quarta-feira, 13 de março de 2013

Personalizar tratamento do cancro da mama cada vez mais próximo da realidade

 

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=57183&op=all

Investigadores portugueses identificam dez marcadores genéticos do cancro da mama

2013-03-08

Carlos Caldas.

Carlos Caldas.

“O cancro da mama não é uma doença, mas um grupo de dez diferentes doenças”, explicam os investigadores Carlos Caldas, do Instituto de Investigação de Cambridge (Reino Unido), e Samuel Aparício, do departamento de Oncologia Molecular da Universidade British Columbia (Canadá).
A conclusão resulta de uma investigação que visa traçar a sequência do genoma do cancro da mama, um sucesso já alcançado em 2012 e que foi novamente publicado no jornal EMBO, de Março.

Os investigadores portugueses explicam que "ter descoberto que o cancro da mama é uma constelação de dez diferentes doenças tem profundas implicações no diagnóstico do cancro da mama e na terapia. Ficamos mais próximos daquilo que é hoje designado como uma medicina personalizada do cancro".

Os avanços no conhecimento da diversidade do genoma levaram à caracterização de novos marcadores do genoma do cancro da mama, que redefine muito o sistema de classificações do cancro actualmente usado, com quatro marcadores genéticos.

Samuel Aparício.

Samuel Aparício.

Esta nova classificação vai permitir aplicar um "melhor tratamento aos doentes com cancro da mama", sublinham Carlos Caldas e Samuel Aparício.
Nos próximos três a cinco anos, os investigadores vão usar o conhecimento adquirido para desenvolver testes que possam ser aplicados clinicamente.
Os investigadores analisaram duas mil amostras de cancro da mama e acompanharam clinicamente os doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook