sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ES, Vila Velha: ação contra a dengue elimina locais infestados de larvas

 

Fonte: PREFEITURA DE VILA VELHA em http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/acao-contra-a-dengue-elimina-locais-infestados-de-larvas-3479

21 de fevereiro de 2013 às 14h57 - Atualizado em 21 de fevereiro de 2013 às 15h16

Texto: Emerson Cabral / Foto: Alexandre Álvares / Imagens: Alexandre Álvares

Bota Fora - Combate a Dengue em Santa Mônica - Imagem: Alexandre Alvares

A Prefeitura de Vila Velha iniciou nesta quinta-feira (21) o primeiro “Bota-Fora da Dengue” no bairro de Santa Inês. A comunidade foi convidada a retirar de casa e dos quintais todo material que acumula água e serve de criadouro para o mosquito da dengue. Trinta agentes de saúde percorreram as ruas de Santa Inês, orientando os moradores de porta em porta a descartar corretamente esses objetos, auxiliados por servidores da Secretaria de Serviços Urbanos. A ação contou ainda com o apoio de um caminhão e uma máquina retroescavadeira para o transporte do lixo que os moradores separaram previamente. Durante os trabalhos foram distribuídos panfletos com informações sobre a prevenção e o tratamento da doença.

A assessora técnica da vigilância ambiental, Maria Zuleide Butke, coordenou o trabalho dos agentes sanitários na ação desta quinta-feira em Santa Inês. Ela disse que o resultado do bota-fora foi extremamente positivo. "Conseguimos entrar em locais que antes os agentes ainda não tinham conseguido visitar. Um deles é uma obra onde, hoje, encontramos o vigia, que nos permitiu acesso ao terreno. Foi muito bom visitar esse local porque lá foram encontradas muitas larvas e o pessoal da pulverização pode agir e impedir o crescimento desses insetos. Também temos o relato de um imóvel fechado difícil de entrar, cujo proprietário foi localizado hoje. Também nesse ambiente foram achadas larvas de mosquito. Além disso, houve outra situação em um imóvel onde funciona nos fundos uma oficina, em que havia muito material inservível que poderia acumular água. Todo ele foi retirado de lá."

Ela disse ainda que até o início da tarde foram retiradas duas caçambas de lixo cheias de material descartado pelos moradores, e uma terceira também estava quase cheia. “É provável que tenhamos de voltar nesta sexta-feira para retirar o que não foi possível hoje”, disse Zuleide.

Ainda segundo relatos de Zuleide, os agentes sanitários foram muito bem recebidos pelos moradores, que entenderam o objetivo desse bota-fora e abriram suas casas para que o trabalho fosse realizado. “O pessoal entendeu que esse bota-fora era para recolher material que acumula água, por isso identificamos no descarte muita lata, muita garrafa e pneus. É um trabalho diferenciado voltado para a saúde, onde o objetivo principal é acabar com os ambientes que servem de criadouro do mosquito da dengue. Nesse sentido os moradores de Santa Inês estão de parabéns”, concluiu a assessora técnica da vigilância ambiental.

A secretária municipal de saúde, Andréia Passamani, esteve no bairro para dar as boas vindas aos colaboradores do bota-fora, além de orientá-los sobre a necessidade da participação de todos no combate ao mosquito da dengue e conversar com os moradores. “O poder público está presente e está fazendo a sua parte. Nós contamos com a colaboração de todo morador de Vila Velha para enfrentar essa epidemia de dengue”, disse a secretária.

Andréia acrescentou que após esse primeiro bota-fora será feita uma avaliação mais detalhada para verificar a necessidade de levar esse trabalho para outros bairros. “Se a comunidade acolher o nosso chamado iremos organizar outras ações como essa em novos bairros. É um trabalho organizado pela Secretaria de Saúde, mas que não seria possível de se organizar sem a importante colaboração dos colegas da Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Desenvolvimento Urbano”, finalizou.

O líder comunitário de Santa Inês, Altair Hortelã Azevedo, acompanhou o trabalho dos agentes sanitários. “É importante que a prefeitura realize essa ação, mas é mais importante ainda a participação dos moradores em não transformar suas casas e quintais em criadouros do mosquito da dengue”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook