segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

GO: autoridades se reúnem na tentativa de controlar epidemia de dengue

 

Fonte: SECRETARIA DA SAÚDE/GO em http://www.saude.go.gov.br/index.php?idMateria=155656

15/02/2013

Diante da epidemia de dengue registrada em municípios goianos, representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal se reuniram nesta quinta-feira (14) em Brasília com autoridades do estado vizinho na tentativa de controlar o aumento de casos da doença.

Nas cinco primeiras semanas de 2013, foram notificados 20.793 casos de dengue em Goiás – um aumento de 377% na comparação com o mesmo período do ano passado. A maioria deles foi registrada em Goiânia (11.604) e em Aparecida de Goiânia (1.752). Além disso, 17 óbitos estão sendo investigados.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Tânia da Silva Vaz, a parceria entre os dois governos é sólida, mas precisa ser reforçada para o enfrentamento do que considera uma epidemia já instalada.

A maior preocupação, segundo ela, é em relação ao aumento de casos de dengue tipo 4, que representam 49% dos sorotipos isolados no estado até o momento. Os 51% restantes são de dengue tipo 1. “Temos uma população inteira suscetível à dengue 4. Pessoas que já adoeceram podem adoecer novamente”, alertou.

O secretário adjunto de Saúde do DF, Elias Fernando Miziara, disse que o mosquito Aedes aegypti não reconhece divisas e que o risco de a epidemia se alastrar é grande, uma vez que há aumento de casos registrados também em Minas Gerais e em Mato Grosso.

Para Miziara, as ações devem ter como foco o controle do vetor e em métodos de diagnóstico para rápida identificação da dengue. Segundo ele, a secretaria tem oferecido apoio aos estados vizinhos, inclusive por meio de equipamentos e de pessoal.

Até o momento, o DF notificou 638 casos da doença, sendo 160 confirmados – um aumento de 55,3%. O governo alega, entretanto, que 90% dos casos são “importados” de cidades do Entorno, sobretudo Águas Lindas de Goiás (GO) e Santo Antônio do Descoberto (GO). Dois óbitos estão sendo investigados.

O coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, garantiu que a pasta tem acompanhado todos os estados que registraram aumento de casos de dengue. Ele lembrou que, no final do ano passado, foram repassados R$ 172 milhões em recursos adicionais para a prevenção à doença. “Isso precisa ser associado a outras ações, como manutenção de ruas, de espaços públicos, coleta de lixo adequada, mobilização da população”, disse.

Sobre o aumento de casos de dengue tipo 4, ele avaliou que todos os vírus causam preocupação porque podem provocar a forma grave da doença. “Mas há uma preocupação adicional [em relação à dengue tipo 4] porque a maior parte da população não tem imunidade [nunca pegou o vírus e pode ser infectado]”, explicou. O ministério deve divulgar amanhã (15) um novo boletim epidemiológico da dengue no país. Os dados, segundo Giovanini, demonstram que o tipo 4 já circula em praticamente todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook