terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Nutricionista do Papa no Brasil afirma que intestino é o nosso segundo cérebro

 

Fonte: A GAZETA em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/02/voce_ag/vida/1405099-nutricionista-do-papa-no-brasil-afirma-que-intestino-e-o-nosso-segundo-cerebro.html

19/02/2013 - 09h09 - Atualizado em 19/02/2013 - 10h01

 

Gisela Savioli, que foi responsável pelo cardápio de Bento XVI durante a visita ao Brasil, não recomenda suco de fruta, leite de vaca, trigo, amendoim e soja no cardápio

Laila Magesk

Foto: Divulgação

Divulgação

OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI

Laila Magesk
lmagesk@redegazeta.com.br

Leite de vaca, trigo, amendoim e soja são alguns dos alimentos que a autora do livro "Tudo posso, mas nem tudo me convém", a nutricionista Gisela Savioli considera alérgenos alimentares - alimentos que provocam reação exagerada do sistema imunológico e causam inflamação -, prejudicando o funcionamento do intestino. Ela defende a importância do órgão - responsável pela absorção de nutrientes e água e pela excreção dos resíduos - como o nosso segundo cérebro e dedica um capítulo inteiro do livro ao tema. A especialista aposta no consumo de água, na prática de exercícios físicos e na famosa combinação arroz, feijão, carne e salada para acabar com a dificuldade de ir ao banheiro. Para começar a mudança, Gisela indica ir menos ao supermercado e mais à feira. 

Aprenda a fazer:
Suco verde com abacaxi
Gel de linhaça
Gelinho de banana verde

Confira abaixo a entrevista:

Porque a senhora defende que o intestino é o nosso segundo cérebro?

A gente tem mania de olhar para o intestino como um grande órgão excretor, mas, na verdade, ele tem funções importantíssimas. Em um determinado período da gestação, há um momento em que há uma divisão  - o que sobe vira cérebro e o que desce vira intestino. No cérebro, há o sistema nervoso central e, no intestino, o entérico.Temos mais neurônios no intestino que na medula. Nós temos um sistema imune imenso no intestino. De 50 a 75% dos disparos de gatilho do organismo pedindo para o sistema imune entrar em ação, partem do intestino. Muitas pessoas não sabem, mas até dois quilos do nosso peso são de bactérias intestinais e delas dependem a nossa saúde ou doença.

Como deve ser a parede do intestino?

A nossa parede do intestino precisa ser como a parede da nossa casa: toda rebocada. Por alimentação inadequada e excesso de açúcar, nossa parede fica sem reboco, o que faz com que as pessoas desenvolvam várias doenças. Hoje são tratados sinais e sintomas - como dor de cabeça, rinite constante, cansaço e a vontade de comer doce no fim da tarde que as mulheres têm -, quando deveriam ser tratadas as causas, porque todos esses sintomas podem ser mudados através da recuperação do intestino.

E como podemos fazer essa recuperação?

Através da alimentação. A grande digestão é feita no intestino, mas é no estômago que começa a primeira quebra da proteína. Se eu não começo essa quebra no estômago, o alimento vai mais inteiro para o intestino e se a parede não está bem "rebocada", as macro proteínas que não digeridas atravessam a parede intestinal e caem na corrente sanguínea, o que provoca esse transtorno. Uma das primeiras atitudes é retirar alimentos de difícil digestão, que não são os mesmos para todo mundo. Cada um tem o seu alimento veneno. Exemplo: todo mundo acha o máximo é a soja, mas é um alimento de difícil digestão. O leite de soja dá problemas de pele, gastrointestinais e refluxo. As pessoas devem comer comida de verdade e é o mais difícil hoje, porque elas comem produtos alimentícios. Vamos fazer mais feira e menos supermercado.

Então, devemos comer mais arroz, feijão, carne e vegetais?

Isso mesmo. Todas as vitaminas e minerais vêm de legumes, verduras e frutas, feitos com calorias porque precisamos comer em muita quantidade. Eu preciso de, pelo menos, 44 nutrientes diferentes para trocar as 50 milhões de células que trocamos todos os dias. E isso vem da comida. As folhas verde-escuras são fonte excelente de cálcio.

Mamão e ameixa são indicados para quem tem prisão de ventre?

São. Mas o que eu mais indico é o consumo de água. Se você ingerir uma boa quantidade de água e, principalmente, praticar atividade física, faz o seu intestino melhorar muito. De fato, as pessoas não estão comendo fibras, que vêm dos cereais integrais e de frutas e verduras. Quando você come fibra, para ela ter uma boa ação é preciso tomar água. E nada de ficar tomando suco de fruta, porque ele já vem com toda a fibra quebrada e só serve para engordar. Eu brinco e digo que se Deus quisesse que as pessoas comessem a fruta em forma de suco, trazia pronto, como fez com o coco. Fruta é para mastigar, produzir saliva - que tem uma função intestinal importante -, ter fibra e dar saciedade.

A senhora foi a responsável pela parte de alimentação e nutrição da visita do Papa Bento XVI em 2007. Ele fez algum pedido especial?

A maior preocupação sempre foi a segurança alimentar, com alimentos frescos e que trouxessem nutrientes para o Papa. Foi muito interessante, porque não recebíamos nada do Vaticano de restrição alimentar. No fim, percebemos que o Vaticano não manda nenhum tipo de exigência pelo próprio perfil do santo padre, que é uma pessoa extremamente discreta e que não faz exigência nenhuma. Ele é uma pessoa muito simples.

Alérgenos alimentares e inflamação (trecho do livro)

Divulgação

Leite de vaca e derivados

De todos os alimentos, o leite de vaca e seus derivados são os mais polêmicos e os primeiros que coloco em minha lista, pois se existe um alimento que não tem lógica de ser consumido depois de certa idade é o leite - e ainda por cima de vaca! Nós, seres humanos, não temos enzimas eficientes para digerir todas as proteínas do leite de vaca, em especial a betalactoglobulina, pois o leite materno não a possui. Ela é específica para o bezerro.

Muitas pessoas acham que tiro o leite da alimentação por causa da lactose, que é o açúcar do leite, pois existem muitas pessoas com intolerância a ela por falta de uma enzima chamada lactase. Mas para mim o problema com o leite de vaca reside na proteína. Já foram identificadas mais de 25 frações proteicas alergênicas ao leite de vaca, e como são de difícil digestão, vão parar no intestino na forma de macromoléculas, que acabam atravessando a parede intestinal e caindo na corrente sanguínea, o que favorece uma série de problemas, dependendo do gatilho genético de cada um.

Divulgação

Frutos do mar

Apesar de seu alto valor nutricional e de serem fonte de ácidos graxos essenciais, esses alimentos têm proteínas de alto potencial alergênico e, por terem muita gordura em sua composição, são excelentes fontes de contaminação por toxinas ambientais. As ostras, por exemplo, chegam a filtrar cinco litros de água por hora. Esses alimentos não devem ser introduzidos antes de 1 ano de idade e, caso um dos pais seja alérgico, não devem fornecer esse alimento para a criança antes que ela complete 2 anos.

Divulgação

Amendoim

Como a maioria das pessoas encara o amendoim como uma oleaginosa, vou aproveitar este item para falar sobre ele. A proteína do amendoim é altamente alergênica e muitas vezes está associada a diversas manifestações, como problemas dermatológicos e gastrointestinais. Mas o que mais me preocupa no amendoim são as reações adversas provocadas pela presença de fungos que se multiplicam enormemente em consequência da estocagem inadequada. Para crescer, o fungo produz uma substância chamada aflatoxina, que é altamente prejudicial à nossa saúde e, se ingerida por muito tempo seguido, pode levar ao surgimento de câncer no fígado. Portanto, mesmo que você não tenha alergia ao amendoim, evite seu consumo frequente.

Trigo Alimentos Alimentação Crise Economia
Trigo

O trigo, assim como o centeio, a cevada e a aveia, contém uma proteína chamada glúten, que também é de difícil digestão, podendo ativar o sistema imune e causar várias reações.

Divulgação

Soja

O grande problema é que se trata de uma soja que não é fermentada nem coagulada, o que acaba causando problemas digestivos, pois a quebra inadequada dessa proteína a transforma em uma macromolécula proteica que ativa o sistema imunológico. É muito comum associar sintomas de alergias tardias ao consumo de soja, principalmente quando o consumo é alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook