quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva: autismo

 

 

Publicado em 11/07/2012

A psiquiatra Dra Ana Beatriz Barbosa Silva explica o que é Autismo, tema do livro "Mundo Singular: entenda o autismo".

Apresentação: Leda Nagle (jornalista)
Programa: Sem Censura (TV Brasil)
Exibição: 03.07.2012
Participação: Prof. Hugo M. Ferreira e Carlos José Fortes (promotor)

*Contatos da Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva:
http://www.medicinadocomportamento.com.br
anabeatriz@medicinadocomportamento.com.b­r
http://www.youtube.com/user/anabeatrizbsilva
http://twitter.com/anabeatrizpsi
http://twitter.com/mcomport

Vídeo editado por: MIRIAN PIROLO E GIL SARMENTO
SINOPSE DO LIVRO "MUNDO SINGULAR: ENTENDA O AUTISMO"

Quando você ouve a palavra "autismo" imagina uma criança estranha, isolada em seu próprio mundo, alheia a tudo e a todos? Ou lhe vem à mente uma criança afetuosa, cuja dificuldade em interagir com as pessoas a seu redor é acompanhada por talentos e habilidades singulares?

O autismo é caracterizado por um conjunto de sintomas que afeta a socialização, a comunicação e o comportamento, e acomete cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. Em crianças, o transtorno é mais diagnosticado que o câncer, a AIDS e a diabetes somados. No entanto, apesar de sua prevalência, pouco se sabe sobre o autismo, e muito do que se imagina é fruto de preconceitos e mitos.

Neste livro, a dra. Ana Beatriz Barbosa Silva e os especialistas Mayra Bonifacio Gaiato e Leandro Thadeu Reveles esclarecem as dúvidas mais comuns sobre autismo - os sintomas, o diagnóstico e os tratamentos - e defendem uma visão mais humana e positiva acerca dessas crianças que enxergam o mundo de forma tão singular.

Escrito com grande sensibilidade e repleto de relatos de casos reais, Mundo Singular é um guia para pais, professores e profissionais de saúde cujo foco é o funcionamento mental da criança com autismo e os elementos que influenciam a sua vida: a família, a escola, o diagnóstico, o tratamento, a afetividade, as perspectivas futuras. Imbuído de uma compreensão global do transtorno, este livro revela que conviver com uma criança com autismo pode ser uma empreitada surpreendente e transformadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook