segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Tablet na infância: pais devem colocar limites

 

Fonte: GAZETA ONLINE em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/02/voce_ag/vida/1404169-tablet-na-infancia-pais-devem-colocar-limites.html

18/02/2013 - 10h38 - Atualizado em 18/02/2013 - 10h46

 

É preciso haver uma conversa entre pai e filho sobre o uso

Guilherme Sillva
gusilva@redegazeta.com.br

Foto: Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Na casa de João Moura, 9 anos, o iPad é utilizado com restrição e como forma de entretenimento, mas sem prejudicar as atividades escolares e outras brincadeiras

Os tablets eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das crianças, embora os especialistas recomendem que seu uso seja moderado para evitar problemas de conduta ou aprendizagem.

Segundo dados coletados pela agência de marketing Kids Industries, com 2,2 mil pais e crianças nos Estados Unidos e no Reino Unido, 15% dos menores entre 3 e 8 anos utilizam o iPad de seus pais e 9% possuem o seu próprio; 20% deles têm o iPod Touch.

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Na casa da professora universitária Luciana Moura, o uso do equipamento pelo filho João, 9 anos, é restrito. “O iPad é usado como sistema de entretenimento. Porém, só é liberado nos finais de semana durante três horas, assim como o videogame ou computador. Durante a semana, as atenções têm que estar voltadas para a escola e outras brincadeiras”, explica a mãe.

Para Luciana, se o aparelho for utilizado de forma correta, contribui para o crescimento da criança. “O aparelho ajuda no desenvolvimento dele por conta das pesquisas”, ressalta.

Moderação
A psicóloga Patrícia Rocco, professora da Univix, explica que os pais devem acordar com o filho um limite para o uso do iPad. “Os pais devem observar o comportamento do filho. Quando a criança ou adolescente passa mais tempo usando o iPad do que em outras atividades, é preciso rever o uso”, explica.

Um dos indícios de que os pais devem ficar atentos é quando a criança perde a noção das responsabilidades que precisa cumprir. “As atividades escolares ou outras brincadeiras não devem ser substituídas pelo uso do iPad. Quando os jogos desse aparelho passam a ser importantes, os pais devem colocar limites, determinando horários e dias para o uso”, ressalta Rocco.

A psicóloga diz que o principal é existir uma conversa entre pai e filho com o alerta sobre como usar o eletrônico. Ela ressalta ainda que a criança deve ficar ciente de que existem outras formas de brincadeiras, além do uso do iPad.

“Os pais devem incentivá-la a jogar bola, brincar de boneca, soltar pipa. O eletrônico desenvolve habilidades, mas é um jogo solitário. Outras brincadeiras promovem a interação, o que é válido no contexto social. É preciso um equilíbrio no uso”.

Interação social

Comportamento

O uso

O uso de iPad pelas crianças não é proibido. Os pais devem apenas observar o comportamento do filho. Quando a criança ou adolescente passa mais tempo usando o iPad do que outras atividades, é preciso rever o uso do aparelho

Atividades
Os pais devem ficar atentos quando o filho deixa de cumprir atividades obrigatórias - como as escolares ou até outras brincadeiras - porque só quer ficar no iPad

Limites
Os pais devem determinar limites para o uso do aparelho eletrônico, determinando horários e dias para a criança usar o aparelho

Conversa
Para que a criança entenda a importância da utilização do iPad, deve haver uma conversa entre pai e filho sobre o alerta em relação ao uso do eletrônico, com moderação. “A criança deve ficar ciente de que existem outras formas de brincadeiras, além do uso do iPad. E essas brincadeiras ajudam na interação social”, diz a psicóloga

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