sexta-feira, 22 de março de 2013

Descoberta a estrutura molecular de dois receptores de serotonina

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1250340-descoberta-a-estrutura-molecular-de-dois-receptores-de-serotonina.shtml

22/03/2013 - 03h05

DE SÃO PAULO

Pesquisadores americanos e chineses conseguiram decifrar a estrutura molecular de dois receptores do neurotransmissor serotonina --responsável pela regulação de atividades como sono, apetite e humor. Os resultados podem revelar novos alvos para futuras drogas para depressão e obesidade.

Receptores são as "fechaduras químicas" do organismo e os cientistas vêm tentando durante anos decifrar os da serotonina.

"Antes desse estudo não havia nenhuma estrutura conhecida para qualquer receptor de serotonina. Muito do que era teórico é agora conhecido com um grande grau de certeza", disse Bryan Roth, da Universidade da Carolina do Norte Chapel Hill, e coautor dos dois estudos sobre o tema que saíram ontem na revista "Science".

Existem 14 receptores de serotonina conhecidos, e os pesquisadores focaram seus esforços em dois deles, chamados 1B e 2B. Eles descobriram que ambos possuem estruturas similares nas áreas em que a serotonina se liga.

Roth e seus colegas descobriram as estruturas dos receptores utilizando uma técnica conhecida como cristalografia de raios-X, em que raios-X são disparados em cristais de um composto específico, e a estrutura é deduzida a partir da dispersão dos raios ao se chocarem com os átomos dos cristais. Obter a estrutura de uma molécula é fundamental, pois a sua forma está intimamente relacionada à sua função no corpo, e é um passo crucial para o desenvolvimento de novas drogas.

Christoph Anacker, um neurofarmacologista do Kings College de Londres, concorda que os resultados são importantes para a descoberta de medicamentos. "Estes receptores estão envolvidos em muitas condições, especialmente a depressão, e ao conhecermos as estruturas moleculares, isso nos ajudará a desenvolver medicamentos mais específicos e evitar a ocorrência de efeitos colaterais indesejáveis."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook