quinta-feira, 21 de março de 2013

Mais duas Unidades de Saúde no combate contra a Tuberculose

 

Fonte: http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/mais-duas-unidades-de-saude-no-combate-contra-a-tuberculose-3571

21 de março de 2013 às 11h42 - Atualizado em 21 de março de 2013 às 11h45

Texto: Emerson Cabral / Foto: Arquivo

capacitação sobre tuberculose para agentes de saúde - Imagem: Eduardo Ribeiro

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha capacitou mais duas Unidades de Saúde (Jardim Marilândia e Paul) para tratar a Tuberculose.  Antes esse tipo de tratamento era oferecido somente da Unidade da Glória.

É suspeito de Tuberculose o paciente que apresentar tosse por mais de três semanas, febre vespertina, sudorese noturna, cansaço, falta de apetite e emagrecimento. Para constatar a doença é feito o exame do escarro.

"Para fazer o exame o paciente não precisa pegar ficha de atendimento, basta ele procurar a enfermeira de qualquer uma das 17 Unidades de Saúde e fazer o teste do escarro. Caso o resultado seja positivo, esse paciente será encaminhado para uma das Unidades especializadas para iniciar o tratamento", disse a Referência Técnica do Programa de Controle de Tuberculose, Valesca Trés Medina Wehbé.

Dia 24 de março é o dia Mundial de Combate à Tuberculose, esta é uma doença que tem cura. O tratamento é gratuito e é realizado em um período mínimo de seis meses, diariamente. É importante que não ocorra interrupção para garantir bons resultados. O tratamento só termina quando o médico confirma a cura através de exames, dando alta ao paciente.

Como prevenir a Tuberculose:

A Tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa. O doente ao espirrar, tossir ou falar espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. A pulmonar é a forma mais comum e a única capaz de transmitir a doença, mas várias partes do corpo podem sofrer de Tuberculose, como: ossos, ovários, rins, etc.

A melhor forma de prevenir é evitar ambientes fechados e mal ventilados, pois favorecem a transmissão da doença. “Os recém-nascidos são prevenidos das formas graves da doença por meio da vacina BCG”, disse Valesca.

Número de casos de tuberculose no município:

2011: 181 casos diagnosticados

2012: 189 casos diagnosticados

2013: 26 casos diagnosticados até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook