quarta-feira, 20 de março de 2013

16 mil na fila de cirurgias do SUS

 

Fonte: http://www.verdevale103.com.br/noticias/?id_noticia=2494

Popular | 20/03/2013 | 07:35:00

A causa desta fila, segundo informa o diretor de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudio Tavares Silveira Souza, é múltipla. Entre os principais fatores estão as greves dos anestesiologistas e dos médicos residentes no ano passado e a crise de desabastecimento enfrentada pelas unidades hospitalares, anterior ao período de transição do modelo de gestão, que passou a ser de responsabilidade, em muitas delas, das organizações sociais (OSs).

A espera é maior, de acordo com a SMS, para as cirurgias ortopédicas e de otorrinolaringologia. A causa, aqui, é demanda elevada e reduzido número de prestadores de serviço. “Para alguns tipos de cirurgia ortopédica, a espera não é tão grande, mas dependendo do procedimento, ela pode ser maior”, afirma Cláudio Tavares. E esta espera, diz, pode chegar a 15 meses. Segundo afirma o diretor, se a espera é maior que isso, os casos, muitas vezes, dizem respeito à perda de contato entre o prestador de serviço e o paciente. “Por isso, estamos realizando um amplo recadastramento a partir de 2011, para reduzir estes casos”, cita.

Embora com tempo inferior, a fila de espera por consulta especializada no Sistema Único de Saúde (SUS) também é extensa: 70 mil, em média, aguardam agendamento para consulta com médicos especialistas, informa a Diretoria de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria Municipal de Saúde. O tempo de espera pode chegar a 14 meses.

Áreas como oftalmologia, endocrinologia, endodontia (especialidade odontológica) e para fins de cirurgia bariátrica, de acordo com Cláudio Tavares, são as especialidades em que a fila é maior. Cláudio Tavares cita que a Saúde agenda 30 mil consultas especializadas todos os meses. A redução da espera, segundo explica, está na melhora da assistência na rede básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook