segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

RJ: empresa de esterilização abastecia hospitais de forma irregular

 

Fonte: TERRA em http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/rj-empresa-de-esterilizacao-abastecia-hospitais-de-forma-irregular,88cc5f5151bec310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

17 de Fevereiro de 2013•23h31 • atualizado às 23h38

A empresa de esterilização Form Steril, cuja filial do Rio de Janeiro fica localizada em um subúrbio da cidade, estava abastecendo 20 hospitais públicos, incluindo grandes emergências, com materiais irregulares, colocando em risco a saúde da população. Uma operação policial encontrou materiais como tubos para respiradores artificiais, nebulizadores, bisturis elétricos e até uma furadeira usada em cirurgias. Nas etiquetas constavam nomes de hospitais, maternidades, UTIs neonatais e emergências como destino. A empresa venceu uma licitação da prefeitura do Rio para esterelizar materiais de estabelecimentos públicos, mas o serviço só poderia ser feito em Piracicaba (SP). Por mês, a Forma Steril receberia R$ 3,9 milhões. As informações são do Fantástico.

Técnicos da vigilância sanitária municipal e estadual acompanharam o trabalho da polícia e encontraram caixas com materiais irregulares. Um dos sócios da empresa, que foi detido, alegou que o material era para teste. Os responsáveis pela Form Steril disseram que todos os produtos eram esterlizados em Piracicaba, mas o Fantástico foi até a empresa e verificou que nenhum material ia do Rio para lá. O governo do Rio de Janeiro afirmou que uma nova empresa deve ser contratada na próxima semana e o material apreendido pela polícia foi encaminhado para análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook