Fonte: ES HOJE em http://eshoje.jor.br/es-registra-mais-de-68-mil-acidentes-com-motos-em-2012.html
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo revelam que foram feitos 6.840 atendimentos a acidentes com motociclistas, no ano de 2012, no Estado. A estatística preocupa, principalmente pelo fato de que esse tipo de colisão causa sérios danos ao condutor e muitas vezes a morte.
O número não apresentou praticamente nenhuma redução em relação a 2011. Assim, a quantidade de acidentes com motos no Espírito Santo causa contínuos impactos na lotação dos leitos dos hospitais capixabas, visto que o tempo de recuperação do paciente acaba sendo longo. Isso sem contar o custo de R$ 11 mil por mês em média, para manter cada paciente.
Para se ter uma ideia da dimensão e do crescimento do problema, de 2006 a 2012 a quantidade de atendimentos do Samu a acidentes com motociclistas cresceu mais de 16 vezes. Enquanto há seis anos foram apenas 420 registros de um total de 3.364 solicitações, em 2012 o número chegou a 6.840 em 12.244 ocorrências no Espírito Santo.
Os números também se refletem nas solicitações de seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, mais conhecido como DPVAT. A quantidade de entradas com pedido pela indenização obrigatória devido a acidentes com motocicletas é muito superior a por atropelamentos e acidentes de carro, por exemplo.
Isso é o que revela a representante da Itabira Soluções em DPVAT, Gisele Medeiros. A empresa é a única reguladora de sinistro do Espírito Santo especialista no processo e credenciada nacionalmente. “O número chega a quase 70% do total das entradas com pedido de seguro que recebemos durante o ano. A diferença é muito grande em relação aos outros sinistros e só vem aumentando nos últimos anos”, afirmou.
Em todo o Brasil, no primeiro semestre de 2012, foram 216.150 indenizações pagas por todos os tipos de acidente de trânsito, aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2011. Ao todo, foram empenhados nos pagamentos R$ 1,261 bilhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário