segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Exercício sem orientação pode causar até enfarte

 

Fonte: CAPIXABÃO em http://www.capixabao.com/noticia/14984/esportes/exercicio-sem-orientacao-pode-causar-ate-enfarte/

Redação

16 de Fevereiro de 2013

Exercício sem orientação pode causar até enfarte

(Foto: Reprodução/Romero Mendonça)

Se você é do tipo sedentário, mas nessa época do ano vira um ‘atleta’ para entrar em forma rapidamente e ficar bem na fita, está colocando sua saúde em risco, podendo sofrer um desmaio e até um enfarte. O alerta é do cardiologista Eliudem Galvão Lima, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Segundo ele, é comum, nessa época do ano, pacientes chegarem ao consultório com queixas de falta de ar, tontura, após praticar exercício físico. “Geralmente, essas pessoas não passaram por nenhuma avaliação clínica e cardiológica e nem fizeram exames essenciais para a prescrição adequada e individualizada para realizar atividade física”, conta ele.

O médico afirma que o exercício físico é importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, mas é preciso ser feito de forma contínua e com orientação adequada.

“É perigoso uma pessoa que fica quase o ano todo sem se exercitar e de repente, no verão, quer começar a correr, jogar bola, fazer atividades de alta intensidade. Não são só os riscos de lesões musculares e articulares. Há também o risco de a pessoa desconhecer que possui uma limitação física e desencadear problemas mais graves, que podem até levar à morte”, alerta.

Eliudem lembra que 25% da população é hipertensa (de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão), e que essas pessoas correm risco de enfarte ou de desenvolver um acidente vascular cerebral (AVC), se não forem acompanhadas.

Ele destacou também que, a partir dos 35 anos de idade, a maior causa de morte súbita está relacionada à doença das artérias coronárias, placas de gordura formada nos vasos sanguíneos, principalmente os do coração. Para ele, os chamados “atletas de verão” estão mais propensos a ter problemas.

“O exercício é um ato contínuo, não deve ser feito só em uma estação do ano esperando resultados rápidos e depois parar”, diz o médico lembrando que o condicionamento físico se perde a partir da quarta semana sem atividade.

E o que ele considera mais importante: a maioria dos atletas de verão não passa por avaliação clínica e não faz um teste laboratorial antes de iniciar a atividade física.

“Normalmente, são sedentários, não fazem os exames bioquímicos (colesterol, glicose, triglicerídeos) de rotina para saber se são hipertensão ou diabéticos, ou se estão com taxa alta de LDL, o chamado colesterol ruim, que forma placas de gordura no sangue. Quem tem pressão alta, por exemplo, toma medicamentos que podem influenciar na prescrição de exercício físico”, salienta ele.

O médico ressalta que toda prescrição de exercício tem de ser individualizada, levando em consideração a idade, sexo, fatores de risco, presença ou ausência de doenças.

Portanto, fica a dica do médico. Sempre procurar um cardiologista para fazer avaliação inicial. Só essa avaliação pode quantificar a intensidade do esforço que a pessoa pode fazer e definir se há necessidade de exames complementares, como o teste de esforço em esteira ergométrica.

Para os iniciantes, ele lembra que o ideal é sempre começar com uma caminhada de baixa intensidade (3 a 4 km/h), antes de passar para média (4 a 7 km/h) e alta intensidade como trote e corrida (acima de 7km/h). Para finalizar, ele lembra ainda que toda atividade deve ser precedida de aquecimento e alongamento, para evitar lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook