segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ipatinga faz mutirão da limpeza e combate à dengue por 30 dias

 

Fonte: G1 VALES DE MINAS em http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2013/02/ipatinga-faz-mutirao-da-limpeza-e-combate-dengue-por-30-dias.html

18/02/2013 08h48 - Atualizado em 18/02/2013 08h49

 

Objetivo é eliminar os focos do mosquito, presente em 80% das casas. Em Ipatinga já foram notificados mais de 5.500 casos de dengue.

Do G1 Vales de Minas

A partir desta segunda-feira (18), agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e funcionários da limpeza urbana estarão percorrendo as ruas de Ipatinga, Leste de Minas Gerais, convocando todos os moradores a participar do mutirão de limpeza e combate à dengue. O objetivo é eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, ainda presente em 80% das residências. Em Ipatinga, já foram notificados mais de 5.500 casos de dengue, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde.

O lançamento oficial do mutirão de limpeza acontece na Praça Waldomiro Costa, no bairro Bom Jardim, a partir das 8h.

Entre os dias de 18, 19 e 20, as equipes do mutirão vão percorrer os bairros Bom Jardim, Córrego Novo e Recanto, sempre a partir das 8h. Na quarta-feira (20), os trabalhos serão iniciados nos bairros Esperança, Nova Esperança, Limoeiro e Chácaras Madalena, e irão prosseguir até o dia 23. Além de material informativo e orientações, as equipes distribuirão sacos plásticos para a correta dispensa dos inservíveis, que serão coletados pelos caminhões da prefeitura.

O calendário completo, com a data especifica para cada bairro, será divulgado também nesta segunda. A previsão é visitar todas as 98 mil residências de Ipatinga em 30 dias. As ações preventivas realizadas diariamente no município, que incluem limpeza urbana, retirada de entulhos, aplicação de larvicidas e "fumacês", continuarão sendo realizadas normalmente. Toda a campanha é desenvolvida em parceria do município com os governos federal e estadual.

Durante um encontro de capacitação, os agentes envolvidos receberam materiais informativos e instruções sobre o trabalho, já que a ação vai muito além da limpeza pública e envolve a conscientização de cada morador. Ao todo, são cerca de 150 profissionais envolvidos, sendo 90 agentes diretamente nas ruas.

A prefeitura informou que os agentes estarão uniformizados e usando crachás funcionais contendo nome completo e foto. Portanto, são facilmente identificados. Ainda assim, se houver dúvida, o morador pode confirmar a identidade do agente de sua área (bairro) junto à Vigilância Epidemiológica e ao Controle de Zoonoses de Ipatinga pelo telefone (31) 3829-8383. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook