segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Campanha de vacinação contra gripe já tem data definida

 

Fonte: FOLHA DO ES em http://www.folhadoes.com/site/pagina_interna.asp?cID=35&nID=22450&tp=1

Em 2012, mais de 460 mil pessoas foram vacinadas no ES

18.2.2013 - Redação

A campanha nacional de imunização contra gripe será realizada de 15 a 26 de abril e traz neste ano como novidade a inclusão de dois novos grupos contemplados com a vacina: pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e mães até quatro semanas após o parto. O “Dia D”, escolhido para maior mobilização da população, está marcado para o dia 20 de abril.

Além desses dois novos públicos, a campanha também abrangerá, como de costume, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de dois anos de idade; grávidas em qualquer fase gestacional; profissionais de saúde que lidam diretamente com atendimento à Influenza e população indígena.

No ano passado, mais de 460 mil pessoas foram vacinadas no Estado. A cobertura vacinal foi de 87,40%, superando a meta do Ministério da Saúde (MS), que era atingir 80% do público-alvo.

Segundo a coordenadora Estadual da Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a infectologista Martina Zanotti, o número deve aumentar neste ano, em função dos novos grupos, mas o MS ainda não informou o novo cálculo de cobertura vacinal para o Estado.

“Além das mães com até quatro semanas após o parto, também serão beneficiados pacientes que sofrem de obesidade, diabetes, doença respiratória crônica, imunodeprimidos ou doença cardíaca. Essas pessoas vão poder agora tomar a vacina em qualquer posto de saúde municipal, bastando apresentar um atestado médico”, frisou.

A infectologista destaca que o objetivo da campanha é proteger os grupos mais vulneráveis, reduzindo os casos graves e óbitos.

“Essas pessoas são mais suscetíveis ao vírus da gripe e podem desenvolver formas mais graves, levando à morte. É importante que as pessoas compareçam aos postos de vacinação em seus municípios. A vacina é segura e tem uma eficiência de mais de 90%”, ressalta Martina Zanotti. A dose é trivalente - protege contra três tipos de vírus.

Fonte: Governo do ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook