sexta-feira, 22 de março de 2013

ES: reabertura do Hospital dos Ferroviários segue sem previsão

 

Fonte: http://www.seculodiario.com.br/exibir.php?id=5549&secao=15

Segundo o deputado Hércules Silveira, havia a promessa de um acordo com a Secretaria da Saúde para o hospital retomar as atividades

Flávia Bernardes

21/03/2013 16:56 - Atualizado em 21/03/2013 17:57

A reabertura do Hospital dos Ferroviários, em São Torquato, Vila Velha, segue sem previsão. Havia a perspectiva de uma reunião com o Secretário de Estado de Saúde, Tadeu Marino, para restabelecer o funcionamento da instituição. Entretanto, segundo o deputado  Hércules Silveira (PMDB) - presidente da Comissão de Saúde da Assembleia - a data da reunião não foi confirmada. O diretor clínico do hospital, Hélcio Couto, também disse que até esta quinta-feira (20) não houve confirmação do encontro.

A promessa de reunião foi feita pelo secretário durante audiência pública realizada na Assembléia Legislativa, no último dia 12. Na ocasião, Marino afirmou que reabriria o hospital quando o adequasse à composição de sua equipe médica e melhorasse os procedimentos de esterilização. Porém, segundo a direção do hospital, as melhorias só seriam possíveis se o repasse fosse liberado. 

O Hospital dos Ferroviários recebia cerca de R$ 500 mil do governo federal e outros R$ 900 mil do Estado para manter o atendimento que foi suspenso após apontamentos de irregularidades na instituição. 

O deputado Hércules Silveira afirmou que irá cobrar novamente uma nova conversa com o secretário para tentar apressar a reabertura do hospital. 

Desativado, o ferroviários deixa de realizar uma média de seis mil consultas por mês e 40 cirurgias por dia. 

Fechado desde fevereiro deste ano, o deputado Hércules Siveira defende que a instituição poderia ter passado por uma intervenção, e assim continuar funcionando, ao mesmo tempo em que regularizasse a sua situação, sem precisar fechar as portas.

Segundo ele, além de atender a Grande Vitória, o Hospital recebe pacientes de outras partes do Estado e seu fechamento representa um enorme prejuízo ao sistema de saúde do Espírito Santo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook