Fonte: FOLHA VITÓRIA em http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2013/02/casas-terapeuticas-serao-padronizadas-para-tratar-viciados-em-crack-no-estado.html
19/2/2013 às 17h36 - Atualizado em 19/2/2013 às 17h36
Folha Vitória
Redação Folha Vitória
O coordenador estadual sobre Drogas, Ledir Porto, informou que até o primeiro semestre desse ano o Governo do Estado vai iniciar a retirada de usuários de crack das ruas. A princípio a internação deverá ser voluntária e as casas de recuperação serão padronizadas. A informação foi divulgada durante entrevista ao programa Fala ES, exibido pela TV Vitória/Rede Record nesta terça-feira.
A previsão é de que até o final do ano o Estado compre 1,5 mil vagas para tratar os dependentes. Ledir informou que as clínicas vão receber orientação de como será o credenciamento e todas terão à disposição do paciente o mesmo serviço oferecido por psicólogos, médicos e assistentes sociais.
"Essas comunidades terapêuticas são mais uma porta para ter onde internar essas pessoas, tirá-las do convívio das ruas e trazê-la para um ambiente onde possam refletir, repensar e planejar sua vida", disse o coordenador.
Nas clínicas credenciadas ainda serão padronizadas com um projeto específico terapêutico. "Todas terão o mesmo apoio. A proposta é estruturar uma porta de entrada para recuperar e inserir esse cidadão na sociedade. E a família é muito importante nesse resgate".
Apesar de em um primeiro momento a internação ser voluntária, Ledir afirmou que há situações em que é necessária a retirada do vício de forma compulsória, o que já está previsto na Lei. "Em alguns casos são necessários, mas entendo que a família é a principal instituição e tem que procurar essa interdição".
As ações serão feitas em parceria com outros órgãos, como Ministério Público e Tribunal de Justiça, além de participação dos municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário