segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Campanha de vacinação contra gripe já tem data definida e traz novidades

 

Fonte: SITE DO GOVERNO DO ESTADO/ES em http://www.es.gov.br/Noticias/157818/campanha-de-vacinacao-contra-gripe-ja-tem-data-definida-e-traz-novidades.htm

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 | 09h30

A campanha nacional de imunização contra gripe será realizada de 15 a 26 de abril e traz neste ano como novidade a inclusão de dois novos grupos contemplados com a vacina: pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e mães até quatro semanas após o parto. O “Dia D”, escolhido para maior mobilização da população, está marcado para o dia 20 de abril. 

Além desses dois novos públicos, a campanha também abrangerá, como de costume, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de dois anos de idade; grávidas em qualquer fase gestacional; profissionais de saúde que lidam diretamente com atendimento à Influenza e população indígena. 

No ano passado, mais de 460 mil pessoas foram vacinadas no Estado. A cobertura vacinal foi de 87,40%, superando a meta do Ministério da Saúde (MS), que era atingir 80% do público-alvo. 

Segundo a coordenadora Estadual da Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a infectologista Martina Zanotti, o número deve aumentar neste ano, em função dos novos grupos, mas o MS ainda não informou o novo cálculo de cobertura vacinal para o Estado. 

“Além das mães com até quatro semanas após o parto, também serão beneficiados pacientes que sofrem de obesidade, diabetes, doença respiratória crônica, imunodeprimidos ou doença cardíaca. Essas pessoas vão poder agora tomar a vacina em qualquer posto de saúde municipal, bastando apresentar um atestado médico”, frisou.

A infectologista destaca que o objetivo da campanha é proteger os grupos mais vulneráveis, reduzindo os casos graves e óbitos. 

“Essas pessoas são mais suscetíveis ao vírus da gripe e podem desenvolver formas mais graves, levando à morte. É importante que as pessoas compareçam aos postos de vacinação em seus municípios. A vacina é segura e tem uma eficiência de mais de 90%”, ressalta Martina Zanotti. A dose é trivalente - protege contra três tipos de vírus.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira Texto: Maria Angela Siqueira mariaperini@saude.es.gov.br Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776 asscom@saude.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook