terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ES: estado compra vagas para tratar dependentes

 

Fonte: A GAZETA em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/02/noticias/cidades/1404968-estado-compra-vagas-para-tratar-dependentes.html

19/02/2013 - 00h00 - Atualizado em 19/02/2013 - 07h37

 

Serão 1,5 mil leitos até o fim do ano; plano de enfrentamento envolve também municípios

ELTON LYRIO
emorati@redegazeta.com.br

Foto: Bernardo Coutinho

Bernardo Coutinho

Aquaviário é ocupado por moradores de rua e usuários de entorpecentes


Aquaviário de Vitória vira ponto de usuários

Dois dias depois de o prefeito Luciano Rezende anunciar a implantação de um programa para convencer moradores de rua e usuários de crack a deixarem espaços públicos na Capital, o Aquaviário de Vitória voltou a ser ocupado. Ao perceber a presença de uma equipe de A GAZETA, um homem que estava fumando deixou o local.

Quem passa por lá todo dia diz que a presença desses usuários é comum. “Tenho medo de quando eles começam a brigar. Um amigo já foi atingido”, disse o estudante Wesiton Fernandes

Motorista de uma linha de ônibus intermunicipal que faz ponto na região, Eduardo Bonifácio contou que é comum ver essas pessoas oferecerem todo tipo de mercadoria aos passageiros, possivelmente para trocar o dinheiro obtido por drogas. Com medo, os passageiros chegam a pedir para entrar logo nos coletivos.

A Secretaria de Assistência Social de Vitória informou que o Serviço de Abordagem Social esteve ontem na área do Aquaviário e orientou as pessoas em situação de rua a procurar os espaços socioassistenciais do município. Quem flagrar atitudes ilícitas pode ligar para o 190.

O governo do Espírito Santo pretende comprar até 1,5 mil vagas em comunidades terapêuticas para internar dependentes químicos até o fim do ano. A medida faz parte de um conjunto de ações de enfrentamento às drogas que envolve governo estadual e municípios.

Em algumas cidades, como Vitória, já estão sendo adotadas medidas para que a população recupere espaços públicos – como praças e até o Aquaviário de Vitória – hoje ocupados por usuários de drogas, como A GAZETA noticiou no sábado. O prefeito da Capital, Luciano Rezende, anunciou uma série de ações que incluem abordagens em locais públicos e até fiscalização em hotéis.

Já o governo estadual vai implantar um centro de acolhimento na Grande Vitória até junho. Segundo o coordenador sobre Drogas, Ledir Porto, esse local vai funcionar como uma central de regulação das vagas adquiridas e daquelas de emergência na rede hospitalar estadual.

“Vamos receber nesse local os dependentes que serão encaminhados pelos municípios, pela família ou pela própria polícia”, diz. Atualmente, o Estado oferece atendimento ambulatorial para os usuários de drogas.

No último sábado, Porto já havia antecipado para A GAZETA a intenção de ampliar o atendimento, oferecendo vagas para internação nos Centros de Atenção Psicossociais (CapsAd). Até o final do ano, mais cinco unidades desse tipo devem ser inauguradas em Barra de São Francisco e Linhares, na Região Norte, e em Cariacica, Vila Velha e Serra, na Grande Vitória.

Requisitos

Porto explica que essas vagas serão adquiridas por meio de editais e que as casas deverão cumprir uma série de requisitos. Entre eles estão: contar com profissionais técnicos de nível superior, cumprir um plano pedagógico padronizado que será elaborado pelo governo e estar em dia com os alvarás sanitários e do Corpo de Bombeiros.

O governo também pretende incentivar as comunidades terapêuticas a se adequarem, fornecendo apoio técnico e estímulo. “Dentro do plano pedagógico devem ser desenvolvidas atividades que vão desde práticas espirituais a esportivas e profissionalizantes, visando à ressocialização do dependente”, diz.

O Estado também vai assinar um termo de cooperação com os municípios. A ideia é oferecer apoio técnico na criação dos conselhos municipais antidrogas, contribuir com a revitalização de espaços degradados e discutir o investimento de recursos estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook