segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Samu do ES registra mais de 1.200 acidentes com ciclistas em 2012

 

Fonte: G1 ES em http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/02/samu-do-es-registra-mais-de-1200-acidentes-com-ciclistas-em-2012.html

17/02/2013 08h15 - Atualizado em 18/02/2013 09h08

 

De acordo com a Secretária de Saúde foram três atendimentos por dia.
Confira algumas dicas de como andar de bicicleta com segurança.

Tatiane Braga Do G1 ES

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Espírito Santo registrou 1.249 acidentes envolvendo bicicletas em 2012, uma média de três atendimentos por dia. Para justificar os acidentes, os motoristas culpam os ciclistas, que por sua vez, reclamam dos condutores dos veículos.

“Os números de acidentes com ciclistas em 2012 representaram um aumento de 17,5% em relação a 2011, mas em janeiro tivemos uma queda de 25%, referente ao mesmo período do ano anterior”, explicou o coordenador Antonio Junior.

Utilizar a bicicleta é econômico, faz bem para a saúde e para o meio ambiente, mas é preciso ter atenção no trânsito pra evitar as colisões. O ciclista Julival Messias contou que já foi derrubado e se machucou muito. “Quebrei a clavícula quando o passageiro de um carro abriu a porta e eu bati. Em seguida veio um carro e meu fechou”, disse Messias.

saiba mais

Para evitar acidentes como o que aconteceu com o Julival, basta seguir o que está no Código do Trânsito Brasileiro. Uma das recomendações é que em locais onde não há ciclovia, o ciclista deve andar a direita da via, no canto, dividindo espaço com o carro.

Em apenas um dia, a equipe de reportagem da TV Gazeta flagrou várias situações de risco no trecho entre Jardim da Penha e Mata da Praia, em Vitória. Em um dos flagrantes uma mulher pedala falando ao celular e um outro ouve música, todos na contramão da direção correta.

Para o membro da Federal Capixaba de Ciclismo, Jefferson Cabral, o ciclista precisa estar mais atento.

“A bicicleta é o primeiro veículo que a pessoa aprende a conduzir no trânsito, por isso pensa que sabe andar.  Anda na contramão porque acha que vai ver o carro de frente, mas não sabe o perigo que é”, disse Cabral.

ScreenShot006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook