segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

'Prescrição incorreta pode piorar memória'

 

Fonte: ESTADÃO em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,prescricao-incorreta-pode-piorar-memoria-,998237,0.htm

18 de fevereiro de 2013 | 2h 06

BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

Pesquisadora do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Silmara Batistela, afirma não ser incomum jovens simularem sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nos consultórios para receber a receita do metilfenidato, erroneamente apontado como a "droga da inteligência".

Qual é a recomendação para a prescrição do remédio?

Recomendamos que o remédio seja prescrito somente depois de o paciente ser avaliado por uma equipe multidisciplinar. Como a informação sobre a doença está muito difundida, jovens que não querem recorrer ao mercado ilegal acabam simulando os sintomas para profissionais, nos consultórios, apenas para obter a receita.

O uso do remédio entre pessoas saudáveis ajuda a aumentar o rendimento?

Uma pesquisa conduzida por nós, na Unifesp, comprovou que não há melhora no rendimento. Além de não haver ganhos, essas pessoas estão se expondo a um risco desnecessário. Ao usar o remédio, elas podem desregular um sistema que está equilibrado. Os efeitos podem ser o oposto do que o desejado.

A concentração pode piorar?

O sistema de transmissão de catecolaminas, onde o medicamento age, funciona como um "u" invertido, e atinge um nível ótimo. O excesso ou a falta do neurotransmissores podem alterar a atenção e a memória de curto prazo. Em outras palavras: a atenção pode diminuir e a memória, piorar. O conselho é: não use o remédio se não houver indicação precisa para isso. Caso contrário, além de perder dinheiro, o estudante pode perder a saúde. / L.F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook