Fonte: SÉCULO DIÁRIO em http://seculodiario.com/exibir.php?id=4967&secao=15
Hércules Silveira informou que inicialmente só serão oferecidos os serviços ambulatorial e de consultas
Flávia Bernardes
15/02/2013 15:11 - Atualizado em 15/02/2013 15:53
O Hospital dos Ferroviários, em Vila Velha, vai reabrir na próxima segunda-feira (18), após deixar quatro mil pessoas sem atendimento. Apesar de positiva, a abertura não contará com todos os serviços oferecidos pela instituição. Segundo o deputado Hércules Silveira (PMDB), que cobra a reabertura do hospital, primeiramente só serão oferecidos os serviços ambulatoriais e de consultas.
Leia também
O hospital, que fica em São Torquato, atendia a cerca de 400 pessoas por dia e foi fechado no último dia oito por não ter recebido a verba do convênio firmado com o governo do Estado.
Segundo o deputado, o fechamento deixou pacientes de todo o Estado sem assistência médica, porque o governo se recusou a fazer o repasse do convênio para o Hospital dos Ferroviários, atendendo a uma recomendação da Procuradoria Geral do Estado (PGE). “Não se sabe quais são estas pendências que levaram à recomendação da PGE, mas são pendências administrativas que foram cobradas pelo órgão e não foram atendidas pelo hospital. Porém, depois disso, os documentos chegaram a ser apresentados, mas o repasse não foi liberado”, disse o deputado.
O hospital recebia cerca de R$ 500 mil do governo federal e outros R$ 900 mil do Estado para manter os serviços, mas o convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) foi encerrado no ano passado e o Estado decidiu não renová-lo.
A PGE foi procurada para esclarecer as pendências do hospital, mas não houve retorno. Já Hércules Silveira garantiu que o hospital será reaberto mesmo com as pendências em aberto.
“O Estado já possui um déficit de três mil leitos. Nem a inauguração do novo Dório Silva ou do São Lucas iria minimizar isso. Mesmo com os novos leitos e a reabertura do Hospital dos Ferroviários, ainda ficaremos com um déficit de mais de dois mil leitos”, disse o deputado.
Ele afirmou ainda que não foi feito o remanejamento dos pacientes do hospital, o que pode ter gerado um inchaço em outras unidades do sistema público de saúde, já deficiente no Estado. “Há pacientes retornando para o interior, um caos”.
A população de Vila Velha, que apesar de acompanhar o sucateamento da instituição com risco de fechamento desde 2006, foi pega de surpresa e cobrou a reabertura do Hospital dos Ferroviários ao vereador Duda da Barra (PMDB), presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Câmara.
Fundado em 7 de outubro de 1918, a Associação Beneficente dos Ferroviários da Estrada de Ferro Vitória a Minas, popularmente conhecida como Hospital dos Ferroviários era, segundo o vereador Duda da Barra, mantido pela Vale, que contribuía aleatoriamente com recursos e equipamentos, e por convênios com a Prefeitura de Vila Velha e governo do Estado.
De acordo com a Sesa, uma auditoria realizada pelo governo detectou inconformidades na aplicação das verbas, impossibilitando a renovação do convênio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário