segunda-feira, 11 de março de 2013

Especialista tira dúvidas sobre a labirintite

 

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/especialista-tira-duvidas-sobre-labirintite--2

10/03/2013 - 10:42

Gustavo Korn, otorrinolaringologista do Hospital Albert Einstein, explica como diferenciar a labirintite de outros tipos de tontura

Juliana Santos

A tontura é um sintoma que pode estar relacionado a diversas doenças e, assim como a febre, mostra que algo não vai bem no organismo. A labirintite, apesar de ser a causa de menos de 5% das queixas de tontura, é comumente associada a esse sintoma. A labirintite é uma infecção ou inflamação que acomete o labirinto, estrutura localizada na orelha interna. Ela se caracteriza por problemas de audição e equilíbrio, podendo se manifestar por meio de tonturas ou vertigens. A doença pode se originar de uma infecção no ouvido e caminhar para o labirinto, ou de uma infecção no sistema nervoso central, como a meningite. Ela também pode ser causada por uma doença autoimune, como algumas doenças reumatológicas.
O tratamento para a labirintite costuma ser baseado na doença que a origina, mas alguns cuidados com a alimentação são essenciais para ajudar a evitar crises. A principal recomendação é evitar o jejum prolongado, ingerindo alimentos de três e três horas. Isso porque o labirinto funciona como um "sensor do organismo", de modo que alterações no nível de açúcar no sangue influenciam seu funcionamento. Cafeína, cigarros e bebida alcoólica também podem acentuar sintomas de tontura. Gustavo Korn, otorrinolaringologista do Hospital Albert Einstein, explica o que fazer para evitar as crises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook