sexta-feira, 22 de março de 2013

ES: estado agora "exporta" córneas para o Brasil

 

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/03/noticias/colunas/1423400-estado-agora-exporta-corneas-para-o-brasil.html

21/03/2013 - 20h49 - Atualizado em 21/03/2013 - 23h42

 

O feito se deve a vários fatores, como a abertura de mais um banco de olhos (dois no total) no Estado

O Espírito Santo passou a ser um Estado “exportador” de córneas. Depois de zerar a fila de pacientes à espera de transplantes, em setembro de 2011, a Secretaria Estadual de Saúde doou o órgão 168 vezes até fevereiro deste ano. E olha que a fila capixaba de espera por uma córnea já ultrapassou 300 pessoas.

Os motivos
O feito se deve a vários fatores, como a abertura de mais um banco de olhos (dois no total) no Estado, o incentivo financeiro que a Sesa repassa aos hospitais para que aumente o número de doadores e o investimento feito na estruturação da Central de Captação de Órgãos da Secretaria da Saúde (CNCDO). 

Haja imaginação
É bom preparar um bom ar-condicionado. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, estará hoje no Palácio Anchieta para falar sobre as obras do PAC II no Espírito Santo.Vai ter que se esforçar muito para ter o que dizer.

Somente a verdade
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Ranna, esteve com o deputado federal Romário (PSB-RJ), em Brasília. O Baixinho confirmou a presença no Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas em Vitória, em maio, e, provocador, perguntou a Ranna se era para falar a verdade.

Vergonha
Os sem-noção voltaram com força na terça-feira, o dia do dilúvio. A Defesa Civil recebeu ligações informando que uma família estava se afogando dentro de um carro que caiu num valão em Vila Velha e que outra, incluindo crianças, estava correndo risco de vida perto do Terminal de Itacibá. Viaturas, equipamentos e socorristas foram mobilizados. Pura perda de tempo. As duas chamadas eram trotes.

PM em movimento
O tenente-coronel Reinaldo Brezinski está deixando o comando do 1º BPM. O motivo é o mesmo apontado para a queda do comandante do 12º BPM, em Linhares: resultados operacionais aquém do esperado pelo atuais chefes da Segurança Pública do Estado. Brezinski está cotado para comandar o Ciodes.

Atentado à democracia
Neste domingo, dia em que se completam 10 anos do assassinato do juiz Alexandre Martins Filho, é bom lembrar: cerca de 180 magistrados, segundo o CNJ, vivem sob algum tipo de ameaça no Brasil. Já o levantamento realizado por um juiz do Paraná indica que o número de magistrados sob ameaça passa de 700.

Constatação
A Seleção Brasileira perdeu o encanto.

Polícia neles
Em Itapoã, quem precisou de transporte público na noite de terça quase não chegou em casa. Um grupo de mulheres esperou por quase duas horas o ônibus da linha 611 que passava vazio sem parar no ponto. Cansadas da espera, acionaram uma viatura da PM que fez o ônibus parar. E elas (viva!), finalmente, embarcaram.

Atravessou
A Independentes de São Torquato repetiu no último carnaval o péssimo hábito de todos os anos, depois do desfile das escolas de samba: abandonar na rua, num ponto de ônibus em frente à sua sede, a estrutura de ferro de um dos seus carros alegóricos.

De graça. E do céu
Nem todo mundo perde com a chuva. A construtora Lorenge conseguiu captar, na sua nova sede na Enseada do Suá, 39 mil litros de água em poucas horas na última terça-feira. Essa reserva será utilizada, nos próximos dois meses, nas torneiras e descargas dos banheiros da empresa, na limpeza das garagens e na rega dos jardins. Fica o exemplo.

Alô, desperdício!
O que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi fazer em Roma na cerimônia de entronização do papa Francisco?

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook