segunda-feira, 18 de março de 2013

Tratamento inovador utiliza várias especialidades para solucionar o problema do Ronco e Apneia

 

Fonte: http://www.pautas.incorporativa.com.br/a-mostra-release.php?id=16392

12:19


32% da população na cidade de São Paulo sofre com ronco e apneia, podendo evoluir rapidamente para o Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)



...

O ronco e a apneia são problemas que ocorrem durante o sono e podem ocasionar muito mais do que a sonolência diurna, perda da concentração e do humor, sinais estes de noites mal dormidas.

Outros indícios geralmente estão relacionados, como o aumento de peso, alterações hormonais e psíquicas, disfunções sexuais, alterações do aparelho digestivo e respiratório podem ocasionar a Síndrome da Apneia.

Obstrutiva do Sono (SAOS), que acomete cerca de 32% da população, segundo trabalho realizado pela Unifesp, levando muitas vezes ao óbito. A grande novidade é o Núcleo de Medicina Sistêmica, que oferece tratamento com várias especialidades da medicina, em que os pacientes são cuidados por profissionais como otorrinolaringologista, clínico geral, dentista, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo.

No início do tratamento, o paciente passa por uma avaliação onde é montado um plano de atendimento com período pré determinado, geralmente por 6 meses em média, e com metas a serem atingidas, acompanhadas sempre pela equipe multidisciplinar formada por uma nutricionista, que orienta a perda de peso e dieta; um fisioterapeuta para recuperar a respiração diafragmática; um otorrinolaringologista e clínico geral, para viabilizar a respiração nasal o mais rápido possível, através do dilatador nasal Rinostent, além de corrigir as alterações metabólicas. Também faz parte da equipe uma psicóloga, que aplica um questionário de qualidade de vida.

“Todas estas ações ocorrem de forma integrada, sempre com a preocupação de otimizar o tempo do paciente e com o objetivo de agilizar o tratamento. O progresso do tratamento é avaliado quinzenalmente com o acompanhamento de cada profissional”, explica Dr. Levon Mekhitarian Neto, membro da Sociedade Panamericana de Otorrinolaringologia e especialista brasileiro no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono. Dr. Levon traz uma invenção brasileira como opção de tratamento para quem sofre deste mal, o dilatador nasal Rinostent.

Dados sobre o Ronco
Estudos científicos mundiais constataram que cerca de 45% dos adultos normais roncam pelo menos ocasionalmente e 25% são roncadores habituais. Os casos mais graves, em que o ronco provoca alterações orgânicas, chegam a 9% da população masculina e a 4% da feminina, dentro da faixa etária dos 30 aos 60 anos. O problema é mais frequente em pessoas obesas e, ocasionalmente, piora com a idade.

Sobre SAOS
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) ocorre devido ao relaxamento da faringe que dificulta a passagem do ar, exigindo um esforço maior para respirar, ocasionando o aumento da pressão sanguínea.

Sobre Rinostent
Após 10 anos de pesquisas, com mais de 5.000 casos atendidos e amplamente aprovado pelos otorrinos, o Rinostent, um dilatador intranasal, demonstra eficácia em diversas situações relacionadas aos distúrbios respiratórios do sono. O aparelho metálico, confeccionado em liga de aço e prata, se adapta às duas narinas, mantendo-as bem abertas e garantindo um fluxo de ar constante nasal evitando a respiração bucal e o ronco. O Rinostent foi usado em sua tese de mestrado e reduz o esforço respiratório, mas não substitui a necessidade de cirurgias, quando indicada.

Porta-voz:
Dr. Levon Mekhitarian Neto está à disposição da Imprensa para esclarecimentos adicionais.

Testemunhal Paciente:
“Acredito que os exercícios, o Rinostent, a dieta e o lado psicológico foram de grande valia, num diagnóstico sistêmico completo e me fez chegar ao objetivo, hoje me sinto muito melhor”, avalia Licínio Junior 52 anos, paciente do Dr. Levon.

________________________________

Veja também:

Obesidade X Apnéia de sono (entrevista com Dr. LEVON MEKHITARIAN NETO)

E abaixo mais uma enttrevista com o Dr. LEVON MEKHITARIAN NETO sobre o assunto (fonte: http://jovempan.uol.com.br/entretenimento/programas/radioaovivo/2013/03/tratamento-inovador-utiliza-varias-especialidades-para-solucionar-o-problema-do-ronco-e-apneia.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook