segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Grávidas serão vacinadas contra coqueluche

 

Fonte: ESTADÃO em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,gravidas-serao-vacinadas-contra-coqueluche-,997109,0.htm

15 de fevereiro de 2013 | 2h 01

LÍGIA FORMENTI / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

Gestantes brasileiras passarão a ser vacinadas contra coqueluche a partir deste ano. A estratégia é uma reação ao avanço da doença, que dobrou no País em 2012.De janeiro a dezembro, 4.453 casos foram confirmados. Em 2011, foram 2.258. As mortes também aumentaram: em 2011 foram 56; no ano passado, 74.

Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou um alerta, pedindo para que profissionais de saúde fiquem atentos e, diante dos sintomas, peçam exame para confirmar a infecção. "Quando diagnosticada precocemente, o tratamento é bastante eficaz", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Barbosa disse não haver razão definida para o aumento dos casos. Um fenômeno, que, segundo ele, ocorre em outros países. "Nos Estados Unidos, o pico ocorreu em 2010, com 27.550 infecções confirmadas", relatou.

Estatísticas mostram que o número de crianças imunizadas cai desde 2010. Mesmo assim, Barbosa descarta que o aumento de casos esteja associado a uma menor cobertura vacinal. "A maior parte foi registrada entre menores de 6 meses, quando o esquema terapêutico não está completo", disse. A estratégia de prevenção da coqueluche é baseada na imunização de crianças. São três doses da vacina pentavalente, aplicadas a partir de 2 meses. A última dose é dada aos 8 meses. A vacinação de gestantes pretende aumentar a proteção dos bebês.

A coqueluche é transmitida principalmente por gotículas de secreção eliminadas ao tossir, falar e espirrar. A doença, transmitida por bactéria, tem c0mo primeiros sintomas catarro, febre baixa, espirro, falta de apetite e tosse noturna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook