhecer o que é esse adolescer, essa transição da fase de adolescência para juventude, ao mesmo tempo podemos estar participando aí de um processo muito dialogado”, explica.

Eduardo Barbosa conta também que no manual os profissionais de saúde encontram orientações sobre como conscientizar o paciente para seguir corretamente o tratamento e também a melhor forma de assistência, principalmente na hora de revelar o diagnóstico de quem é soropositivo. “É difícil você receber um resultado. Para uma criança, que chega à adolescência, que se descobre soropositiva, quais são as melhores alternativas para você fazer essa revelação, quando é o melhor momento para revelação, não temos receita, mas as recomendações orientam para encontrar o melhor caminho, para que isso tudo possa levar a uma melhor qualidade de vida para essas pessoas, independentemente do estigma, da grande carga de discriminação e preconceito pelas quais ainda passam essa epidemia”, destaca o diretor.

Serão dez mil unidades do Manual de Atenção Integral a Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids distribuídos nos postos de saúde que realizam tratamento desse grupo. O manual também está disponível na internet, no endereço: www.aids.gov.br/publicacoes.

Baixar arquivo mp3

Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Novas regras de UTI entram em vigor

 

Fonte: PANORAMA HOSPITALAR em http://www.revistapanoramahospitalar.com.br/2013-02-novas-regras-de-uti-entram-em-vigor-45

Resolução da Anvisa RDC-07 entra em vigor e estabelece novos padrões para Unidades de Terapia Intensiva (UTI)

Publicado em 26/02/2013

Novas regras de UTI entra em vigor

As novas regras para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), por meio da Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa, RDC-07, entrou em vigor neste domingo (24) no Brasil. O documento, publicado em  2010, determinou à época que as UTIs teriam três anos para implementação dos padrões de recursos humanos e recursos materiais.

A resolução nº07 estabelece diversos critérios como os materiais que devem estar em cada seção da UTI e quais serviços o hospital deve oferecer aos pacientes.

Dentre as mudanças, destacam-se as resoluções de Recursos Humanos. Uma delas estabelece que o responsável técnico deve ter título de especialista em Medicina Intensiva para responder por UTI Adulto; habilitação em Medicina Intensiva Pediátrica, para responder por UTI Pediátrica; título de especialista em Pediatria com área de atuação em Neonatologia, para responder por UTI Neonatal. Assim como os coordenadores de enfermagem e de fisioterapia deverem ser especialistas em terapia intensiva ou em outra especialidade relacionada à assistência ao paciente grave, específica para a modalidade de atuação (adulto, pediátrica ou neonatal).

Além destas exigências, a seção de recursos humanos determina que haja:

- Um médico diarista/rotineiro para cada 10 leitos ou fração, nos turnos matutino e vespertino;

- No mínimo um médico plantonista para cada 10 leitos ou fração, em cada turno;

- No mínimo um enfermeiro assistencial para cada oito leitos ou fração, em cada turno;

- No mínimo um fisioterapeuta para cada 10 leitos ou fração, nos turnos matutino, vespertino
e noturno, perfazendo um total de 18 horas diárias de atuação;

- Um técnico de enfermagem para cada dois leitos em cada turno, além de um técnico de enfermagem por UTI para serviços de apoio assistencial em cada turno;

- No mínimo um auxiliar administrativo exclusivo da unidade; e

- Funcionários exclusivos para serviço de limpeza da unidade, em cada turno.

Também são determinados os equipamentos e exames obrigatórios, para cada tipo de UTI, transporte do paciente em estado grave da emergência e o paciente da UTI, além de controles sanitários e de infecções hospitalares.

Veja a Resolução nº07 completa na íntegra.

Por Viviam Santos

Campanha contra a auto-medicação

automedicacao_570x120

procure-um-especialista1 automedicacao-campanha1

Mosquito da dengue desenvolveu resistência a repelentes

 

Fonte: DIÁRIO DA SAÚDE em http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=mosquito-dengue-desenvolveu-resistencia-repelentes&id=8601&nl=nlds

22/02/2013

 

Com informações da BBC

O mosquito da dengue parece ter desenvolvido resistência contra o princípio ativo da maioria dos repelentes fabricados atualmente em todo o mundo, inclusive no Brasil.

A substância, conhecida como DEET, ou dietiltoluamida, é largamente empregada em repelente contra insetos, combatendo mosquitos, pernilongos, muriçocas e borrachudos.

O composto age interferindo nos receptores sensoriais desses animais, inibindo seu desejo de picar o usuário.

O estudo analisou a reação dos pernilongos da espécie Aedes aegypti, vetores da dengue e da febre amarela, à substância.

Os cientistas concluíram que, ainda que inicialmente repelidos pelo composto químico, os insetos depois o ignoraram.

Eles recomendaram que governos e laboratórios farmacêuticos realizem mais pesquisas para encontrar alternativas à DEET.

Resistência ao inseticida

Para testar a eficácia da DEET os cientistas pediram a voluntários que aplicassem repelente com DEET em um braço e soltaram mosquitos.

Como esperado, o repelente afastou os insetos. No entanto, poucas horas depois, quando ofereceram aos mesmos mosquitos uma nova oportunidade de picarem a pele, os cientistas constataram que a substância se mostrou menos eficiente.

Para investigar os motivos da ineficácia da DEET, os pesquisadores puseram eletrodos na antena dos insetos.

"Nós conseguimos registrar a resposta dos receptores na antena dos mosquitos à DEET, e então descobrimos que os mosquitos não eram afetados pela substância", disse James Logan, um dos autores do estudo.

"Há algo sobre ter sido exposto ao composto químico pela primeira vez que muda o sistema olfativo dos mosquitos. Ou seja, a substância parece mudar a capacidade dos mosquitos de senti-la, o que a torna menos eficiente", acrescentou.

Citronela e mosquiteiro

Uma pesquisa anterior feita pela mesma equipe descobriu que as mudanças genéticas em uma mesma espécie de mosquito podem torná-los imunes à DEET.

"Os mosquitos evoluem muito rapidamente", disse ele. "Quanto mais nós pudermos entender sobre como os repelentes funcionam e os mosquitos os detectam, melhor poderemos trabalhar para encontramos soluções para o problema quando tais insetos se tornarem resistentes à substância".

O especialista acrescentou que as descobertas não devem impedir as pessoas de continuarem usando repelentes com DEET em áreas de alto risco, mas salientou que caberá aos cientistas tentar desenvolver novas versões mais efetivas da substância.

"Como alternativa, as pessoas podem usar repelentes com citronela e tomar complexo B, cujo cheiro desagrada os mosquitos, além, é claro, de usar mosquiteiros", disse. Jorge Huberman, pediatra do Hospital Albert Einstein.

Recentemente, a Anvisa determinou a proibição do uso de repelentes com DEET em crianças menores de dois anos, além de exigir estudo prévio para produtos com dosagem acima de 30% para um público acima de 12 anos.

Há muitos mitos sobre alimentação saudável no verão

 

Fonte: CBN CONSULTORIO em http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/consultorio-cbn/2013/01/05/HA-MUITOS-MITOS-SOBRE-ALIMENTACAO-SAUDAVEL-NO-VERAO.htm

SÁBADO, 05/01/2013

Entrevista com Thaís Eliana Carvalho de Lima, nutricionista.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspende venda e uso do medicamento Diurisa

 

Fonte: FOLHA VITORIA em http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2013/02/anvisa-suspende-venda-e-uso-do-medicamento-diurisa.html

26/2/2013 às 9h43 - Atualizado em 26/2/2013 às 9h44

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, comércio e uso, em todo o País - de todos os lotes dentro do prazo de validade - do medicamento Diurisa (Cloridrato de Amilorida + Furosemida), fabricado pela empresa Eurofarma Laboratórios, localizada em Itapevi (SP).

Pelo resultado de apuração feita em dezembro, a Anvisa identificou que a empresa "alterou excipientes, a embalagem primária e a forma farmacêutica do medicamento sem a devida autorização".

A resolução publicada no Diário Oficial da União também determina o recolhimento de todo o estoque existente no mercado dos lotes do remédio que estão dentro de prazo de validade.

Outras suspensões

A Anvisa ainda suspendeu nesta terça-feira vários outros produtos. A lista de suspensão inclui: todos os produtos para saúde e cosméticos das marcas Mei-Cha e Fujii, incluindo os comercializados pela empresa Kaecha Cosmética, situada em São Paulo (SP), por não estarem regularizados pela Agência; o lote 1403, data de validade 03/04/2015, do gel modelador capilar fixação forte Vita Capili, fabricado pela empresa Muriel do Brasil Indústria de Cosméticos, por apresentar desvio de qualidade; todos os produtos sob vigilância sanitária fabricados pela empresa Iracema Batista Regis ME, com o nome fantasia de Proclean Cleaning Products, localizada em Barreiras (BA), por não ter autorização de funcionamento da Anvisa; todos os produtos fabricados pela empresa IND Diagnostics INC, localizada no Canadá, por comercializar produtos sem registro no seu país sede e por apresentar falhas no seu sistema de gerenciamento e práticas de distribuição de produtos médicos; o produto Creme Alisante - Salon Line Professional, registro nº. 2.2959.0155.001-09, lote 0076661, data de validade 11/2014, fabricado por Devintex Cosméticos, por desvio de qualidade; todos os produtos nominais à empresa Laborkit Indústria e Comércio, "uma vez que estes foram importados irregularmente, haja vista seus registros serem tidos como de produção nacional".

Outra resolução da Anvisa informa que a empresa Essencialle Ind. e Com. de Cosméticos recolherá, voluntariamente, o produto Active Hair, Marca Concept Profissional, lote nº 100299310. O recolhimento se dará porque foi detectada a presença irregular de ácido acético na formulação do produto. Com a decisão, fica suspensa a distribuição, comércio e uso do produto.

ES: médicos ganham até R$ 23 mil, mas trabalham menos do que deveriam

 

Fonte: A GAZETA em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/02/noticias/cidades/1409082-medicos-ganham-ate-r-23-mil-mas-trabalham-menos-do-que-deveriam.html

26/02/2013 - 06h30 - Atualizado em 26/02/2013 - 09h32

 

Os profissionais, oficiais da PM, ainda se beneficiam de um adicional que aumenta em 25% os seus vencimentos

Vilmara Fernandes
vfernandes@redegazeta.com.br

Com salários que chegam a quase R$ 23 mil, médicos do Hospital da Polícia Militar (HPM) não estão cumprindo as horas de trabalho estipuladas por lei e ainda se beneficiam de um adicional que aumenta em 25% os seus vencimentos. Parte desses profissionais acumula funções em outros hospitais, clínicas e consultórios particulares. Há casos até de quem  tenha cinco empregos. A situação levou o governo do Estado a fazer uma intervenção na Diretoria de Saúde da corporação e no hospital, administrado por ela. O  gestor foi afastado.

Leia mais notícias de Cidades

Até diretor do hospital atende em consultório. Ouça diálogo com atendente.

O decreto, assinado pelo governador Renato Casagrande, foi publicado ontem no Diário Oficial. Agora, a  direção do hospital está nas mãos do corregedor da Polícia Militar, coronel Marcos Celante, que 90 dias para identificar os problemas existentes na unidade. Além da intervenção, foi determinado que todos os funcionários do hospital, de oficiais a praças, cumpram 40 horas de trabalho por semana.

Investigação

A exigência veio após a constatação de que as escalas de trabalho no hospital apresentam indícios de fraude. “Com violação aos princípios da administração pública, como legalidade, moralidade e eficiência”, diz o texto da investigação realizada pela Polícia Militar que descobriu as irregularidades – e a que A GAZETA teve acesso. O documento é assinado pelo comandante da corporação, coronel Ronalt Willian.

Um total de 107 profissionais de saúde atua no HPM. São médicos, dentistas, enfermeiros, veterinários e farmacêuticos-bioquímicos que também são oficiais militares, com patentes que vão de capitão a coronel. Eles recebem salários que variam de R$ 6 mil a R$ 23 mil. A equipe comanda cerca de 500 funcionários, entre civis e militares,  no hospital.

No ano passado, foi gasto R$ 1,4 milhão com pagamento de escala extra de serviço. A legislação militar diz que eles teriam que trabalhar 40 horas semanais para terem  direito a mais seis horas semanais – na chamada escala extra – e assim conquistar acréscimo de 25% em seus salários.
O problema, segundo as investigações da PM, é que os oficiais do hospital trabalham menos do que o exigido por lei. Mesmo assim, 72,9% deles lançaram mão da escala extra de serviço, em plantões também duvidosos, para garantir o acréscimo dos salários.

Conflito

O quadro agrava-se quando foi analisada a situação dos médicos. Eles podem acumular outros cargos se não houver conflito entre os  horários. Mas destaca o texto da investigação: “Mesmo com plantões, fica difícil esses militares exercerem outro emprego, por flagrante incompatibilidade de horário”.

Levantamento realizado por A GAZETA constatou que quase todos os médicos do HPM  possuem mais de um emprego. Um deles é o diretor afastado do hospital, Jorgean Grego Gonçalves, que realiza, em seu consultório particular, atendimentos três vezes por semana. Mas há casos de profissionais que chegam a ter cinco empregos.

Diante desse tipo de situação, a constatação da investigação feita pela Polícia Militar é de que “estão sendo construídas escalas que não correspondem à realidade do serviço prestado com o intuito de apenas se completar a  carga horária prevista”.

Exemplos

Para demonstrar o que vem ocorrendo,  são citados, no relatório, outros exemplos de irregularidades. Em um deles é questionada a necessidade de sete oficiais dentistas no plantão de uma escala extra para atendimento a raio-x.  “Existe demanda  para tantos operadores de raio-x em um único dia?”. Há ainda a situação em que os dentistas dos batalhões se apresentam como supervisores deles mesmos, já que são os únicos dentistas da unidade.

A investigação conclui que o que vem ocorrendo no HPM “não atende ao interesse público” e está causando prejuízo  aos próprios policiais militares que dependem  do serviço prestado pelo hospital.

Encontre-nos no Facebook