terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

'Cadernos de Saúde Pública': primeira edição de 2013 traz mudanças

 

Fonte: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS FIOCRUZ em http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=5143&sid=9

Informe Ensp

A primeira edição de 2013 da revista Cadernos de Saúde Pública (CSP), uma publicação da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), já está disponível online. O editorial O caminho dos manuscritos em Cadernos de Saúde Pública aponta que, em 2012, a publicação obteve 1.846 artigos cadastrados no Sistema de Submissões (Sagas), 8,3% a mais que no ano de 2011. No texto, as editoras da revista destacaram que é preciso reconhecer o crescimento da produção científica brasileira no campo da saúde coletiva como resultado de uma política de ciência e tecnologia consolidada. O volume 29, número 1 traz ainda uma discussão sobre os sinais clínicos da dengue em crianças e adolescentes, além de um debate sobre regionalização e relações federativas, assinado pelos pesquisadores da Ensp, Reinaldo Souza Santos e Tatiana Wargas, respectivamente, entre outros assuntos.

A íntegra da edição pode ser lida aqui.

A CSP, que desde outubro de 2012 passou a contar com o trio de editoras formado pelas pesquisadoras Marilia Sá Carvalho (Fiocruz), Claudia Travassos (Fiocruz), e Cláudia Medina Coeli (UFRJ), trouxe mais uma novidade para a primeira edição de 2013: é possível  acessar alguns artigos da publicação em português, inglês ou espanhol. Além disso, os leitores podem desfrutar também da seção Perspectivas, que traz um debate sobre saúde global e diplomacia da saúde, assinado pelo ex-presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e também a discussão a respeito de alimentos e brinquedos, assinada por pesquisadores do Recife.

No artigo Da atenção primária à hospitalização: sinais clínicos de alarme para dengue grave em crianças e adolescentes durante uma epidemia no Rio de Janeiro foram avaliados fatores associados à ocorrência de casos graves de dengue em crianças e adolescentes hospitalizados durante a epidemia de 2007/2008 no Rio de Janeiro. Segundo os autores, o estudo foi de caso-controle retrospectivo com 88 casos graves de dengue, admitidos em quatro hospitais de atenção terciária infantil. “Os controles foram 22 crianças com dengue não grave residentes na vizinhança dos casos. Foram observadas diferenças na prevalência de sinais clínicos a partir do terceiro dia do início dos sintomas, ainda na presença da febre. Casos e controles receberam o primeiro atendimento médico no mesmo estágio clínico da doença”, destacaram os autores.

Assinado pelos pesquisadores da Ensp Reinaldo Souza Santos e Gerusa Gibson, pela editora da CSP, Marília Sá Carvalho, e pelos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz) Patrícia Brasil e Guilherme Pacheco, o artigo apontou as hospitalizações dos casos graves que ocorreram de forma tardia, em média entre o terceiro e quarto dia da doença. Além disso, a liberação precoce de pacientes com quadro febril e potencialmente graves pode ter sido consequência do atendimento médico prestado nas unidades de atenção primária, sugerindo deficiências na aplicação do protocolo de classificação de risco de dengue e triagem de pacientes.

Outro artigo, intitulado Regionalização e relações federativas na política de saúde no Brasil, é assinado pela pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Ensp/Fiocruz) Tatiana Wargas, na seção Comunicação Breve. O texto é baseado no livroRegionalização e relações federativas na política de saúde no Brasil, fruto de uma pesquisa abrangente e séria sobre os rumos da regionalização da saúde no país. Segundo a autora, o livro traz também um conjunto de reflexões críticas a respeito do processo de descentralização em curso nas últimas décadas, reunindo elementos para a análise da proteção social brasileira numa perspectiva histórica e político-institucional.

Cadernos de Saúde Pública

Cadernos de Saúde Pública (CSP) é uma revista mensal, publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). A revista destina-se à publicação de artigos originais no campo da saúde pública, incluindo epidemiologia, nutrição, planejamento em saúde, ecologia e controle de vetores, saúde ambiental e ciências sociais em saúde, dentre outras áreas afins (para mais informações, vide instruções aos autores). Todos os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial de CSP, organizado com base no sistema de revisão pelos pares.

Atualmente, Cadernos de Saúde Pública constitui uma das principais fontes de informação da área científica em saúde pública editada na América Latina. A periodicidade e a regularidade de CSP, aliadas à qualidade gráfica e cuidadosa seleção dos artigos publicados, têm garantido ampla disseminação da publicação na comunidade acadêmico-científica e nos serviços de saúde, tanto nacional como internacional. Visando amplificar o potencial de disseminação dos artigos publicados em suas páginas, CSP encontra-se listado nas principais bases de indexação bibliográfica internacionais, além de disponibilizar todos os seus artigos on-line por meio do projeto SciELO (Scientific Electronic Library Online).

Publicado em 7/2/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook