quinta-feira, 21 de março de 2013

Teste de saliva pode prever comportamento agressivo em meninos

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34175/geral/teste-de-saliva-pode-prever-comportamento-agressivo-em-meninos

publicado em 21/03/2013 às 08h30:00

 

Estudo revela ligação direta entre concentrações salivares de três hormônios e a agressividade em crianças

Um teste simples de saliva pode ser um método eficaz para prevê o comportamento agressivo em meninos. É o que sugere estudo de pesquisadores do Cincinnati Children's Hospital Medical Center, nos EUA.

Os resultados revelam uma ligação direta entre as concentrações salivares de certos hormônios e a agressividade.

Pesquisadores liderados por Drew Barzman reuniram amostras de saliva de 17 meninos com idades entre 7 a 9 anos que foram internados no hospital para tratamento psiquiátrico.

Eles, então, usaram estas amostras para avaliar quais crianças foram mais propensas a apresentar agressividade e violência.

As amostras foram recolhidas três vezes em um dia imediatamente após a admissão no hospital. Em seguida, as amostras foram analisadas quanto aos níveis de três hormônios: cortisol; testosterona e desidroepiandrosterona (DHEA).

Segundo os pesquisadores, a abundância e o nível de agressão estavam associados com a força destes hormônios.

A equipe estava à procura de um teste rápido que pode revelar tendências agressivas em pacientes pediátricos, problema comum em unidades psiquiátricas. "Acreditamos que os testes hormonais salivares têm o potencial de ajudar os médicos a monitorar quais tratamentos funcionam melhor para seus pacientes. E como os profissionais de saúde mental são muito mais propensos a serem agredidos no trabalho, ele pode oferecer uma maneira rápida de antecipar o comportamento violento em unidades de psiquiatria infantil. Eventualmente, nós esperamos que este teste possa também fornecer uma ferramenta para ajudar a melhorar a segurança nas escolas", afirma Barzman.

Os autores observam que, apesar do pequeno tamanho do estudo, os dados são significativos e lhes dá a chance de avançar. Mais estudos são necessários antes de uma conclusão final possa ser feita, mas o desenvolvimento de uma nova ferramenta para prever o comportamento violento é o objetivo principal.

Veja mais detahes sobre esta pesquisa (em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook