segunda-feira, 11 de março de 2013

Homens podem sentir enjoo e engordar durante a gravidez


Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/03/voce_ag/vida/1415778-homens-podem-sentir-enjoo-e-engordar-durante-a-gravidez.html

10/03/2013 - 00h00 - Atualizado em 11/03/2013 - 10h03

 

Eles também podem sentir dor lombar, ter alterações do sono e ficar sentimentais

Laila Magesk
lmagesk@redegazeta.com.br

Foto: Gabriel LordÍllo - GZ

Gabriel LordÍllo - GZ

Alex assumiu os serviços domésticos desde que soube da gravidez da esposa

Durante nove meses, a mulher grávida é paparicada e cercada de cuidados, mas quase ninguém presta atenção nos futuros papais, que também passam por transformações. Eles podem enjoar, ficar inseguros, engordar e, claro, serem invadidos pela alegria da paternidade. 

Leia mais notícias de Vida
Segundo o ginecologista Paulo Batistuta, vários fatores interferem na resposta do homem à gravidez, como maturidade, o desejo pela gestação e o estado da relação afetiva com a parceira/mãe do bebê. “Modificações positivas são mais frequentes do que se supõe e podemos perceber o grande número de homens envolvidos na gestação”, diz.

Assim aconteceu com o instalador de som Alex de Oliveira, 31 anos, ao descobrir que a esposa estava grávida. “Alex ficou mais carinhoso e preocupado comigo. E agora faz quase todos os serviços domésticos”, conta a analista de custos Pricilla Uliana, 26 anos.

Mesmo muito feliz com a confirmação da gravidez, o homem costuma ser mais racional. “A gente já estava planejando, mas, quando confirma, você começa a pensar em todas as contas, os gastos, é uma preocupação boa, de dar o melhor para o bebê”, lembra o instalador.

De acordo com a psicóloga especialista em gestantes Patricia Martins, enquanto a mulher pensa em amar, o homem pensa em prover. “O homem sempre fica surpreso. Passa pela cabeça dele: e agora, o que a gente faz?”

Em dose dupla
Se já surgem dúvidas com a notícia de ser pai, imagine quando você descobre que são gêmeos?

“A ficha demorou para cair, porque você vai ver a ultrassom esperando ter um filho, e o médico fala que tem dois. Fiquei meio paralisado por uma semana”, diz o analista da qualidade Marcos Monfardini, 41, que espera a chegada dos filhos Rafael e Gabriel para junho.

Para Marcos, a maior preocupação não é financeira, mas a atenção que os bebês demandam. Enquanto os meninos estão na barriga da mãe, ele faz o que pode para ajudá-la. “O homem engravida junto. Você precisa entender esse estado da mulher de todas as formas”.

10 quilos a mais
Um engenheiro de 40 anos, que prefere não ser identificado, conta que chegou a engordar 10 kg no período da gravidez da esposa.

De acordo com o ginecologista Paulo Batistuta, com frequência os homens apresentam sintomas novos relacionados à gestação, como engordar.
“Esta modificação é normal e se denomina Couvade. Durante a gestação de seus filhos, homens podem apresentar enjoos e engordar, sentir dores lombares e alterações do sono, além de modificações emocionais típicas de mulheres grávidas, como um sentimentalismo exacerbado”.

No entanto, não se trata de uma doença, nem de frescura, avalia o médico.

O engenheiro também passou a ficar mais tempo em casa e afirma que, algumas mudanças internas são difíceis para um homem aceitar, como parecer um “babaca” olhando o filho no berço. Mas, no final, não tem jeito: os “durões” se rendem aos pequenos. 

O que muda

Corpo
Ele pode ter insônia, enjoar, vomitar e engordar. Esses sintomas estão relacionados com a identificação inconsciente de que a esposa está grávida

Insegurança
Por achar que não tem capacidade de prover uma família e cuidar de um filho, que é uma exigência social, ele pode sentir-se inseguro

Sensibilidade
Ele fica mais sensível quando deseja a paternidade e acolhe os sentimentos de sua companheira. Nota-se um aprofundamento na parceria, estabelecendo um ritmo de atividades possível para ambos, abraçando com felicidade este novo estilo de vida

Ciúmes
Ele pode rivalizar com o bebê e querer muita atenção da mulher. Pode  demandar atenção excessiva da esposa

Libido
A libido no homem pode diminuir ou aumentar, como acontece com a gestante. Quando a mulher está bem, a libido aumenta e o marido, em contrapartida, pode ter uma diminuição, porque no imaginário masculino a mulher grávida é mãe, o que pode sobrepor os seus atributos femininos

Fonte: psicóloga Bianca Martins e ginecologista obstetra Paulo Batistuta

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook