terça-feira, 19 de março de 2013

Ferramenta eletrônica identifica pacientes com pneumonia em tempo real

 

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/34141/profissao-saude/ferramenta-eletronica-identifica-pacientes-com-pneumonia-em-tempo-real

publicado em 19/03/2013 às 09h25:00

Tecnologia, testada em departamentos de emergência, vai acelerar o diagnóstico e melhorar os tratamentos para os doentes

Cientistas do Intermountain Medical Center, nos EUA desenvolveram e implementaram a primeira ferramenta de rastreamento eletrônico para identificar pacientes com pneumonia.

O dispositivo tem potencial para acelerar o diagnóstico e melhorar os tratamento e os resultados para os doentes.

Segundo os pesquisadores, a nova ferramenta funciona perfeitamente com o rastreamento informatizado do hospital e a tecnologia de diagnóstico que os médicos já usam. Ela monitora os dados do paciente, extrai aspectos clínicos relevantes, calcula probabilidade de pneumonia e depois avisa os médicos quando os pacientes são susceptíveis de ter pneumonia.

Um estudo sobre o desenvolvimento e teste inicial da nova ferramenta eletrônica foi publicado no Journal of the American Medical Association Internal Medicine.

O desenvolvimento desta ferramenta é importante porque o diagnóstico de pneumonia pode ser problemático para os médicos de urgências devido a muitos fatores, quase 40, envolvidos no diagnóstico. "Nosso objetivo é fazer com que a ferramenta padronize o que podemos fazer para garantir que estamos todos fazendo as mesmas coisas de forma consistente para todos os pacientes. O melhor da ferramenta é que ela é fácil de usar e nos lembra de pedir os testes adequados e antibióticos adequados para o pacient", afirma a co-investigadora Caroline Vines.

O dispositivo eletrônico foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar para uso nos departamentos de emergência em quatro hospitais Intermountain Healthcare em Salt Lake.

Os dados usados para programar a ferramenta foram baseados na experiência e informações de 48.449 pacientes, dos quais 2.413 tinham sido diagnosticados com pneumonia. Os pesquisadores descobriram que a ferramenta alertou corretamente médicos em metade dos casos em que os pacientes tinham pneumonia.

"A ferramenta proporciona uma forma mais rápida e precisa para identificar pacientes com pneumonia no departamento de emergência", afirma o autor da pesquisa Nathan Dean.

A ferramenta analisa mais de 40 variáveis, incluindo os sinais vitais, resultados de laboratório, radiografia de tórax, relatórios, achados do exame de enfermagem e principal sintoma do paciente, para determinar a probabilidade de pneumonia. Os dados são calculados e exibidos em telas de computador no departamento de emergência. Se a probabilidade de pneumonia chega a 40% ou mais, o médico é alertado e os dados dos pacientes revistos para determinar se o paciente tem de fato a infecção.

"A ferramenta supera a capacidade humana de processar a informação", ressalta Dean.

Os médicos têm usado a ferramenta de triagem desde maio de 2011, nos quatro departamentos de emergência. Embora a ferramenta esteja sendo utilizada, ela vai passar por um desenvolvimento adicional para melhorar o desempenho. E também está sendo avaliada para saber como ela afeta protocolos médicos de tratamento e recuperação dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook