segunda-feira, 22 de abril de 2013

Principal causa de cegueira em idosos é desconhecida por 80% dos brasileiros

 

Estimativa é de que a degeneração macular atinja cinco milhões de pessoas no país

__________________________________

da redação do Jornal da Saúde
com informações do portal R7

A degeneração macular, uma doença na visão, é a principal causa de cegueira entre os idosos. A enfermidade ainda é pouco conhecida, mas a estimativa é de que cerca de cinco milhões de brasileiros tenham a doença.

O levantamento foi feito pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) com 4.030 homens e mulheres acima de 35 anos em cinco capitais brasileiras — Recife, Porto Alegre, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro — revelou que a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade)

Como o próprio nome sugere, a doença está relacionada ao envelhecimento e acomete entre 25 e 30 milhões de pessoas no mundo. Segundo o oftalmologista Walter Takahashi, presidente da SBRV, a DMRI é caracterizada pela perda gradual da visão central, prejudicando atividades rotineiras, como ler, dirigir, assistir televisão, jogar baralho, cozinhar e reconhecer rostos. “A diminuição da visão em idosos aumenta as chances de quedas e fraturas, causa dependência da família e pode até desencadear um quadro de depressão”, explica Takahashi.

A recomendação é que as pessoas com mais 45 anos procurem um oftalmologista pelo menos uma vez por ano, mesmo que não tenham nenhum problema aparente na visão. Isso porque, no início da doença, só um profissional consegue identificar os sintomas.

R7

Fonte: http://www.canal.fiocruz.br/destaque/index.php?id=1236

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook