Fonte: HOSPITAL VITA em http://www.grupovita.com.br/blog/2013/03/07/cuidados-no-salao-de-beleza/
POSTADO POR HOSPITAL VITA - 07 DE MARÇO DE 2013
Você sabe os cuidados que deve ter no salão de beleza? A infectologista do Hospital VITA Curitiba, Marta Fragoso, falou sobre o assunto para o Portal Atmosfera Feminina.
É preciso manter-se alerta: o risco de contrair uma infecção por fungos, bactérias e vírus pode ser alto se os procedimentos de higiene não forem realizados corretamente. Alicates, pinças, lixas, palitos, todos podem estar suscetíveis à contaminação. Basta uma pessoa estar contaminada para transmitir para outras que utilizarem o mesmo instrumento. “Micoses de pele, unhas e couro cabeludo; verrugas nos pés e mãos; hepatites virais, AIDS, furúnculos, pedículos, sarna, dermatites alérgicas na pele e couro cabeludo podem ser transmitidos nos salões, caso eles não sigam algumas normas de higiene”, alerta a infectologista Marta Fragoso, dos Hospital VITA Curitiba. Confira algumas dicas da doutora:
Limpeza é fundamental
Na sala de espera, observe as condições de limpeza do local. “O ambiente do salão de beleza deve ser limpo, bem ventilado, com pisos, paredes e superfícies de móveis com condições adequadas de higienização, e não deve possuir animais de estimação”, ela diz.
Atenção aos detalhes
Observe também como os materiais são higienizados e esterilizados. “Além de condições adequadas de limpeza, os salões devem fazer a desinfecção e esterilização dos instrumentais utilizados, não reaproveitar cera depilatória, fazer descarte de lixo, possuir profissionais habilitados, e possuir licença sanitária vigente”, observa.
Unhas
Aqui a maior preocupação é com os alicates de cutícula e cortadores, que devem ser rigorosamente higienizados e esterilizados. Lixas de unhas, de pés e palitos de madeira devem ser descartáveis. Os kits esterilizados devem ser abertos na frente da cliente, que também deve ficar atenta ao descarte apropriado do material. Alguns salões guardam o conjunto de cada cliente em saquinhos plásticos individuais e identificados, para ser usado somente por ela. Se puder, leve o seu próprio kit. As bacias de plástico devem ser lavadas e desinfetadas após o uso, e recobertas com capas protetoras descartáveis.
Depilação
Tanto os lençóis da maca como a cera devem ser descartáveis.
Cabelos
Toalhas, escovas e pentes devem ser lavados e higienizados a cada uso.
Maquiagem
A maquiagem, especialmente de olhos e boca, pode transmitir conjuntivites e herpes, por exemplo. E, neste caso, não tem como higienizá-la, então prefira levar a sua.
Estufa ou autoclave?
São aparelhos usados para a esterilização do material. Mas, apesar de terem a mesma função, são aparelhos diferentes e, portanto, com eficácias diversas. “Somente a autoclave é capaz de promover a esterilização eficaz, desde que regulada e monitorada quanto às condições de temperatura, pressão, umidade e tempo correto de exposição dos instrumentais ao calor”, finaliza Marta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário