sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Procura por teste de HIV triplica após o carnaval em Linhares

 

Fonte: A GAZETA em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/02/noticias/cidades/gazeta_online_norte/1407027-procura-por-teste-de-hiv-triplica-apos-o-carnaval-em-linhares.html

22/02/2013 - 10h17 - Atualizado em 22/02/2013 - 10h37

 

Segundo a coordenadora do programa de DST/Aids do município, Laura Seu, o número de exames aumentou de 10 para até 30 por dia

Samira Ferreira

A procura por testes de HIV em Linhares, no Norte do Estado, triplicou após o carnaval. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Laura Maria de Oliveira Seu, o número de exames aumentou de 10 para até 30 por dia.

"Antes do carnaval eram feitos de sete a 10 exames por dia, no Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps). Hoje, tivemos dia que 30 pessoas procuraram a unidade para fazer o exame", informou.

A coordenadora alerta que, para não contrair a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, é preciso se prevenir. "As pessoas têm que se conscientizar e se prevenir usando preservativo".

Os interessados em fazer o exame devem procurar o Setor de DST/Aids, na sede do Naps, Centro da cidade, das 7h às 15 horas, quando é feita a coleta. O paciente passará primeiro por um centro de aconselhamento e depois será encaminhado para a sala de coleta. Caso o resultado do exame seja positivo, o paciente é encaminhado para o médico e recebe os medicamentos indicados gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook