segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

“Língua presa”

 

Fonte: CAPIXABÃO em http://www.capixabao.com/noticia/14988/politica/projeto-obriga-realizacao-do-teste-da-linguinha-em-bebes/

Projeto obriga realização do teste da linguinha em bebês

17 de Fevereiro de 2013

Projeto obriga realização do teste da linguinha em bebês

(Foto: Reprodução)

“Língua presa” é uma alteração comum, mas, muitas vezes, esquecida. Ela está presente desde o nascimento e ocorre quando uma película abaixo da língua se encontra mais curta do que o normal, impossibilitando a movimentação do órgão e a articulação correta de alguns sons. Com o objetivo de promover a detecção precoce do problema, a deputada Aparecida Denadai (PDT) propôs um projeto de lei que obriga a realização do “teste da linguinha” em todos os recém-nascidos do Estado, tanto na rede pública quanto na particular.

O PL 23/2013 está em tramitação na Assembleia Legislativa e tem a finalidade de realizar o diagnóstico precoce de problemas na sucção durante a amamentação, na mastigação e na fala. O exame deverá ser realizado antes da alta hospitalar do recém-nascido nas maternidades e demais estabelecimentos hospitalares onde houver ocorrido o parto.

“Assim como temos o teste de Apgar, do olhinho, do pezinho e da orelhinha para diagnóstico precoce de alterações que podem comprometer o desenvolvimento do bebê, a proposta apresentada visa diagnosticar as limitações dos movimentos da língua que podem comprometer funções como sugar, engolir, mastigar e falar”, justificou a parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook